Livros de apoio ao estudo 11ºano (Novo programa)

Sim, eu agradecia imenso se pudesse ir ver :D
Pois, eu só queria ter nem que fosse um para assim que começar a escolar, visto que começam logo os trabalhos de casa, fichas, idas ao quadro, e muitas vezes (pelo menos para mim) o livro nunca é suficiente, e os livros de apoio explicam de uma maneira mais acessível e completa, para além de conterem alguns "truques" (alguns, outros são iguais ou piores aos manuais)

Que livros foram adoptados na escola?
(se frequentares a escola em Lisboa ou arredores, nome da escola também ajuda)

Vou tentar ver isso no fds, oki?

• Like
Reactions: Biologo213
Que livros foram adoptados na escola?
(se frequentares a escola em Lisboa ou arredores, nome da escola também ajuda)

Vou tentar ver isso no fds, oki?
De física e Química A os livros adotados foram o: "Há Física entre nós" e "Há Química entre nós" da porto editora.
De Matemática A o livro adotado foi o "Máximo"
OK, muito obrigado nem sei como agradecer :D

De física e Química A os livros adotados foram o: "Há Física entre nós" e "Há Química entre nós" da porto editora.
De Matemática A o livro adotado foi o "Máximo"
OK, muito obrigado nem sei como agradecer :D
Não me esqueci de ti!
Ainda não consegui ver os livros de apoio todos. Ou porque a livraria não os recebeu ainda, ou porque ainda estão por sair.

Mas consegui ver os livros de preparação de testes (livro de exercícios) da Raiz editora.
Fiquei a pensar se também não valia a pena eu o comprar para daí retirar exercícios para os meus alunos. Tenho de fazer nova visita. Acho que hoje depois das explicações dou um saltinho a uma livraria.

Para matemática gosto dos livros de exercícios da Porto Editora, da Maria Augusta Ferreira Neves.

• Like
Reactions: Biologo213
Não me esqueci de ti!
Ainda não consegui ver os livros de apoio todos. Ou porque a livraria não os recebeu ainda, ou porque ainda estão por sair.

Mas consegui ver os livros de preparação de testes (livro de exercícios) da Raiz editora.
Fiquei a pensar se também não valia a pena eu o comprar para daí retirar exercícios para os meus alunos. Tenho de fazer nova visita. Acho que hoje depois das explicações dou um saltinho a uma livraria.

Para matemática gosto dos livros de exercícios da Porto Editora, da Maria Augusta Ferreira Neves.

Este ano letivo vão haver dois tipos de exames: para externos (programa do ano passado) e para internos(programa novo). OU os externos terão que estudar o novo programa? seria injusto, visto que nunca deram

Este ano letivo vão haver dois tipos de exames: para externos (programa do ano passado) e para internos(programa novo). OU os externos terão que estudar o novo programa? seria injusto, visto que nunca deram
Já há uma confirmação oficial?

Têm de existir 2 exames.
Nos posts anteriores justifico porquê.

Acho que vou criar um artigo no meu site para responder a essas perguntas. Só para ficarem mais sossegados.
Por exemplo, tenho alunos que estão a fazer um gap year este ano. Uns vão fazer o exame novo, outros vão fazer o antigo. A decisão é minha e deles.

Têm de existir 2 exames.
Nos posts anteriores justifico porquê.

Acho que vou criar um artigo no meu site para responder a essas perguntas. Só para ficarem mais sossegados.
Por exemplo, tenho alunos que estão a fazer um gap year este ano. Uns vão fazer o exame novo, outros vão fazer o antigo. A decisão é minha e deles.

mas já é oficial? vão haver dois exames? mas como vai ser? no dia do exame eles perguntam na sala qual dos exames vamos fazer e vao ter dois enunciados? um com o programa do ano passo e outro com o novo?

mas já é oficial? vão haver dois exames? mas como vai ser? no dia do exame eles perguntam na sala qual dos exames vamos fazer e vao ter dois enunciados? um com o programa do ano passo e outro com o novo?
Não é oficial. O IAVE ainda não confirmou nada.

Quando há mudança de programa costuma-se definir o exame que se quer realizar na altura da inscrição. A escola faz as listagens de alunos para o dia de exame consoante a inscrição feita. Por isso, toda a gente da sala tem o mesmo exame.
--- Post atualizado ---
Não é oficial. O IAVE ainda não confirmou nada.
http://www.dge.mec.pt/sites/default...gias/Fisica_Quimica_A/despacho_15971_2012.pdf

Selectividad, talvez consigas ajudar-me, quais as grandes diferenças entre o novo programa e o programa antigo por exemplo a fisica de 11ºano estive a ver os manuais deste ano e a única coisa que vi que desconhecia é o efeito doppler.

O que é que foi adicionado ao programa?
E o que é que foi tirado?

Já vi alguns posts a responder a isto mas é tudo muito geral, gostaria de uma resposta mais pormenorizada e concreta.

Selectividad, talvez consigas ajudar-me, quais as grandes diferenças entre o novo programa e o programa antigo por exemplo a fisica de 11ºano estive a ver os manuais deste ano e a única coisa que vi que desconhecia é o efeito doppler.

O que é que foi adicionado ao programa?
E o que é que foi tirado?

Já vi alguns posts a responder a isto mas é tudo muito geral, gostaria de uma resposta mais pormenorizada e concreta.

O efeito doppler já era antes falado.

Química:
- conceito de química verde
- maior importância à forma molecular das subs.
- a experiência do ácido acetilsalisílico volta a fazer parte do programa, saem as experiências do amoníaco
Física:
- os campos eléctricos passam a ter um capítulo mais bem definido, passa a ser obrigatório os professores falarem disso (antigamente havia muitos que nem sabiam o que eram C.E.)
- com o efeito Doppler volta-se a falar de Big Bang, agora num contexto da Física

Conclusão:
- há uma nova AL e saída de AL's
- o resto já tinha de ser falado, apesar de alguns professores não o fazerem

A quem este ano se vai autopropôr a exame aconselho vivamente a procurarem um bom explicador. Alguém que conheça bem o programa e as suas nuances de forma a sentar-se com vocês (presencial ou via skype) e vos apresentarem os prós e contras do novo Vs o antigo exame. Para alguns de vocês o novo exame compensa de certeza. Mantenham a mente aberta.

• Like
Reactions: tcandeias
CA's de mais do um manual (porto, areal...), para realizares uma gama diferente de exc., o livro do chinês (apesar de ter exc bastante básicos tem outros mais difíceis, e tem exc sobre o cap. de circuitos elétricos de que vocês falam, se não me falha a memória -só uma curiosidade, aquele livro já saiu há uns anos, qd o exame se realizava no 12o , assim sendo tem a matéria muito mais aprofundada ;) )
Recorri tb ao livro do IAVE e posteriormente ao do MEC .
Para preparar os testes utilizei o livro da texto, tem uma variedade de exc impressionante.
O importante é não te dispersares muito, no fim de contas um exame já está à partida / ou deve estar "alinhavado" na nossa cabeça, quero com isto dizer que não há fatores surpresa visto que supostamente trabalhámos os exc chave que saem sempre!!!
Bom trabalho ;)
Qual é o do MEC? E o da texto? Podes enviar links?

Não me esqueci de ti!

Muito obrigado :D eu comprei o livro da raiz editora, e de facto gostei.
O único problema desse livro a matemática é o facto de não ser do novo programa :/ vai agora sair este - Preparação para o Exame Final Nacional - Matemática A - 11.º Ano - Livro - WOOK - e vou comprá-lo.
Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

Qual é o do MEC? E o da texto? Podes enviar links?
Desculpem mas não percebo muito disto, espero que fique perceptível :p
O do MEC difere do IAVE por ter as explicações de todas as questões (da resp correta bem como da justificação pela qual as outras são incorretas).
Também tens o de preparar o exame da texto, esse não comprei, acedi apenas ao site (exames nacionais de fq com sol propostas pela texto), mas penso que seja um pouco melhor que o da porto.
O da texto de preparar os testes foi um dos livros que utilizei e era a esse que me referia quanto à enorme variedade de ex propostos.
capa_fisica__site_1467278190.jpg
500_9789724748559_preparar_exame_nacional_fisica_quimica_11A.jpg
image

• Like
Reactions: Alterado
O do MEC difere do IAVE por ter as explicações de todas as questões (da resp correta bem como da justificação pela qual as outras são incorretas).
Também tens o de preparar o exame da texto, esse não comprei, acedi apenas ao site (exames nacionais de fq com sol propostas pela texto), mas penso que seja um pouco melhor que o da porto.
O da texto de preparar os testes foi um dos livros que utilizei e era a esse que me referia quanto à enorme variedade de ex propostos.
image
Ah! Não há versão digital desse da MEC? Tipo um arquivo e assim?
--- Post atualizado ---
image
Tem exercícios difíceis esse que usaste?

Ah! Não há versão digital desse da MEC? Tipo um arquivo e assim?
--- Post atualizado ---

Tem exercícios difíceis esse que usaste?
Ainda não deve haver. Esse livro saiu um mês antes do exame por isso não houve mt adesão ao mm, apesar de, na mh opinião ser um recurso bastante útil.
A versão atualizada (já com os exames de 2016) deve estar a sair.

(o da texto prep testes) Tem ex de vários graus de dificuldade.
(não sei se há versão do novo programa já disponível).

Qual a marca do livro de fq ????? Thanksss

Estou exatamente na mesma situação que tu!
Mas sei de algumas coisas...
Utilizei o "ASES" da matemática A 10o ano, os exercícios são de todos os níveis, e como tem muitos exercícios, podes treinar imenso... Esse livro ajudou-me muito mesmo! Consegui uma média de 20, graças a ele e ao livro escolar! A versão 11o sairá em setembro, por isso espera mais um bcdinho :p (Penso que este ano sairá uma versão 10 e 11o para FQ, mas nas lojas ainda não sabem quando vem...).
Para fq A, em setembro vai sair o livro de preparação P exame com matéria dos dois anos, com o novo programa, aquele que compraste mas atualizado...
Dou notícias, se quiseres, quando tiver os livros!