Livros de apoio ao estudo 11ºano (Novo programa)

Sou explicadora de Física e Química A e tanto quanto sei ainda não há manuais de preparação para o Exame Nacional com o programa novo. Também já andei à procura para recomendar o melhor aos meus alunos deste ano.

No meu website irei publicar uma revisão dos manuais de preparação para os exames de Física e Química A e de Biologia e Geologia que entretanto sairem. Se quiseres fica atento :)
Muito obrigado :D qual é o seu site já agora? Quanto aos livros, sei que já saíram 3:
https://www.wook.pt/livro/exercicios-de-quimica-11-fisica-e-quimica-a-11-ano/18442770
https://www.wook.pt/livro/exercicios-de-fisica-11-fisica-e-quimica-a-11-ano/18442769
Preparar o Exame 2017 - Física e Química A - 11.º Ano, Daniel Gonçalves - Livro - WOOK

Boa tarde. Tenho uma pergunta. Eu já acabei o secundário no ano passado,mas este ano vou repetir exames nacionais, que pelo que soube já mudou de programa. Os exames nacionais vão ser diferentes? Ou vão ter o modelo antigo(para os que acabaram este ano o secundário e para o ano queiram repetir)e o recente (para quem entrou no secundário já a dar o novo programa)?

"Engraçado" no site da Porto Editora (que apresenta sempre todos os livros do Grupo Porto Editora) não encontrei esses livros da Raíz há uns dias atrás.

Os 2 primeiros já os tinha visto online. Parecem-me bons livros para preparar os testes. Para preparar o exame preciso de ver o livro físico. Se quiseres posso tentar ir a uma livraria para os ver.

O manual de preparar o exame está bastante interessante. Mas eu esperaria mais 1/2 meses até as restantes editoras lançarem os deles (é nessa altura que vou fazer um artigo de comparação para as disciplinas de FQ e BG).

Publicidade não autorizada

Espero que com a partilha de links não seja apagada a mensagem :x
Se infringi alguma regra avisem-me sff para editar a mensagem.

Editado por um moderador:
Boa tarde. Tenho uma pergunta. Eu já acabei o secundário no ano passado,mas este ano vou repetir exames nacionais, que pelo que soube já mudou de programa. Os exames nacionais vão ser diferentes? Ou vão ter o modelo antigo(para os que acabaram este ano o secundário e para o ano queiram repetir)e o recente (para quem entrou no secundário já a dar o novo programa)?
Vais repetir como aluno interno ou externo?

Externa, já acabei o secundário ano passado. Este ano repeti nacionais mas o programa continuava o mesmo. E para o ano também tenciono repetir nacionais (matemática, português, biologia e filosofia) e não sei como vai ser

Então não tens de te preocupar.
Temos de ter 2 exames: programa novo e programa antigo.

é possível não haver? é que o código permanece o mesmo e só há um exame de FQA de acordo com o calendário....
Os alunos que fizeram FQ este ano no 11 têm de ter a hipótese de o melhorar (porque ainda dá para subir a média interna).
Na última mudança de programa o exame manteve-se durante 2 anos. Pode também acontecer só serem avaliadas as matérias em comum, mas isso seria ridículo...

Os alunos que fizeram FQ este ano no 11 têm de ter a hipótese de o melhorar (porque ainda dá para subir a média interna).
Na última mudança de programa o exame manteve-se durante 2 anos. Pode também acontecer só serem avaliadas as matérias em comum, mas isso seria ridículo...
Sim, concordo. De certeza que existirão dois exames em simultâneo durante pelo menos dois anos.

• Like
Reactions: dvdtores
Sim, concordo. De certeza que existirão dois exames em simultâneo durante pelo menos dois anos.
Não sei se têm conhecimento ou não, mas em que anos se verificou a existência de 2 exames diferentes?

• Like
Reactions: LordKelvin
Não sei se têm conhecimento ou não, mas em que anos se verificou a existência de 2 exames diferentes?
Bom, isso é que já não sei mesmo (só sei que isso já aconteceu). Certamente que a @Selectividad terá mais conhecimento a este respeito.

• Like
Reactions: dvdtores
Nos exames passados, usaram livros de quais editora para se preparem ?
em termos de livros de preparacao usei o da Porto Editora para Fisico Quimica A e ainda os livros do IAVE tanto para BG como para FQA. Cheguei também a pedir emprestado o livro do chinês, mas não o cheguei a resolver na totalidade.

em termos de livros de preparacao usei o da Porto Editora para Fisico Quimica A e ainda os livros do IAVE tanto para BG como para FQA. Cheguei também a pedir emprestado o livro do chinês, mas não o cheguei a resolver na totalidade.
Já disseste cá pelo fórum quanto tiveste nos exames? :P

Uma porcaria, foi o que foi xD tirei 15,7 a FQ e 15,6 a BG. Fui à 2 fase e tirei 15,4 a FQ e 18,0 a BG... felizmente já sei o que correu mal este ano e vou mudar isso :)
Ui, estás a perder os créditos para ser minha orientadora de estudo :p
Curiosamente, estou a pensar usar exatamente os mesmos livros que tu :p
Arrependeste dos livros que usaste ou o problema não foi esse ?

Uma porcaria, foi o que foi xD tirei 15,7 a FQ e 15,6 a BG. Fui à 2 fase e tirei 15,4 a FQ e 18,0 a BG... felizmente já sei o que correu mal este ano e vou mudar isso :)
Sei que tens potencial, força! :)

• Like
Reactions: little stone
Nos exames passados, usaram livros de quais editora para se preparem ?
Comprei o do IAVE (usei-o mais no 10° e início do 11°, mais para ao final do 11° resolvi exames em detrimento do livro), usei o da Porto Editora pelo seu suporte teorico, acho que está tudo muito bem organizado e guiava o meu estudo por lá (claro que verificava sempre no manual se a materia estava toda. (No que toca a A.L.'s não considero o melhor livro, mas como tinha o meu caderno de laboratorio por onde estudar não posso dizer mais). Para além disse comprei o livro do chinês, e honestamente não achei uma comprar muito boa, tem alguns exercícios interessantes, mas na sua maioria são demasiado básicos.

• Like
Reactions: Marco L.
Comprei o do IAVE (usei-o mais no 10° e início do 11°, mais para ao final do 11° resolvi exames em detrimento do livro), usei o da Porto Editora pelo seu suporte teorico, acho que está tudo muito bem organizado e guiava o meu estudo por lá (claro que verificava sempre no manual se a materia estava toda. (No que toca a A.L.'s não considero o melhor livro, mas como tinha o meu caderno de laboratorio por onde estudar não posso dizer mais). Para além disse comprei o livro do chinês, e honestamente não achei uma comprar muito boa, tem alguns exercícios interessantes, mas na sua maioria são demasiado básicos.
O livro do chinês também talvez já não se adequasse devido ao novo programa...
Pois, já me esquecia que em exames as A.L's também são avaliadas..caderno de laboratório ?

• Like
Reactions: enigmaticFren
Ui, estás a perder os créditos para ser minha orientadora de estudo :p
Curiosamente, estou a pensar usar exatamente os mesmos livros que tu :p
Arrependeste dos livros que usaste ou o problema não foi esse ?
Não me arrependo de nenhum deles :) e gostava de ter adquirido os de biologia mais cedo até ahah
O meu problema foi a mentalidade com que fui a exame. Eu dizia que ia conseguir atingir o meu objetivo, mas na verdade não acreditava realmente naquilo que dizia. Tentava convercer-me a mim própria disso, mas não cheguei a acreditar que conseguia. Penso que se quiseres ter sucesso precisas de 3 coisas:
1- foco - focares-te nos teus objetivos, naquilo que queres e na forma como vais lá chegar;
2 - trabalho - sem trabalho nada se consegue, nada cai do céu e o sucesso não se alcança sem esforço. É preciso darmos o nosso melhor em tudo o que fazemos, mesmo que nos pareça difícil ou até mesmo impossível;
3- confiança - nem a menos, nem a mais. Na medida certa. Porque se entrares em algo a achar que vais perder, é derrota garantida.

Sei que tens potencial, força! :)
Obrigada!! Acho que estou com a força certa! Pronta para dar o meu melhor!