Licenciatura e Tesp ao mesmo tempo

Matrícula
9 Julho 2024
Curso
Educação Ambiental e Turismo na Natureza
Instituição
ESES
Boa tarde!!

Entrei este ano para a licenciatura de Educação Ambiental e Turismo na Natureza no IPS, e estou a adorar o curso. Porém, muitas das cadeiras vão ao encontro do que dei no secundário (curso profissional de gestão de ambiente), pelo que pensei que talvez conseguisse também entrar num Tesp e fazê-lo simultaneamente. Porém, não sei se isso era possível - sei que se podem fazer duas licenciaturas ao mesmo tempo, mas não sei se dá licenciatura e tesp. Claro, tudo isto depende como me correria este primeiro ano de licenciatura, e seria impossível fazer dois estágios ao mesmo tempo, o que me deixa o pé atrás porque eu não sou de Santarém. O tesp em questão era o de cuidados veterinários.

Além disso, queria saber se alguém conhece um mestrado de prosseguimento de estudos para Educação Ambiental. Até agora não encontrei nada. Também gostava de saber se alguém me poderia dar uma opinião em relação às pós-graduações em animação de histórias, design de produtos interativos para educação ou marionetas e formas animadas, todas na ESELx.

Obrigada a todos

Olá.

Não imagino qualquer motivo pelo qual não pudesses ingressar num CTESP ao mesmo tempo. Agora, frequentar com aproveitamento dois cursos ao mesmo tempo, isso é outra história. Também recomendo pensares bem sobre que proveito pretendes tirar disso, se valeria o investimento de tempo e dinheiro. Se vires que consegues, e que vale a pena, força!

Quanto aos estágios, seria uma questão de desfasares um ano. Esperares até o terceiro ano para ingressar, por exemplo. Podes também questionar a direcção do curso a ver se há outra solução.

A respeito de opções de prosseguimento de estudos, não é assim tão linear, porque cada universidade fixa os seus critérios para os seus mestrados como bem entender, muitas vezes à custa de "ou áreas afins" e expressões semelhantes. Penso que faz mais sentido pensares no que gostarias de fazer e de estudar, e de seguida ver se a tua licenciatura dá acesso ao mestrado correspondente, do que tentar compilar uma lista de mestrados aos quais a tua licenciatura eventualmente daria acesso.

• Like
Reactions: SílviaAlexandra