- Matrícula
- 2 Setembro 2024
Sou aluno na área de humanidades e vou agora iniciar o 11 ano de escolaridade. Já há algum tempo que tenho vindo a desenvolver o gosto pela área do direito e por isso escolhi esta área. Faço intenção de me candidatar à Universidade do Porto para fazer o curso. Gosto bastante de assistir séries/filmes que embora tenham um caráter fictício, documentam um pouco do que é a vida e o dia a dia de um advogado nas grandes firmas/escritórios internacionais, na sua grande maioria, localizados nos EUA. Tenho a perfeita consciência de que ser advogado é muito diferente daquilo que vemos na TV, e que existe muito trabalho burocrático que tem de ser feito antes dos julgamentos (algo que não é mostrado na ficção, visto que é a parte mais aborrecida e menos emocionante do trabalho de um advogado). Mesmo tendo essa consciência, mantenho o meu gosto pelo direito e o meu objetivo de ser advogado ou de seguir pela magistratura e chegar a um cargo de procurador. No entanto, sempre tive interesse em ir trabalhar no estrangeiro, não seria nos EUA necessariamente mas com o passar do tempo percebi que é um país onde esta área é bastante valorizada em diferentes aspetos. Gostava então de perceber o caminho que tenho de seguir para poder exercer advocacia nos EUA e se este vale verdadeiramente a pena. Por aquilo que tenho pesquisado percebi que teria de finalizar a licenciatura e fazer uma espécie de "mestrado" chamado LLM (Master in Laws) que é realizado numa universidade norte-americana, tem a duração de 1 ano e fornece as competências necessárias para exercer direito na América do Norte, visto que o modelo das leis etc... é bastante diferente do de Portugal. Teria ainda de ter um inglês fluente, comprovado por um exame de inglês que não percebo se pode ser o exame realizado no 11 ano (das opções que podemos eleger) ou se tem de ser um daqueles exames de proficiência na língua realizados pela instituição Cambridge. Tenho várias dúvidas sobre todo o processo e agradecia se alguém com conhecimentos nesta área me pudesse fazer um resumo de tudo aquilo que é necessário para exercer nos EUA e até que ponto é que um aluno "normal" pode seguir esta carreira no estrangeiro.
Obrigado!
Obrigado!