Não retiraram, tanto que nos horários, como te mostraram, a cadeira está listada com os seus vários professores. O que eu reparei nos programas das unidades curriculares é que faltam muitos programas, provavelmente porque alguns professores ainda não enviaram ou o site ficou com alguns problemas nesse aspecto. Eles são capazes de acertar isso nas próximas semanas, uma vez que no final do mês-princípio de Setembro começam as inscrições dos alunos do 2º ano para a frente.
E já que estamos nisto, vou aproveitar para fazer um pequeno guia com informação que pode ser útil para os futuros caloiros da FLUL:
Pequeno Guia para @ futur@ flulian@:
Aconselho a que dêem uma vista de olhos pelos horários e tentem fazer escolhas, mas aconselho igualmente a que façam múltiplos horários, uma vez que muitas vezes acontece chegarem à sala de inscrições com um horário em mente e saírem de lá com outro totalmente diferente, uma vez que está dependente das vagas nas TP's; há cadeiras cujas vagas são preenchidas muito rapidamente (assim que me recorde, Ficção Científica com a Angélica Varandas é praticamente impossível de ser frequentada no 1º ano). Se já tiverem em mente vários horários (façam uma folhinha e ordem-nos pela vossa preferência) e, caso o vosso curso tenha Opcionais, façam cenários em que algum das vossas opcionais fica sem vagas e precisam escolher outra cadeira, para pelo menos já terem isso mais ou menos organizado. Digo isto porque, em princípio, tal como em anos anteriores (mas com salas mais vazias e máscaras), os novos alunos são matriculados presencialmente na FLUL, com o apoio de alguns colegas mais velhos (de qualquer curso da FLUL).
Se vocês já tiverem uma ideia das cadeiras que vão fazer, dos vários horários que poderão ter, o dia das inscrições torna-se menos demorado, uma vez que, quando chegarem ao posto do vosso curso na entrada da faculdade, vão sair de lá mais rápido, por já estarem informados e a vossa matrícula propriamente dita, se já tiverem pensado em alternativas, para o caso de esgotarem vagas e tudo mais, se tudo correr bem, demoram 20-30 minutos na sala, se o colega que vos estiver a ajudar for minimamente eficiente. O que demora mais é mesmo tirarem senhas e esperarem até que vos chamem para as matrículas. Por isso, aconselho a que se desloquem à FLUL o mais cedo que conseguirem (a sala de matrículas abre por volta das 9h, a faculdade abre por volta das 8h, tentem aparecer nessa altura). Se forem de muito longe, tragam algo que comprove a vossa morada (uma carta em que conste a vossa morada - a conta da água, por exemplo), uma vez que essa é uma situação em que têm prioridade [no meu ano, disse mesmo que tinha de me ir embora naquele dia e depois de me darem a senha prioritária, não esperei assim tantas horas como algumas pessoas chegam a lá estar]. De qualquer das formas, preparem-se para estar lá muito tempo.
Para quem vai fazer cadeiras de Línguas: só façam testes de colocação do nível da língua caso já tenham tido aulas/saibam alguma coisa dessa língua e queiram entrar num nível mais avançado que o inicial. Caso nunca tenham tido a língua, desde o ano passado que a FLUL optou por não fazer com que esses alunos tenham de dirigir-se ao teste e pedir ao professor para assinar uma folha em como vão fazer o nível inicial. Isto só atrasava o processo - portanto, se vão começar alguma língua do 0 (Alemão, Francês,...), não façam teste dessa língua e, quando chegarem à sala de inscrições, dizem ao colega que vos está a ajudar a inscrever que vão para o nível inicial. Caso tenham feito testes de línguas (por exemplo, a Inglês), quando saírem do teste, vão ter de esperar que os professores vos entreguem a tal folhinha com o nível no qual se devem inscrever (e não desanimem se ficarem num nível mais baixo que o que esperavam, os professores da faculdade por vezes são mais exigentes. Por exemplo, no ano passado, a maioria dos alunos que inscrevi em Inglês iam para o nível B1.2 ou B2.1. Se acharem que o resultado é muito aquém das vossas capacidades, durante a primeira semana de aulas, podem sempre pedir ao vosso professor para vos testar e mudar-vos para outro nível). Guardem essa folhinha num sítio em que não percam, porque a folha com o resultado do vosso teste de colocação de nível de língua terá de ser entregue na sala de inscrições. Entregam ao colega que vos está a inscrever, isso depois ficará na posse dos Serviços Académicos.
Dentro da sala, os vossos colegas vão também dar-vos a folha para o requerimento do passe, que têm de preencher lá num instante e o colega carimba-vos isso para poderem entregar num posto do metro ou da CP em que vos façam o passe! Além disso, se forem trabalhadores-estudante, peçam logo a folha para o requerimento do estatuto.
Na matrícula, vai aparecer-vos uma pergunta se querem aderir ao cartão de estudante com vertente bancária ou sem vertente bancária. Isto vai soar estúpido, mas devem colocar que querem a vertente bancária. Basicamente, esta pergunta não é uma pergunta oficial, mas sim uma questão que serve para fornecer os vossos dados à CGD, que é o posto para onde vão dirigir-se após saírem da sala das matrículas. Se colocarem que não querem a vertente bancária, os vossos dados não são fornecidos e depois demoram mais tempo no posto da CGD. Se colocarem que querem a vertente bancária, os vossos dados são fornecidos e o processo com a CGD torna-se mais rápido, mesmo que depois acabem por dizer aos senhores da CGD que não querem fazer uma conta bancária (eu aconselharia a fazerem, não pagam nada por isso).
Ah, claro e não se esqueçam do vosso CC e boletim de vacinas actualizado! Boa sorte
Fiquei curiosa com isto. O único café no piso das caves é o Cola. Será que o "cá em baixo" de que falas é o Românicas?