Livros de apoio ao estudo 11ºano (Novo programa)

Não me arrependo de nenhum deles :) e gostava de ter adquirido os de biologia mais cedo até ahah
O meu problema foi a mentalidade com que fui a exame. Eu dizia que ia conseguir atingir o meu objetivo, mas na verdade não acreditava realmente naquilo que dizia. Tentava convercer-me a mim própria disso, mas não cheguei a acreditar que conseguia. Penso que se quiseres ter sucesso precisas de 3 coisas:
1- foco - focares-te nos teus objetivos, naquilo que queres e na forma como vais lá chegar;
2 - trabalho - sem trabalho nada se consegue, nada cai do céu e o sucesso não se alcança sem esforço. É preciso darmos o nosso melhor em tudo o que fazemos, mesmo que nos pareça difícil ou até mesmo impossível;
3- confiança - nem a menos, nem a mais. Na medida certa. Porque se entrares em algo a achar que vais perder, é derrota garantida.

Obrigada!! Acho que estou com a força certa! Pronta para dar o meu melhor!
Nem tudo se baseia na mentalidade, mas também é importante :p
Ora bem, foco/objetivo ? Não tenho, estou no secundário sem "aquele curso" em mente. :p
Trabalho ? I'm so lazyyyyyyy.
Confiança ? Por ser preguiçoso, tenho em pouca quantidade :p

Nem tudo se baseia na mentalidade, mas também é importante :p
Ora bem, foco/objetivo ? Não tenho, estou no secundário sem "aquele curso" em mente. :p
Trabalho ? I'm so lazyyyyyyy.
Confiança ? Por ser preguiçoso, tenho em pouca quantidade :p

Então se não tens um curso em concreto deverias focar te em dar o teu melhor e tentares alcançar os resultados mais altos que conseguires para teres mais opções...
Pois a preguiça é que pode ser um problema ahahah
Oh tens de tratar disso :P

• Like
Reactions: little stone
Então se não tens um curso em concreto deverias focar te em dar o teu melhor e tentares alcançar os resultados mais altos que conseguires para teres mais opções...
Pois a preguiça é que pode ser um problema ahahah
Oh tens de tratar disso :p
Don't worry, tenho Susana Torres no meio do meu nome :tongueclosed:

O livro do chinês também talvez já não se adequasse devido ao novo programa...
Pois, já me esquecia que em exames as A.L's também são avaliadas..caderno de laboratório ?
Sim, é onde ponho procedimentos experimentais, questões pré laboratoriais, intredução teórica, resultados de al's, conclusões, cálculos e perguntas tipo exame sobre estas.

É preciso saber procedimentos para o exame ? :eek:

Ainda não se sabe como serão os vossos exames para o ano, mas, falando pessoalmente e considerando que os vossos exames vão seguir mais ou menos o estilo dos nossos, acho que não será preciso. Também duvido que seja preciso saberes alguma coisa específica sobre qualquer atividade experimental. Normalmente, tudo o que precisas para conseguires responder bem às perguntas de laboratório é o conhecimento teórico e uma boa capacidade de interpretação ;)
Mas, já sabes, na dúvida estuda tudo!

É preciso saber procedimentos para o exame ? :eek:
Não, mas precisa dos procedimentos para fazer as atividades, não rapaz? Ah ah Se bem que há que ter uma ideia geral, facilita bastante a coisa, pelo menos saberecursos o que andas a fazer. Por exenplo, há perguntas em exame em que te pedem para descrever um procedimento experimental adequado para conseguir obter aquilo que eles pedem. Se consegues fazer aquilo sem saber o procedimento de cor? Completamente. Se é muito mais simples tendo na memória aquilo que fizeste no laboratório? Imensamente.

• Like
Reactions: Cândido Faísca
Ainda não se sabe como serão os vossos exames para o ano, mas, falando pessoalmente e considerando que os vossos exames vão seguir mais ou menos o estilo dos nossos, acho que não será preciso. Também duvido que seja preciso saberes alguma coisa específica sobre qualquer atividade experimental. Normalmente, tudo o que precisas para conseguires responder bem às perguntas de laboratório é o conhecimento teórico e uma boa capacidade de interpretação ;)
Mas, já sabes, na dúvida estuda tudo!
Então o estudo para as perguntas referentes a atividades laboratoriais é praticamente desnecessário..:p pensei não ter por onde as estudar mas a minha professora enviou quase todas as correções para o mail de turma xD

• Like
Reactions: BlueApple
Então o estudo para as perguntas referentes a atividades laboratoriais é praticamente desnecessário..:p pensei não ter por onde as estudar mas a minha professora enviou quase todas as correções para o mail de turma xD

A resposta politicamente correta e porque não te quero dar más influências é: deves estudar as atividade laboratoriais muito bem e saber as aplicações da teoria científica à parte experimental.

Todavia, sim, na minha opinião o estudo para a parte experimental acaba por ser essencialmente facultativo. Isto, torno a dizer, para o exames dos anos anterior. Se fores procurar exames dos anos anteriores raramente encontrarás perguntas em que seja necessário saber algo específico das atividades experimentais.

Eu apenas revi as experiências no dia antes do exame e correu tudo 5 estrelas ;)

Não sei se têm conhecimento ou não, mas em que anos se verificou a existência de 2 exames diferentes?
Em 2006 tivemos uns 3 exames de química.
E em 2007 tivemos 2.

Posso especificar mais se precisares (tipo motivos para tal, matéria, código dos exames, etc)

Bom, isso é que já não sei mesmo (só sei que isso já aconteceu). Certamente que a @Selectividad terá mais conhecimento a este respeito.
Sim :)
Perguntem o que quiserem!

A resposta politicamente correta e porque não te quero dar más influências é: deves estudar as atividade laboratoriais muito bem e saber as aplicações da teoria científica à parte experimental.

Todavia, sim, na minha opinião o estudo para a parte experimental acaba por ser essencialmente facultativo. Isto, torno a dizer, para o exames dos anos anterior. Se fores procurar exames dos anos anteriores raramente encontrarás perguntas em que seja necessário saber algo específico das atividades experimentais.

Eu apenas revi as experiências no dia antes do exame e correu tudo 5 estrelas ;)
É mais importante estarem atentos nas ALs nas aulas. Normalmente, se precisarem de algum conceito para responder no exame, relembrar o que fizeram nesse dia é suficiente. Como não se realizam muitas ALs, e são actividades que os alunos gostam, facilmente se lembram delas, mesmo não estudando.

Eu digo sempre isto aos meus explicandos: façam um mini-relatório de todas as ALs a seguir à aula para sistematizar... nunca nenhum faz isso e, felizmente, ainda não lhes fez falta... (se algum dos meus queridos alunos andar por aí é favor ignorar esta última frase :p) Isto é o politicamente correcto ;)

Sim, é onde ponho procedimentos experimentais, questões pré laboratoriais, intredução teórica, resultados de al's, conclusões, cálculos e perguntas tipo exame sobre estas.
Algumas editoras não têm esses manuais.
Daí a confusão dele.

Editado por um moderador:
É mais importante estarem atentos nas ALs nas aulas. Normalmente, se precisarem de algum conceito para responder no exame, relembrar o que fizeram nesse dia é suficiente. Como não se realizam muitas ALs, e são actividades que os alunos gostam, facilmente se lembram delas, mesmo não estudando.

Eu digo sempre isto aos meus explicandos: façam um mini-relatório de todas as ALs a seguir à aula para sistematizar... nunca nenhum faz isso e, felizmente, ainda não lhes fez falta... (se algum dos meus queridos alunos andar por aí é favor ignorar esta última frase :p) Isto é o politicamente correcto ;)

O grande problema @Selectividad é que, às vezes, nalgumas escolas, a aula da AL não acontece (foi o que me aconteceu, por exemplo)

O grande problema @Selectividad é que, às vezes, nalgumas escolas, a aula da AL não acontece (foi o que me aconteceu, por exemplo)
Se fossem só algumas...
Nesse caso as únicas soluções são: alguém que já teve esse laboratório explicar e/ou ver vídeos sobre a AL.

Nos exames passados, usaram livros de quais editora para se preparem ?
CA's de mais do um manual (porto, areal...), para realizares uma gama diferente de exc., o livro do chinês (apesar de ter exc bastante básicos tem outros mais difíceis, e tem exc sobre o cap. de circuitos elétricos de que vocês falam, se não me falha a memória -só uma curiosidade, aquele livro já saiu há uns anos, qd o exame se realizava no 12o , assim sendo tem a matéria muito mais aprofundada ;) )
Recorri tb ao livro do IAVE e posteriormente ao do MEC .
Para preparar os testes utilizei o livro da texto, tem uma variedade de exc impressionante.
O importante é não te dispersares muito, no fim de contas um exame já está à partida / ou deve estar "alinhavado" na nossa cabeça, quero com isto dizer que não há fatores surpresa visto que supostamente trabalhámos os exc chave que saem sempre!!!
Bom trabalho ;)

• Like
Reactions: Cândido Faísca
Se fossem só algumas...
Nesse caso as únicas soluções são: alguém que já teve esse laboratório explicar e/ou ver vídeos sobre a AL.
Talvez seja a pessoa indicada para me esclarecer uma dúvida,
Vi nas tabelas da dges que o programa de bg iria sofrer alterações neste mesmo no letivo, mas nunca tinha visto essa info antes.
Independentemente do exame, gostaria de perceber melhor se isso vai acontecer.
Obrigada

• Like
Reactions: enigmaticFren
Talvez seja a pessoa indicada para me esclarecer uma dúvida,
Vi nas tabelas da dges que o programa de bg iria sofrer alterações neste mesmo no letivo, mas nunca tinha visto essa info antes.
Independentemente do exame, gostaria de perceber melhor se isso vai acontecer.
Obrigada
O programa de BG era para ter sido ajustado juntamente com o de FQ. Mas os professores rejeitaram essa alteração.
A haver alterações teríamos de ter novos manuais e isso não se irá suceder este ano.

Encontrou esse documento onde?
O programa oficial de BG mantém o programa homologado, salvo erro, em 2001.

• Like
Reactions: Alterado
"Engraçado" no site da Porto Editora (que apresenta sempre todos os livros do Grupo Porto Editora) não encontrei esses livros da Raíz há uns dias atrás.

Os 2 primeiros já os tinha visto online. Parecem-me bons livros para preparar os testes. Para preparar o exame preciso de ver o livro físico. Se quiseres posso tentar ir a uma livraria para os ver.

O manual de preparar o exame está bastante interessante. Mas eu esperaria mais 1/2 meses até as restantes editoras lançarem os deles (é nessa altura que vou fazer um artigo de comparação para as disciplinas de FQ e BG).

Publicidade não autorizada

Espero que com a partilha de links não seja apagada a mensagem :x
Se infringi alguma regra avisem-me sff para editar a mensagem.
Sim, eu agradecia imenso se pudesse ir ver :D
Pois, eu só queria ter nem que fosse um para assim que começar a escolar, visto que começam logo os trabalhos de casa, fichas, idas ao quadro, e muitas vezes (pelo menos para mim) o livro nunca é suficiente, e os livros de apoio explicam de uma maneira mais acessível e completa, para além de conterem alguns "truques" (alguns, outros são iguais ou piores aos manuais)