Licenciaturas e Mestrados

vivianaalmeida

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2017
Olá! Vou candidatar-me para o próximo ano ao ensino superior e encontro-me indecisa entre Recursos Humanos e Relações Internacionais, então questionei-me se é possível fazer a licenciatura numa das áreas e depois mestrado na outra. Posso fazer isso, ainda que as duas áreas não estejam diretamente relacionadas uma com a outra?

isabel_araújo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Não tenho a certeza... mas acho que convém sempre ter um elemento de ligação.~
Por exemplo, Relações internacionais está relacionado com política e direito, enquanto que recursos humanos está relacionado com gestão e psicologia.
Sendo assim, o que gostas mais ? no que te verias no futuro a trabalhar e em que posição ? São questões que deves refletir.

Penso que também poderias falar com os diretores de curso/coordenadores dos dois cursos (da Universidade ou IP que pretendes concorrer) e expor a dúvida diretamente, talvez a experiência que eles tenham te possa ajudar ;-)

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Instituição
ESCS-IPL
Olá! Vou candidatar-me para o próximo ano ao ensino superior e encontro-me indecisa entre Recursos Humanos e Relações Internacionais, então questionei-me se é possível fazer a licenciatura numa das áreas e depois mestrado na outra. Posso fazer isso, ainda que as duas áreas não estejam diretamente relacionadas uma com a outra?

Podes, à partida. É uma questão de veres se o mestrado tem como "pré-requisitos" alguma licenciatura numa área em específico. Há muitos que não têm, o que te permitirá fazer então um mestrado numa área totalmente diferente da da licenciatura. Noutros tens uma restrição estilo "que tenha obtido o grau de licenciatura em áreas como gestão, matemática ou contabilidade", por exemplo. Noutros ainda, tens a possibilidade de fazer "testes" para eles compreenderem se tens os conhecimentos necessários mínimos para frequentares determinado mestrado.

Como disse isso varia de mestrado para mestrado, portanto é uma questão de investigares um pouco sobre isso!

Atualmente é cada vez mais comum fazer mestrado numa área distinta da da licenciatura. Umas vezes até há algum elo de ligação, outras não, simplesmente apercebes-te de que aquilo em que te licenciaste não era totalmente do teu agrado e queres tentar uma vertente diferente. É possível!

Boa sorte!

catia05

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2017
Boa noite.

Terminei este ano o 2°ano de faculdade, frequento a licenciatura de Contabilidade e Auditoria, no 3°ano são propostos dois ramos à escolha: Fiscalidade ou Auditoria, dos quais teremos que escolher um. Estou bastante confusa e com medo de fazer a escolha errada.. Gostaria de ter uma opinião de fora, sobre que ramo seria a melhor escolha.. tendo em conta os vários contras e benefícios, como por exemplo...
Que ramo me dará mais conteúdo para o mercado de trabalho futuramente? Qual deles terá um maior impacto em termos de saídas profissionais? Qual deles terá um maior grau de dificuldade?

Obrigada

MariaSoares274

Membro Caloiro
Matrícula
31 Janeiro 2017
Boa tarde, tenho uma dúvida relativamente a 1' e 2' fases, caso me candidate à 2' fase mas não ficar interessada com a colocação, preferir ainda onde me saiu na 1' fase, perco a vaga da 1' fase, ou basta não me matricular na universidade que me calhou na 2' fase? Obrigada, e espero que tenha sido clara

D

Deleted member 2018

Guest
Boa tarde, tenho uma dúvida relativamente a 1' e 2' fases, caso me candidate à 2' fase mas não ficar interessada com a colocação, preferir ainda onde me saiu na 1' fase, perco a vaga da 1' fase, ou basta não me matricular na universidade que me calhou na 2' fase? Obrigada, e espero que tenha sido clara
Perdes a vaga da 1.ª fase automaticamente, caso sejas colocada.