Licenciatura Filosofia

Matrícula
15 Agosto 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá a todos e a todas! Estou no 11º ano, em ciências e tecnologias, e enfrento o dilema de quem está consciente de que quer um curso superior na área das humanidades.
Filosofia intriga-me bastante e vejo-me a seguir esse curso para enveredar pela vertente do ensino.
O senso comum julga logo esta opção, vaticinando um futuro desastroso para quem a escolher.
Gostava, portanto, de saber através das pessoas que estão/estiveram nesta área, quais são as instituições do ensino superior com melhor plano curricular na licenciatura de Filosofia, o que estão a achar ou acharam do curso e como se afigura o paradigma no ensino daqui a alguns anos.
Obrigada a todos/as!

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Olá, Eduarda.
Também me encontro no mesmo ano de escolaridade e curso científico-humanístico que tu e também sinto o mesmo quanto à decisão do curso superior a seguir: no ano passado, depois de compreender melhor Filosofia, percebi que gostava daquilo. E este ano foi a certeza que ganhei, ao ponto de começar a estudar mais frequentemente a disciplina, procurar mais informações sobre filósofos que estão ou não no programa da disciplina, até que... Sim. Decidi que irei fazer o exame de Filosofia e não me arrependo da escolha, mesmo que ouça tudo e mais alguma coisa.
Penso que talvez opte Psicologia na UL como primeira opção e talvez como segunda ou terceira opção Filosofia, ou na UL ou na UNL - escolha que também tem em conta a localização, mas acredito que tenham bons planos curriculares. Confesso, contudo, que ainda não tenha espreitado como deve ser essa secção.
Boa sorte para o que vier, tu consegues ;)
Mensagem fundida automaticamente:

A propósito do assunto, gostaria de entender se existem algum tipo de diferenças que sejam evidentes entre a UL e a UNL... E queria saber as opinões existentes sobre a UC :)

Ricsil

Membro
Matrícula
27 Novembro 2017
Uma dúvida importante.Uma pessoa que NÃO QUEIRA ser professor de Filosofia de maneira nenhuma que outras saídas possíveis tem uma pessoa formada(licenciada,únicamente) em Filosofia?.O que eu quero saber é quais as profissões práticas que um licenciado em Filosofia tem no mercado de trabalho atual sem ser o ensino?.Quais os empregos práticos?. É uma dúvida muito pertinente,acho eu!!!.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Uma dúvida importante.Uma pessoa que NÃO QUEIRA ser professor de Filosofia de maneira nenhuma que outras saídas possíveis tem uma pessoa formada(licenciada,únicamente) em Filosofia?.O que eu quero saber é quais as profissões práticas que um licenciado em Filosofia tem no mercado de trabalho atual sem ser o ensino?.Quais os empregos práticos?. É uma dúvida muito pertinente,acho eu!!!.
Acho que, por exemplo, comissões de avaliação ética são constituídas por pessoas ligadas à Filosofia em alguma forma, diplomatas e uma possível investigação na área são algumas das coisas que me vêm à cabeça de algo que uma pessoa de Filosofia poderá fazer, mas apenas uma licenciatura em Filosofia tenho ideia que é algo bem vago.

Ricsil

Membro
Matrícula
27 Novembro 2017
Acho que, por exemplo, comissões de avaliação ética são constituídas por pessoas ligadas à Filosofia em alguma forma, diplomatas e uma possível investigação na área são algumas das coisas que me vêm à cabeça de algo que uma pessoa de Filosofia poderá fazer, mas apenas uma licenciatura em Filosofia tenho ideia que é algo bem vago.
Muito obrigado pela esclarecimento!!!.Era o que tinha em ideia.Eu estava indeciso entre continuar o curso que frequento atualmente ou mudar para Filosofia.Eu era muito bom aluno no secundário na disciplina e por várias razões nunca se propiciou formar-me na área e (fazendo agora um balanço) devo dizer que é um ALIVIO ENORME não ter ido para esse curso.Porque as saídas profissionais são de tal maneira CURTAS E VAGAS que seria mau ter ido para lá.Porque eu nunca quis nem quero ser professor nem do secundário nem do superior para o meu futuro e tirando essa saída profissional o resto de saídas do curso são tão escassas,vagas e reduzidas que o melhor e o mais adequado é manter-me onde estou neste momento.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Retirado do site da FLUP:
Investigação científica, fundamental e aplicada
Atividade editorial
Assessoria
Carreira diplomática
Comunicação social
Conselhos de Ética
Consultoria especializada
Dinamização cultural
Ensino (após conclusão de formação profissionalizante em Mestrado)
Recursos humanos
Relações públicas

Ricsil

Membro
Matrícula
27 Novembro 2017
Retirado do site da FLUP:
Investigação científica, fundamental e aplicada
Atividade editorial
Assessoria
Carreira diplomática
Comunicação social
Conselhos de Ética
Consultoria especializada
Dinamização cultural
Ensino (após conclusão de formação profissionalizante em Mestrado)
Recursos humanos
Relações públicas
Isso tudo já eu sabia (porque frequento a mesma Faculdade)mas essa lista é muito teórica,não diz as profissões práticas mas,ainda assim,dá para perceber que para os meus interesses profissionais NÃO É VANTAJOSO para mim ir para ele e,por isso,é continuar naquele em que estou e levá-lo até ao fim.Filosofia só se correr tudo muito bem daqui a muito tempo,ir só por prazer pessoal e não para exercer como profissão.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D ISEC Lisboa - Licenciatura em Ótica e Optometria Privado Politécnico 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
Maria susano licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais Tecnologias 0
Pedro021 Licenciatura Marketing em Lisboa Ciências Sociais e Serviços 0
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
M Nova licenciatura - idade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Sou formado em Medicina Dentária mas estou a pensar tirar uma nova licenciatura Ensino Superior 7
W Licenciatura Eletrónica, Telecomunicações e Computadores vale a pena? Tecnologias 0
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 1
C Licenciatura em Física Ciências 4
anairamx Estágio na licenciatura Ensino Superior 1
Leonardo Viegas Sair da licenciatura temporariamente Ensino Superior 3
Leonardo Viegas Acabar licenciatura mais cedo Ensino Superior 3
B Recandidatura a uma licenciatura simultânea Ensino Superior 1
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 0
C Tirar uma nova licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
marianatorres FBAUL Licenciatura em Desenho Universidade de Lisboa 0
M Mestrado integrado ou licenciatura em Bioengenharia? Tecnologias 1
B Fazer o secundário após concluir licenciatura sem 12º Ensino Secundário 1
I Desmotivação ao terminar a licenciatura Ensino Superior 0
Ângela0104 Uma pessoa licenciada em educação basica pode trabalhar numa creche? (apenas com licenciatura) Educação 1
H Ajuda - Tirar Licenciatura Numa Nova Área Concursos e Regimes Especiais 1
Sara_Silva_Pereira_Psi Inscrição em exames nacionais para segunda licenciatura Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Pedro Melk É possível pedir transferência de um curso de licenciatura em Informática para licenciatura em Engenharia Informática, em universidades diferentes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
TiagoP. (Duvidas) Exame nacional de história cultura das artes - Licenciatura design comunicação Concurso Nacional e Locais - Público 7
H Licenciatura em História... para onde ir? Ciências Sociais e Serviços 0
M Mestrado após licenciatura na Privada Concursos Institucionais – Privado 1
C Total Mudança: Licenciatura e Mestrado Ensino Superior 3
B Escolha do mestrado (licenciatura em economia) Ensino Superior 4
Flávio C0sta TESP e Licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Licenciatura no ISEP (ENGENHARIA QUIMICA) e mestrado na FEUP Tecnologias 1
Casal CTESP e Licenciatura - Conselhos Ensino Superior 7
M licenciatura em matematica ou em quimica Ciências 9
Inês Duque Rocha UMinho Licenciatura em Música na Universidade do Minho Universidade do Minho 2
Francisco Abrantes Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual em Castelo Branco Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
marcolop3s Vale a pena um ctesp mesmo quando há média para licenciatura? Ensino Superior 1
F Licenciatura em Engenharia Informática, UC, ISEP OU ISEC ? Tecnologias 3
S Entrada na Universidade já com uma licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
David1154 ISCTE Nova licenciatura Ciência de Dados ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 57
J Acabar a licenciatura no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
C Candidatura Titulares de outros cursos superiores: licenciatura ou mestrado? Concursos e Regimes Especiais 1
R Licenciatura ISEP mestrado FEUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Andreia200 Quero fazer outra licenciatura no fim desta que estou a fazer Ensino Superior 7
C Segunda licenciatura Ensino Superior 1
Couchinho UEuropeia IADE Propinas - Licenciatura Fotografia Universidade Europeia 2
P Licenciatura em Multimédia na ESMAD ou na ESAD? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Y Acabar a licenciatura no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1