FLUP Línguas Literaturas e Culturas - FLUP

Antes de mais, consideras o curso interessante?
Em termos de literatura, é muito puxado e tem muito para ler? é que não aprecio muito literatura
E por último, a praxe é fixe?

Sim, eu pessoalmente considero o curso interessante, pois gosto da área. Sobre ser puxado na parte literária, sim é um bocado, ou gostas de ler ou então vais ter alguns problemas pela frente, mas claro que depende da variante que escolheres :P
Sobre a praxe, recomendo-te a experimentares e vês se vai de encontro com aquilo que gostas :) se não gostares tens claro o grupo académico como alternativa :P.

Sim, eu pessoalmente considero o curso interessante, pois gosto da área. Sobre ser puxado na parte literária, sim é um bocado, ou gostas de ler ou então vais ter alguns problemas pela frente, mas claro que depende da variante que escolheres :p
Sobre a praxe, recomendo-te a experimentares e vês se vai de encontro com aquilo que gostas :) se não gostares tens claro o grupo académico como alternativa :p.
Se posso perguntar, tu escolheste qual variante?
Qual é a diferença se escolher via ensino? Nunca percebi muito bem
Já ouvi falar desse grupo académico e parece-me muito interessante mas acho que vou experimentar a praxe e ver, apesar de já ter ouvido falar mal da praxe na flup

• Like
Reactions: Anabela Soares
Se posso perguntar, tu escolheste qual variante?
Qual é a diferença se escolher via ensino? Nunca percebi muito bem
Já ouvi falar desse grupo académico e parece-me muito interessante mas acho que vou experimentar a praxe e ver, apesar de já ter ouvido falar mal da praxe na flup

Eu alterei de variante este ano para Inglês/Francês. Geralmente escolhes a opção via ensino se quiseres seguir para mestrado de ensino.
Sobre a praxe, recomendo-te a experimentares pelo menos uns dias e tiras as tuas conclusões, no que toca ao grupo académico somos todos muito welcoming :P

• Like
Reactions: Cindyzonaamiuda
Eu alterei de variante este ano para Inglês/Francês. Geralmente escolhes a opção via ensino se quiseres seguir para mestrado de ensino.
Sobre a praxe, recomendo-te a experimentares pelo menos uns dias e tiras as tuas conclusões, no que toca ao grupo académico somos todos muito welcoming :p
Estou a pensar escolher espanhol/inglês. Achas inglês muito difícil?
O meu objetivo era fazer mestrado em ensino mas não tenho completamente certeza e as ideias mudam...tem mal eu não escolher via ensino e depois querer fazer mestrado?

Olá,
Para o ano vou candidatar-me ao ensino superior e estava a pensar em Linguas, Literaturas e Culturas na FLUP.

No entanto, queria saber algumas opiniões:
- Como são as cadeiras ? São muito teóricas ou práticas? São muito difíceis/exigentes?
- As cadeiras são mais viradas para a aprendizagem das linguas ou englobam mais literaturas, etc?
- Tem muitas saídas ? Com este curso posso exercer o que ao certo?
- O ambiente da FLUP é agradável? (praxe, pessoas, etc)?

Se quiserem, podem acrescentar mais alguma informação pertinente.

Terminei agora o 12ºano e estou interessada no curso de LLC na FLUP. Pensei em escolher o plano de estudos com as variantes de português e inglês. No entanto, já vi algumas opiniões sobre duas cadeiras de latim (devido à variante de português) que são bastante complicadas e com uma elevada taxa de reprovação. Como nunca tive latim e não tenho conhecimento de ninguém que tenha estudado latim no secundário, queria saber se alguém me pode dizer se é realmente complexo e se já tenho de ter alguns conhecimentos básicos adquiridos (já me aconselharam a ter explicações de latim mas não conheço nenhum explicador que seja de confiança e que me consiga ajudar) ou se é um nível de iniciação e se vou aprendendo gradualmente nas aulas. Obrigada :)

Olá a todos. Estou a acabar o 12º e estou interessada em LLC, mas tenho algumas dúvidas.

1) Qual o melhor programa, monodisciplinar ou bidisciplinar?
2) Qual o mais semelhante/próximo a LRI?
3) Quantas disciplinas coincidem com as lecionadas a LRI?
3) Há a Opção UP no programa bidisciplinar? Se sim, quando?

Pergunto tudo isto porque não vou conseguir entrar em Línguas e Relações Internacionais por uma décima. A minha ideia era fazer a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, usando as opcionais para ir fazendo algumas cadeiras específicas de LRI. Assim, visto que os cursos têm algumas cadeiras semelhantes, podia pedir equivalência e só necessitar de mais um ano para concluir as disciplinas de LRI que não fiz usando as opcionais de LLC (perdoem-me se isto não faz sentido nenhum, estou um bocado em pânico). O que acham?

Obrigada desde já.

Última edição:
  • Like
Reactions: Rafael__
Estou a acabar o 12º e gostava de entrar para Línguas e Relações Internacionais na FLUP. Como não tenho média (por uma décima :sob:)
Não consigo responder às tuas dúvidas, mas como é que sabes que não tens média? As médias mudam de ano para ano e ainda podes melhorar as tuas notas. :)

Olá a todos. Estou a acabar o 12º e estou interessada em LLC, mas tenho algumas dúvidas.

1) Qual o melhor programa, monodisciplinar ou bidisciplinar?
2) Qual o mais semelhante/próximo a LRI?
3) Quantas disciplinas coincidem com as lecionadas a LRI?
3) Há a Opção UP no programa bidisciplinar? Se sim, quando?

Pergunto tudo isto porque não vou conseguir entrar em Línguas e Relações Internacionais por uma décima. A minha ideia era fazer a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, usando as opcionais para ir fazendo algumas cadeiras específicas de LRI. Assim, visto que os cursos têm algumas cadeiras semelhantes, podia pedir equivalência e só necessitar de mais um ano para concluir as disciplinas de LRI que não fiz usando as opcionais de LLC (perdoem-me se isto não faz sentido nenhum, estou um bocado em pânico). O que acham?

Obrigada desde já.
Olha o mais semelhante a LRI é LA, na vertente de relações empresariais. E em relação à média, varia muito de ano para ano como a Blasty disse. E mesmo que não entres em LRI, podes sempre remediar isso com mestrado em Relações Internacionais :D

EDIT:e sim, aquilo que tu dizes é muito comum acontecer, especialmente para gente que entra em LA ou LRI e quer fazer o outro curso :D em 4 anos, ficas com os dois

Não consigo responder às tuas dúvidas, mas como é que sabes que não tens média? As médias mudam de ano para ano e ainda podes melhorar as tuas notas. :)
Olá! A minha média de 10º+11º está em 16,9. Atualmente, a média do último colocado da 1ª fase de 2017/2018 é 17,9 e, infelizmente, sei que o exame de História me vai dar cabo das hipóteses :(
Post automatically merged:

Olha o mais semelhante a LRI é LA, na vertente de relações empresariais. E em relação à média, varia muito de ano para ano como a Blasty disse. E mesmo que não entres em LRI, podes sempre remediar isso com mestrado em Relações Internacionais :D

EDIT:e sim, aquilo que tu dizes é muito comum acontecer, especialmente para gente que entra em LA ou LRI e quer fazer o outro curso :D em 4 anos, ficas com os dois
Isso é ótimo! É que eu andei a cuscar LLC e não consegui perceber nada do programa e não vi muitas disciplinas semelhantes/opções que eu possa usar para fazer as cadeiras específicas de LRI. LA é mais parecido pelo que me dizes, mas acho LLC tão mais interessante :( não sei que fazer. Tenho medo que não consiga completar em 4 anos.

EDIT: Fui ver o plano de estudo de LA e talvez seja o melhor para mim, eu hei de me adaptar!

Última edição:
Olá, estava a pensar em entrar em LLC na FLUP e gostava de saber como é o curso, se estão a gostar do mesmo e em que área pensam trabalhar. Não tem necessariamente de ser alguém da FLUP desde que sejam de LLC.

Muito obrigado :D

A minha primeira opção será LLC na FLUP. Penso em escolher bidisciplinar de Inglês e Espanhol (apesar de ainda não saber como funciona isso 🤷🏼‍♀️). Mais alguém?

Para quem anda neste curso/já andou, qual é a vossa opinião?

também me vou candidatar a llc na flup para espanhol e francês e gostava de ter mais informações sobre o curso e em especifico sobre estas duas línguas

Olá,

Acabei de me candidatar a LLC na FLUP através do portal DGES, mas reparei que não existia opção para escolher entre plano Mono ou Bidisciplinar - nem sequer opção de escolha das línguas sobre as quais incidirá o curso. Alguém me sabe dizer em que parte do processo de candidatura se realiza esta escolha? É só depois de ser colocado, quando me for matricular?

Olá,

Acabei de me candidatar a LLC na FLUP através do portal DGES, mas reparei que não existia opção para escolher entre plano Mono ou Bidisciplinar - nem sequer opção de escolha das línguas sobre as quais incidirá o curso. Alguém me sabe dizer em que parte do processo de candidatura se realiza esta escolha? É só depois de ser colocado, quando me for matricular?
Sim, que eu saiba é só na altura da matrícula 😘 estás a pensar escolher que plano? Eu estou a ponderar bidisciplinar de inglês e espanhol...

Olá,

Olá :) Bem, eu assumo que só quando te fores matricular é que vais precisar de especificar que vertente queres, assim como as línguas que vais optar. Candidatei-me para a flup também, e uma das minhas opções é Línguas aplicadas, esta é muito semelhante à estrutura de LLC, têm 2 vertentes distintas, sendo que posteriormente vou ter de optar por uma.

Sim, que eu saiba é só na altura da matrícula 😘 estás a pensar escolher que plano? Eu estou a ponderar bidisciplinar de inglês e espanhol...

Sinceramente ainda não decidi, mas inglês estará na variante - isso não pode faltar. Mono inglês é uma possibilidade, mas também estou a considerar Bi com Inglês e Alemão. Ou talvez Mono com Minor em Alemão. Espanhol não era mau, acho eu...

Resumidamente, não faço ideia 😂

• Haha
Reactions: _anaritam_