Lentidão do fórum

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Kappa

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2015
O fórum tem andado lento para mim, às vezes nem carrega e aparece um aviso a dizer que não conseguiu estabelecer ligação com a base de dados.

casodafruta

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
31 Agosto 2015
Curso
Ciências da Linguagem [FUTURO]
Instituição
FLUL [FUTURO]
Por vezes tenho o mesmo problema - é mesmo do lado do servidor, anda sobrecarregado!
Têm que ponderar outras medidas, porque mais dia menos dia vai "rebentar" - de acordo com o relatório do site da Netcraft, a Uniarea corre em Apache:
Site report for uniarea.com

Existem webservers mais eficientes (por exemplo, nginx) - eu não sou nenhum informático, mas a curiosidade (não a necessidade, neste caso) aguça o engenho.

Última edição:

Specter

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Gestão Hoteleira
Instituição
ISAG
Eu por acaso nunca tenho problemas exceto nos dias de grande alarido (divulgação de vagas para o ensino superior, correção de exames). Mas concordo com o nosso amigo @casodafruta, só que para além de atualizarem o servidor aproveitava-se e colocava-se aqui um chat para o pessoal falar do que lhe vier à cabeça. :laughing:

Kappa

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2015
Eu por acaso nunca tenho problemas exceto nos dias de grande alarido (divulgação de vagas para o ensino superior, correção de exames). Mas concordo com o nosso amigo @casodafruta, só que para além de atualizarem o servidor aproveitava-se e colocava-se aqui um chat para o pessoal falar do que lhe vier à cabeça. :laughing:
Ajuda-me, Mr. Robot. Tu é que devias perceber disto.

@davis, acho que o problema é da minha conta. Estás a banir-me devagarinho do fórum?

Já agora, comecei a escrever esta mensagem às 11:15 vamos ver quando é que vou conseguir postá-la.

casodafruta

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
31 Agosto 2015
Curso
Ciências da Linguagem [FUTURO]
Instituição
FLUL [FUTURO]
Leeeento =o ^^ Não é de agora.

davis tens algum controlo sobre que webserver é utilizado para o Uniarea?
Como estudas Informática, podias bem fazer uns tweaks ao webserver.
Dizem que Apache está morto, existe muita variante open source de qualidade (e não, não é por ser defensor de Linux).

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Como estudas Informática, podias bem fazer uns tweaks ao webserver.
Bem gostava! Daria para adquirir experiência nestas coisas, que muito preciso, e a área de tecnologias Web sempre me interessou. Não sei é se o davis tem esse controlo sobre o software subjacente. Pode ter contrato com outra entidade que faz toda essa gestão e ele apenas mexe no site.

A nível de features há coisas que se calhar se podiam fazer, mas que iam sempre afectar a experiência de utilização. Por exemplo, quando o website estivesse mais sobrecarregado, paralisar temporariamente as notificações/alerts (a bandeira branca) e os wakeup-calls que disparam essas notificações. Ou, em controlo mais fino, parar as notificações para tópicos mais quentes.

Não creio que ajudasse muito, mas seria uma ideia. Não há cura milagrosa para a sobrecarga a não ser atirar hardware para cima do problema.

Specter

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Gestão Hoteleira
Instituição
ISAG
Ajuda-me, Mr. Robot. Tu é que devias perceber disto.

@davis, acho que o problema é da minha conta. Estás a banir-me devagarinho do fórum?

Já agora, comecei a escrever esta mensagem às 11:15 vamos ver quando é que vou conseguir postá-la.
O Mr. Robot recomenda-te a limpar o cache do teu navegador (e se não for um grande incómodo apaga mesmo o histórico - basicamente seleciona tudo). Tenta também CCleaner para limpar o navegador a fundo. Não é a primeira vez que tenha problemas com fóruns visto que é algo que uso todos os dias, quando vejo que ele se está a passar um bocadinho limpo o chache e voilá.

A não ser que já o tenhas feito... :P

Kappa

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2015
Sou o único que acha que isto está rápido? Só me demorou 30 segundos a abrir esta página :yum:
A mim nem abria, mas o problema era da minha conta. Agora continua minimamente lento, mas nada comparado a antes.