Licenciatura sem exames/Ano Zero

gleitaoo

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2021
Alguém sabe se existe alguma universidade/politécnico (público/privado), onde dê para fazer o primeiro ano de Licenciatura sem ter exames válidos, e ao fim desse primeiro ano, fazer o exame e entrar já para o segundo ano de Licenciatura? Ou seja, não ter exames, mas fazer o primeiro ano de Licenciatura, e quando acabar esse ano, fazer exame e se a nota for suficiente, continuar a fazer a Licenciatura.

Solução
Olá, para te inscreveres num curso de ensino superior precisas de uma prova de ingresso, mas podes sempre optar por ano zero/discplinas isoladas e depois já as tens feitas quando te inscreveres no 1º ano

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Olá, para te inscreveres num curso de ensino superior precisas de uma prova de ingresso, mas podes sempre optar por ano zero/discplinas isoladas e depois já as tens feitas quando te inscreveres no 1º ano

• Like
Reactions: davis
Solução

gleitaoo

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2021
Sim, isso eu consegui saber quando procurei informações sobre o assunto. Mas o que eu queria saber era se existe aglum "ano zero" em que não perdes o ano. Normalmete faz-se 4 cadeiras no ano zero, mas não dá, em nenhum lado, para fazer todas as cadeiras, e depois se conseguir a nota necessária no exame, já tenho as cadeiras todas do primeiro ano feitas?

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL
Sim, isso eu consegui saber quando procurei informações sobre o assunto. Mas o que eu queria saber era se existe aglum "ano zero" em que não perdes o ano. Normalmete faz-se 4 cadeiras no ano zero, mas não dá, em nenhum lado, para fazer todas as cadeiras, e depois se conseguir a nota necessária no exame, já tenho as cadeiras todas do primeiro ano feitas?
Que eu saiba não, mas recomendo que vejas as condições do ano zero na universidade que o queres fazer

katherine25

Membro
Matrícula
21 Maio 2019
boa noite, eu gostava de perguntar como é que funciona as disciplinas isoladas, eu queria entrar num curso mas não tenho media suficiente até que li que podia fazer as disciplinas isoladas. Eu ja pesquisei muita coisa mas as datas de candidatura para essas vagas não fazem sentido e eu não percebo muito bem como é que funciona. Tenho que falar diretamente com a faculdade? E como funciona? eu tenho que tirar a nota necessária no exame Nacional e candidatar me pelo o concurso normal ? e depois se entrar ja tenho algumas disciplinas feitas? E o valor das propinas e muito superior ao normal? peço desculpa por tantas perguntas mas estou confusa e precisava de ajuda.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @katherine25
Tenho que falar diretamente com a faculdade?
Sim.
E como funciona? eu tenho que tirar a nota necessária no exame Nacional e candidatar me pelo o concurso normal ?
Não, o processo de inscrição é definido pela faculdade, mas não inclui a nota dos exames nacionais.
e depois se entrar ja tenho algumas disciplinas feitas?
Sim.
E o valor das propinas e muito superior ao normal?
Depende da instituição em causa.

Sugiro que leias isto: