Livros para apoio ao estudo 10º ano CT

DCG

Membro Caloiro
Matrícula
2 Janeiro 2018
Olá,
Chamo-me Duarte e estou no 10º ano no curso de Ciências e Tecnologias. As minhas disciplinas específicas são FQ, GD A e Mat A.
Abri este tópico pois tal como o título indica, procuro livros de apoio ao estudo/treino para estas disciplinas e possivelmente para as restantes.
O meu explicador recomendou-me os livros do IAVE. Pelo que pesquisei são bastante acessíveis no que toca a exercícios e segundo outras opiniões são bastante bons para consolidar a matéria! O que me deixa um pouco de pé atrás é o facto de não saber se os mesmos são a melhor opção face a outros como por exemplo os da Porto Editora.
Infelizmente os do IAVE não abrangem a disciplina de GD. O que me recomendam para esta disciplina?
Para primeiro período penso que as minhas notas não foram muito más tendo em conta que é o primeiro contacto com a nova realidade que é o secundário.
Tive 14 a mat e a pt, 17 a fil, 13 a inglês, 10 a FQ e 11 a GD.
As notas destas duas ultimas são as que menos me agradam.
As restantes subo com alguma facilidade, agora relativamente às outras duas penso que não vou lá se não trabalhar ainda mais.
Os professores destas duas lecionam a matéria a um ritmo demasiado apreçado face ao que deviam e na disciplina de FQ a professora não facilita nada nos testes.
Tenho em mente seguir, no futuro, Engenharia Mecânica mas para alcançar esse objetivo preciso de subir as minhas notas para poder obter uma boa média, por isso questiono-vos, quais são os melhores livros de apoio para as disciplinas de Mat A, FQ e GD, e que dicas podem me dar para conseguir obter melhores resultados? Caso saibam de bons canais no Youtube que expliquem a matéria especialmente de FQ e GD também agradecia muito que me os indicassem.
Noto que preciso de estudar mais em casa, não na teoria, que essa já a estudo e muito, mas sim na prática pois fico muitas vezes à nora relativamente ao que devo fazer nos exercícios devido a essa falta de prática a aplicar os meus conhecimentos.
Saliento que o meu horário escolar não me permite ter muito tempo livre para estudar durante os dias da semana visto que o mesmo não está estruturado da melhor maneira.
Peço desculpa pelo grande texto mas quero garantir que têm o máximo de informações possíveis de modo a puderem analisar bem o meu caso!

• Like
Reactions: ~tahani~
Boas,
Estou no 12 ano em CT como tu. Se precisares posso te ajudar em GDA , acabei essa disciplina com 20, tendo tirado 18.8 no exame e, também, na parte da física de FQA (de química não te posso ajudar muito, já que não me lembro mto bem da matéria, principalmente do 11 ano). Acabei essa disciplina com 19, tendo tirado 17.6 no exame.
Quanto a livros de estudo para FQA, eu como não gosto muito de livros com resumos (fartei-me de decorar mnemónicas para o exame através do caderno e tb me lembrava de praticamente toda a matéria no final das aulas) comprei um livro de exames modelo e fiz todas as provas desse livro e os exames dos anos anteriores (desde 2007 a 2016) e chegou-me.
Quanto a livros de estudo para GDA, essa disciplina é um bocado complicado encontrar livros de apoio, eu encontrei um site que tem muitos exercícios e estudava por lá, aqui vai: Geometria Descritiva | Apoio à disciplina de Geometria Descritiva e diédrica - exercícios resolvidos e, para o exame, comprei o livro da Porto Editora e fiz por lá todos os exercícios e exames que tinham lá.
A MAT-A não te posso dizer muito porque vou fazer este ano esse exame, mas, em princípio, devo fazer como fiz com FQA e é o que tu também deves fazer. Ah e procura no youtube explicamat, é só o melhor canal de estudo de matemática de sempre.
Relembro, posso-te ajudar especialmente a GDA, mas tb te posso ajudar as outras duas.

Bom estudo e boa sorte. :D

Antes de mais peço desculpa pelo meu atrasado na resposta.
Muito obrigado pelas dicas, pela disponibilidade e pelo apoio colega, de certo que irei segui-las.
Bom estudo e boa sorte para si também! :smile:

Sei que já vou tarde para esta conversa, mas se estão à procura de explicações de geometria descritiva, gostaria de recomendar a Paula Moreira. Ela foi crucial para ajudar a minha filha a alcançar uma excelente nota no exame nacional. A experiência dela pode ser um recurso valioso também para vocês. E teve aulas online. Deixo aqui o seu site: Explicações de Geometria Descritiva Online