FLUL LLC, Artes e Humanidades ou Estudos Comparatistas?

xdrena

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2022
Olá malta! Gostava que me ajudassem a decidir que rumo tomar porque já vi tanta coisa já li tanta coisa que o meu cérebro está em papa, honestamente aplausos para quem já decidiu aquilo que quer fazer da sua vida 😅
Então é o seguinte, sou aluna de humanidades e estou a acabar agora o 12° e como tal queria fazer um curso superior que se relaciona-se com letras, o meu problema é que há tantos e não sei bem por onde escolher. De todos os que vi, estou mais inclinada para LLC, Estudos Comparatistas ou Artes e Humanidades qualquer um deles na FLUL pelo facto de haver bastantes opções em relação às disciplinas.
Nisto tudo o meu objetivo para já era escolher um curso que se relaciona-se com literatura, cultura e história, queria um curso abrangente em que pudesse ter um bocadinho disto tudo. Sei que com a minha descrição seria mais virada para LLC mas o meu objetivo não é tanto aprender línguas mas sim aprender mais sobre letras, história e cultura em si, não sei se ficou um bocadinho confuso mas desde já agradeço a quem tirar um tempinho para ler e me responder :)

Olá malta! Gostava que me ajudassem a decidir que rumo tomar porque já vi tanta coisa já li tanta coisa que o meu cérebro está em papa, honestamente aplausos para quem já decidiu aquilo que quer fazer da sua vida 😅
Então é o seguinte, sou aluna de humanidades e estou a acabar agora o 12° e como tal queria fazer um curso superior que se relaciona-se com letras, o meu problema é que há tantos e não sei bem por onde escolher. De todos os que vi, estou mais inclinada para LLC, Estudos Comparatistas ou Artes e Humanidades qualquer um deles na FLUL pelo facto de haver bastantes opções em relação às disciplinas.
Nisto tudo o meu objetivo para já era escolher um curso que se relaciona-se com literatura, cultura e história, queria um curso abrangente em que pudesse ter um bocadinho disto tudo. Sei que com a minha descrição seria mais virada para LLC mas o meu objetivo não é tanto aprender línguas mas sim aprender mais sobre letras, história e cultura em si, não sei se ficou um bocadinho confuso mas desde já agradeço a quem tirar um tempinho para ler e me responder :)
Olá! Sou aluna da FLUL e posso ajudar-te em relação a algumas dúvidas. Já agora, alguma questão que possas ter, não hesites em questionar. Pelo perfil que traças, realmente LLC não parece ser propriamente o teu maior interesse, porque o actual plano de estudos inclui 60 ECTS do núcleo mais 60 ECTS obrigatórios nas áreas de Línguas, Literaturas e Culturas, o que acaba por limitar um pouco a formação mais virada para a História que podes estar à procura; não é que o curso seja mau, mas parece-me de facto mais sensato tentares uma outra opção:
1) Quanto a Artes e Humanidades é um curso muito abrangente mas que, fora do núcleo de unidades obrigatórias (o tronco comum), todos os Majors, Minors ou Opções Livres que escolhas dependem das vagas que estiverem disponíveis dentro das cadeiras e isso pode complicar um pouco o percurso, fazendo com que algumas vezes tenhas de optar por umas cadeiras em vez de outras e, um pouco mais grave, que faça com que tenhas que optar por um Minor ou Major diferente (por exemplo, conheço uma rapariga que teve de optar por um outro Minor porque não conseguiu fazer nem Major nem Minor em Artes do Espectáculo). Isto são só alguns exemplos, também não significa que o curso seja insatisfatório, de todo, mas acho que deves ter em conta estas questões curriculares que podem pesar na tua decisão. De todos os cursos, este realmente é o que te permitiria à partida aceder mais facilmente a cadeiras de História, Cultura e "Letras" (embora não tenha exactamente bem a certeza o que queres dizer com Letras - cadeiras de linguística? cadeiras de literatura?)
2) Quanto a Estudos Comparatistas, acho que a decisão deste curso depende também um pouco do que é que te interessa estudar quanto à Cultura; este curso tem bastantes opções dentro das artes performativas - do cinema ao teatro (e sobre essas UC's eu posso dar-te informações, uma vez que sou licenciada em Estudos Artísticos). Tens também opções de História (voltadas sobretudo para a História Comparada e a História da Arte) e opções ligadas à Literatura (Comparada, sobretudo) e talvez aquilo que possas querer dizer com 'Letras', cadeiras de escrita criativa e mais ligadas à produção de textos. Tens de ter em conta que, no caso deste curso, optarias por 2 línguas estrangeiras e isso pode não interessar-te tanto; embora, na minha opinião, este curso, entre os que referes, seja o que facilita mais o acesso nas opções, pois tem um plano curricular menos "livre". Também não é desvantajoso teres alguns níveis de 2 línguas estrangeiras, sobretudo se aproveitares essas UC's para aprofundar conhecimentos de duas línguas estrangeiras que já conheças alguma coisa - o que é bastante útil para ficares a ter conhecimentos suficientes para leres textos académicos noutras línguas (por exemplo, na área da história comparada e da literatura isso pode revelar-se muito útil com o alemão, francês, inglês, espanhol).

Isto são algumas sugestões por parte de alguém que fez inscrições de alunos nos últimos 3 anos, então acabei por ter a perspectiva das dificuldades das vagas nas cadeiras etc, mas take it with a grain of salt! Espero que ajude :kissingheart:

Boa tarde, primeiro que tudo obrigada pela resposta! Sobre a questão do que eu queria dizer com "letras" era mais no sentido da leitura, gosto também da vertente da escrita sim mas seria mais mesmo estudar e ler obras. Quanto à cultura gostaria que fosse um curso abrangente por isso é que pensei em Artes e Humanidades.
Queria algo que conseguisse conjugar a leitura com também um certo conhecimento abrangente da história, cultura, filosofia e artes.
Sobre as línguas, honestamente não tenho qualquer problema mas não era bem isso que queria que fosse o foco do curso...

Boa tarde, primeiro que tudo obrigada pela resposta! Sobre a questão do que eu queria dizer com "letras" era mais no sentido da leitura, gosto também da vertente da escrita sim mas seria mais mesmo estudar e ler obras. Quanto à cultura gostaria que fosse um curso abrangente por isso é que pensei em Artes e Humanidades.
Queria algo que conseguisse conjugar a leitura com também um certo conhecimento abrangente da história, cultura, filosofia e artes.
Sobre as línguas, honestamente não tenho qualquer problema mas não era bem isso que queria que fosse o foco do curso...
Olá de novo! Okay, ou seja, queres cadeiras de literatura, história, cultura, filosofia e artes. Eu diria que tanto em Artes e Humanidades como em Comparatistas consegues isso; nenhum destes cursos é focado nas línguas. Acho que a decisão cabe se gostarias de estudar esses assuntos numa perspectiva comparatista (comparação entre culturas, territórios, entre autores, etc) ou nem tanto isso.

olá, onde ficaste colocada?