Licenciatura após a finalização de um CTeSP

DARKWAY

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2023

Bom dia!

Estou a finalizar o primeiro ano do curso de CTeSP em 'Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos', na ESTG.
A própria instituição deu a garantia de vagas para a licenciatura via CTeSP e que tinha as seguintes equivalências:
  • 7 cadeiras, em Engenharia Informática;
  • 12 cadeiras, em Engenharia de Redes e Sistemas.
Todavia, chegou-me aos ouvidos que é possível usar o diploma de CTeSP e, invés de prosseguir com a garantia para a ESTG, vindicar transferência para outra universidade, como a FEUP, ISEP, UMinho, IPB, etc.
  • Admito que a ESTG tem uma excelente imagem a nível de engenharia mas "sonho-sonho" seria mesmo a FEUP.
Quando me falaram sobre a transferência, comecei a estudar mais para tirar as melhores notas possíveis e ter uma média agradável. Isso porque, na teoria, se a transferência fosse possível, supostamente poderia competir com outros CTeSPs com base da média que obtivemos.

Conseguem dizer-me se é possível, após o termino do CTeSP, pedir transferência para outra instituição?
E caso seja possível, como isso tudo funciona? É preciso exames adicionais? A média do CTeSP é valorizada?

OBRIGADO!

Última edição:
Boas poderias me esclarecer umas duvidas , eu pretendo fazer o curso de ciberseguranca ctesp no ipb , queria saber o que preciso para entrar no curso, obg se puderes responder agradeço

Boas poderias me esclarecer umas duvidas , eu pretendo fazer o curso de ciberseguranca ctesp no ipb , queria saber o que preciso para entrar no curso, obg se puderes responder agradeço
Boas irmão, tudo bem?
Em relação aos requisitos é bastante simples:
  • Os titulares do ensino secundário ou equivalente;
  • Os titulares de CET, CTeSP ou de Curso Superior;
  • Os titulares das Provas M23 de acesso ao curso;
Em todas as faculdades existe um calendário com as datas na qual determinam a época de inscrição (que varia de faculdade e tipo de ensino) e estão disponíveis, quando lançado, no próprio site da faculdade. Ainda, em geral, aparece as instruções de onde e como se inscreve e, durante a inscrição, vai ser pedido diversos dados e documentos que tens de perder um pouco do teu tempo para os adquirir. Por fim, depois tens de pagar a taxa de inscrição (que aumenta consoante o número de inscrições que fazes POR cada instituição diferente, um ou muitos cursos do mesmo instituto nao interfere) e aguarda até sair os resultados se estás ou não homologado via email e/ou na plataforma de registo.

É uma questão de ficares a par das redes sociais e do website da faculdade que procuras. Todas as informações necessarias aparecerem lá, e qualquer duvida é so contactares os servicos academicos da mesma.

Conseguem dizer-me se é possível, após o termino do CTeSP, pedir transferência para outra instituição?
É possível ingressar noutra universidade, isso é, mas transferência não acredito que seja possível, visto que o concurso de "transferência", ou seja, Mudança de Par Instituição/Curso, se destina a quem ainda se encontra a frequentar o curso.
É preciso exames adicionais?
Se quiseres concorrer pelo CNAES, tens de ter exames válidos. Por outros concursos, depende dos critérios fixados no respectivo edital.
A média do CTeSP é valorizada?
No CNAES, não. Nos concursos locais, cada instituição fixa os seus critérios.

O concurso a que te referes, creio eu, é o concurso para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional. Este é um concurso local, que a universidade pode até nem abrir. Por exemplo, para o ano lectivo que se encontra a chegar ao fim, no caso da FEUP, apenas abriram 2 vagas para este concurso e foram para Engenharia Civil FEUP - Titulares de diploma de curso técnico superior profissional - 2023/2024

Podes também ingressar na licenciatura da ESTG, e, no final do primeiro ano, aí sim, concorrer à transferência. Acho que tens de ter exames nacionais, ainda que possam estar fora de validade, para poder concorrer.

Não sei se, em qualquer dos casos, te dariam creditações das cadeiras do CTESP, dado que não é costume dar creditações de creditações mas sim à cadeira original, que não é de um curso do mesmo grau (mas também não afirmo que não dariam).

• Like
Reactions: DARKWAY
Não sei se, em qualquer dos casos, te dariam creditações das cadeiras do CTESP, dado que não é costume dar creditações de creditações mas sim à cadeira original, que não é de um curso do mesmo grau (mas também não afirmo que não dariam).

Porque não no caso do concurso local? No outro caso da transferência, entendo que pode ser complicado assegurar a creditação (mesmo assim gostava de encontrar uma resposta definitiva,) mas tens lido alguma coisa no caso do concurso local que diga que só posso ser creditado no mesmo estabelecimento de ensino?

Porque não no caso do concurso local? No outro caso da transferência, entendo que pode ser complicado assegurar a creditação (mesmo assim gostava de encontrar uma resposta definitiva,) mas tens lido alguma coisa no caso do concurso local que diga que só posso ser creditado no mesmo estabelecimento de ensino?
Não tem nada a ver com o concurso, dado que as creditações apenas se pedem depois de já se ter entrado.
Consegui encontrar resposta no website da DGES quanto à possibilidade de creditarem cadeiras de CTESP: Creditação | DGES
É possível. Podes pedir creditações até 90 ECTS, no caso de uma licenciatura normal de 180.

Portanto, independentemente da instituição em que se estuda, é possível pedir a creditação. Claro que o expectável é que as cadeiras da própria instituição sejam mais parecidas que as de outras, pelo que, à priori, é onde se consegue mais creditações, mas é possível ter creditações noutras também e pode variar conforme o caso.

Última edição:
  • Like
Reactions: Ó home
Ah, então não haverá a necessidade de em alternativa, tentar puxar creditações de creditações.

Vou ingressar num CTeSP este ano e é bom pensar o que vou fazer quando acabar o curso.

Boas. Estou em dúvida na mesma coisa. Ingressei num ctesp também mas em saúde, consegui entrar nos M23 ( fomos 2 e são 3 vagas) como são cursos diferentes mas cadeiras iguais com nomes diferentes ia pedir precisamente as creditações de cadeiras que fiz que foram todas mas só algumas são iguais as do curso que pretendo ingressar. A minha dúvida é se posso pedir o meu coordenador diz que sim mas que não é certo. Não entendo pq uma vez que as cadeiras já estão feitas e ninguém me pode tirar os créditos

Boas. Estou em dúvida na mesma coisa. Ingressei num ctesp também mas em saúde, consegui entrar nos M23 ( fomos 2 e são 3 vagas) como são cursos diferentes mas cadeiras iguais com nomes diferentes ia pedir precisamente as creditações de cadeiras que fiz que foram todas mas só algumas são iguais as do curso que pretendo ingressar. A minha dúvida é se posso pedir o meu coordenador diz que sim mas que não é certo. Não entendo pq uma vez que as cadeiras já estão feitas e ninguém me pode tirar os créditos
Podes pedir creditações. A Comissão Científica avalia o pedido e decide se tas dá, conforme quão parecidas forem as cadeiras do curso em que entras e as do curso que acabaste às quais pedes creditação. Não te dão creditações a cadeiras que não têm nada a ver, só a cadeiras iguais ou parecidas às que fizeste.

Podes pedir creditações. A Comissão Científica avalia o pedido e decide se tas dá, conforme quão parecidas forem as cadeiras do curso em que entras e as do curso que acabaste às quais pedes creditação. Não te dão creditações a cadeiras que não têm nada a ver, só a cadeiras iguais ou parecidas às que fizeste.
Obrigada pela resposta. Por acaso não sabes o valor ? Já me disseram que não é nada barato mas como já fiz bioquímica, matemática, anatomia e Fisica Aplicada pagava na boa 🫣 e já ia adiantando as do 2 ano e algumas do 3.

Obrigada pela resposta. Por acaso não sabes o valor ? Já me disseram que não é nada barato mas como já fiz bioquímica, matemática, anatomia e Fisica Aplicada pagava na boa 🫣 e já ia adiantando as do 2 ano e algumas do 3.
Uma das universidades que estava a ver tinha uma tabela desses preços no seu site. Parece-me que os preços são definidos pela universidade. Não é possível dizer se não partilhares o nome da universidade.

• Like
Reactions: sigis
Uma das universidades que estava a ver tinha uma tabela desses preços no seu site. Parece-me que os preços são definidos pela universidade. Não é possível dizer se não partilhares o nome da universidade.
Claro desculpa. É a Escola superior de Saúde do politécnico do Porto. Não consegui encontrar nada. Estou a fazer lá o Ctesp que dá para ingressar em IMR e vou para a licenciatura de FC ( porque não existe,ainda, Ctesp para FC mas as cadeiras sao semelhantes ou iguais com nomes diferentes)