Assunto: Apresentação de livro dirigido a professores e alunos de Física 10º e 11º ano
Título: Atividades Laboratoriais – Fundamentos e Anotações - Física 10.o e 11.o anos
As autoras do livro, Ana Maria Senra*1, professora do ensino secundário, de Física e Química, e Maria José Marques de Almeida*2, Professora Catedrática Jubilada do departamento de Física, da Universidade de Coimbra, têm desenvolvido em conjunto, nos últimos anos, várias ações de formação*3 de professores do ensino secundário.
Do resultado desta parceria, associado à experiência académica, as autoras sentiram a pertinência de elaborar um formato de livro, cujo índice se remete em anexo, que servisse de apoio às diversas atividades letivas dos professores, focando especificamente dificuldades relatadas pelos próprios na preparação das aulas, e simultaneamente fosse fonte de apoio, aos alunos, no esclarecimento e dificuldades de compreensão das matérias em estudo da disciplina de Física 10º e 11º anos.
O livro - Atividades Laboratoriais – Física 10.o e 11.o - Fundamentos e Anotações, destina-se a professores/alunos e é centrado na explicação prática e teórica, integrada, das atividades laboratoriais de Física na disciplina de Física e Química.
O livro é composto por 4 partes: Capítulo 0 - Incertezas experimentais e 3 capítulos. Os capítulos 1, 2 e 3, do livro iniciam-se com um subcapítulo intitulado Fundamentos e Anotações, especialmente orientado para os professores, mas que pode – e deve – ser consultado pelos alunos que, ajudados pelos professores, procuram compreender cabalmente os conceitos com que são desafiados a lidar na compreensão da Física. A explanação das AL de Física inseridas no programa dos 10.o e 11.o anos, estão distribuídas por estes três capítulos.
As diferentes AL (13 no total) relatadas no livro apresentam o seguinte formato: questão-problema, procedimento, fundamentação teórica e discussão alargada do que poderão ser as suas conclusões. É feita ainda uma generalização dos eventuais resultados e são apresentadas algumas questões e as correspondentes respostas, no formato de questões de exame, para o aluno verificar, por si próprio, se conseguiu atingir o grau de compreensão, de correção e de argumentação desejados. Todas as descrições e fundamentações das AL contidas no livro foram testadas através da interpretação de um conjunto de alunos dos 10.o e 11.o anos.

Título: Atividades Laboratoriais – Fundamentos e Anotações - Física 10.o e 11.o anos
As autoras do livro, Ana Maria Senra*1, professora do ensino secundário, de Física e Química, e Maria José Marques de Almeida*2, Professora Catedrática Jubilada do departamento de Física, da Universidade de Coimbra, têm desenvolvido em conjunto, nos últimos anos, várias ações de formação*3 de professores do ensino secundário.
Do resultado desta parceria, associado à experiência académica, as autoras sentiram a pertinência de elaborar um formato de livro, cujo índice se remete em anexo, que servisse de apoio às diversas atividades letivas dos professores, focando especificamente dificuldades relatadas pelos próprios na preparação das aulas, e simultaneamente fosse fonte de apoio, aos alunos, no esclarecimento e dificuldades de compreensão das matérias em estudo da disciplina de Física 10º e 11º anos.
O livro - Atividades Laboratoriais – Física 10.o e 11.o - Fundamentos e Anotações, destina-se a professores/alunos e é centrado na explicação prática e teórica, integrada, das atividades laboratoriais de Física na disciplina de Física e Química.
O livro é composto por 4 partes: Capítulo 0 - Incertezas experimentais e 3 capítulos. Os capítulos 1, 2 e 3, do livro iniciam-se com um subcapítulo intitulado Fundamentos e Anotações, especialmente orientado para os professores, mas que pode – e deve – ser consultado pelos alunos que, ajudados pelos professores, procuram compreender cabalmente os conceitos com que são desafiados a lidar na compreensão da Física. A explanação das AL de Física inseridas no programa dos 10.o e 11.o anos, estão distribuídas por estes três capítulos.
As diferentes AL (13 no total) relatadas no livro apresentam o seguinte formato: questão-problema, procedimento, fundamentação teórica e discussão alargada do que poderão ser as suas conclusões. É feita ainda uma generalização dos eventuais resultados e são apresentadas algumas questões e as correspondentes respostas, no formato de questões de exame, para o aluno verificar, por si próprio, se conseguiu atingir o grau de compreensão, de correção e de argumentação desejados. Todas as descrições e fundamentações das AL contidas no livro foram testadas através da interpretação de um conjunto de alunos dos 10.o e 11.o anos.

Attachments
Última edição: