Livros\ Manuais para faculdade

gabrssa

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2020
Boa Noite

Estou pensando em comecar na universidade no proximo ano letivo e tenho uma questao.

Estudar na universidade é necessario comprar livros?

Ou é mais à base do que se aprende nas aulas, PDFs, internet etc...?

• Like
Reactions: Wraak

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Não entrei na faculdade, mas pelo que dizem é à base de pdf's, apontamentos de antigos alunos conhecidos por sebentas que estão à venda nas reprografias, apontamentos que fazes nas aulas e os livros que tens que ler tens nas bibliotecas ou arranjas fotocópias. Não sei até que ponto o último é legal por causa dos direitos de autor mas há certas obras que até já estão inteiras fotocopiadas.
Claro que isto depende do curso, se vais aprender uma língua precisas do manual por causa dos exercícios

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boa Noite

Estou pensando em comecar na universidade no proximo ano letivo e tenho uma questao.

Estudar na universidade é necessario comprar livros?

Ou é mais à base do que se aprende nas aulas, PDFs, internet etc...?
Depende muito dos cursos, das cadeiras, das instituições, ... tive algumas cadeiras em que basicamente tínhamos de comprar o livro do professor para ter acesso ao conteúdo todo porque os slides e o material disponibilizado não era suficiente e esses livros não estavam disponíveis em PDF. Fora isso, pode haver cursos em que vais dar muito uso a livros particulares (que é o caso de medicina) e talvez seja um bom investimento comprares o livro (ou fotocopiares que é a alternativa mais barata). De forma geral, vais usar PDFs (livros, sebentas, resumos, exercícios, ...), slides e outros materiais disponibilizados pelos professores e antigos alunos do curso.

Tens quase sempre a alternativa de fotocopiares os livros e acabam por sair baratinhos por isso acho que não é uma despesa enorme a menos que gostes muito de trabalhar com papel e queiras imprimir o material das cadeiras.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
L Alguém com um bom coração pode disponibilizar os livros da IAVE de FQ e Biologia para o exames? Ensino Secundário 0
I Filosofia- Conselhos de livros e informação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
R Escalão e livros da universidade Ensino Superior - Geral 1
B Respostas livros 9ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
J Livros de preparação para Biologia e Geologia e para Física e Química A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
G Melhores livros de preparação exame de FQA Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
S Livros Preparação Exame de Português e Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Bohdan Herashchenko Qual é o método para estudar para exame nacional de português 2021?livros ...apontamentos... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
madalenamcb Livros para unidade curricular de História Contemporânea Ciências Sociais e Serviços 1
Maria15643 Católica Livros de Curso Universidade Católica Portuguesa 2
C Livros Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Ana Teresa Medeiros Livros de preparação exames nacionais de Português e Matemática Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
K Resoluçoes de livros 10 e 11 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 13
E soluções livros de física e quimica Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
aliice Livros de Exames - Português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 18
M Livros de preparação exames Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
mafaldaaaaaaa ULusíada vendo livros de direito Universidade Lusíada 0
C Pedido livros e recursos 8 ano português Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
ritinhamestre Livros 11° ano soluções alemão/inglês/historia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Maria Clara Pereira Livros do professor com soluções completas Pedido de Recursos - Ensino Secundário 7
J Livros de preparação de exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Porungda Livros de Latim e Literatura Portuguesa 10º/11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Recomendação de livros - Enfermagem Saúde 4
D Livros Química Ensino Superior - Geral 0
D Livros de Química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
BeatrizMC22 Livros de preparação de exames Ensino Secundário 0
L Partilha de opiniões de filmes, séries ou livros Geral 3
P Livros Iave Pedido de Recursos - Ensino Secundário 31
M Livros Física e Química 10º e 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Livros Iave 2020 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
I Sites onde posso comprar livros universitários Ensino Superior - Geral 11
maria j s FMUL Vendo livros de Medicina em 2ª mão! Universidade de Lisboa 0
maria j s NMS|FCM Vendo livros de Medicina usados! Universidade Nova de Lisboa 0
maria j s Vendo livros de Medicina em 2ª mão Saúde 0
P Livros Iave Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Livros Ensino Superior - Geral 1
A Livros Preparação Exame Biologia e Geologia 2021 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 46
A livros de Anatomia e Fisiologia do Esperança Pina e Seeley Ciências 1
M Soluções livros 10 e 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 14
V Vendo livros de apoio escolar Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Soluções livros de 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 14
underground Livros IAVE Ensino Secundário 10
fernandes4750 Sugestões de Livros Ensino Secundário 0
Gabriela Borges Livros de Preparação de Exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 13
R Livros de preparação para os testes 9º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
CatarinaPRamos Livros de Biologia e Geologia 10º e 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
R Podem me mandar tudo o que tiverem de 10°: testes, resumos, recursos do professor, livros, soluções, etc pff Pedido de Recursos - Ensino Secundário 52
S Livros de apoio 10º ano de CT Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
L [VENDO] Livros de Medicina / Enfermagem Saúde 1
Sandra Cristina Livros recomendados para Enfermagem Saúde 0