licenciatura aos 22 anos...

pastelita

Membro Caloiro
Matrícula
4 Fevereiro 2025
boas,

estou numa fase complicada da minha vida, presa num ctesp a qual não consigo obter aprovação de maneira nenhuma e na qual não gosto e estou meramente a fazê-lo por causa dos meus pais e não necessáriamente por mim.
como já é o segundo ano a tentar acabar o ctesp e já estou a ver que não me vão deixar fazer estágio por causa do limite de cadeiras em atraso (tenho 3, e o limite são 2...) estou a pensar desistir do ctesp e ir logo para uma licenciatura na qual me identifico mais e acredito que não teria problema em conseguir completá-la.
o problema é que os meus pais são extremamente exigentes, e põe demasiadas expectativas em mim desde que era pequena, e isso levou a com que eu continuasse neste ctesp durante tanto tempo apesar de não gostar, só mesmo para os agradar. referi inscrever-me numa licenciatura e abandonar o ctesp de uma vez por todas ao meu pai, e ele disse que 'já era demasiado tarde' porque iria acabar a licenciatura com 25 anos, e que 25 anos é 'demasiado tarde para entrar no mercado de trabalho'.

queria alguns conselhos do que fazer, e se realmente 25 anos é tarde para entrar no mercado de trabalho, ou se já vou tarde a fazer uma licenciatura com 22 anos.

Olá.
O objectivo dos estudos é abrir portas no futuro. Prenderes-te a um curso que não te abre as portas que queres de nada serve.
Na minha opinião, não existe semelhante coisa como "demasiado tarde". Uma pessoa até podia ter 80 anos e fazer uma licenciatura (mas, claro, aí já não seria com o mercado de trabalho em mente). 22 anos nem sequer é assim tanto, de certeza que terias colegas de anos posteriores com essa idade. Não direi que é comum, mas tive colegas até bem mais velhos que tu. Isto dito, por acaso tinham algo que, pelo que aqui contas, não tens - já tinham tido experiência no mercado de trabalho antes de ingressarem na licenciatura. Até podias fazer essa experiência enquanto aguardas pelo ano lectivo 25/26, se quiseres.
É "tarde" no sentido em que é mais tarde que os outros, mas não é "demasiado tarde". Não vincules todo o teu futuro a uma decisão que tomaste e de que nem sequer gostaste. Se queres fazer uma licenciatura, o meu conselho seria: experimenta.
Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis
boas,

estou numa fase complicada da minha vida, presa num ctesp a qual não consigo obter aprovação de maneira nenhuma e na qual não gosto e estou meramente a fazê-lo por causa dos meus pais e não necessáriamente por mim.
como já é o segundo ano a tentar acabar o ctesp e já estou a ver que não me vão deixar fazer estágio por causa do limite de cadeiras em atraso (tenho 3, e o limite são 2...) estou a pensar desistir do ctesp e ir logo para uma licenciatura na qual me identifico mais e acredito que não teria problema em conseguir completá-la.
o problema é que os meus pais são extremamente exigentes, e põe demasiadas expectativas em mim desde que era pequena, e isso levou a com que eu continuasse neste ctesp durante tanto tempo apesar de não gostar, só mesmo para os agradar. referi inscrever-me numa licenciatura e abandonar o ctesp de uma vez por todas ao meu pai, e ele disse que 'já era demasiado tarde' porque iria acabar a licenciatura com 25 anos, e que 25 anos é 'demasiado tarde para entrar no mercado de trabalho'.

queria alguns conselhos do que fazer, e se realmente 25 anos é tarde para entrar no mercado de trabalho, ou se já vou tarde a fazer uma licenciatura com 22 anos.
Hallo! Se realmente estás a fazer algo meramente para agradar as expectativas de outras pessoas, muito provavelmente não vais ficar muito satisfeita mesmo que completasses o objectivo. Acho muito sinceramente que fizeste bem em admitir aos teus pais que a este ponto já não é algo que queiras. Agora, o que podes tentar fazer é assumir alguns compromissos com os teus pais: por exemplo, falares um pouco mais detalhadamente qual é o teu plano com a licenciatura que estás a pensar tirar, porque achas que isso faria a diferença e, por exemplo, pedir-lhes apoio durante o período lectivo, mas comprometeres-te em ocupar os teus tempos de férias (com, por exemplo, part-times, trabalhos de verão, estágios). Acabar uma licenciatura com 25 anos não é uma raridade tremenda, mas é perfeitamente normal que os teus pais possam parecer mais cépticos ao início.

No final do dia, são as tuas decisões que devem pesar mais e não as dos outros; ganhando experiência, mesmo que não seja dentro da área que vais estudar não é uma má ideia para enriquecer o teu CV e as entidades empregadoras não olham propriamente imenso para a tua idade (25 anos não é uma idade discrepante para um recém-licenciado de 21 anos), mas sim para a tua condição de recém-licenciada/quão experiente és. Espero que ajude!

• Like
Reactions: davis and sigis
boas,

Eu vou dar-te o meu exemplo:
Entrei no ano letivo 24/25 em enfermagem veterinária com 24 anos (bem mais velha😅). Tenho colegas com as seguintes idades: 44, 30, 26, 27, 21 e grande maioria tem 18 anos. Completei agora o primeiro semestre. Vou acabar a licenciatura se tudo correr bem aos 27 anos.
Mas não há problema nenhum em termos mais idade. Ninguém me pôs de parte. Pelo contrário adaptei-me bem o que foi uma grande surpresa tendo em conta que eu tinha imenso medo de sair de casa, porque vivo numa ilha e então tive de ir para Portugal Continental.
Identifico-me contigo porque pensava exactamente da mesma forma. Mas se vivermos presas a esse pensamento nunca vamos tentar e saber como realmente seria.
Os meus pais também não estavam de acordo no início mas depois viram que de facto têm de deixar os filhos tomarem as rédeas da própria vida. Pode correr mal? Sim. MAS, também pode correr bem.
Os empregadores não escolhem os funcionários pela sua idade mas sim pela sua experiência, vão basear-se no teu currículo.
Depois partilha aqui a tua decisão
Boa sorte e um beijinho 😘

• Like
Reactions: davis and sigis
Eu vou dar-te o meu exemplo:
Entrei no ano letivo 24/25 em enfermagem veterinária com 24 anos (bem mais velha😅). Tenho colegas com as seguintes idades: 44, 30, 26, 27, 21 e grande maioria tem 18 anos. Completei agora o primeiro semestre. Vou acabar a licenciatura se tudo correr bem aos 27 anos.
Mas não há problema nenhum em termos mais idade. Ninguém me pôs de parte. Pelo contrário adaptei-me bem o que foi uma grande surpresa tendo em conta que eu tinha imenso medo de sair de casa, porque vivo numa ilha e então tive de ir para Portugal Continental.
Identifico-me contigo porque pensava exactamente da mesma forma. Mas se vivermos presas a esse pensamento nunca vamos tentar e saber como realmente seria.
Os meus pais também não estavam de acordo no início mas depois viram que de facto têm de deixar os filhos tomarem as rédeas da própria vida. Pode correr mal? Sim. MAS, também pode correr bem.
Os empregadores não escolhem os funcionários pela sua idade mas sim pela sua experiência, vão basear-se no teu currículo.
Depois partilha aqui a tua decisão
Boa sorte e um beijinho 😘
olá, acabei por falar com os meus pais e eles foram compreensíveis, apesar de estarem um pouco desapontados, no fundo só querem que eu seja feliz. vou acabar por mudar para a ESAD, a fazer a licenciatura de artes digitais & multimédia.
muito obrigada pelo apoio que me deram nesta thread <3

olá, acabei por falar com os meus pais e eles foram compreensíveis, apesar de estarem um pouco desapontados, no fundo só querem que eu seja feliz. vou acabar por mudar para a ESAD, a fazer a licenciatura de artes digitais & multimédia.
muito obrigada pelo apoio que me
Boa fico mesmo feliz por ti☺️
Espero que te corra tudo pelo melhor
Qualquer coisa diz🥹

Olá @pastelita,

Fiquei curioso… porque é que não estás a gostar do CTESP? E o que te leva a achar que a ESAD seria uma melhor alternativa?

Pergunto porque a minha filha vai concorrer este ano ao ensino superior. Ela vem de um curso profissional de Multimédia, por isso estamos a considerar várias opções.

No público, estamos a ver a ESMAD (Licenciatura em Multimédia ou CTESP em Motion Design).

Nas privadas, temos em mente a ESAD (Artes Digitais e Multimédia), a Católica (Som e Imagem), e também o ISMAI (Artes e Multimédia).

Com tantas opções na zona do Porto, o que te faz preferir a ESAD?

Obrigado!