Licenciatura em gestão ou outro curso relacionado? Qual faculdade?

Martim Fonseca24

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2024
Bom dia...

Estou a um passo de me candidatar à faculdade e estou cheio de dúvidas quanto ao caminho a seguir.

Tenho 18 de média (secundário e exame)... a minha disciplina preferida é Matemática, fiz o secundário com 19 e tive 19.3 no exame nacional.

Há umas semanas atrás, tudo parecia encaminhar-me para o curso de Informática e Gestão de Empresas no ISCTE (Licenciatura de 4 anos, curso com vertente informática e gestão), no entanto, o pouco gosto e conhecimentos em informática (só tive Aplicações Informáticas no 12.⁰ ano), levaram-me a hesitar e inclinar mais para a gestão...

Li sobre e vi algumas pessoas a dizer que, gestão pura, pode ser menos interessante do que uma área mais específica ligada à gestão, aí, a minha primeira grande dúvidas!!!

Depois, a Universidade/faculdade que devo colocar nas primeiras opções.

1. MAEG no ISEG é a minha preferência, mas, com muitas dúvidas quanto a conseguir entrar com 18.

Assim, outra dúvida se levanta - GESTÃO na NOVA SBE, por ser a melhor cotada no ranking, por proporcionar Erasmus, mas, hesito pelo facto de ser mais afastada, implicar deslocações de cerca de 1 hora e, sobretudo, ter muitos alunos estrangeiros, o que pode implicar relações mais afastadas do que eu estou habituado, as aulas serem em Inglês, apesar de estar algo à vontade com o Inglês, não sou fluente. Também o ambiente que apregoam, alunos "betinhos" (que não sei se corresponde à realidade), causam-me alguma apreensão, pois, sou uma pessoa que gosta "diversidade". Mas, MAEG no ISEG, é muito interessante e enquadra-se muito naquilo que eu procuro (1.ª opção) mas com 18, acho que não consigo entrar no curso e causa-me apreensão.

Daí pensar em colocar em 1.ª opcao MAEG no ISEG e em 2.ª opcao Gestão no ISEG, para que, caso não entre em MAEG, ppsso, posteriormente, de forma mais direta e simples, pedir mudança de curso.

2. Gestão no ISCTE ou ISEG?

3. Licenciatura em Gestão ou outro curso ligado à gestão e qual, enquadro no facto que tenho 18 de média?

OBRIGADO

Última edição:
Bom dia...

Estou a um paço de me candidatar à faculdade e estou cheio de dúvidas quanto ao caminho a seguir.

Tenho 18 de média (secundário e exame) e estou inclinado a candidatar-me à Licenciatura em Gestão... a minha disciplina preferida é Matemática, fiz o secundário com 19 e tive 19.3 no exame nacional.

Há umas semanas a trás, tudo parecia encaminhar-me para o curso de Informática e Gestão de Empresas no ISCTE (Licenciatura de 4 anos, curso cim vertente informática e gestão), no entanto, a minha pouca "apetência" para a informática (só tive Aplicações Informáticas no 12.⁰ ano), levaram-me a exitar e inclinar mais para a gestão...

Li sobre e vi algumas pessoas a dizer que, gestão pura, pode ser menos interessante do que uma área mais específica ligada à gestão, aí, a mimha primeira grande dúvidas!!!

1. GESTÃO na NOVA SBE, é o primeiro impulso, por ser a melhor cotada no ranking, por proporcionar Erasmus, mas, hesito pelo facto de ser mais afastada, implicar deslocacoes de cerca de 1 hora e, sobretudo, ter muitos alunos estrangeiros, o que pode implicar relações mais afastadas do que eu estou habituado e ter as aulas em Inglês, apesar de estar algo à vontade com o Inglês, não sou fluente. Também o ambiente que apregoam, alunos "betinhos" (que nãosei se corresponde à realidade), causam-me alguma apreensão, pois, sou uma pessoa que gosta "diversidade".

2. Gestão no ISCTE ou ISEG? Já li que o ISCTE, no citso de gestão é pior que o ISEG, mas, fiquei cheio de dúvidas...

3. Licenciatura em Gestão ou outro curso ligado à gestão e qual, enquadro no facto que tenho 18 de média?

Grato
Olá, também vou para a faculdade para o ano para o curso de gestão.
Como tal não tenho uma opinião “ válida “ de alguém mais velho para te dar, mas tenho o mesmo dilema em relação as informáticas. Toda a gente diz que é super importante, hoje em dia mais que a própria gestão, mas não tenho a certeza se é mesmo para mim.
Uma solução que pensei foi um mestrado depois da licenciatura em ciência de dados/ inteligência artificial, que não sendo exatamente engenharia informática faz parte dessa área, deixa me fazer a licenciatura em gestão e ter na mesma alguma formação na parte da informática.
Em relação ao resto, como sou do porto não vou para nenhuma dessas faculdades, mas se fosse de lisboa escolhia a nova sem hesitar. E entre o iscte e o iseg tenho a ideia que o iseg é melhor

Olá, também vou para a faculdade para o ano para o curso de gestão.
Como tal não tenho uma opinião “ válida “ de alguém mais velho para te dar, mas tenho o mesmo dilema em relação as informáticas. Toda a gente diz que é super importante, hoje em dia mais que a própria gestão, mas não tenho a certeza se é mesmo para mim.
Uma solução que pensei foi um mestrado depois da licenciatura em ciência de dados/ inteligência artificial, que não sendo exatamente engenharia informática faz parte dessa área, deixa me fazer a licenciatura em gestão e ter na mesma alguma formação na parte da informática.
Em relação ao resto, como sou do porto não vou para nenhuma dessas faculdades, mas se fosse de lisboa escolhia a nova sem hesitar. E entre o iscte e o iseg tenho a ideia que o iseg é melhor
Como Engenheira Informática, não acho que seja viável selecionares essa opção e ires para esse mestrado, porque não vais ter bases suficientes.

Os candidatos para mestrados são selecionados com base em X requisitos, o que depende da licenciatura que escolhes. Licenciados em áreas de Engenharia Informática/Ciência de Dados/IA vão ter prioridade em relação a ti. A não ser que te dediques a aprender Informática toda sozinho (e precisar de obter certificados ou experiência de trabalho para ser válido na candidatura ao mestrado) ou tenhas uma média excelente de licenciatura (para seres colocado em cima das pessoas com bases) não acho que seja uma opção viável.

Por exemplo, no caso do mestrado em IA (pelo menos aqui no ISEP), eles valorizam mais se já tiveste experiência de mercado com IA e se já escreveste algum artigo científico na área, o que não vai acontecer no teu curso.

Mas obviamente, vai depender de onde queres fazer e do quão estás disposto a isso.

Bom dia...

Estou a um paço de me candidatar à faculdade e estou cheio de dúvidas quanto ao caminho a seguir.

Tenho 18 de média (secundário e exame) e estou inclinado a candidatar-me à Licenciatura em Gestão... a minha disciplina preferida é Matemática, fiz o secundário com 19 e tive 19.3 no exame nacional.

Há umas semanas a trás, tudo parecia encaminhar-me para o curso de Informática e Gestão de Empresas no ISCTE (Licenciatura de 4 anos, curso cim vertente informática e gestão), no entanto, a minha pouca "apetência" para a informática (só tive Aplicações Informáticas no 12.⁰ ano), levaram-me a exitar e inclinar mais para a gestão...

Li sobre e vi algumas pessoas a dizer que, gestão pura, pode ser menos interessante do que uma área mais específica ligada à gestão, aí, a mimha primeira grande dúvidas!!!

1. GESTÃO na NOVA SBE, é o primeiro impulso, por ser a melhor cotada no ranking, por proporcionar Erasmus, mas, hesito pelo facto de ser mais afastada, implicar deslocacoes de cerca de 1 hora e, sobretudo, ter muitos alunos estrangeiros, o que pode implicar relações mais afastadas do que eu estou habituado e ter as aulas em Inglês, apesar de estar algo à vontade com o Inglês, não sou fluente. Também o ambiente que apregoam, alunos "betinhos" (que nãosei se corresponde à realidade), causam-me alguma apreensão, pois, sou uma pessoa que gosta "diversidade".

2. Gestão no ISCTE ou ISEG? Já li que o ISCTE, no citso de gestão é pior que o ISEG, mas, fiquei cheio de dúvidas...

Grato
Boas Martim,
estudo gestão no ISCTE e estive temporariamente em IGE por isso sou capaz de te responder a algumas dúvidas. Em relação ao ponto 1. de facto a NOVA oferece um maior leque de oportunidades e acho que seria uma boa escolha devido não só a teres chances de entrar com média 18, mas também para te sentires confortável com uso de inglês logo de cara ( quanto aos betinhos isso há em todo o lado, mas do que sei de pessoal que conheço que também tira gestão na NOVA, não são estereótipos que mudam a maneira de ser das pessoas e sempre me contaram que há muita entreajuda entre pessoal do mesmo curso). Relativamente às diferenças entre ISEG e ISCTE no que toca a gestão, não consigo te falar sobre o ISEG, mas sei que o ISCTE mudou o programa do primeiro ano, pelo que irás ter incluído cadeiras relativas a I.A no mundo dos negócios e cadeiras direcionadas á comunicação e consultoria. Tendo tido agora o 1 ano de licenciatura em gestão no ISCTE, sinto que foi a melhor escolha que fiz, ambiente muito familiar entre professores e estudantes, sempre dispostos a ajudar e a tirar dúvidas, pessoal muito focado na união e integração dos caloiros, bastantes grupos de atividades extracurriculares e eventos onde podes evoluir como pessoa e profissional. Quanto às cadeiras, como em todas as universidades é preciso um grande grau de exigência e foco, principalmente na maneira como organizas o teu tempo de estudo. Aqui também poderás encontrar, de certeza absoluta, o mesmo grau de diversidade que na NOVA, já que o ISCTE é a maior, salve o erro, no que toca a acolher estudantes estrangeiros e tens bons programas de estágios internacionais e ERAMUS. Por último, quanto ao curso de IGE, tive 1 mês, tendo mudado para gestão na 3 fase. IGE é um curso excelente, pelo que no final da longa licenciatura sais com bases bastantes sólidas de programação e como construir um negócio. Contudo, é muito, muito, mas mesmo muito exigente. Fui para lá sem bases nenhumas de programação, sem contar aplicações informáticas no 12ano, algo que se mostrou bastante desafiador dado que começas de cara com linguagem Java. Quanto á matemática, terás a toda a hora, mas mesmo a toda a hora. O fator decisivo que me fez mudar para gestão, não foi o grau de intensidade do curso mas sim porque não me identificava com as cadeiras e não via interesse nem motivação para continuar, sendo que as cadeiras que me mais cativavam eram, definidamente, aquelas ligadas ao mundo empresarial. Contudo, aconselho te a ires ao podcast "tenho média pa'isto " no YouTube onde entrevistam estudantes de IGE.
Espero ter ajudado!!

Como Engenheira Informática, não acho que seja viável selecionares essa opção e ires para esse mestrado, porque não vais ter bases suficientes.

Os candidatos para mestrados são selecionados com base em X requisitos, o que depende da licenciatura que escolhes. Licenciados em áreas de Engenharia Informática/Ciência de Dados/IA vão ter prioridade em relação a ti. A não ser que te dediques a aprender Informática toda sozinho (e precisar de obter certificados ou experiência de trabalho para ser válido na candidatura ao mestrado) ou tenhas uma média excelente de licenciatura (para seres colocado em cima das pessoas com bases) não acho que seja uma opção viável.

Por exemplo, no caso do mestrado em IA (pelo menos aqui no ISEP), eles valorizam mais se já tiveste experiência de mercado com IA e se já escreveste algum artigo científico na área, o que não vai acontecer no teu curso.

Mas obviamente, vai depender de onde queres fazer e do quão estás disposto a isso.
Essa ideia surgiu de uma conversa que tive com a coordenadora da minha escola e que me sugeriu isso, mas agora que fui ver direito os criterios de admissao ( ciencia de dados na fcup ) de facto fico bastante atras dos licenciados em matematica/ engenharia informatica.
Assim sendo obrigado pelo feedback !

Já pensaste na licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão no ISEG?

Tens aqui uma resposta que explica bem as diferenças entre essas faculdades, e também uma resposta mais atualizada.

Bom dia...

Há umas semanas a trás, tudo parecia encaminhar-me para o curso de Informática e Gestão de Empresas no ISCTE (Licenciatura de 4 anos, curso com vertente informática e gestão), no entanto, o parco gosto pela informática (só tive Aplicações Informáticas no 12.⁰ ano), levaram-me a exitar e inclinar mais para a gestão...

Grato
O curso de IGE é um curso muito bom, seria sem dúvida uma excelente 1ª escolha, porque dá-te o melhor de 2 mundos, e onde há uma grande procura por profissionais destas áreas.

Tens também a licenciatura de Ciência de Dados do ISCTE. É a primeira licenciatura do país nesta área. É uma área de futuro, se fores pesquisar é uma das áreas que as empresas mais procuram. Mas penso que também tem um pouco de informática (não tenho a certeza), é uma questão de veres o plano de estudos e se enquadra-se naquilo que pretendes.

Mas se não te sentes à vontade com a Informática acho que deves excluir opções que tenham muito foco na informática.

Teu ponto 1- Sim sem dúvida que Gestão na Nova é uma excelente opção, por exemplo ao nível da internacionalização, nomeadamente nos rankings, está um passo à frente. Obviamente tem alguns contras, como todas, mas vale a aposta. Quantos ao ter mais "betos", isso é relativo, talvez tenha, mas não a deves excluir por esse fator minimalista, essa ideia de "beto" é apenas um estereotipo, o que interessa é a educação da pessoa e seu carácter, e vais encontrar "betos" em qualquer das outras opções que referiste.

Teu ponto 2 - Onde é que leste que em Gestão o ISCTE é pior que o ISEG? só se foi aqui no fórum por um aluno do ISEG🤣
Provavelmente todos os alunos do ISCTE vão dizer que o ISCTE é melhor, e muitos do ISEG vão dizer que é o ISEG. Aconselho-te a ver a opinião dos alunos das outras faculdades de Lisboa. Lê a opinião que os alunos da Nova e Católica têm sobre ambas e as opiniões que foram escritas por alguns deles aqui no fórum ao longo dos anos, e não te deixes influenciar por opiniões parciais.

Podes também consultar este ranking que avaliou as licenciaturas de ambas as faculdades, o Multirank - uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus (A Nova não enviou os dados à plataforma por isso não aparece). A esmagadora maioria dos rankings costumam ser de mestrados mas este abrangeu também as licenciaturas.
1722125276642.png
Link: 2022 World University Rankings - Compare Universities & Colleges | U-Multirank

Fazes menção à possibilidade de Erasmus, todas as que referiste permitem Erasmus.
Por referires esse fator presumo que dás importância a um CV mais internacional, se esse fator é importante para ti, na minha opinião devias dar primazia à Nova e ISCTE, pois estas têm muito mais acordos que o ISEG.
E se fores para Gestão e quiseres ter um diploma de 2 universidades diferentes, no caso de licenciaturas (não me refiro a mestrados onde são muitas mais) no caso do ISCTE este tem double degree na licenciatura de Gestão com 2 universidades europeias, uma Francesa (A KEDGE que é uma das melhores de França) e uma alemã, enquanto o ISEG não tem qualquer double degree para a licenciatura de gestão (só tem 1 double degree de licenciatura e apenas na licenciatura de finanças com uma universidade da Polónia).

Isto se deres importância a uma experiência internacional como deste a entender claro, caso contrário, é esquece este aparte.

Por fim aconselho-te a visitares todas as instituições.

Teu ponto 3 - Como referes que tens gosto pela matemática, acho que devias aproveitar para investir nessa área.

E deves ter em consideração a sugestão do maskecrab, se o teu gosto é matemática tens a opção da licenciatura de Matemática Aplicada à Economia e Gestão do ISEG, não sou do ISEG mas já ouvi muito bem da mesma, é a melhor licenciatura do ISEG e a única onde o ISEG se distingue.

Dou-te a sugestão também da Matemática aplicada do IST, mas neste caso terias de ter muitos conhecimentos de Física também.

Boa sorte!

Attachments

• 1722122431010.png
    1722122431010.png
    93.4 KB · Visitas: 2
  • 1722124986308.png
    1722124986308.png
    98.3 KB · Visitas: 2
O curso de IGE é um curso muito bom, seria sem dúvida uma excelente 1ª escolha, porque dá-te o melhor de 2 mundos, e onde há uma grande procura por profissionais destas áreas.

Tens também a licenciatura de Ciência de Dados do ISCTE. É a primeira licenciatura do país nesta área. É uma área de futuro, se fores pesquisar é uma das áreas que as empresas mais procuram. Mas penso que também tem um pouco de informática (não tenho a certeza), é uma questão de veres o plano de estudos e se enquadra-se naquilo que pretendes.

Mas se não te sentes à vontade com a Informática acho que deves excluir opções que tenham muito foco na informática.

Teu ponto 1- Sim sem dúvida que Gestão na Nova é uma excelente opção, por exemplo ao nível da internacionalização, nomeadamente nos rankings, está um passo à frente. Obviamente tem alguns contras, como todas, mas vale a aposta. Quantos ao ter mais "betos", isso é relativo, talvez tenha, mas não a deves excluir por esse fator minimalista, essa ideia de "beto" é apenas um estereotipo, o que interessa é a educação da pessoa e seu carácter, e vais encontrar "betos" em qualquer das outras opções que referiste.

Teu ponto 2 - Onde é que leste que em Gestão o ISCTE é pior que o ISEG? só se foi aqui no fórum por um aluno do ISEG🤣
Provavelmente todos os alunos do ISCTE vão dizer que o ISCTE é melhor, e muitos do ISEG vão dizer que é o ISEG. Aconselho-te a ver a opinião dos alunos das outras faculdades de Lisboa. Lê a opinião que os alunos da Nova e Católica têm sobre ambas e as opiniões que foram escritas por alguns deles aqui no fórum ao longo dos anos, e não te deixes influenciar por opiniões parciais.

Podes também consultar este ranking que avaliou as licenciaturas de ambas as faculdades, o Multirank - uma plataforma financiada pela Comissão Europeia e liderada pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus (A Nova não enviou os dados à plataforma por isso não aparece). A esmagadora maioria dos rankings costumam ser de mestrados mas este abrangeu também as licenciaturas.
Ver anexo 25514
Link: 2022 World University Rankings - Compare Universities & Colleges | U-Multirank

Fazes menção à possibilidade de Erasmus, todas as que referiste permitem Erasmus.
Por referires esse fator presumo que dás importância a um CV mais internacional, se esse fator é importante para ti, na minha opinião devias dar primazia à Nova e ISCTE, pois estas têm muito mais acordos que o ISEG.
E se fores para Gestão e quiseres ter um diploma de 2 universidades diferentes, no caso de licenciaturas (não me refiro a mestrados onde são muitas mais) no caso do ISCTE este tem double degree na licenciatura de Gestão com 2 universidades europeias, uma Francesa (A KEDGE que é uma das melhores de França) e uma alemã, enquanto o ISEG não tem qualquer double degree para a licenciatura de gestão (só tem 1 double degree de licenciatura e apenas na licenciatura de finanças com uma universidade da Polónia).

Isto se deres importância a uma experiência internacional como deste a entender claro, caso contrário, é esquece este aparte.

Por fim aconselho-te a visitares todas as instituições.

Teu ponto 3 - Como referes que tens gosto pela matemática, acho que devias aproveitar para investir nessa área.

E deves ter em consideração a sugestão do maskecrab, se o teu gosto é matemática tens a opção da licenciatura de Matemática Aplicada à Economia e Gestão do ISEG, não sou do ISEG mas já ouvi muito bem da mesma, é a melhor licenciatura do ISEG e a única onde o ISEG se distingue.

Dou-te a sugestão também da Matemática aplicada do IST, mas neste caso terias de ter muitos conhecimentos de Física também.

Boa sorte!

"Provavelmente todos os alunos do ISCTE vão dizer que o ISCTE é melhor, e muitos do ISEG vão dizer que é o ISEG"
"não te deixes influenciar por opiniões parciais"

Ahahahahahahahah

É bom saber que todos os alunos do ISCTE acham que o ISCTE é melhor que o ISEG, mas só alguns alunos do ISEG é que acham que o ISEG é melhor que o ISCTE. Ainda bem que avisaste o OP a ter cuidado com opiniões parciais. lol

"Aconselho-te a ver a opinião dos alunos das outras faculdades de Lisboa. Lê a opinião que os alunos da Nova e Católica têm sobre ambas e as opiniões que foram escritas por alguns deles aqui no fórum ao longo dos anos"

Dado que a única forma que existe para que alguém possa ter uma opinião imparcial sobre qual faculdade é melhor é inscrevendo-se em duas licenciaturas em Gestão ao mesmo tempo em duas faculdades diferentes, diria para leres opiniões com algum ceticismo (principalmente se estas foram dadas ao longo do tempo, pois as coisas mudam), e em vez disso, tentares procurar factos.

1722125276642.png

Ahahahahahah

Bom ranking lol . A Universidade Fernando Pessoa estar acima da Católica e do ISEG deve ser alguma piada.

• Like
Reactions: sigis
Aconselho-te a ver a opinião dos alunos das outras faculdades de Lisboa. Lê a opinião que os alunos da Nova e Católica têm sobre ambas e as opiniões que foram escritas por alguns deles aqui no fórum ao longo dos anos, e não te deixes influenciar por opiniões parciais.
Ser de outra faculdade não implica ter uma opinião imparcial. Se só ouvirem coisas, por exemplo, de um amigo de uma, ou da outra, vão na mesma ter uma opinião enviesada.
Bom ranking lol
Aquele ranking aparenta ter critérios bem peculiares, não é um ranking "normal". Pelos vistos, julgam se os estudantes completam os estudos no número previsto de anos (o que pode medir facilidade e não necessariamente qualidade), e se têm contacto com o mercado de trabalho.
Podes ir ao website e escolher os critérios que queres, e podes escolhê-los até aparecer no topo a universidade que mais te convém.

Última edição:
É bom saber que todos os alunos do ISCTE acham que o ISCTE é melhor que o ISEG, mas só alguns alunos do ISEG é que acham que o ISEG é melhor que o ISCTE. Ainda bem que avisaste o OP a ter cuidado com opiniões parciais. lol

"Aconselho-te a ver a opinião dos alunos das outras faculdades de Lisboa. Lê a opinião que os alunos da Nova e Católica têm sobre ambas e as opiniões que foram escritas por alguns deles aqui no fórum ao longo dos anos"

Dado que a única forma que existe para que alguém possa ter uma opinião imparcial sobre qual faculdade é melhor é inscrevendo-se em duas licenciaturas em Gestão ao mesmo tempo em duas faculdades diferentes, diria para leres opiniões com algum ceticismo (principalmente se estas foram dadas ao longo do tempo, pois as coisas mudam), e em vez disso, tentares procurar factos.
Ok, se calhar não fui bem explicito. O que quis dizer é que em vez de ouvir opiniões de alunos dessas faculdades, o melhor é ouvir opiniões de outras, que provavelmente serão mais neutros.
Claro que o ideal é visitar ambas e procurar a informações sobre as mesmas. Mas respondi na sequência de uma opinião que aqui foi dada.
Ahahahahahah

Bom ranking lol . A Universidade Fernando Pessoa estar acima da Católica e do ISEG deve ser alguma piada.
Não acho que esteja melhor que a Católica nesse ranking. Falta ali dados no aproveitamento.

Mas achei piada é que andaste durante mais de um ano a colocar rankings aqui onde o ISCTE, Nova e Católica estavas mal classificados e agora queixaste deste.

Manda carta de protesto à Comissão Europeia ou então à Universidade Fernando Pessoa se desconfias de algo.

Manda carta de protesto à Comissão Europeia ou então à Universidade Fernando Pessoa se desconfias de algo.
O umultirank disponibiliza muitos mais dados do que aqueles na imagem que compartilhaste, permitindo depois escolher quais se quer. Não foste tu a escolher aqueles critérios que apresentaste?

Aquele ranking aparenta ter critérios bem peculiares, não é um ranking "normal". Pelos vistos, julgam se os estudantes completam os estudos no número previsto de anos (o que pode medir facilidade e não necessariamente qualidade), e se têm contacto com o mercado de trabalho.
Podes ir ao website e escolher os critérios que queres, e podes escolhê-los até aparecer no topo a universidade que mais te convém.
É curioso que tu como moderador não vieste criticar nem opinar sobre os rankings que um user tem vindo a colocar neste fórum, e agora opinas sobre este. Desde rankings onde os investigadores tinham de se registar para aparecer, até rankings que tinham em consideração o nº de estudantes ou a equidade de género masculino e feminino, mas para para ti aí já não havia problema.

Agradeço o tempo que dispensas em prol da comunidade (muita gente esquece-se disso, mas eu não), mas também não te podes esquecer que TU como moderador tens mais responsabilidade que todos nós, e deves ser imparcial, independetemente de andares na mesma universidade que algum dos users.

Se tens dificuldades em interpretar o ranking tens aqui a metodologia do ranking:

E tens aqui o ranking de ambas as faculdades com todos os parâmetros incluídos, ae brangendo as licenciaturas, mestrados e doutoramentos, para ficares mais esclarecido:

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at...ngs/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at...kings/?variant=track&department=1232&field=24

Relembro que este ranking é patrocinado pela Comissão Europeia e programa Erasmus. Agora vires por em causa um ranking oficial e não pores em causa outros é no mínimo criticável.
1722179462348.png

Attachments

• 1722179048865.png
    1722179048865.png
    116.6 KB · Visitas: 0
É curioso que tu como moderador não vieste criticar nem opinar sobre os rankings que um user tem vindo a colocar neste fórum, e agora opinas sobre este. Desde rankings onde os investigadores tinham de se registar para aparecer, até rankings que tinham em consideração o nº de estudantes ou a equidade de género masculino e feminino, mas para para ti aí já não havia problema.

Agradeço o tempo que dispensas em prol da comunidade (muita gente esquece-se disso, mas eu não), mas também não te podes esquecer que TU como moderador tens mais responsabilidade que todos nós, e deves ser imparcial, independetemente de andares na mesma universidade que algum dos users.

Se tens dificuldades em interpretar o ranking tens aqui a metodologia do ranking:

E tens aqui o ranking de ambas as faculdades com todos os parâmetros incluídos, ae brangendo as licenciaturas, mestrados e doutoramentos, para ficares mais esclarecido:

ISCTE: https://www.umultirank.org/study-at...ngs/?variant=track&department=700626&field=24

ISEG: https://www.umultirank.org/study-at...kings/?variant=track&department=1232&field=24

Relembro que este ranking é patrocinado pela Comissão Europeia e programa Erasmus. Agora vires por em causa um ranking oficial e não pores em causa outros é no mínimo criticável.
Ver anexo 25521

Ahahahahahahaha

Já pensaste que, se calhar, os rankings que eu apresentei são fidedignos e és tu que estás errado?

É preciso ter muita falta de noção.

Tal como eu já escrevi na minha outra resposta:

O único ranking que apresentei onde os investigadores têm de se registar foi o RePEc/IDEAS (explicação), e foi na parte da minha resposta em que falei dos professores (como investigadores) . Eu não o incluí na parte em que falei sobre rankings.

Em todos os outros rankings, os professores não se tinham de inscrever. Quanto muito, eram as universidades que tinham de entregar alguns dados (como por exemplo no ranking do Financial Times), mas na sua maioria, os rankings que apresentei aqui são baseados em dados bibliométricos. Basta ler a metodologia dos rankings para confirmar o que eu estou a dizer.

Mas já deu para perceber a tua estratégia. Falas em abstrato e no plural, não mencionas nenhum ranking em específico para parecer que os rankings que eu apresento são todos pouco confiáveis.

Por isso desafio-te a apresentares o ranking em que "o número de alunos das universidades" é um critério de avaliação (ambos sabemos que isto é mentira).

Ahahahahahahahah

O quê? Agora o moderador também é do ISEG.

Epah. És mesmo uma vítima. Está toda a gente contra ti. (sarcasmo).

Boa falácia da autoridade e também cherry picking.

Ahahahahahahaha

Já pensaste que, se calhar, os rankings que eu apresentei são fidedignos e és tu que estás errado?
Esses rankings existem, existem centenas tu apenas foste buscar alguns. Resta saber se são credíveis e se todas as faculdade apostam neles, se enviam os dados ou se inscrevem-se neles.

A única bitola justa que temos em relação à investigação é analisar as avaliações da FCT que é o organismo que avalia os centros de investigação em Portugal, e aí ambos sabemos quem está melhor classificado.
Por isso desafio-te a apresentares o ranking em que "o número de alunos das universidades" é um critério de avaliação (ambos sabemos que isto é mentira).
Outra vez? Já te respondi várias vezes a isso.

hahahahahahahah

O quê? Agora o moderador também é do ISEG.

Epah. És mesmo uma vítima. Está toda a gente contra ti. (sarcasmo).
Não tentes manipular.

Eu não sei se ele anda no ISEG ou na UL ou noutra, apenas referi que qualquer moderador tem de ser imparcial independentemente da universidade onde anda. Estava a falar no geral pois nem sei a faculdade onde ele anda.

Qualquer um vê que ele não foi imparcial, se calhar até nem foi intenção dele. Só ele poderá o dizer.

É curioso que tu como moderador não vieste criticar nem opinar sobre os rankings que um user tem vindo a colocar neste fórum, e agora opinas sobre este
Mais nenhum ranking tinha sido invocado neste tópico.
até rankings que tinham em consideração o nº de estudantes ou a equidade de género masculino e feminino
O que partilhaste também tem, e atribui D no "equilíbrio de género" a ambas as instituições.
Se tens dificuldades em interpretar o ranking tens aqui a metodologia do ranking
Na tua imagem anterior tu não mostraste "o ranking", mostraste uma selecção de quatro critérios específicos incluídos nesse ranking, que, à priori, terás sido tu a escolher no website. Quando eu abro o teu link, ele não me dá esses 4 critérios, pede-me a mim para escolher os que me interessam.
Relembro que este ranking é patrocinado pela Comissão Europeia
Ter apoio da UE não faz com que seja melhor nem pior que os outros. Não julgamos a utilidade de um ranking por quem lá injecta dinheiro.
Qualquer um vê que ele não foi imparcial
Partilhaste um excerto de ranking manipulado e/ou irrelevante, pelas razões que já expus. Desconhecendo se o terás feito com ou sem conhecimento desse facto, salientei-o.

Não tenho posição quanto a qual das vossas universidades é a melhor. No entanto, se tivesse, teria todo o direito a ter e a expressar a minha opinião. Tenho, isso sim, posição quanto a afirmações enganadoras (tenha sido, ou não, intencional).

Última edição:
Esses rankings existem, existem centenas tu apenas foste buscar alguns. Resta saber se são credíveis e se todas as faculdade apostam neles, se enviam os dados ou se inscrevem-se neles.

A única bitola justa que temos em relação à investigação é analisar as avaliações da FCT que é o organismo que avalia os centros de investigação em Portugal, e aí ambos sabemos quem está melhor classificado.

Outra vez? Já te respondi várias vezes a isso.

Não tentes manipular.

Eu não sei se ele anda no ISEG ou na UL ou noutra, apenas referi que qualquer moderador tem de ser imparcial independentemente da universidade que anda. Estava a falar no geral pois nem sei a faculdade onde ele anda.

Qualquer um vê que ele não foi imparcial, se calhar até nem foi intenção dele. Só ele poderá o dizer.

Esses rankings existem, existem centenas tu apenas foste buscar alguns
Existem centenas??? AHAHAHAHAHAHA Muito me dizes.

Então posta lá aqui rankings que eu ainda não apresentei. Vamos lá ver quantos dessas "centenas" de rankings existem realmente (que incluem as áreas de Economia, Gestão, Finanças e classificações de Business Schools portuguesas.

Resta saber se são credíveis e se todas as faculdade apostam neles, se enviam os dados ou se inscrevem-se neles.

Outra vez??? Tu és mesmo um disco riscado.

Tal como eu já tinha escrito em respostas anteriores:

Rankings que eu apresentei nas áreas de Economia, Gestão e Finanças:
  • Financial Times
  • Eduniversal Ranking
  • Shanghai Ranking
  • QS Top Universities
  • Times Higher Education
  • U.S. News & World Report
  • CEOWORLD Magazine
  • SCIMAGO Institutions Rankings 2023
  • NTU Rankings
  • University Ranking by Academic Performance (URAP)

Como podes ver no website do ISCTE, 7 deste 10 estão lá apresentados. Se fossem duvidosos, o ISCTE não os apresentava.

Apenas 3 dos rankings não estão apresentados no website do ISCTE:

A única bitola justa que temos em relação à investigação é analisar as avaliações da FCT que é o organismo que avalia as mesmas em Portugal, e aí ambos sabemos quem está melhor classificado.
Outra vez??? Estás sempre a repetir as mesmas coisas.

Tal como já tinha respondido na minha última resposta:

Como podes verificar na metodologia dos rankings que eu apresentei, à exceção do Financial Times, Eduniversal e CEOWorld Magazine, todos eles têm como um critério de avaliação a investigação científica por área, e o Shanghai Ranking, URAP e NTU Ranking medem única e exclusivamente investigação científica (o ranking de Shanghai mede também prémios científicos, que são consequência da investigação).

Além disso, essas avaliações da FCT foram feitas em 2018 e publicadas em 2019, e o período de avaliação foi entre 2013 e 2017.

As novas avaliações vão ocorrer entre 2024 e 2025 e o período avaliado é entre 2018 e 2023.

Já os rankings que apresentei que medem exclusivamente investigação:
  • No ranking de Shanghai, o período avaliado foi entre 2018 e 2022, e os dados bibliométricos foram retirados da Web of Science e InCites.
  • No ranking URAP, o período avaliado foi entre 2018 e 2022, e os dados bibliométricos faram retirados do InCites.
  • No ranking NTU, o período avaliado foi entre 2013 e 2023 e as estatísticas são referentes a artigos publicados em jornais indexados por SCI e SSCI.

Quando um investigador publica um artigo científico, submete para publicação em jornais peer-review, e nessa submissão tem de incluir em que unidade de investigação está inserido. Esses jornais estão indexados em bases de dados como Web of Science ou Scopus, e quando um artigo é publicado, essas bases de dados costumam ter os nomes dos autores indexados e atualizados automaticamente. Logo, os dados dos rankings que eu publiquei estão atualizados e não dependem do registo de autores.

Este é um deles:
1722175938645.png

Mas pronto, percebo que tenhas interesse em usar esses rankings para influenciar os incautos. Mas para mim um ranking que avalia uma instituição pelo nº de estudantes e pelo rácio entre homens e mulheres não é um ranking muito fiável, mas se calhar sou eu.

AHAHAHAHAHAHAHAH

Tu tens uma lata.

Tal como está escrito nesse print screen "You are currently viewing a previous year's rankings. View the latest rankings: Young University Rankings 2024". Isto é o ranking de universidades novas do Times Higher Education.

É que eu não pus esse ranking. O ranking que eu coloquei foi este: Times Higher Education - World University Rankings 2024 by subject: Business and Economics

Sabes o que é hilariante nisto?

Isso que tu usas setas para apontar não são critérios de avaliação. São apenas informações referentes às universidades.

Os critérios de avaliação, como está escrito na metodologia, são:
  • Teaching: learning environment (30.4%)
  • Research environment: volume, income and reputation (31.6%)
  • Research quality: strength, influence and excellence (25%)
  • International outlook: staff, students, research (9%)
  • Industry: income and patents (4%)

Aahahahahaha E depois dizes que quem está a tentar enganar sou eu. lol

Pois, já deu para reparar que as pessoas tendem a ser parciais sempre que discordam contigo.

Mais nenhum ranking tinha sido invocado neste tópico.
Eu referi fórum, não referi tópico. Presumo que não sejas moderador apenas deste tópico mas sim do fórum em geral.

O que partilhaste também tem, e atribui D no "equilíbrio de género" a ambas as instituições.
Esquece esses parâmetros que na minha opinião são irrelevantes foca-te no resto. (investigação, orientação internacional, contacto com empresas etc etc).

Na tua imagem anterior tu não mostraste "o ranking", mostraste uma selecção de quatro critérios específicos incluídos nesse ranking, que, à priori, terás sido tu a escolher no website. Quando eu abro o teu link, ele não me dá esses 4 critérios, pede-me a mim para escolher os que me interessam.
Eu escolhi os parâmetros referentes às licenciaturas, que são aqueles a que este tópico se refere. Mas já coloquei os links com todos os parâmetros para todos visualizarem e compararem.
Ter apoio da UE não faz com que seja melhor nem pior que os outros. Não julgamos a utilidade de um ranking por quem lá injecta dinheiro.
Ótimo, esse devia ser o príncípio. Mas não infringiste esse princípio ao adjetivares este ranking que se refere a este tópico de licenciatura? fizeste um julgamento precipitado sem verificares a metodologia e as organização que o fazem. Porque não fizeste o mesmo a outros rankings que foram colocados neste fórum?

Partilhaste um ranking manipulado e/ou irrelevante, pelas razões que já expus. Desconhecendo se o terás feito com ou sem conhecimento desse facto, salientei-o.
Não partilhei um ranking manipulado, mais uma vez fazes adjetivações incorretas e quebras o princípio que devias seguir.

Os parâmetros que postei foram aqueles que se referem às licenciatura (Bachelors).

Antes de fazeres juízos de valor podias ter questionado.

Como moderador esperava outra resposta tua.

Última edição:
Eu referi fórum, não referi tópico (...) Porque não fizeste o mesmo a outros rankings que foram colocados neste fórum?
Ora, então queres dizer que o que achas "curioso" é eu não ter comentado afirmações antigas feitas em tópicos em cuja discussão não participei sequer?
Os parâmetros que referi foram aqueles que se referem às licenciatura (Bachelors).
Ainda que sejam esses os parâmetros baseados em dados exclusivamente das licenciaturas, só esses quatro não permitem julgar uma licenciatura, e, aliás, diria que nem são particularmente relevantes. Ainda assim, usaste a posição relativa destas duas instituições para tentar tirar conclusões sobre qual é melhor.
Antes de fazeres juízos de valor podias ter questionado.
Vede:
O umultirank disponibiliza muitos mais dados do que aqueles na imagem que compartilhaste, permitindo depois escolher quais se quer. Não foste tu a escolher aqueles critérios que apresentaste?

maskedcrab disse
Não percebi nada do teu post, fizeste copy de outros posts que já tinhas feito, nem respondeste a nada, mas não percas tempo, que não tenho pachorra para te responder a coisas que já foram discutidas.

Um mentiroso será sempre um mentiroso e não fui eu que vim aqui ao fórum dizer que tinha mestrado para mostrar credibilidade e afinal é tudo uma mentira, andaste a enganar os candidatos.
Post automatically merged:

Ora, então queres dizer que o que achas "curioso" é eu não ter comentado afirmações antigas feitas em tópicos em cuja discussão não participei sequer?
Ah ok, então tu postaste aqui porque tinhas comentado anteriormente e não por seres moderador certo?

Ainda que sejam esses os parâmetros baseados em dados exclusivamente das licenciaturas, só esses quatro não permitem julgar uma licenciatura, e, aliás, diria que nem são particularmente relevantes. Ainda assim, usaste a posição relativa destas duas instituições para tentar tirar conclusões sobre qual é melhor.
Exatamente concordo contigo. Os rankings valem o que valem, e há muito mais vida além dos rankings, mas se este é o único ranking de licenciatura que avalia determinados parâmetros de licenciatura porque não colocar aqui já que este tópico se refere a licenciaturas?

Outro user está a colocar aqui neste tópico links para outros rankings que nem são de licenciaturas mas sim mestrados e afins, também vais opinar e fazer juízos de valor sobre esses rankings? porque como poderás ver também haveria muito a dizer. Ou há aqui diferença de tratamento? Em 8 anos de Uniarea nunca me lembro de ver um moderador ou responsável pelo fórum a adjetivar rankings de um determinado user e sobre determinada matéria ainda por cima relacionados com o tópico.

Ainda não te retrataste sobre a tua abordagem aqui. Ficava bem um pouco de humildade caro moderador.
Post automatically merged:

sigis disse:
Pelos vistos, julgam se os estudantes completam os estudos no número previsto de anos (o que pode medir facilidade e não necessariamente qualidade), e se têm contacto com o mercado de trabalho.
Já agora, estava aqui a ler melhor este teu comentário, e considero infeliz e ofensivo para não dizer outras coisa.

Até percebo o que queres dizer, mas esse teu argumento não se aplica neste caso nem ao ISEG e muito menos ao ISCTE. E o facto de insinuares isso demonstra ignorância da tua parte e/ou má fé. Caso não saibas o ISCTE é mais conhecido na área de gestão que o ISEG, está há mais tempo nos rankings internacionais que o ISEG, é sobejamento conhecido na área de gestão (e até outras áreas). Toda a gente da área reconhece o seu corpo docente tendo ganho vários prémios nacionais e internacionais, tem mais alunos com prémios de gestão que os do ISEG, tem mais acordos com universidades estrangeiras, tem mais double degrees, mais empresas no seu fórum de emprego, tem os seus centros de investigação melhor classificados que os do ISEG, etc etc.

Toda a gente da área reconhece a exigência, estimulo e acompanhamento que os professores do ISCTE dão aos seus alunos, o excelente ambiente académico etc etc. Todo esses fatores e resultados envolvem exigência, acompanhamento e boa preparação dos alunos, contacto com as empresas etc etc. Insinuar sequer que isso possa advir de facilidades, é ofensivo, e terias ao mesmo tempo a ofender o próprio ISEG, pois os alunos não conseguem atingir alguns desses fatores. Por exemplo, o Prémio Primus Interpares (https://www.premioprimusinterpares.pt), que é um dos principais prémios de gestão em Portugal, e que existe há 19 anos, o ISEG nunca atingiu os 3 primeiros lugares, enquanto o ISCTE é um dos que tem mais vitórias (5 vitórias em 19 possíveis, além de muitos 2º e 3º lugares), juntamente com a Nova, Católica, FEP e IST aka Técnico. Isso demonstra a qualidade do ensino e preparação que é dado nestas instituições. Insinuar também que estas faculdades são facilitistas é ofensivo e ridículo.

Sobre esta questão há outros tópicos onde foi discutido não vou estar a repetir.

Quanto ao ter mais contacto com o mercado de trabalho, se achas que isso não é importante, é porque não percebes um dos fatores essenciais para os recém-licenciados. Aliás uma das criticas que fazem aos cursos de outras áreas e faculdades, por exemplo de humanidades e de ciências sociais, em Portugal é precisamente não terem qualquer contato com o mundo empresarial ao longo das licenciaturas. Ter empresas que contribuem e estimulam os alunos é essencial, e ajudam à sua integração no mercado de trabalho.

Ainda não te retrataste sobre a tua abordagem aqui. Ficava bem um pouco de humildade caro moderador.

Última edição: