Livros de apoio ao estudo 11ºano (Novo programa)

Biologo213

Membro
Matrícula
23 Junho 2016
Olá! Eu vou agora para o 11ºano e sou aluno de ciências e tecnologias, e queria saber se alguém conhece um bom livro de resumos e exercícios tipo exame DO NOVO PROGRAMA de Matemática A e Física e Química A. Os que eu encontrei eram do programa antigo, e não gostei muito do livro preparar para o exame nacional de Física e Química A da porto editora, achei muito incompleto e os exercícios sinceramente não eram nada demais.
Obrigado!!

• Like
Reactions: Catarina12
Olá! Estou na mesma situação que tu, eu já estive a procurar livros de apoio, principalmente da Porto Editora, porque tive uma boa experiência com eles no ano passado. Esta é a minha lista:
BioGeo

Mat -(o nº1 do ranking de vendas da bertrand é de 2014, e por isso acho que o programa é o antigo, até porque muitos livros de 2014 já nem sequer são possíveis de comprar)

Fil - Não vou fazer o exame nacional porque não quero arriscar estragar o meu 19, mas não encontrei nenhum livro de apoio, sem ser este, que me agradasse, gostava que existisse um Guia de Estudo para o 11º ano, mas não há.

FQ - Este livro confunde-me pelo título, pois o exame de FQ deste verão não tem o mesmo programa que o que nós vamos fazer, mas diz 2016, enquanto que o de Biologia diz 2017. Mas visitei agora o site da porto editora, e o livro está na lista dos livros de apoio deste ano(link para imagem), por isso já estou mais confiante de que é uma opção viável.

Sei que não pediste para Filosofia ou Biologia, mas resolvi colocar, para alguém que precise.
Obviamente que isto são apenas sugestões e pode haver outras escolhas, mas estes foram os que eu gostei mais.

Bom estudo e boa sorte! :D

Edit:
Acabei de me aperceber que existem mais dois ótimos livros de exercicíos para o 11º de FQ:
um de Física e outro de Química!
No ano passado comprei os dois, para o 10º ano, acho que são ótimos! O grau de díficuldade vai de perguntas básicas, até perguntas muito mais difíceis do que as que estão em manuais. Também tem uma parte de questões resolvidas e outras por resolver, as soluções das questões por resolver são sempre por passos, até nas escolhas múltiplas! Está aqui uma ficha de exercícios que o meu professor fez baseada no livro de física. O meu professor também os tinha e dizia-me sempre que se eu fizesse conseguisse fazer aqueles exercícios o teste fazia-se "na boa".:)

Última edição:
  • Like
Reactions: Biologo213
Olá! Estou na mesma situação que tu, eu já estive a procurar livros de apoio, principalmente da Porto Editora, porque tive uma boa experiência com eles no ano passado. Esta é a minha lista:
BioGeo

Mat -(o nº1 do ranking de vendas da bertrand é de 2014, e por isso acho que o programa é o antigo, até porque muitos livros de 2014 já nem sequer são possíveis de comprar)

Fil - Não vou fazer o exame nacional porque não quero arriscar estragar o meu 19, mas não encontrei nenhum livro de apoio, sem ser este, que me agradasse, gostava que existisse um Guia de Estudo para o 11º ano, mas não há.

FQ - Este livro confunde-me pelo título, pois o exame de FQ deste verão não tem o mesmo programa que o que nós vamos fazer, mas diz 2016, enquanto que o de Biologia diz 2017. Mas visitei agora o site da porto editora, e o livro está na lista dos livros de apoio deste ano(link para imagem), por isso já estou mais confiante de que é uma opção viável.

Sei que não pediste para Filosofia ou Biologia, mas resolvi colocar, para alguém que precise.
Obviamente que isto são apenas sugestões e pode haver outras escolhas, mas estes foram os que eu gostei mais.

Edit:
Acabei de me aperceber que existem mais dois ótimos livros de exercicíos para o 11º de FQ:
No ano passado comprei os dois, para o 10º ano, acho que são ótimos! O grau de díficuldade vai de perguntas básicas, até perguntas muito mais difíceis do que as que estão em manuais. Também tem uma parte de questões resolvidas e outras por resolver, as soluções das questões por resolver são sempre por passos, até nas escolhas múltiplas! Está aqui uma ficha de exercícios que o meu professor fez baseada no livro de física. O meu professor também os tinha e dizia-me sempre que se eu fizesse conseguisse fazer aqueles exercícios o teste fazia-se "na boa".:)

Quanto a Matemática eu estava a pensar comprar esse e um guia de estudo da porto editora, tens razão, acho que só no 10ºano é que o programa tinha mudado. A Filosofia uso um que é colecção resumos (também é o que uso a biologia) e é bastante bom. Quanto a FQ eu n gostei muito desse quando tive a dar uma olhadela por ele na bertrand :/ como o meu professor tinha dito que a matéria do 11º era praticamente igual comprei um do programa anterior.
Obrigado pela ficha!!

O que mudou? Pensei que nada tivesse mudado
É assim, eu não sei as mudanças todas, mas sei que mudou bastante. As equações irracionais, composição de funções, operações com funções, função inversa nós só demos agora no 11° (pelo que sei vocês deram no 10°). A parte dos limites e continuidade de funções (uma parte grande do programa creio eu), passou do 12° para o 11°. E mais algumas coisas talvez, não sei bem.

Eu vou fazer exame nacional de matematica A e de fisica quimica A, muda alguma coisa este ano para os exames nacionais ou vai continuar com o mesmo programa?

Olá! Eu vou agora para o 11ºano e sou aluno de ciências e tecnologias, e queria saber se alguém conhece um bom livro de resumos e exercícios tipo exame DO NOVO PROGRAMA de Matemática A e Física e Química A. Os que eu encontrei eram do programa antigo, e não gostei muito do livro preparar para o exame nacional de Física e Química A da porto editora, achei muito incompleto e os exercícios sinceramente não eram nada demais.
Obrigado!!
Estou exatamente na mesma situação que tu!
Mas sei de algumas coisas...
Utilizei o "ASES" da matemática A 10o ano, os exercícios são de todos os níveis, e como tem muitos exercícios, podes treinar imenso... Esse livro ajudou-me muito mesmo! Consegui uma média de 20, graças a ele e ao livro escolar! A versão 11o sairá em setembro, por isso espera mais um bcdinho :P (Penso que este ano sairá uma versão 10 e 11o para FQ, mas nas lojas ainda não sabem quando vem...).
Para fq A, em setembro vai sair o livro de preparação P exame com matéria dos dois anos, com o novo programa, aquele que compraste mas atualizado...
Dou notícias, se quiseres, quando tiver os livros!

BioGeo

Edit:
Olá :)
Esses livros que recomendaste de fq são com o novo programa?
E essa ficha do teu professor é de que ano?
Tens mais fichas assim, parece que dão muito jeito!
Obrigada :)

• Like
Reactions: João Feliciano
Olá :)
Esses livros que recomendaste de fq são com o novo programa?
E essa ficha do teu professor é de que ano?
Tens mais fichas assim, parece que dão muito jeito!
Obrigada :)
Olá! :grinning:
O "Preparar os Exames" não tenho 100% certeza, mas acho que sim, já os "Exercícios de ..." tenho a certeza que são.
É de 2015/2016, do meu 10º ano que concluí há 3 meses!
Só encontrei mais esta para FQ, mas fui mais organizado a reunir o material para Filosofia, está aqui uma pasta com matérias do 10º :smile:.

• Like
Reactions: marciasaraiva
Olá! :grinning:
O "Preparar os Exames" não tenho 100% certeza, mas acho que sim, já os "Exercícios de ..." tenho a certeza que são.
É de 2015/2016, do meu 10º ano que concluí há 3 meses!
Só encontrei mais esta para FQ, mas fui mais organizado a reunir o material para Filosofia, está aqui uma pasta com matérias do 10º :smile:.
Uau muito obrigado! Essas fichas que enviaste têm solução? Ainda não tinha encontrado material nenhum com o novo programa, é sempre bom ter assim fichas :) Tens para matemática/bio.geo?

• Like
Reactions: João Feliciano
Uau muito obrigado! Essas fichas que enviaste têm solução? Ainda não tinha encontrado material nenhum com o novo programa, é sempre bom ter assim fichas :) Tens para matemática/bio.geo?
De nada! :smiley:
As de FQ têm as soluções entre parênteses e não tenho fichas de outras matérias :confused:

• Like
Reactions: marciasaraiva
So uma duvida, FQ tmb tem novo programa este ano? eu fiz o exame no ano passado mas reprovei, havera alguma alteracao da materia de fq do exame de 2015/16 para o de 16/17? ja agora se houver podiam me dizer se o exame de matematica A de 16/17 sofrera alteracoes devido ao novo programa, pergunto porque quem passou para o 12 ano nao esta com o novo programa por isso em principio o exame de mat A de 16/17 tmb devera continuar com o mesmo programa certo?

So uma duvida, FQ tmb tem novo programa este ano? eu fiz o exame no ano passado mas reprovei, havera alguma alteracao da materia de fq do exame de 2015/16 para o de 16/17? ja agora se houver podiam me dizer se o exame de matematica A de 16/17 sofrera alteracoes devido ao novo programa, pergunto porque quem passou para o 12 ano nao esta com o novo programa por isso em principio o exame de mat A de 16/17 tmb devera continuar com o mesmo programa certo?
Sim este ano, a FQ, há novo programa mas pelo que disseram no 11ºano não muda muito.

Obrigado!!
De matemática A não sequer se já foi publicado algum livro do NP.
Quanto a FQ concordo contigo a 100%, o livro da PE está no fim da minha lista de livros ideais para preparar um exame.
Aconselho-te a veres o livro do chinês (livro da presença), tem exc. elaborados o que é muito bom, e a obteres aquele da texto de preparar os testes e exame (penso que já tem o NP). Acima de tudo deves eleger o do MEC (diverge do do IAVE por ter as resoluções o que penso que num ambiente pré exame é fundamental nem que seja para nos deixar mais seguros em relação aos exc.) e assim "batalhares" todos os exc de exame de forma a não teres qq tipo de surpresa. Obviamente que estes últimos não têm o novo programa porque consistem apenas em exames pretéritos. Contudo penso que agora devem começar a surgir vários livros das diferentes editoras de forma a simularem possíveis exc com a nova matéria ;)
Espero ter ajudado ;)

A FQ existirá na mesma um exame para os alunos do antigo programa (à semelhança do que ocorreu há uns anos atrás), por isso não te preocupes, a matéria será a mesma.
Não percebo a tua dúvida quanto a matemática A porque o novo programa só entrará em vigor daqui a um ano.

A partir de que altura é que saem os novos livros de preparação para os exames?
Obrigado.
Não sei mas posso dizer-te que depende das editoras, ainda este ano saiu um livro de preparação para o exame um mês antes deste, mas duvido que isso volte a suceder.
Devem começar a sair agora em outubro/novembro, o mais tardar janeiro.
(moderadores, descp os posts seguidos, já não consegui anexar tudo num, juntem pf )

Obrigado!!

Sou explicadora de Física e Química A e tanto quanto sei ainda não há manuais de preparação para o Exame Nacional com o programa novo. Também já andei à procura para recomendar o melhor aos meus alunos deste ano.

No meu website irei publicar uma revisão dos manuais de preparação para os exames de Física e Química A e de Biologia e Geologia que entretanto sairem. Se quiseres fica atento :)