🧑🎓 Medicina, enfermagem e várias engenharias estão entre os cursos com maior empregabilidade, de acordo com dados do Ministério da Educação. 45 cursos superiores têm mesmo zero desempregados registados. Consulta a lista completa.
Olá
Para o ano entro no 10º ano no curso de CT.
Se me pudessem partilhar os vossos recursos e livros que usaram ficaria muito agradecida e contem-me um bocado da vossa experiência (estou bastante ansiosa).
Muito Obrigada
Olá
Para o ano entro no 10º ano no curso de CT.
Se me pudessem partilhar os vossos recursos e livros que usaram ficaria muito agradecida e contem-me um bocado da vossa experiência (estou bastante ansiosa).
Muito Obrigada
Olá Sofii, espero que te encontres bem.
Acabei o 12 ano em Ct, por isso posso falar-te um pouco da minha experiência e dar algumas dicas :)
Acredito que estejas ansiosa, o que é completamente normal, também estava assim! Toda a gente me dizia que o secundário era terrível, muito difícil tirar boas notas e que o grau de dificuldade seria muito mais elevado. Antes de mais, digo-te que não é bem bem assim... pelo menos comigo, senti que os meus professores do 9ano descreveram um cenário dantesco que foi tudo menos verdade. O 10 ano é difícil, sim. Porém, com estudo e organização, consegues facilmente ter boas notas. Dás mais matéria que antes, mas acaba por estar mais focado em disciplinas que escolheste tu, por isso irão mais ao encontro dos teus interesses, o que motiva imenso.
A matemática e português seguem a mesma lógica, sendo que português se torna mais exigente ao nível da correção de erros, vírgulas e estrutura daquilo que escreves em si. É importante ires tirando notas do que o teu prof for dizendo a cerca dos textos, para que depois se torne mais fácil, ao estudar para os testes. Matemática é basicamente perceber o raciocínio e praticar, fazendo muitos exercícios (tal como no 9ano). Em relação às restantes disciplinas, passo a explicar:
filosofia: vais dar lógica, que é muito giro e fácil... apenas decorar umas coisinhas e depois analisar frases simples com base nisso (não vou dar spoiler hehe) e também perceber diferentes perspectivas de filósofos, relativamente a alguns assuntos. É muito marrar e perceber.
ingles: mais do mesmo, achei semelhante ao inglês de 9 ano. Talvez uma maior complexidade nos vocábulos e nos textos, mas nada de extraordinário que ver umas boas series nao resolvam ahah ;)
fq: é muito giro, começas pela química que no inicio parece mesmo difícil... depois é fazeres exercícios, apanhares o jeito e ninguém te para.
bg: também muito giro, começas pela geologia (um bocado seca), mas é igual à que deste no 7 ano, não é dificil. É muito importante que percebas a matéria de bg, decorar so por si nao resulta, pq depois as perguntas nos testes são muito a base de interpretação, nao coisas diretas.
Acho que é basicamente isso, espero nao me ter escapado nada.
Desejo-te muita sorte para o próximo ano :)
Vais ver que vai correr tudo bem e terás as notas que precisas heheh
para já, aproveita as férias xd
Post automatically merged:
sobre livros de apoio, acho que o mais importante será arranjares um livro extra de ex de matemática, eu tinha o ASES e gostei muito. De fq tinha o PREPARAR OS TESTES. acho que esses são os mais importantes. Depois ao longo do ano, se achares necessário, é uma questão de procurares na Fnac, continente...
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.