Olá. Já estou no 2º ano de engenharia física, e agora tenho novamente essa questão do mestrado em mente. Não sei se entraste em Mestrado ou não, mas sei das dificuldades de sair de um ramo tão diferente como a LEF para LEM, e por isso tenho pensado bastante no meu futuro, mesmo que vá para engenharia mecânica no mestrado. Estou na FCUL e tenho algumas bases de termodinâmica, mecânica de sólidos e fluídos, e eventualmente vou me aprofundar nesses temas que me cativem mais. No entanto, até que ponto eu posso tanto ser aceite em Engenharia Mecânica, ou mesmo Engenharia Aeroespacial com as bases que eu tenho? Além disso, qual seria a mais valia de um engenheiro físico que não se especializou em Engenharia física, cortou a sua formação e migrou para outra área? Eu fico realmente a pensar no quão útil para a indústria seria uma pessoa como eu, pondero várias vezes não necessariamente no meu sucesso mas se é necessário que eu tenha alguma correlação no meu aprendizado, ou basta que eu saiba realmente o que eu estou a fazer. E além disso, eu seria mais requisitado do que alguém que tirou a licenciatura e mestrado no mesmo curso?
Eu gosto bastante do meu curso, mas não me vejo a tirar mestrado em uma área relacionada a ele. Nem em Física médica ou alguma saída como tal. Eu tenho uma preferência por mecânica sem nunca ter tido experiência com muito desse curso, e mesmo que eu goste, será que não vou ser muito prejudicado? Sei que ao mesmo tempo que retiro oportunidades, acabo por ganhar mais valias, sou mais polivalente por assim dizer, mas será que é mesmo isso que a indústria pede? Queria saber a tua opinião sobre como este percurso académico pode tirar ou adicionar oportunidades futuramente.