Licenciatura Filosofia

Matrícula
15 Agosto 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá a todos e a todas! Estou no 11º ano, em ciências e tecnologias, e enfrento o dilema de quem está consciente de que quer um curso superior na área das humanidades.
Filosofia intriga-me bastante e vejo-me a seguir esse curso para enveredar pela vertente do ensino.
O senso comum julga logo esta opção, vaticinando um futuro desastroso para quem a escolher.
Gostava, portanto, de saber através das pessoas que estão/estiveram nesta área, quais são as instituições do ensino superior com melhor plano curricular na licenciatura de Filosofia, o que estão a achar ou acharam do curso e como se afigura o paradigma no ensino daqui a alguns anos.
Obrigada a todos/as!

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá, Eduarda.
Também me encontro no mesmo ano de escolaridade e curso científico-humanístico que tu e também sinto o mesmo quanto à decisão do curso superior a seguir: no ano passado, depois de compreender melhor Filosofia, percebi que gostava daquilo. E este ano foi a certeza que ganhei, ao ponto de começar a estudar mais frequentemente a disciplina, procurar mais informações sobre filósofos que estão ou não no programa da disciplina, até que... Sim. Decidi que irei fazer o exame de Filosofia e não me arrependo da escolha, mesmo que ouça tudo e mais alguma coisa.
Penso que talvez opte Psicologia na UL como primeira opção e talvez como segunda ou terceira opção Filosofia, ou na UL ou na UNL - escolha que também tem em conta a localização, mas acredito que tenham bons planos curriculares. Confesso, contudo, que ainda não tenha espreitado como deve ser essa secção.
Boa sorte para o que vier, tu consegues ;)
Post automatically merged:

A propósito do assunto, gostaria de entender se existem algum tipo de diferenças que sejam evidentes entre a UL e a UNL... E queria saber as opinões existentes sobre a UC :)

Uma dúvida importante.Uma pessoa que NÃO QUEIRA ser professor de Filosofia de maneira nenhuma que outras saídas possíveis tem uma pessoa formada(licenciada,únicamente) em Filosofia?.O que eu quero saber é quais as profissões práticas que um licenciado em Filosofia tem no mercado de trabalho atual sem ser o ensino?.Quais os empregos práticos?. É uma dúvida muito pertinente,acho eu!!!.

Uma dúvida importante.Uma pessoa que NÃO QUEIRA ser professor de Filosofia de maneira nenhuma que outras saídas possíveis tem uma pessoa formada(licenciada,únicamente) em Filosofia?.O que eu quero saber é quais as profissões práticas que um licenciado em Filosofia tem no mercado de trabalho atual sem ser o ensino?.Quais os empregos práticos?. É uma dúvida muito pertinente,acho eu!!!.

Acho que, por exemplo, comissões de avaliação ética são constituídas por pessoas ligadas à Filosofia em alguma forma, diplomatas e uma possível investigação na área são algumas das coisas que me vêm à cabeça de algo que uma pessoa de Filosofia poderá fazer, mas apenas uma licenciatura em Filosofia tenho ideia que é algo bem vago.

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Acho que, por exemplo, comissões de avaliação ética são constituídas por pessoas ligadas à Filosofia em alguma forma, diplomatas e uma possível investigação na área são algumas das coisas que me vêm à cabeça de algo que uma pessoa de Filosofia poderá fazer, mas apenas uma licenciatura em Filosofia tenho ideia que é algo bem vago.
Muito obrigado pela esclarecimento!!!.Era o que tinha em ideia.Eu estava indeciso entre continuar o curso que frequento atualmente ou mudar para Filosofia.Eu era muito bom aluno no secundário na disciplina e por várias razões nunca se propiciou formar-me na área e (fazendo agora um balanço) devo dizer que é um ALIVIO ENORME não ter ido para esse curso.Porque as saídas profissionais são de tal maneira CURTAS E VAGAS que seria mau ter ido para lá.Porque eu nunca quis nem quero ser professor nem do secundário nem do superior para o meu futuro e tirando essa saída profissional o resto de saídas do curso são tão escassas,vagas e reduzidas que o melhor e o mais adequado é manter-me onde estou neste momento.

Retirado do site da FLUP:
Investigação científica, fundamental e aplicada
Atividade editorial
Assessoria
Carreira diplomática
Comunicação social
Conselhos de Ética
Consultoria especializada
Dinamização cultural
Ensino (após conclusão de formação profissionalizante em Mestrado)
Recursos humanos
Relações públicas

Retirado do site da FLUP:
Investigação científica, fundamental e aplicada
Atividade editorial
Assessoria
Carreira diplomática
Comunicação social
Conselhos de Ética
Consultoria especializada
Dinamização cultural
Ensino (após conclusão de formação profissionalizante em Mestrado)
Recursos humanos
Relações públicas
Isso tudo já eu sabia (porque frequento a mesma Faculdade)mas essa lista é muito teórica,não diz as profissões práticas mas,ainda assim,dá para perceber que para os meus interesses profissionais NÃO É VANTAJOSO para mim ir para ele e,por isso,é continuar naquele em que estou e levá-lo até ao fim.Filosofia só se correr tudo muito bem daqui a muito tempo,ir só por prazer pessoal e não para exercer como profissão.

Vou-me candidatar a Filosofia; qual Universidade me recomendariam tendo em consideração a qualidade de ensino?
Olá! Depende da abordagem que gostarias mais de ter. Só conheço os casos de Lisboa, na NOVA e na FLUL. Se gostas mais de filosofia continental, diria que a NOVA vai mais nesse sentido. Se te interessa mais a filosofia analítica, a FLUL parece-me mais orientada nesse sentido. Fiz algumas cadeiras de Filosofia na licenciatura e gostei muito das mesmas, achei que os professores davam aulas muito boas e facilmente esclareciam qualquer dúvida de qualquer aluno. Experimenta ver os planos de estudos dos cursos, programas das disciplinas e compara!

• Like
Reactions: LeoSantos