Conseguem dizer-me se é possível, após o termino do CTeSP, pedir transferência para outra instituição?
É possível ingressar noutra universidade, isso é, mas
transferência não acredito que seja possível, visto que o concurso de "transferência", ou seja, Mudança de Par Instituição/Curso, se destina a quem ainda se encontra a frequentar o curso.
É preciso exames adicionais?
Se quiseres concorrer pelo CNAES, tens de ter exames válidos. Por outros concursos, depende dos critérios fixados no respectivo edital.
A média do CTeSP é valorizada?
No CNAES, não. Nos concursos locais, cada instituição fixa os seus critérios.
O concurso a que te referes, creio eu, é o concurso para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional. Este é um concurso local, que a universidade pode até nem abrir. Por exemplo, para o ano lectivo que se encontra a chegar ao fim, no caso da FEUP, apenas abriram 2 vagas para este concurso e foram para Engenharia Civil
FEUP - Titulares de diploma de curso técnico superior profissional - 2023/2024
Podes também ingressar na licenciatura da ESTG, e, no final do primeiro ano, aí sim, concorrer à transferência. Acho que tens de ter exames nacionais, ainda que possam estar fora de validade, para poder concorrer.
Não sei se, em qualquer dos casos, te dariam creditações das cadeiras do CTESP, dado que não é costume dar creditações de creditações mas sim à cadeira original, que não é de um curso do mesmo grau (mas também não afirmo que não dariam).