Licenciatura em Engenharia física e Mestrado em Engenharia Mecânica

Daniel58

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2021
Sou aluno do 12º ano e tenho algumas dúvidas sobre esta tentativa de carreira. Entre todas as engenharias eu prefiro engenharia física, acho que posso ter uma base mais ampla para especializar-me num mestrado futuro. Entretanto, não sei se isto poderia afetar me para conseguir emprego, pois mesmo tendo uma licenciatura com boas bases, alguém com licenciatura e mestrado em engenharia mecânica tem mais especialização que eu. Com isto gostaria de saber se alguém que já se licenciou em Engenharia física sabe se esta escolha poderia influenciar-me muito no futuro. Gostaria bastante de trabalhar em ambiente industrial, trabalhar mais diretamente com as máquinas envolvidas nos processos, mas ao mesmo tempo penso que engenharia física proporciona-me um leque de oportunidades maior, o que me faz ponderar se a licenciatura irá influenciar tanto.

Sou aluno do 12º ano e tenho algumas dúvidas sobre esta tentativa de carreira. Entre todas as engenharias eu prefiro engenharia física, acho que posso ter uma base mais ampla para especializar-me num mestrado futuro. Entretanto, não sei se isto poderia afetar me para conseguir emprego, pois mesmo tendo uma licenciatura com boas bases, alguém com licenciatura e mestrado em engenharia mecânica tem mais especialização que eu. Com isto gostaria de saber se alguém que já se licenciou em Engenharia física sabe se esta escolha poderia influenciar-me muito no futuro. Gostaria bastante de trabalhar em ambiente industrial, trabalhar mais diretamente com as máquinas envolvidas nos processos, mas ao mesmo tempo penso que engenharia física proporciona-me um leque de oportunidades maior, o que me faz ponderar se a licenciatura irá influenciar tanto.
aluno de 3º ano de engenharia física aqui! conheço algumas pessoas do meu curso que acabaram por fazer mestrado em mecânica. é capaz de ser um bocado difícil, pois faltam-nos bases de coisas cruciais em mecânica tipo mecânica de fluídos (acho que por acaso a FCUP tem mecânica de fluídos em LEF)...contudo, temos bases em coisas tipo termodinâmicas e mecânica de sólidos, o que já é um começo. o problema de engenharia física acaba por ser também a maior qualidade do curso, porque dás muito mais tópicos de áreas diferentes relativamente a outras engenharias, o que te dá uma capacidade de aprenderes rápido muito boa, contudo não aprofundas tanto como aporfundarias em mecânica. se tiveres alguma dúvida, estou aqui :)

• Like
Reactions: Daniel58 and davis