Licenciatura em Educação na UAb - posso entrar num estrado em ensino? Que outros mestrados?

   
Matrícula
8 Julho 2020
Mensagens
66
Curso
Educação
Instituição
Universidade Aberta
Olá a todos,

Estou a terminar a Licenciatura em Educação pela Universidade Aberta e gostaria de esclarecer algumas dúvidas relativamente às possibilidades de continuação de estudos.

O meu principal objetivo é a docência, em particular ser professora de História. Nesse sentido, gostaria de saber se a Licenciatura em Educação da UAb permite o acesso ao Mestrado em Ensino de História (nomeadamente na FLUL/IE) ou se é obrigatória uma licenciatura de base na área da História para ingresso neste tipo de mestrado.

Para além disso, gostaria também de saber que outros mestrados são habitualmente compatíveis com a Licenciatura em Educação da Universidade Aberta e quais as respetivas saídas profissionais associadas a esses percursos.

Agradeço desde já qualquer esclarecimento ou partilha de informação.
 
Olá a todos,

Estou a terminar a Licenciatura em Educação pela Universidade Aberta e gostaria de esclarecer algumas dúvidas relativamente às possibilidades de continuação de estudos.

O meu principal objetivo é a docência, em particular ser professora de História. Nesse sentido, gostaria de saber se a Licenciatura em Educação da UAb permite o acesso ao Mestrado em Ensino de História (nomeadamente na FLUL/IE) ou se é obrigatória uma licenciatura de base na área da História para ingresso neste tipo de mestrado.

Para além disso, gostaria também de saber que outros mestrados são habitualmente compatíveis com a Licenciatura em Educação da Universidade Aberta e quais as respetivas saídas profissionais associadas a esses percursos.

Agradeço desde já qualquer esclarecimento ou partilha de informação.
Olá! A licenciatura em Educação não habilita para a docência - encontras esta informação na descrição do curso: Guia dos Cursos "Conforme a lei em vigor, não habilita para a docência, em nenhum nível de ensino, nem permite prosseguir estudos para os cursos de mestrado em ensino (não é um curso de licenciatura em ensino)."

Neste sentido, se o teu objectivo é estar habilitada para dar aulas, terás de tirar uma outra licenciatura, sendo que não precisa de necessariamente ser na área de História, mas se pretendes ser professora de 3º Ciclo e Ensino Secundário, o requisito é uma licenciatura que possua 120 ECTS mínimo na área de História; ou seja, ainda que possas aceder a partir de outras licenciaturas, fará mais sentido escolheres um curso dentro da área de História, uma vez que 120/180 ECTS é a esmagadora maioria de créditos de um curso e só algumas licenciaturas permitem essa flexibilidade de créditos para cumprires o requisito; creio que na FLUL, só cursos como Estudos Gerais, Estudos Portugueses e Artes e Humanidades permitem esta flexibilização, sendo que as inscrições nas cadeiras "livres" são condicionadas pelas vagas nas cadeiras - daí, regra geral, não serem licenciaturas muito recomendáveis para quem já de partida pretende ser professor de História.

Se pretendes ser professora de História do 2º ciclo, nesse caso terás de ter uma licenciatura em Educação Básica para poderes aceder ao mestrado em Ensino. Apenas mestrados em Ensino permitem o acesso pleno a profissão; licenciados que estejam a dar aulas não têm as mesmas condições que um docente com mestrado em Ensino.

Se quiseres prosseguir com a tua formação na área de Educação, os mestrados mais compatíveis dentro da área giram sempre em torno das Ciências da Educação - não formam docentes, mas sim pessoas que actuam na área de Ensino. Sobre saídas profissionais recomendo este exemplo do IE, que possui uma licenciatura semelhante: Licenciatura em Educação e Formação Ou seja, o prosseguimento de estudos do teu curso (se quiseres prosseguir na mesma área, muitos mestrados são de acesso "livre" quanto a licenciatura, apenas os de Ensino são particularmente restritivos nos requisitos) passa sobretudo por áreas como Ciências da Educação, ou Gestão e Administração Escolar, por exemplo.

Espero que ajude! 🍀
 
Olá, Ariana!
Muito obrigada pela tua resposta!


Sinto que, neste momento, fazer outra licenciatura em vez de seguir para o mestrado seria um passo atrás, por isso estou a considerar outras opções.

Tenho conhecimento que existe uma lista de cursos que conferem habilitação própria para a docência, consegues explicar-me no que consiste? Quer dizer que, com aquele curso, ficamos habilitados para a docência?
Eu entendo que esta lista e estas condições advém da falta de professores e que, desta formam se preenche alguma falta de professores, mas não percebo bem no que consiste. Se, ao fazermos um curso que esteja na lista ficamos habilitados para a docência, se é no mesmo regime e condições para os professores e trabalhadores que sejam provenientes de formação em ensino (mestrado em ensino).

Obrigada novamente pela tua resposta e grande ajuda!
 
Se, ao fazermos um curso que esteja na lista ficamos habilitados para a docência, se é no mesmo regime e condições para os professores e trabalhadores que sejam provenientes de formação em ensino (mestrado em ensino).
Se fizeres um curso na lista de habilitações poderás concorrer em concursos especiais e internos das escolas - ou seja, são cursos que conferem excepcionalmente o desempenho de docência de uma determinada disciplina para quando há falta de professores nas escolas. Mas não são as mesmas condições que quem tem um mestrado em Ensino - estes podem concorrer ao concurso geral, o que garante mais estabilidade e acesso aos quadros, uma vez que não estão a preencher só necessidades da escola para aquele ano lectivo.

A longo prazo, se surgirem mais formados com mestrado em Ensino (o que está previsto, com aumento de vagas e candidatos a estes cursos), as habilitações próprias terão tendência a desaparecer (não sabemos quando, claro), pelo que tirares um curso da lista de habilitação própria a longo prazo poderá ser um risco porque poderás ser ultrapassada por aqueles que têm a formação própria. Daí que, na minha modesta opinião, tirar uma licenciatura que habilite ao acesso ao mestrado em Ensino não é um passo atrás, pelo menos não quando a intenção é ingressar na carreira de docente - os 3 anos de licenciatura mais os 2 de mestrado em Ensino são a soma de 5 anos que no futuro te garantem que terás pleno acesso à profissão, enquanto que continuar noutro mestrado, apesar de serem 2 anos apenas vs 5 poderá não garantir isso no futuro (num cenário realista, até agora não quiseram alterar a legislação no que toca aos mestrados em Ensino e tal muito possivelmente será mantido...).

Pelos 3 anos de diferença e a estabilidade maior no acesso, eu acho que para quem quer ser docente é o investimento que vale a pena fazer e só não se justifica se realmente considerares outras opções de carreira. Eu tinha quase o mestrado feito quando decidi que queria ter a opção de ser docente plenamente, pelo que fui fazer uma segunda licenciatura porque a minha não dava acesso ao mestrado em Ensino - mas essa é sempre uma escolha que nos cabe pensar e fazer. Se pensei também na ideia de "isto é voltar atrás"? - sim, mas acho que o mestrado em Ensino e os 5 anos totalizados nessa área do Ensino Superior compensarão uma possível carreira instável por falta de acesso ao mestrado em Ensino, instabilidade essa que superaria os 5 anos. Ainda assim, acho que podes investigar melhor as habilitações próprias e considerar o que te valerá mais a pena; tenta ver concursos recentes em escolas em que terias interesse/na tua área de residência para perceberes quem tem ficado colocado.

Nalgumas redes sociais também encontras grupos e contas de pessoas que estão a dar aulas, algumas com mestrado em Ensino e outras por habilitação própria. Ouvir alguns testemunhos é sempre uma mais-valia para pensar no passo a seguir :)

Boa sorte!!
 
Olá, Ariana!
Muito obrigada pela tua resposta!


Sinto que, neste momento, fazer outra licenciatura em vez de seguir para o mestrado seria um passo atrás, por isso estou a considerar outras opções.

Tenho conhecimento que existe uma lista de cursos que conferem habilitação própria para a docência, consegues explicar-me no que consiste? Quer dizer que, com aquele curso, ficamos habilitados para a docência?
Eu entendo que esta lista e estas condições advém da falta de professores e que, desta formam se preenche alguma falta de professores, mas não percebo bem no que consiste. Se, ao fazermos um curso que esteja na lista ficamos habilitados para a docência, se é no mesmo regime e condições para os professores e trabalhadores que sejam provenientes de formação em ensino (mestrado em ensino).

Obrigada novamente pela tua resposta e grande ajuda!

Boa noite,

O atual regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário determina a posse de habilitação profissional como condição para o exercício da função docente.
Os cursos que qualificam profissionalmente são os mestrados em ensino.
Assim, apenas na fase de contratação de escola,e perante a ausência de docentes com habilitação profissional, podem ser recrutados candidatos possuidores de cursos reconhecidos como habilitação própria.
A tabela salarial também é diferente para um professor profissionalizado e para um professor com habilitação própria.
Mas habilitações próprias também há diferença dos cursos pré-bolonha para os cursos pós-bolonha.
No caso do grupo de recrutamento de história podes consultar os cursos a que conferem habilitação própria aqui https://www.dgae.medu.pt/download/g...istashabpropria/3ciclosec/grh_400Historia.pdf.

A habilitação própria depende da adequação da formação académica a um grupo de recrutamento concreto, com um número mínimo de créditos científicos na área da disciplina. Uma licenciatura em Educação normalmente não reúne esses créditos disciplinares específicos, pelo que não costuma permitir sequer habilitação própria para grupos de recrutamento. Exceções só poderiam existir em casos muito específicos, dependendo do plano de estudos, e são avaliadas caso a caso pela DGAE (por exemplo, em concursos de escola).
A licenciatura em Educação tem um carácter mais geral (ciências da educação, formação, políticas educativas) e não é uma licenciatura de ensino de uma disciplina específica.

Regra geral, a Licenciatura em Educação da UAb não dá acesso direto a mestrados em ensino profissionalizantes, ou seja, mestrados que conferem habilitação profissional para a docência.
O curso não é uma Licenciatura em Educação Básica. Não assegura os créditos científicos disciplinares exigidos (Português, Matemática, História, etc.) para: ensino do 1.º CEB, ensino do 2.º ou 3.º CEB / Secundário.
No entanto algumas instituições podem aceitar candidatura condicionada, mas que te podem exigir muitos ECTS adicionais em áreas disciplinares.
 
Última edição:
Se fizeres um curso na lista de habilitações poderás concorrer em concursos especiais e internos das escolas - ou seja, são cursos que conferem excepcionalmente o desempenho de docência de uma determinada disciplina para quando há falta de professores nas escolas. Mas não são as mesmas condições que quem tem um mestrado em Ensino - estes podem concorrer ao concurso geral, o que garante mais estabilidade e acesso aos quadros, uma vez que não estão a preencher só necessidades da escola para aquele ano lectivo.

A longo prazo, se surgirem mais formados com mestrado em Ensino (o que está previsto, com aumento de vagas e candidatos a estes cursos), as habilitações próprias terão tendência a desaparecer (não sabemos quando, claro), pelo que tirares um curso da lista de habilitação própria a longo prazo poderá ser um risco porque poderás ser ultrapassada por aqueles que têm a formação própria. Daí que, na minha modesta opinião, tirar uma licenciatura que habilite ao acesso ao mestrado em Ensino não é um passo atrás, pelo menos não quando a intenção é ingressar na carreira de docente - os 3 anos de licenciatura mais os 2 de mestrado em Ensino são a soma de 5 anos que no futuro te garantem que terás pleno acesso à profissão, enquanto que continuar noutro mestrado, apesar de serem 2 anos apenas vs 5 poderá não garantir isso no futuro (num cenário realista, até agora não quiseram alterar a legislação no que toca aos mestrados em Ensino e tal muito possivelmente será mantido...).

Pelos 3 anos de diferença e a estabilidade maior no acesso, eu acho que para quem quer ser docente é o investimento que vale a pena fazer e só não se justifica se realmente considerares outras opções de carreira. Eu tinha quase o mestrado feito quando decidi que queria ter a opção de ser docente plenamente, pelo que fui fazer uma segunda licenciatura porque a minha não dava acesso ao mestrado em Ensino - mas essa é sempre uma escolha que nos cabe pensar e fazer. Se pensei também na ideia de "isto é voltar atrás"? - sim, mas acho que o mestrado em Ensino e os 5 anos totalizados nessa área do Ensino Superior compensarão uma possível carreira instável por falta de acesso ao mestrado em Ensino, instabilidade essa que superaria os 5 anos. Ainda assim, acho que podes investigar melhor as habilitações próprias e considerar o que te valerá mais a pena; tenta ver concursos recentes em escolas em que terias interesse/na tua área de residência para perceberes quem tem ficado colocado.

Nalgumas redes sociais também encontras grupos e contas de pessoas que estão a dar aulas, algumas com mestrado em Ensino e outras por habilitação própria. Ouvir alguns testemunhos é sempre uma mais-valia para pensar no passo a seguir :)

Boa sorte!!
Olá Ariana!

Muito obrigada pela tua resposta.

De facto, para mim, fazer uma nova licenciatura e não avançar já para o mestrado seria voltar atrás visto que antes mesmo de entrar em Educação na UAb já estive em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUL e não correu muito bem. Também já iniciei a minha vida profissional há vários anos e queria finalmente poder atuar na área para onde me estou a formar.

Percebo, realmente, as diferenças de "estatuto" entre um professor com habilitação própria e com formação em ensino e não podendo fazer um mestrado em ensino, prefiro então direcionar o meu percurso dentro da área da educação, mas não para a docência dita tradicional. (Visto que há outras opções que não uma escola - centros de estudo, atl, aulas privadas e afins.)

Não que esteja a querer fugir à habilitação própria, mas sim procurando um percurso profissional mais estável.

Dessa forma, direcionar-me-ei para outros mestrados dentro da área da educação que juntem também os meus interesses nomeadamente a tecnologia, pedagogia, gestão e formação. Ao mesmo tempo, tenho ainda algumas dúvidas nos mestrados possíveis porque as suas descrições parecem muito abrangentes e não especificam saídas profissionais.

Tenho em vista estes mestrados também pela UAb, mas as suas saídas profissionais não me parecem claras. Tens conhecimentos destes?





Obrigada! :)
Post automatically merged:

Boa noite,

O atual regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário determina a posse de habilitação profissional como condição para o exercício da função docente.
Os cursos que qualificam profissionalmente são os mestrados em ensino.
Assim, apenas na fase de contratação de escola,e perante a ausência de docentes com habilitação profissional, podem ser recrutados candidatos possuidores de cursos reconhecidos como habilitação própria.
A tabela salarial também é diferente para um professor profissionalizado e para um professor com habilitação própria.
Mas habilitações próprias também há diferença dos cursos pré-bolonha para os cursos pós-bolonha.
No caso do grupo de recrutamento de história podes consultar os cursos a que conferem habilitação própria aqui https://www.dgae.medu.pt/download/g...istashabpropria/3ciclosec/grh_400Historia.pdf.

A habilitação própria depende da adequação da formação académica a um grupo de recrutamento concreto, com um número mínimo de créditos científicos na área da disciplina. Uma licenciatura em Educação normalmente não reúne esses créditos disciplinares específicos, pelo que não costuma permitir sequer habilitação própria para grupos de recrutamento. Exceções só poderiam existir em casos muito específicos, dependendo do plano de estudos, e são avaliadas caso a caso pela DGAE (por exemplo, em concursos de escola).
A licenciatura em Educação tem um carácter mais geral (ciências da educação, formação, políticas educativas) e não é uma licenciatura de ensino de uma disciplina específica.

Regra geral, a Licenciatura em Educação da UAb não dá acesso direto a mestrados em ensino profissionalizantes, ou seja, mestrados que conferem habilitação profissional para a docência.
O curso não é uma Licenciatura em Educação Básica. Não assegura os créditos científicos disciplinares exigidos (Português, Matemática, História, etc.) para: ensino do 1.º CEB, ensino do 2.º ou 3.º CEB / Secundário.
No entanto algumas instituições podem aceitar candidatura condicionada, mas que te podem exigir muitos ECTS adicionais em áreas disciplinares.
Olá Cláudia!

Muito obrigada pela tua explicação tão detalhada e tão esclarecedora!

Gostava ainda de te perguntar se sabes como funciona o recrutamento em estabelecimentos privados e semiprivados de educação, por exemplo - uma escola profissional.

Obrigada!
 
Última edição:
  • Like
Reactions: Ariana_
Olá Ariana!

Muito obrigada pela tua resposta.

De facto, para mim, fazer uma nova licenciatura e não avançar já para o mestrado seria voltar atrás visto que antes mesmo de entrar em Educação na UAb já estive em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUL e não correu muito bem. Também já iniciei a minha vida profissional há vários anos e queria finalmente poder atuar na área para onde me estou a formar.

Percebo, realmente, as diferenças de "estatuto" entre um professor com habilitação própria e com formação em ensino e não podendo fazer um mestrado em ensino, prefiro então direcionar o meu percurso dentro da área da educação, mas não para a docência dita tradicional. (Visto que há outras opções que não uma escola - centros de estudo, atl, aulas privadas e afins.)

Não que esteja a querer fugir à habilitação própria, mas sim procurando um percurso profissional mais estável.

Dessa forma, direcionar-me-ei para outros mestrados dentro da área da educação que juntem também os meus interesses nomeadamente a tecnologia, pedagogia, gestão e formação. Ao mesmo tempo, tenho ainda algumas dúvidas nos mestrados possíveis porque as suas descrições parecem muito abrangentes e não especificam saídas profissionais.

Tenho em vista estes mestrados também pela UAb, mas as suas saídas profissionais não me parecem claras. Tens conhecimentos destes?





Obrigada! :)
Post automatically merged:


Olá Cláudia!

Muito obrigada pela tua explicação tão detalhada e tão esclarecedora!

Gostava ainda de te perguntar se sabes como funciona o recrutamento em estabelecimentos privados e semiprivados de educação, por exemplo - uma escola profissional.

Obrigada!
Olá,

Para uma escola privada funciona da mesma maneira de que nas escolas públicas, normalmente é colocado um anúncio e só contratam candidatos com habilitações próprias caso não haja candidatos profissionalizados.
O ensino profissional está dividido em três componentes: formação científica, formação sociocultural e formação técnica. Na formação científica e sociocultural é exatamente da mesma maneira, só são contratados candidatos com habilitações próprias caso não haja professores profissionalizados. Na parte da formação técnica são formadores que apresentam experiência profissional relevante na área em que vão dar dar formação, podem ser licenciados em áreas específicas ou profissionais com vasta experiência técnica relevante na área e que obtenham formação pedagógica.(CCP). Normalmente pedem experiência relevante entre 2 a 5 anos, em áreas mais especificas
podem exigir mais anos de experiência. Por exemplo, para dar módulos de formação técnica num curso de técnico auxiliar de saúde são contratados enfermeiros, para técnico de serviços jurídicos.advogados, para técnico de gestão economistas e contabilistas, etc.
Como não tens habilitação própria e não és profissionalizada, se quiseres saber se reunes condições para dares formação como técnica formadora consulta os requisitos do catálogo nacional de qualificações na ANQEP. Na formação técnica o que há são módulos de formação de curta duração, que a partir do próximo ano serão chamados de unidades de competências, (costumam ser 25 horas e os maiores 50 horas) e podem contratar um profissional para dar apenas uma unidade de formação pelo que, a maior parte das vezes são externos à escola (não têm vínculo à escola, trabalham a recibos verdes e recebem à hora).
Espero ter ajudado.
 
Olá Ariana!

Muito obrigada pela tua resposta.

De facto, para mim, fazer uma nova licenciatura e não avançar já para o mestrado seria voltar atrás visto que antes mesmo de entrar em Educação na UAb já estive em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUL e não correu muito bem. Também já iniciei a minha vida profissional há vários anos e queria finalmente poder atuar na área para onde me estou a formar.

Percebo, realmente, as diferenças de "estatuto" entre um professor com habilitação própria e com formação em ensino e não podendo fazer um mestrado em ensino, prefiro então direcionar o meu percurso dentro da área da educação, mas não para a docência dita tradicional. (Visto que há outras opções que não uma escola - centros de estudo, atl, aulas privadas e afins.)

Não que esteja a querer fugir à habilitação própria, mas sim procurando um percurso profissional mais estável.

Dessa forma, direcionar-me-ei para outros mestrados dentro da área da educação que juntem também os meus interesses nomeadamente a tecnologia, pedagogia, gestão e formação. Ao mesmo tempo, tenho ainda algumas dúvidas nos mestrados possíveis porque as suas descrições parecem muito abrangentes e não especificam saídas profissionais.

Tenho em vista estes mestrados também pela UAb, mas as suas saídas profissionais não me parecem claras. Tens conhecimentos destes?





Obrigada! :)
Post automatically merged:


Olá Cláudia!

Muito obrigada pela tua explicação tão detalhada e tão esclarecedora!

Gostava ainda de te perguntar se sabes como funciona o recrutamento em estabelecimentos privados e semiprivados de educação, por exemplo - uma escola profissional.

Obrigada!
Dos 4 mestrados que mencionas, os últimos dois parecem ser formações complementares para quem é docente, o que provavelmente não é muito adequado ao teu perfil. Os primeiros dois parecem-me os mais compatíveis: o primeiro é indicado para quem quer trabalhar em serviços administrativos (secretarias) e gestão (cargos de direcção) e o segundo forma Professores Bibliotecários/funcionários das bibliotecas escolares. Terás de considerar qual dos dois se adequa mais ao que procuras profissionalmente. Pessoalmente, creio que Administração e Gestão possivelmente é mais abrangente porque envolve mais cargos que as bibliotecas escolares, tipicamente. Mas isto é assumindo a composição típica das escolas.

Quanto a escolas profissionais, estas também recrutam professores OU formadores, dependendo dos cursos (estes segundos às vezes trabalham até nos centros de formação do IEFP); para seres formadora tens de ter uma certificação profissional - creio que a maioria custa entre os 100 e tal e os 300€ e tens de procurar alguma instituição que ofereça esta formação.
 
Olá,

Para uma escola privada funciona da mesma maneira de que nas escolas públicas, normalmente é colocado um anúncio e só contratam candidatos com habilitações próprias caso não haja candidatos profissionalizados.
O ensino profissional está dividido em três componentes: formação científica, formação sociocultural e formação técnica. Na formação científica e sociocultural é exatamente da mesma maneira, só são contratados candidatos com habilitações próprias caso não haja professores profissionalizados. Na parte da formação técnica são formadores que apresentam experiência profissional relevante na área em que vão dar dar formação, podem ser licenciados em áreas específicas ou profissionais com vasta experiência técnica relevante na área e que obtenham formação pedagógica.(CCP). Normalmente pedem experiência relevante entre 2 a 5 anos, em áreas mais especificas
podem exigir mais anos de experiência. Por exemplo, para dar módulos de formação técnica num curso de técnico auxiliar de saúde são contratados enfermeiros, para técnico de serviços jurídicos.advogados, para técnico de gestão economistas e contabilistas, etc.
Como não tens habilitação própria e não és profissionalizada, se quiseres saber se reunes condições para dares formação como técnica formadora consulta os requisitos do catálogo nacional de qualificações na ANQEP. Na formação técnica o que há são módulos de formação de curta duração, que a partir do próximo ano serão chamados de unidades de competências, (costumam ser 25 horas e os maiores 50 horas) e podem contratar um profissional para dar apenas uma unidade de formação pelo que, a maior parte das vezes são externos à escola (não têm vínculo à escola, trabalham a recibos verdes e recebem à hora).
Espero ter ajudado.
Muito obrigada Cláudia 🙂
Post automatically merged:

Dos 4 mestrados que mencionas, os últimos dois parecem ser formações complementares para quem é docente, o que provavelmente não é muito adequado ao teu perfil. Os primeiros dois parecem-me os mais compatíveis: o primeiro é indicado para quem quer trabalhar em serviços administrativos (secretarias) e gestão (cargos de direcção) e o segundo forma Professores Bibliotecários/funcionários das bibliotecas escolares. Terás de considerar qual dos dois se adequa mais ao que procuras profissionalmente. Pessoalmente, creio que Administração e Gestão possivelmente é mais abrangente porque envolve mais cargos que as bibliotecas escolares, tipicamente. Mas isto é assumindo a composição típica das escolas.

Quanto a escolas profissionais, estas também recrutam professores OU formadores, dependendo dos cursos (estes segundos às vezes trabalham até nos centros de formação do IEFP); para seres formadora tens de ter uma certificação profissional - creio que a maioria custa entre os 100 e tal e os 300€ e tens de procurar alguma instituição que ofereça esta formação.
Muito obrigada, Ariana 🙂

Tendo refletido melhor sobre a informação que me deste, chego à conclusão de que o caminho a seguir será, de facto, a docência. Compreendo que será necessário dar alguns passos atrás para garantir maior estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.

Queria colocar-te uma questão relativamente à entrada no Mestrado em Ensino de História pela FCSH, considerando que é necessário:

120 créditos em História, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, atualizado pelo Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Sabes se estes créditos podem ser obtidos através da realização de unidades curriculares isoladas? Por exemplo, na faculdade onde estou atualmente, existe a opção de inscrição em UCs isoladas, e gostaria de saber se a realização e aproveitamento destas unidades cumpriria os requisitos de acesso ao mestrado, ou se os créditos têm de ser obtidos exclusivamente através de uma licenciatura ou mestrado completo.

Depois desta questão, gostaria de partilhar contigo o meu plano para após a licenciatura e ouvir a tua opinião, tendo em conta todas as informações esclarecedoras que já me deste.

O meu plano é o seguinte:

A) Tirar uma segunda licenciatura em História pela faculdade onde estou atualmente, o que levaria cerca de 3 anos — ou seja, um ano a mais do que seria necessário para completar os 120 créditos exigidos para o mestrado que pretendo.


B) Tirar o Mestrado em História pela NOVA FCSH, o que me concederia a habilitação própria e, posteriormente, permitir-me-ia candidatar ao Mestrado em Ensino de História, já com os créditos necessários. Ou então até teria equivalências no Mestrado em Ensino de História.


Gostaria muito de saber a tua opinião sobre a melhor opção e se achas que estou a planear o percurso da forma mais estratégica possível.
 
Última edição:
Sabes se estes créditos podem ser obtidos através da realização de unidades curriculares isoladas? Por exemplo, na faculdade onde estou atualmente, existe a opção de inscrição em UCs isoladas, e gostaria de saber se a realização e aproveitamento destas unidades cumpriria os requisitos de acesso ao mestrado, ou se os créditos têm de ser obtidos exclusivamente através de uma licenciatura ou mestrado completo.
Podes fazer por UC's isoladas, dado que o requisito é teres esses ECTS e um grau de licenciatura - não especificam que precisa ser nessariamente esses ECTS dentro do grau de licenciatura. Geralmente só não é recomendável porque regra geral fazer 120 ECTS em UCs isoladas costuma ser bastante mais caro do que a propina anual e ao menos ingressando numa licenciatura, uma vez completada ficas sempre com esse grau feito (o que pode ser útil a nível profissional, dentro ou fora da docência, mas é uma questão de veres o que te compensa mais).
Gostaria muito de saber a tua opinião sobre a melhor opção e se achas que estou a planear o percurso da forma mais estratégica possível.
Eu recomendaria uma licenciatura e vou explicar-te o porquê de achar isto, sendo isto assumidamente a minha opinião:

1) um mestrado em História é um grau que te vai exigir uma dissertação. A nível curricular vais ter provavelmente um primeiro ano mais teórico e depois é esperado no segundo ano que redijas a tua dissertação. Se fosse eu, não me sentiria suficientemente confortável porque ia sempre sentir que vinha para o mestrado um bocado menos preparada vindo de uma área diferente, além de que as dissertações, apesar de plenamente exequíveis, parecem-me bastante mais exigentes do que o que se espera numa licenciatura. Ou seja, a nível de familiaridade e acessibilidade, uma licenciatura provavelmente vai ser um bocadinho mais fácil do que um mestrado, na minha opinião.

2) Escolheria a licenciatura também porque nos mestrados tipicamente já não se trabalha tanto a globalidade da História como uma licenciatura tende a proporcionar. Nesse ponto de vista, uma licenciatura vai acabar por tocar em muitos mais temas do que provavelmente no mestrado, em que esperam que eventualmente escolhas um tema e trabalhes dentro desse tema (mesmo os seminários teóricos tendem a ser com avaliações por trabalhos escritos e temas às vezes escolhidos pelos alunos). Assim, acho que para quem no futuro quer dar aulas, é sempre útil ter uma visão mais abrangente da História.

3) Os mestrados em Ensino são focados por um lado em algum desenvolvimento teórico/científico e o outro lado é toda a parte pedagógica. No fundo, existem para preparar os docentes porque deixaram de existir licenciaturas de 4 anos com estágio pedagógico. Ou seja, a nível académico esperava-se (e ainda se espera) que um mestrando na área de Ensino tenha conhecimento mais ou menos sólido da área que vai leccionar. Um mestrado que não seja de Ensino tipicamente prepara uma vertente muito mais teórica do que uma licenciatura. Dito isto, há sim pessoas que passam de um mestrado para um mestrado em Ensino mas tipicamente é por requalificações profissionais que precisaram de fazer.

Tudo isto é meramente a minha opinião, mas acho que alguém que ambiciona bastante ser professor provavelmente gostaria de sentir que tem conhecimentos estabilizados da área que lecciona e por muito que um grau de mestre possa ser tentador (por ser mais um grau acima, por ser menos anos também), eu creio que a opção mais segura, menos arriscada é a licenciatura - e acabarás na mesma como mestre quando fizeres o mestrado em Ensino. Tudo isto tem muito a ver com questões de conforto, eu não sou de todo alguém especializado para dizer qual é a decisão certa, mas uma vez que querias pensar comigo sobre o assunto aqui está o que acho em geral. Qualquer que seja a decisão, espero que corra tudo bem!!! Boa sorte 🍀
 
Podes fazer por UC's isoladas, dado que o requisito é teres esses ECTS e um grau de licenciatura - não especificam que precisa ser nessariamente esses ECTS dentro do grau de licenciatura. Geralmente só não é recomendável porque regra geral fazer 120 ECTS em UCs isoladas costuma ser bastante mais caro do que a propina anual e ao menos ingressando numa licenciatura, uma vez completada ficas sempre com esse grau feito (o que pode ser útil a nível profissional, dentro ou fora da docência, mas é uma questão de veres o que te compensa mais).

Eu recomendaria uma licenciatura e vou explicar-te o porquê de achar isto, sendo isto assumidamente a minha opinião:

1) um mestrado em História é um grau que te vai exigir uma dissertação. A nível curricular vais ter provavelmente um primeiro ano mais teórico e depois é esperado no segundo ano que redijas a tua dissertação. Se fosse eu, não me sentiria suficientemente confortável porque ia sempre sentir que vinha para o mestrado um bocado menos preparada vindo de uma área diferente, além de que as dissertações, apesar de plenamente exequíveis, parecem-me bastante mais exigentes do que o que se espera numa licenciatura. Ou seja, a nível de familiaridade e acessibilidade, uma licenciatura provavelmente vai ser um bocadinho mais fácil do que um mestrado, na minha opinião.

2) Escolheria a licenciatura também porque nos mestrados tipicamente já não se trabalha tanto a globalidade da História como uma licenciatura tende a proporcionar. Nesse ponto de vista, uma licenciatura vai acabar por tocar em muitos mais temas do que provavelmente no mestrado, em que esperam que eventualmente escolhas um tema e trabalhes dentro desse tema (mesmo os seminários teóricos tendem a ser com avaliações por trabalhos escritos e temas às vezes escolhidos pelos alunos). Assim, acho que para quem no futuro quer dar aulas, é sempre útil ter uma visão mais abrangente da História.

3) Os mestrados em Ensino são focados por um lado em algum desenvolvimento teórico/científico e o outro lado é toda a parte pedagógica. No fundo, existem para preparar os docentes porque deixaram de existir licenciaturas de 4 anos com estágio pedagógico. Ou seja, a nível académico esperava-se (e ainda se espera) que um mestrando na área de Ensino tenha conhecimento mais ou menos sólido da área que vai leccionar. Um mestrado que não seja de Ensino tipicamente prepara uma vertente muito mais teórica do que uma licenciatura. Dito isto, há sim pessoas que passam de um mestrado para um mestrado em Ensino mas tipicamente é por requalificações profissionais que precisaram de fazer.

Tudo isto é meramente a minha opinião, mas acho que alguém que ambiciona bastante ser professor provavelmente gostaria de sentir que tem conhecimentos estabilizados da área que lecciona e por muito que um grau de mestre possa ser tentador (por ser mais um grau acima, por ser menos anos também), eu creio que a opção mais segura, menos arriscada é a licenciatura - e acabarás na mesma como mestre quando fizeres o mestrado em Ensino. Tudo isto tem muito a ver com questões de conforto, eu não sou de todo alguém especializado para dizer qual é a decisão certa, mas uma vez que querias pensar comigo sobre o assunto aqui está o que acho em geral. Qualquer que seja a decisão, espero que corra tudo bem!!! Boa sorte 🍀
Olá, Ariana!
Voltei aqui com duas perguntas:

  1. O mínimo de ECTS exigido para habilitação própria no Grupo 400 – História é de 90?
  2. No Mestrado em História da NOVA FCSH, contabilizam-se apenas os créditos letivos das disciplinas para efeito da habilitação própria ou também os créditos da tese e dos seminários de orientação?

Agradeço desde já toda a ajuda e esclarecimento que me possas dar!
Obrigada,
Margarida
 
Olá, Ariana!
Voltei aqui com duas perguntas:

  1. O mínimo de ECTS exigido para habilitação própria no Grupo 400 – História é de 90?
  2. No Mestrado em História da NOVA FCSH, contabilizam-se apenas os créditos letivos das disciplinas para efeito da habilitação própria ou também os créditos da tese e dos seminários de orientação?

Agradeço desde já toda a ajuda e esclarecimento que me possas dar!
Obrigada,
Margarida
Olá,
Para saberes se tens habilitação própria tens de consultar a lista de cursos admitidos como habilitação própria.
https://www.dgae.medu.pt/download/g...istashabpropria/3ciclosec/grh_400Historia.pdf, na DGAE.
Já candidatura em Mestrado vão pedir-te o certificado de habilitações e, caso tenham dúvidas, pedem o currículo das UC dadas. A contabilização depende também da faculdade a que te estás a candidatar. Por exemplo, para FQ, na Universidade de Aveiro não contabilizam alguns que contabilizam no IE. Quando nos candidatamos analisam a nossa candidatura e recebes mail a informar-te caso não obedeças aos critérios mínimos de candidatura.
 
Olá,
Para saberes se tens habilitação própria tens de consultar a lista de cursos admitidos como habilitação própria.
https://www.dgae.medu.pt/download/g...istashabpropria/3ciclosec/grh_400Historia.pdf, na DGAE.
Já candidatura em Mestrado vão pedir-te o certificado de habilitações e, caso tenham dúvidas, pedem o currículo das UC dadas. A contabilização depende também da faculdade a que te estás a candidatar. Por exemplo, para FQ, na Universidade de Aveiro não contabilizam alguns que contabilizam no IE. Quando nos candidatamos analisam a nossa candidatura e recebes mail a informar-te caso não obedeças aos critérios mínimos de candidatura.
Olá, Cláudia!
Muito obrigada pela tua resposta!

No presente documento aparece o curso de história, mas não especifica o grau - se é licenciatura ou mestrado, ou é indiferente o ciclo?

Ainda, não percebi o que quiseste dizer com:
"Já candidatura em Mestrado vão pedir-te o certificado de habilitações e, caso tenham dúvidas, pedem o currículo das UC dadas. A contabilização depende também da faculdade a que te estás a candidatar. Por exemplo, para FQ, na Universidade de Aveiro não contabilizam alguns que contabilizam no IE. Quando nos candidatamos analisam a nossa candidatura e recebes mail a informar-te caso não obedeças aos critérios mínimos de candidatura.". Podes explicar-me, por favor?
 
Olá, Cláudia!
Muito obrigada pela tua resposta!

No presente documento aparece o curso de história, mas não especifica o grau - se é licenciatura ou mestrado, ou é indiferente o ciclo?

Ainda, não percebi o que quiseste dizer com:
"Já candidatura em Mestrado vão pedir-te o certificado de habilitações e, caso tenham dúvidas, pedem o currículo das UC dadas. A contabilização depende também da faculdade a que te estás a candidatar. Por exemplo, para FQ, na Universidade de Aveiro não contabilizam alguns que contabilizam no IE. Quando nos candidatamos analisam a nossa candidatura e recebes mail a informar-te caso não obedeças aos critérios mínimos de candidatura.". Podes explicar-me, por favor?
Olá,
O grau aparece na penúltima coluna do documento. L para licenciatura e B para bacharelado (que em pós Bolonha já não tens).

Quando nos candidatamos aos mestrados em ensino, um dos documentos que temos de anexar é o nosso certificado de habilitações, a comissão vai analisar o teu certificado e se tiver dúvidas se deve ou não contabilizar alguma UC envia-te um mail a pedir o currículo dessa UC. Nem todas as universidades contabilizam o ECTS da mesma maneira.
 
Olá,
O grau aparece na penúltima coluna do documento. L para licenciatura e B para bacharelado (que em pós Bolonha já não tens).

Quando nos candidatamos aos mestrados em ensino, um dos documentos que temos de anexar é o nosso certificado de habilitações, a comissão vai analisar o teu certificado e se tiver dúvidas se deve ou não contabilizar alguma UC envia-te um mail a pedir o currículo dessa UC. Nem todas as universidades contabilizam o ECTS da mesma maneira.
Olá, Cláudia.

Muito obrigada pelo teu esclarecimento.
Um mestrado em história então não habilita como habilitação própria?

Em relação à segunda dúvida, eu estava a perguntar se, no mestrado em história, há créditos que não contabilizam para habilitação própria visto que o segundo semestre é composto por créditos adquiridos através de um seminário e ou tese ou projeto.

Obrigada,
Margarida Dantas
 
Olá, Cláudia.

Muito obrigada pelo teu esclarecimento.
Um mestrado em história então não habilita como habilitação própria?

Em relação à segunda dúvida, eu estava a perguntar se, no mestrado em história, há créditos que não contabilizam para habilitação própria visto que o segundo semestre é composto por créditos adquiridos através de um seminário e ou tese ou projeto.

Obrigada,
Margarida Dantas

Um mestrado em história pode sim dar-te habilitações próprias pois é um grau superior à licenciatura. Mas nesse caso vai depender se é um mestrado pré ou pós Bolonha (que vai recair na tua segunda pergunta).

Se queres saber se o teu curso confere habilitações próprias para lecionar História, deves perguntar a entidades oficiais ligadas ao ensino em Portugal. Penso que o melhor será a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) que é a entidade responsável pela gestão de professores e habilitações para a docência. Podes enviar um pedido através do formulário de contacto no site.
Explicas qual é o teu curso e pedes confirmação se confere habilitação própria para o grupo de recrutamento 400 (História).
Esta costuma ser a forma mais segura de obter resposta oficial.

Numa candidatura a mestrado em ensino de história, podem não contabilizar. Depende da universidade a que vais concorrer.

Em suma,.se pensas em seguir ensino como vida profissional, vale a pena fazeres o mestrado em ensino por vários motivos, nomeadamente financeiro (se fores profissionalizado recebes por uma tabela salarial diferente das de habitação própria) além de que não sendo profissionalizada apenas podes entrar em contratações de escola, estás sempre dependente de aparecerem ou não professores profissionalizados. Cada vez tens mais professores, que já dão aulas há muitos anos, que só têm habilitação própria a concorrer aos mestrados em ensino precisamente por esses motivos.

Candida-te, não tens nada a perder.

🍀🤞
 
Última edição:
Um mestrado em história pode sim dar-te habilitações próprias pois é um grau superior à licenciatura. Mas nesse caso vai depender se é um mestrado pré ou pós Bolonha (que vai recair na tua segunda pergunta).

Se queres saber se o teu curso confere habilitações próprias para lecionar História, deves perguntar a entidades oficiais ligadas ao ensino em Portugal. Penso que o melhor será a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) que é a entidade responsável pela gestão de professores e habilitações para a docência. Podes enviar um pedido através do formulário de contacto no site.
Explicas qual é o teu curso e pedes confirmação se confere habilitação própria para o grupo de recrutamento 400 (História).
Esta costuma ser a forma mais segura de obter resposta oficial.

Numa candidatura a mestrado em ensino de história, podem não contabilizar. Depende da universidade a que vais concorrer.

Em suma,.se pensas em seguir ensino como vida profissional, vale a pena fazeres o mestrado em ensino por vários motivos, nomeadamente financeiro (se fores profissionalizado recebes por uma tabela salarial diferente das de habitação própria) além de que não sendo profissionalizada apenas podes entrar em contratações de escola, estás sempre dependente de aparecerem ou não professores profissionalizados. Cada vez tens mais professores, que já dão aulas há muitos anos, que só têm habilitação própria a concorrer aos mestrados em ensino precisamente por esses motivos.

Candida-te, não tens nada a perder.

🍀🤞
Olá, Cláudia!

Obrigada mais uma vez!
Eu queria ter mesmo a certeza que o mestrado em história pela FSCH habilitava a habilitação própria.

Neste momento, não tenho créditos suficientes para entrar no mestrado em ensino de história e por isso tentei explorar outros meios para atingir o mesmo fim - a docência em história.

Enviei email para a coordenação do mestrado em história com a respetiva pergunta que me disse para colocar a pergunta à AGSE (antiga DGAE) e até ao momento ainda não obtive resposta.

Vou reiterar o email e aguardar.

Obrigada,
Margarida