Olá Ariana!
Muito obrigada pelo esclarecimento, já ajudou imenso!
Na verdade, não tinha uma preferência de universidades, visto só estar à procura de informação geral para ter uma ideia "de o que me espera" por assim dizer. Toda a história de candidaturas e cadeiras com nomes que nunca ouvi falar como Linguística, está a ser uma confusão, confesso que está a ser super stressante.
A FLUL é a minha primeira opção, só espero conseguir entrar, em todo o caso, visto ter reparado que estudas na FLUL, se souberes de alguma informação relacionada com leituras para as cadeiras de Português, Inglês e Alemão (do curso de tradução e LLC) de alguém que as tenha tido, ou até dicas para quem está prestes a entrar na uni eu ficava verdadeiramente agradecida!!
Antes de mais queria pedir imensa desculpa pelo incómodo, mas gostaria de fazer algumas perguntas sobre a FLUL, mais precisamente em relação à licenciatura de Tradução, que não sei se difere de curso para curso mas vale a pena perguntar.
Nas informações sobre a licenciatura, mais concretamente na parte relacionada com as opções livres, diz que só posso escolher 1 disciplina, tendo depois uma vasta lista de línguas por onde escolher, bem como, de seguida, noutro parágrafo a opção "Inglês C2: UCs Especializadas em Inglês".
As minhas perguntas são:
1) Basicamente escolho uma língua ou algo relacionado com Inglês?
2) No topo da página das licenciaturas está a informar que: "Entre as opções livres ou disciplinas extra-curriculares, os estudantes da Faculdade de Letras podem aprender várias línguas estrangeiras à escolha entre: etc, etc, etc..."
Isso quer dizer que posso escolher uma língua na minha opção livre mas também usufruir de outras disciplinas de línguas enquanto opções extracurriculares ou, se escolher 1 língua implica não ter acesso às opções extracurriculares?
3) Essas opções extracurriculares têm sobreposição? Por exemplo: se quiser frequentar Espanhol e Italiano, essas duas aulas são à mesma hora? Ou seja, sobrepõem-se fazendo com que não seja possível frequentar uma delas ou não há esse problema?
Mais uma vez peço imensa desculpa pela quantidade de perguntas todas ao mesmo tempo, espero não incomodar.
Obrigada!
Olá, Maria! Não tem qualquer problema - todas as dúvidas que estás a ter são normais, estamos cá para ajudar
Primeiro gostava de te dizer que as cadeiras na faculdade funcionam um bocadinho de forma diferente das disciplinas. Por exemplo, na FLUL não tens nenhuma cadeira de "Português", mas estudas diferentes áreas que foste estudando na disciplina, só que são estudadas com muito mais profundidade. Como tal, é difícil dizer-te que cadeiras vais ou não ter porque dependerá do curso e das cadeiras que escolheres nas opções.
Quanto às cadeiras de línguas estrangeiras, elas são divididas por níveis das línguas. Em vez de teres uma turma toda a aprender uma língua e um programa, é como se tivesses várias turmas, separadas pelo nível de aprendizagem da língua. Por exemplo, no caso de Alemão, se for a primeira vez que vais estudar esta língua, vais começar por fazer o nível mais elementar - o A1.1. Sobre as cadeiras de Alemão talvez te recomende falares com algum aluno que tenha tido ou falado sobre esta cadeira aqui no Uniarea
Recomendo-te que possas espreitar os programas das unidades curriculares no site da FLUL, para teres uma ideia do que é feito. Normalmente, as professoras recomendam-te um manual e com estudo e dedicação consegues aprender bastante, embora Alemão seja das línguas mais exigentes.
Quanto a Inglês, no início do semestre vais fazer um teste de colocação de língua, que é um teste simples (para o qual não se espera que estudes, é um simples diagnóstico) que permite colocar-te no nível de Inglês pelo qual deverás começar, por ser adequado para ti. No meu caso, quando entrei no 1º ano, fiquei colocada no B2.2. A avaliação das cadeiras de Inglês que tive passava muito pela escrita de trabalhos académicos (
essays) e apresentações orais. Poderás consultar os programas das unidades curriculares no site da FLUL, mas eles variam muito de professor para professor.
Quanto a dicas para quem está prestes a entrar no Ensino Superior, eu diria que o essencial é conheceres bem o plano de estudos do curso para o qual pretendes ingressar. Tendo uma boa ideia formulada do que é o teu curso e de que disciplinas queres fazer, isso vai facilitar muito quando estiveres a fazer as inscrições. As inscrições são anuais, portanto, quando te matriculares vais fazer as inscrições para o teu 1º e 2º semestre do 1º ano. Foca-te em conheceres que cadeiras são essas, vê o plano recomendado no site da FLUL e procura ir ver alguns programas das cadeiras, para teres ideia dos professores, dos programas e da avaliação: se souberes que programas e professores te interessam mais, tudo isto vai ajudar-te na hora das inscrições.
Fora isso, não tenho muito mais a recomendar a não ser para teres muita calma, aproveitares as férias para relaxares um pouco e entrares motivada e pronta para leres muito e trabalhares continuamente. Provavelmente é mesmo essa a minha dica de ouro para a FLUL: é normal que os resultados sejam mais baixos logo no início, é normal que se sintam mais perdidos e isso melhora com o tempo, bastante. Se trabalharem e forem esforçados, isso costuma reflectir-se nas classificações e os professores gostam de alunos participativos.
Quanto às restantes questões que colocas, aviso-te que são específicas da FLUL e o curso não é necessariamente igual em todo o lado, mas seguem as respostas:
1) O que eles querem dizer nessa parte que citaste é a escolha dos níveis temáticos. Basicamente, as cadeiras de Inglês na FLUL funcionam dos níveis B1.2, B2.2, C1.1, C1.2, C2 + níveis temáticos. Os níveis temáticos são feitos depois de completares o nível C2, que é a proficiência da língua inglesa. São cadeiras de inglês na mesma, só que focam-se em determinadas áreas: tens, por exemplo "Inglês Escrita Académica", "Inglês no Mundo dos Negócios", etc. Estes níveis só podem ser completados depois de chegares ao C2, portanto, muito provavelmente só depois do teu 1º ano é que alcanças esses níveis.
2) O que essa alínea quer dizer é que podes estudar línguas como Opção Livre (ou seja, fazem parte do teu currículo da licenciatura) ou como extra-curriculares. Cadeiras extra-curriculares são inscrições externas que tu fazes, que não entram na parte do teu plano de estudos - ou seja, não contam para a tua média - mas que, por algum motivo, tu poderias pretender fazer. Podes fazer línguas tanto como Opção Livre como extra-curricular, uma não invalida a outra.
3) Não há esse tipo de sobreposição entre cadeiras extra-curriculares e opções livres. Porém, é possível existirem sobreposições de horários entre aulas, pelo que, quando te estiveres a inscrever na plataforma Fénix, terás que ter o cuidado de fazer com que as tuas aulas não se sobreponham - o que é comum, porque muitas cadeiras são oferecidas por vários profs em vários horários (turnos/TP). Caso tenhas a sobreposição, a ideia é trocares para uma TP que não faça essa sobreposição. Parece um bicho de sete cabeças mas na altura entenderás e não tem nada de complicado.
Espero ter sido clara! Boa sorte ❤