Lic em Eng Eletrónica IST e mestrado em Aeroespacial

Margot

Membro
Matrícula
28 Abril 2016
Bom dia, alguém que esteja dentro do assunto ou que conheça casos semelhantes, poderia dizer-me se, após uma licenciatura em engenharia eletrónica no IST (Tagus) é possível fazer o mestrado em engenharia aeroespacial? Se sim, em que condições? A média de licenciatura mínima para os efeitos seria em torno de quanto? Para seguimento para esse mestrado, a média de secundário e de provas de ingresso também é tida em consideração ou como se trata de concurso a mestrado só a média de licenciatura contaria? As hipóteses de se conseguir essa transferência no mestrado são reduzidas? A quantidade de disciplinas que o aluno teria de fazer (em formação aeroespacial para compensar os anos anteriores em que não estudou nessa área) seriam muitas?
Desde já agradeço qualquer informação

Terriermon

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2017
Olá! A resposta rápida é: não diretamente. Existe esta tabela já antiga: https://tecnico.ulisboa.pt/files/2015/09/coerencias_cientificas_20112012.pdf

Basicamente, se completares a licenciatura da esquerda podes passar diretamente para um mestrado da coluna da direita sem candidatura prévia.

Para passares da LEE para MEAer tens de fazer a candidatura ao mestrado (com a tua nota de licenciatura) e tanto podes ser aceite como não. Conheço gente que fez licenciatura em Mecânica e passou para Aero no mestrado mas teve de fazer cadeiras propedêuticas (basicamente, só teve de passar, eram como pré-requisitos que não contavam para a nota).

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Olá! A resposta rápida é: não diretamente. Existe esta tabela já antiga: https://tecnico.ulisboa.pt/files/2015/09/coerencias_cientificas_20112012.pdf

Basicamente, se completares a licenciatura da esquerda podes passar diretamente para um mestrado da coluna da direita sem candidatura prévia.

Para passares da LEE para MEAer tens de fazer a candidatura ao mestrado (com a tua nota de licenciatura) e tanto podes ser aceite como não. Conheço gente que fez licenciatura em Mecânica e passou para Aero no mestrado mas teve de fazer cadeiras propedêuticas (basicamente, só teve de passar, eram como pré-requisitos que não contavam para a nota).
A tabela de coerência científica vai ser eliminada como parte do projeto Técnico 2021 para a reformulação da estrutura e métodos de ensino. Neste momento acho que ninguém sabe que alterações vão acontecer para as candidaturas a 2º ciclo vindo de outra área.

@Margot como vais fazer essa mudança pós-Técnico 2021 (se conseguirem terminar o projeto a tempo...) acho que é difícil dizer coisas como médias e o que conta ou não para a candidatura ao 2º ciclo. De qualquer forma, podes contar com cadeiras como Ciência de Materiais, Mecânica de Fluidos, Termodinâmica e as cadeiras específicas de aero de 3º ano. Provavelmente vais atrasar o curso em 1 ano, o que não é nada mau. Por outro lado, como as estruturas dos cursos vão mudar... também não sei até que ponto isto é verdade.

Por outro lado, se quiseres mesmo MEAer uma hipótese melhor será tentares transferência interna logo após o teu 1º ano de LEE para MEAer, vais ter equivalências a tudo (ou quase tudo) e só ficas com 1 ou 2 cadeiras de Aero por fazer que consegues recuperar ao longo dos restantes anos.

• Like
Reactions: Alterado and davis

Margot

Membro
Matrícula
28 Abril 2016
Bom dia, agradeço as opiniões que me deram sobre a minha questão acima de engenharia eletrónica e sobre equivalências. Gostaria também de perguntar se consideram mais viável por exemplo fazer licenciatura em engenharia física (por exemplo na fcul) e depois tentar fazer mestrado em Aeroespacial ou seria mais interessante do ponto de vista de formação fazer licenciatura em engenharia mecânica (ist ou fct) e depois tentar candidatura a mestrado aeroespacial? (Desejo fazer mestrado no futuro na área aeroespacial mas dado que a minha média de momento não me permite ingressar já nesse mestrado integrado, estou a estudar várias opções de licenciatura. (Reparei que quem se forma por exemplo em engenharia física fica na ordem dos engenheiros anexado à area eletrotécnica e quem se forma em mecânica fica anexado a mecânica). Dado que a engenharia aeroespacial se anexa (penso eu, não tenho certezas absolutas) à área mecânica... Estou preocupada com a escolha da licenciatura por todas estas questões.

Última edição:
  • Like
Reactions: Mariiaaa

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Bem, em relação à ordem, nem vale a pena te preocupares com isso...
Em relação a equivalências, mecânica tem mais equivalências com aero do que fisica, por isso, a não ser que o curriculo de fisica te interesse mais, a escolha mais óbvia será mecânica.