Licenciatura em Estudos Portugueses: Que mestrado escolher?

catarinnamagalhaes

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2026
Olá pessoal! Este ano concluí a minha Licenciatura em Estudos Portugueses, na Universidade do Minho. Porém, estou um pouco hesitante em relação ao próximo passo. Tenho interesse em fazer um Mestrado, mas não na área que seria de prever com esta Licenciatura, ou seja, o Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. No entanto, continuo desorientada em relação ao que devo escolher porque não sei dizer concretamente o que quero exercer no futuro. Todavia, este curso ajudou-me a perceber que não conseguirei viver só de teoria porque o curso era extremamente teórico, também necessito da prática. Por essa razão, fiz alguma pesquisa de Mestrados que me pareceram ser práticos e estarem relacionados a áreas diversas e selecionei os seguintes:

Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (FLUP)
Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital (ISCAP)
Mestrado em Marketing Digital (ISCAP)

Gostaria de pedir um feedback caso haja alguém que os frequente/tenha frequentado/ esteja informado sobre eles, em relação ao plano de estudos, áreas profissionalizantes e a empregabilidade dos mesmos. Além disso, gostaria de saber se consideram a minha licenciatura compatível com algum destes mestrados.

Agradeço desde já o tempo que disponibilizaram para ler esta mensagem.

Atentamente,
Catarina Magalhães

Olá! Sou licenciada em Comunicação Social - Criação de Conteúdos pela ESEC de Coimbra e estudante de Línguas Modernas Português e Inglês com Menor em História, na FLUC. A minha licenciatura engloba a área de Estudos Portugueses. Não sou a pessoa mais indicada para te esclarecer sobre a empregabilidade da área da assessoria ou marketing digital, pois ainda estou a aprender por mim as bases dessas áreas, mas sei-te dizer que se quiseres a licenciatura em Estudos Portugueses dá acesso às mesmas, não sendo exclusivamente uma licenciatura que tenha como saída ser professor ou professora. Eu no meu caso, por exemplo, não quero ser professora.

Com os melhores cumprimentos,

Joana Antunes

Olá! Sou licenciada em Comunicação Social - Criação de Conteúdos pela ESEC de Coimbra e estudante de Línguas Modernas Português e Inglês com Menor em História, na FLUC. A minha licenciatura engloba a área de Estudos Portugueses. Não sou a pessoa mais indicada para te esclarecer sobre a empregabilidade da área da assessoria ou marketing digital, pois ainda estou a aprender por mim as bases dessas áreas, mas sei-te dizer que se quiseres a licenciatura em Estudos Portugueses dá acesso às mesmas, não sendo exclusivamente uma licenciatura que tenha como saída ser professor ou professora. Eu no meu caso, por exemplo, não quero ser professora.

Com os melhores cumprimentos,

Joana Antunes
Obrigada pelo teu feedback!!! Por curiosidade o que pensas exercer quando teminares o curso?

Para já estou focada só nos estudos e quero realizar mestrado e doutoramento na FLUC. Mas quando começar, quero fazer divulgação de cultura, arte e história. Tenho um projeto pessoal de criação de conteúdos no meu blog, no instagram e no facebook, talvez monetizá-lo ou na biblioteca municipal da figueira da foz, ou no museu municipal da figueira da foz, ou no museu machado de castro, em coimbra, ou na biblioteca geral da universidade de coimbra ou na biblioteca da fluc, e/ou por conta própria. Para já, a minha ideia é essa. Também gostava de experimentar fazer investigação no CHSC de Coimbra.

E tu, queres trabalhar onde?

Se quiseres acompanhar o projecto posso dar-te as informações concretas de onde podes encontrá-lo. Queres manter o contacto comigo?

Última edição: