Licenciatura em ACSP, pós-graduação, mestrado... OPINIÃO

Monica2017

Membro Caloiro
Matrícula
18 Fevereiro 2018
Boa tarde, peço desculpa se estou a criar um tópico desnecessariamente ou se já existe um tópico com informação semelhante, mas tendo pesquisado algumas vezes no fórum não encontrei nada parecido.

Sou licenciada em ACSP à 3 anos, contudo conseguir trabalho na área das análises tem sido muito complicado e os empregos que tenho tido são tudo com condições muito precárias.
Gostaria de pedir a vossa opinião, pois não sei se ao realizar alguma formação, pós-graduação ou até mesmo mestrado, me iria abrir mais algumas portas do que apenas a licenciatura, pois tenho ido a entrevistas de emprego onde por vezes sou rejeitada por não ter mais competências para o cargo ou por ter competências a mais.

Durante a minha licenciatura, não sei se ainda se verifica isso devido à fusão dos cursos, a mesma incidiu bastante na parte laboratorial e ligada à saúde, mas também tinha uma vertente muito ligada à saúde pública (alimentos e águas), sendo que também tive várias disciplinas relacionados com segurança no trabalho e gestão e controlo de qualidade.

A questão que gostaria de colocar é se deveria apostar atualmente numa formação mais ligada à área da higiene e segurança alimentar, auditoria, higiene e segurança no trabalho, ou especializar-me em alguma área mais ligada à saúde (microbiologia, virologia….)

Confesso que apesar de sentir a necessidade de completar a minha formação, não sei de momento que área teria mais empregabilidade.

Obrigada pelo vosso tempo e atenção e todas as opiniões são muito bem vindas!:blush:

Tira outro curso ou emigra. Em Portugal ACSP é para esquecer é um curso demasiado especifico com demasiados concorrentes, não vale a pena o esforço sequer de entrar.

A emigração é sempre uma opção válida, mas convém ter já alguma experiência em Portugal por uma questão de reconhecimento de qualificações. Pelo o que sei, apesar de Bolonha, este curso é um tanto heterogéneo a nível europeu, tendo uma designação, duração e atribuições um pouco diferentes.
Para quem tem $$$$, os estágios conseguidos através das agências de recrutamento constituem uma grande valia.

Dentro das tecnologias da saúde, análises já era das áreas mais saturadas em 2006/2007. Imagino hoje com a criação dos cursos universitários de 3 anos.
Pela minha curta passagem nas análises clínicas posso dizer-te que o controlo de qualidade e águas parecem-me ser boas apostas pela simples razão de não ver muitos TSDT nessas áreas.
Controlo e micro eram as minhas áreas predilectas. Se nao tivesse desistido ter-me-ia especializado por aí.

Em segurança e higiene irias competir com engenheiros, técnicos de saúde ambiental...

A minha faculdade (FFUL) tem um mestrado em qualidade alimentar, mas não faço a mínima ideia de como é o mercado em bromatologia. A minha experiência nessa área resume-se mesmo ao curso.