Livro de preparação para o exame de Físico Química 2020

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Iolanda Veiga

Membro Caloiro
Matrícula
3 Fevereiro 2019
Livro de preparação para o exame de Físico Química 2020
Mensagem fundida automaticamente:

Qual aconselham?

Estev3s

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Na minha opinião, o livro da Iave, sem dúvida.
Todos os exercícios estão agrupados por matéria.
Ajudou-me imenso, não só para o exame mas como também para os testes ao longo do ano.

• Like
Reactions: Blasty

Rafaela S

Membro
Matrícula
21 Agosto 2017
Curso
Ciências e Tecnologias - 12°
Eu concordo plenamente! Durante o ano utilizei o livro do iave para fazer os exercicios e acompanhar a matéria. Depois para o exame, fiz os exames dos anos anteriores que estão disponíveis no banco de provas do iave.

Marta Domingues

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2020
Que mais livros recomendam, já tenho o do iave que me ajudou muito nos testes mas gostava de um complemento ao meu estudo, que outro livro com exercícios puxadinhos recomendavam para que ficasse bem preparada para o exame?

Estev3s

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Que mais livros recomendam, já tenho o do iave que me ajudou muito nos testes mas gostava de um complemento ao meu estudo, que outro livro com exercícios puxadinhos recomendavam para que ficasse bem preparada para o exame?
Olá, no ano passado o livro que usei mais para me preparar para o exame foi o da IAVE. Sem ser o da IAVE, tens também o "Preparar o Exame Nacional" da Areal, Preparar o Exame Nacional - Física e Química A 10º e 11º Anos - Vários - Compra Livros na Fnac.pt , na minha opinião é um livro muito bom porque os exercícios são do tipo exame,ou seja, "engraçados" , também vi alguns livros como o da porto editora mas vai dar tudo ao mesmo. Ah, agora a escola virtual é grátis, ela tem vários recursos para a preparação dos exames. Boa sorte!!

Marta Domingues

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2020
Olá, no ano passado o livro que usei mais para me preparar para o exame foi o da IAVE. Sem ser o da IAVE, tens também o "Preparar o Exame Nacional" da Areal, Preparar o Exame Nacional - Física e Química A 10º e 11º Anos - Vários - Compra Livros na Fnac.pt , na minha opinião é um livro muito bom porque os exercícios são do tipo exame,ou seja, "engraçados" , também vi alguns livros como o da porto editora mas vai dar tudo ao mesmo. Ah, agora a escola virtual é grátis, ela tem vários recursos para a preparação dos exames. Boa sorte!!
Ok, muito obrigada por responderes e pela dica do livro e da escola virtual. Sei que não devia basear a compra do livro numa opinião apenas mas se calhar vou para esse. Que achaste dos livros da editora raiz e da leya? Eu sei que provavelmente não tivestes todos, mas se for o caso de tiveres tido alguma experiência com estes, podias-me dizer o que pensas? Exame Física e Química 11.º ano - Leya; Preparar o Exame 2020 - Física e Química A - 11.º Ano - Livro - WOOK - Raiz

• Like
Reactions: Estev3s

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 12° Ano
Ok, muito obrigada por responderes e pela dica do livro e da escola virtual. Sei que não devia basear a compra do livro numa opinião apenas mas se calhar vou para esse. Que achaste dos livros da editora raiz e da leya? Eu sei que provavelmente não tivestes todos, mas se for o caso de tiveres tido alguma experiência com estes, podias-me dizer o que pensas? Exame Física e Química 11.º ano - Leya; Preparar o Exame 2020 - Física e Química A - 11.º Ano - Livro - WOOK - Raiz
Olha, tenho a edição de 2020 da Raíz e digo-te já que não me arrependo em nada de ter investido nele (foi um bocado caro quando comprei).
Mais do que os resumos, o que eu realmente gostei foram os exercícios. São muito "fora da caixa", têm inúmeras situações com pequenas diferenças, "ratoeiras" que te vão deixar mais alerta para aquilo que o exame te poderá deixar na dúvida.

Em relação aos resumos, são relativamente curtos. A matéria que no manual está em 20 páginas, ali está em 10. Mas são resumos bons. Tens ali o essencial sobre cada matéria. Acho que são suficientes. Tudo aquilo que é verdadeiramente importante está ali, de um forma bastante direta para não existir espaço para dúvida, não é aquele texto muito longo cheio de enquadramentos (por vezes chatos) que os manuais têm (nas margens até costumam aparecer algumas curiosidades e outras informações que podem ser relevantes).

Vou fazer exame este ano, e como tal, já comecei a estudar os capítulos em que me sinto menos à vontade. Refiro-me a Termodinâmica e "eletricidade", essencialmente. De termodinâmica, digo-te já que fiz os exercícios todos e agora sinto-me muito mais preparado. Confesso que fui ver as soluções bastantes vezes, mas é para isso que elas servem, e agora já me sinto capaz de fazer os exercícios sem dúvidas. Comecei hoje a fazer os exercícios de "eletricidade" e também estou a achá-los muito interessantes.
Há uns tempos para estudar para um teste de Mecânica (11° ano) também fiz uns exercícios do livro e notei que eram muito originais, requerem algum raciocínio. Para além de perceberes os truques para resolver os exercícios, acho que com eles vais conseguir perceber a matéria em si, aplicar os conceitos sem estar apenas a decorar e mecanizar processos de resolução.

Não sei quanto aos outros livros (para além do do IAVE que também tenho), mas aconselho o da Raíz. 😉 Tem sido uma ajuda fantástica!

• Like
Reactions: silvyidk

Marta Domingues

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2020
Olha, tenho a edição de 2020 da Raíz e digo-te já que não me arrependo em nada de ter investido nele (foi um bocado caro quando comprei).
Mais do que os resumos, o que eu realmente gostei foram os exercícios. São muito "fora da caixa", têm inúmeras situações com pequenas diferenças, "ratoeiras" que te vão deixar mais alerta para aquilo que o exame te poderá deixar na dúvida.

Em relação aos resumos, são relativamente curtos. A matéria que no manual está em 20 páginas, ali está em 10. Mas são resumos bons. Tens ali o essencial sobre cada matéria. Acho que são suficientes. Tudo aquilo que é verdadeiramente importante está ali, de um forma bastante direta para não existir espaço para dúvida, não é aquele texto muito longo cheio de enquadramentos (por vezes chatos) que os manuais têm (nas margens até costumam aparecer algumas curiosidades e outras informações que podem ser relevantes).

Vou fazer exame este ano, e como tal, já comecei a estudar os capítulos em que me sinto menos à vontade. Refiro-me a Termodinâmica e "eletricidade", essencialmente. De termodinâmica, digo-te já que fiz os exercícios todos e agora sinto-me muito mais preparado. Confesso que fui ver as soluções bastantes vezes, mas é para isso que elas servem, e agora já me sinto capaz de fazer os exercícios sem dúvidas. Comecei hoje a fazer os exercícios de "eletricidade" e também estou a achá-los muito interessantes.
Há uns tempos para estudar para um teste de Mecânica (11° ano) também fiz uns exercícios do livro e notei que eram muito originais, requerem algum raciocínio. Para além de perceberes os truques para resolver os exercícios, acho que com eles vais conseguir perceber a matéria em si, aplicar os conceitos sem estar apenas a decorar e mecanizar processos de resolução.

Não sei quanto aos outros livros (para além do do IAVE que também tenho), mas aconselho o da Raíz. 😉 Tem sido uma ajuda fantástica!
Oh, muito obrigada. Agradeço muito a tua resposta detalhada. Já comprei o outro livro da areal mas quando acabar esse, vou também levar em conta este da raiz. Obrigada :D

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Malta, alguém poderia disponibilizar exercicios de eletricidade (10º) mais puxados? Visto que até 2019 não saia no exame não está nada no livro do iave, e os que estão no livro da porto editora são acessiveis...
Tenho alguns interessantes (podes achar mais difíceis ou não de acordo com a tua preparação) do livro da Raíz Editora. Posso por aqui fotos de alguns.

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Coloquei nos apontamentos! 🙃 Não coloquei as soluções porque acho que se torna mais interessante discutirmos os excs aqui. Mais tarde talvez coloque.

Marta Domingues

Membro Caloiro
Matrícula
1 Fevereiro 2020
Para exercícios de eletricidade, só ainda tenho o caderno de atividades da escola (editora areal). Mas como tem alguns exercícios que eu diria que são jeitosos, e tamb+em provas-tipo que são mais ou menos, se alguém quiser eu digitalizo e envio.

Estev3s

Membro
Matrícula
2 Dezembro 2018
No ano passado tive sorte com o que calhou no exame pois a eletricidade foi simples. Acho que este ano poderá calhar um exercício do painel solar para calcular o rendimento ou a energia gerada. Agora como o tema de eletricidade pode calhar cuidado com os painéis fotovoltaicos.

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
No ano passado tive sorte com o que calhou no exame pois a eletricidade foi simples. Acho que este ano poderá calhar um exercício do painel solar para calcular o rendimento ou a energia gerada. Agora como o tema de eletricidade pode calhar cuidado com os painéis fotovoltaicos.
Isso nem é o pior, na minha opinião. Acho pior se colocarem circuitos para calcularmos resistências, correntes, etc... é preciso ter atenção 😆 Mas estou convicto de que este ano vão colocar alguma coisa sobre isso.

Olá! 🙃 Estou a estudar eletricidade. Alguém me consegue ajudar neste exercício? É a opção D.

A partir da potência dissipada na resistência de 33Ω (9,2W) calculei a corrente elétrica nos terminais da resistência, ou seja, nesse "ramo", pela fórmula \( P=RI^2 \). Deu ~0.53A. Depois, pela forma \( P=UI \) calculei a diferença de potencial, ~17V.

Como sabemos que a diferença de potencial é igual nas associações em paralelo, também o será na resistência de 10Ω. Então pela forma \( U=RI \) calculei a corrente elétrica na resistência de 10Ω, ~1,7 A. Como a corrente se divide pelos dois "ramos", então a corrente na resistência R é 1,7-0,53= 1,17A.

Depois, como a diferença de potencial é igual nos dois ramos, U1=U2 <=> R2 = (R1 * I1)/I2. Aplicando os valores previamente calculados, sendo 1 a resistência de 33Ω e 2 a resistência R, vemos que R2=15Ω.

Acontece que se calcular a potência dissipada na resistência R, de 15Ω, somando-a com a potência dissipada de resistência de 33Ω, dá os tais 30W.

Gostaria de perceber se a resistência de 10Ω não "entra" no cálculo por alguma razão? Ou, se então, todo o meu raciocínio está incorrecto.

Obrigado pela ajuda.

IMG_20200407_181243.jpg

Última edição:

ExamesFQA

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Olá :)

Hmm, a mim está a dar a opção B. 16 W.

A d.d.p. na resistência de 33 ohm é, como disseste, 17,42 V. E a d.d.p é igual em resistências com associações em paralelo, mas a resistência de 10 ohm não está associada em paralelo com a resistência de 33 ohm. A resistência de 10 ohm está associada em paralelo é com a resistência R. E por isso a resistência R é que também tem de d.d.p 17,42 V. O conjunto de resistências R e 22 ohm está associado em série com a resistência 10 ohm e por isso a resistência de 10 ohm tem uma tensão de 24 - 17,42 = 6,58 V.

Calculadas as correntes elétricas: I33ohm = 0,528 A , I10ohm =0,658 A e IR= 0,13 A, as potências dissipadas correspondentes seriam 9,2 W, 4,33 W e 2,25 W que somadas dá 15,8 W. Vou verificar os cálculos novamente.

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso

A d.d.p. na resistência de 33 ohm é, como disseste, 17,42 V. E a d.d.p é igual em resistências com associações em paralelo, mas a resistência de 10 ohm não está associada em paralelo com a resistência de 33 ohm. A resistência de 10 ohm está associada em paralelo é com a resistência R. E por isso a resistência R é que também tem de d.d.p 17,42 V. O conjunto de resistências R e 22 ohm está associado em série com a resistência 10 ohm e por isso a resistência de 10 ohm tem uma tensão de 24 - 17,42 = 6,58 V.

Calculadas as correntes elétricas: I33ohm = 0,528 A , I10ohm =0,658 A e IR= 0,13 A, as potências dissipadas correspondentes seriam 9,2 W, 4,33 W e 2,25 W que somadas dá 15,8 W. Vou verificar os cálculos novamente.
Analisando bem, já entendi o que fiz mal. Foi mesmo a parte da associação das resistências, já que a de 10 ohm não está em paralelo com as restantes. É a opção B, sim. Confirmei, e tinha visto mal na altura, o que acabou por comprometer o meu raciocínio (penso que antes de ver a solução deu um valor semelhante, mais décima menos décima dados os arredondamentos. Depois de ver a solução, errada, convenci-me de que me tinha enganado e andei a inventar para ver se chegava lá xD 🤦‍♂️).

Obrigado pela ajuda! 😉

Outra questão: os 24V, neste contexto, correspondem à tensão nos terminais do gerador ou correspondem às força eletromotriz? É que sendo um circuito fechado estes valores diferem, devido à resistência interna, e por isso, o gerador não fornece toda a energia ao circuito.

• Like
Reactions: ExamesFQA

ExamesFQA

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Ainda bem :) Às vezes o mais complicadito de fazer, quando temos circuitos com resistências em paralelo e em série, é atribuir bem as tensões. As correntes não é tão difícil mas as tensões pode ser.

Estes 24 V correspondem à tensão nos terminais do gerador, a tensão que é realmente fornecida às resistências do circuito (porque para calcular a tensão na resistência de 10 ohm admitimos que a tensão total era 24 V, já que não tínhamos mais dados sobre resistência interna). Se o gerador for um gerador ideal, a força eletromotriz também é 24 V, e não há energia dissipada no interior do gerador. Se o gerador não for ideal, a força eletromotriz é maior que 24 V (nunca pode ser menor). Só a energia que "sai cá para fora" do gerador é que é dissipada nas resistências.

floater3

Membro Dux
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ainda bem :) Às vezes o mais complicadito de fazer, quando temos circuitos com resistências em paralelo e em série, é atribuir bem as tensões. As correntes não é tão difícil mas as tensões pode ser.

Estes 24 V correspondem à tensão nos terminais do gerador, a tensão que é realmente fornecida às resistências do circuito (porque para calcular a tensão na resistência de 10 ohm admitimos que a tensão total era 24 V, já que não tínhamos mais dados sobre resistência interna). Se o gerador for um gerador ideal, a força eletromotriz também é 24 V, e não há energia dissipada no interior do gerador. Se o gerador não for ideal, a força eletromotriz é maior que 24 V (nunca pode ser menor). Só a energia que "sai cá para fora" do gerador é que é dissipada nas resistências.
Então se os 24V fossem a força eletromotriz apareceria, necessariamente, Ɛ=24V? Assim sendo considera-se que os 24V correspondem a tensão que é realmente fornecida?

• Like
Reactions: ExamesFQA

ExamesFQA

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Então se os 24V fossem a força eletromotriz apareceria, necessariamente, Ɛ=24V? Assim sendo considera-se que os 24V correspondem a tensão que é realmente fornecida?
Yep. Tinham que nos dizer mais alguma no enunciado (ou fornecer um valor de resistência interna) se fosse para não considerar os 24V como tensão nos terminais no gerador.

• Fabulous
Reactions: floater3