Licenciatura em História da arte/Mestrado em ensino 3⁰ ciclo/secundário

LuisaWalrus

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2020
Boa noite camaradas.

Encontro-me neste momento a frequentar a licenciatura em História da Arte, que é a minha área preferida +depois de já ter passado por cerca de 3 ou 4. Gosto muito do curso e estou feliz, no entanto tinha na cabeça a ideia de ser professora de história da arte e quando fui ver os mestrados de ensino de história apercebi-me de que não existe um mestrado de ensino em história da arte e que pior que isso, os mestrados pedem créditos em história (na minha faculdade pelo menos história da arte apenas dá créditos de... História da arte.) Mas o mestrado de ensino em história (na FLUP) tem 1 cadeira por semestre dedicado a história da arte. Estou num beco sem saída? É possível fazer mestrado em ensino mesmo sem uma licenciatura em história? Não tenho interesse em ser professora de história no geral (gosto de história, claro, mas o que queria mesmo era dar aulas de história da arte).

Espero que alguém me saiba responder porque neste momento estou um bocado em dúvida com o que posso fazer com este curso... Há outras opções sem ser dar aulas obviamente mas acho que ia gostar de ser professora...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite camaradas.

Encontro-me neste momento a frequentar a licenciatura em História da Arte, que é a minha área preferida +depois de já ter passado por cerca de 3 ou 4. Gosto muito do curso e estou feliz, no entanto tinha na cabeça a ideia de ser professora de história da arte e quando fui ver os mestrados de ensino de história apercebi-me de que não existe um mestrado de ensino em história da arte e que pior que isso, os mestrados pedem créditos em história (na minha faculdade pelo menos história da arte apenas dá créditos de... História da arte.) Mas o mestrado de ensino em história (na FLUP) tem 1 cadeira por semestre dedicado a história da arte. Estou num beco sem saída? É possível fazer mestrado em ensino mesmo sem uma licenciatura em história? Não tenho interesse em ser professora de história no geral (gosto de história, claro, mas o que queria mesmo era dar aulas de história da arte).

Espero que alguém me saiba responder porque neste momento estou um bocado em dúvida com o que posso fazer com este curso... Há outras opções sem ser dar aulas obviamente mas acho que ia gostar de ser professora...
Olá, Luísa!

Eu acho que a tua interpretação é correcta e a licenciatura em História da Arte não dá 120 ECTS na área científica de História, para concorreres ao mestrado, mas não tenho como te confirmar isto. Na verdade, estou há uns tempos a pesquisar informação sobre os mestrados em Ensino para efeitos de compilação e divulgação e as áreas científicas às vezes até aparecem com designações diferentes, devido à autonomia das instituições, o que é um pouco estranho. No entanto, tenho uma recomendação a fazer-te: ires à página dos mestrados que te interessam e enviares email a perguntar ao director de curso do mestrado (no caso da FLUP, penso que eles fornecem o contacto dos SA). Enviei uma mensagem aos SA da UPorto recentemente e eles responderam-me às questões em poucos dias, portanto, diria que a tua melhor alternativa é perguntares-lhes directamente se História da Arte daria acesso ao mestrado em ensino de História ou não. O não é quase sempre garantido, mas tentar não custa e perguntar não ofende 🤗

Se queres mesmo ser professora do ensino Básico e Secundário, talvez o mais indicado, caso a resposta seja negativa, seria tirares uma segunda licenciatura e depois o mestrado em Ensino. Em alternativa, podes prosseguir estudos em História da Arte, mas nesse sentido só virias a ser professora universitária, por exemplo, mas normalmente esses professores vieram da investigação, terias de orientar-te nesse sentido, não sei se te interessa.

Uma vez que estou a compilar informação sobre os mestrados em Ensino para mais tarde divulgar, depois importas-te de dizer-me o que te responderam dos teus contactos? Seria uma boa ajuda ☺

Boa sorte!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
M UAb Licenciatura em História - Universidade Aberta Universidade Aberta 6
TiagoP. (Duvidas) Exame nacional de história cultura das artes - Licenciatura design comunicação Concurso Nacional e Locais - Público 7
H Licenciatura em História... para onde ir? Ciências Sociais e Serviços 1
barbaracorreialvb Licenciatura em História... Coimbra ou Porto? Humanidades, Secretariado e Tradução 0
A Licenciatura em direito e mestrado em RI Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
M Licenciatura em Filosofia em regime trabalhador-estudante Humanidades, Secretariado e Tradução 0
D Mestrado em Direito com licenciatura em Solicitadoria Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
A Licenciatura Artes Plásticas e tecnologias artísticas Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Jaskaran Licenciatura em gestão para entrar na Ordem dos Contabilistas Certificados Ciências Económicas e Empresariais 1
C Licenciatura em Desporto e Mestrado em Fisioterapia Saúde 0
joaopedrofernandes8 Mestrado em Economia com Licenciatura em EGI Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 1
Daniel0Costa FEUC para FEP (licenciatura) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
S Licenciatura ou mestrado em Serviço Social? Ciências Sociais e Serviços 0
A Acabei um CET em Automação e gostaria de me candidatar a uma licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
L Pós-graduação vs 2a licenciatura Ensino Superior - Geral 0
A Licenciatura num Politécnico ou na Universidade Aberta Ensino Superior - Geral 0
S Dupla licenciatura direito-gestão Ensino Superior - Geral 1
Leonardo Camargo Ferreira Texto sobre experiências pessoais em curso (Licenciatura em Sociologia; Mestrado em Ciências da Educação) Geral 0
N Curso de Cuidados Veterinários ( CTESP) para a licenciatura de Enfermagem Veterinária Recursos Naturais 0
N 2ª Licenciatura Ensino Superior - Geral 1
R Equivalências numa segunda licenciatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
M Como pausar a licenciatura? Ensino Superior - Geral 1
Bruno14 Mudança de curso e licenciatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Fazer licenciatura em 2 anos Ensino Superior - Geral 2
R Qual a melhor forma de fazer uma nova licenciatura numa área totalmente diferente da original? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Licenciatura de Biologia Aplicada e mestrado em Bioengenharia ou Genética Ciências 0
B Licenciatura Regime E-Learning Ensino Superior - Geral 0
L Licenciatura em Bioquímica/ O que fazer a seguir? Ciências 1
L Pós-graduação diferente da licenciatura sim ou não? Ensino Superior - Geral 0
L Licenciatura em Bioquímica/Mestrado em Ensino Educação 0
Patrícia Cabral Terminar licenciatura após anos? Ensino Superior - Geral 1
Pauloberry ESEPPorto Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas Instituto Politécnico do Porto 2
K Após uma licenciatura ir para outro curso superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Licenciatura em eng. Ambiente e mestrados Ciências 0
L Licenciatura ou mestrado no estrangeiro? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 7
J Licenciatura em Física e mestrado em Engenharia Física Ciências 2
M IPS Licenciatura em fisioterapia IPS e ESTeSL Instituto Politécnico de Setúbal 0
M Licenciatura em Fisioterapia no IPS e na ESTeSL Saúde 0
M Quais as melhores univ e cursos para ir pra Asia ou EUA, ainda na licenciatura? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
_André_ Dúvidas - Licenciatura em Regime Pós Laboral Ensino Superior - Geral 2
L Licenciatura em Educação Básica para Mestrado em Educação Fisica. Educação 4
moreira31 Licenciatura vs CET/CTESP Concursos e Regimes Especiais 2
S Estudante de Medicina (já com licenciatura noutra área) que quer fazer transferência para Med na UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
S Colocar a licenciatura em pausa para fazer outra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Pós-Graduação diferente da Licenciatura Ensino Superior - Geral 1
Dianaatigre Mestrado com licenciatura por terminar Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 3
mariana_sp24 Tesp para licenciatura e exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 5
I Há possibilidade de mudar de instituição tendo feito o primeiro ano de licenciatura e recomeçar a licenciatura do 0 na nova instituição? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
D Cálculo de média final de licenciatura Ensino Superior - Geral 1
G Nova Licenciatura / Modo de candidatura Ensino Superior - Geral 2