📝 O prazo normal de inscrição nos exames nacionais acabou no passado dia 19 de março. Mas isso não significa que não possas ainda fazer ou até corrigir a inscrição caso queiras acrescentar novos exames. Neste artigo respondemos às principais dúvidas sobre o tema.
1) As reacções dos falecidos - por mais de uma vez alguém (não vale a pena dizer quem, a pessoa sabe quem é) colocou como reacção aos meus posts onde eu apoiava as decisões do @Alfa. Por outro lado, a mesma pessoa colocava ou como reacção aos posts onde eu discordava do @Alfa. Como puderam observar, eu sabia desde a Noite 1 que o @Alfa era Town mas se não soubesse, poderia interpretar a vossa reacção como tendo algum significado.
Sobre isto, tenho apenas a dizer que eu fiz um aviso sobre as reacções, porém não posso proibir as mesmas. A única coisa que posso reforçar é para todos considerarem a desconsideração das mesmas, quando são jogadores já mortos. Tentem não ir por aí, o que importa mesmo são os textos e as conversas em jogo.
Prosseguindo o resto das mensagens que quereria escrever (estou a reler o jogo inteiro para ver se não me escapa nada).
@Marco Esperança – reli os posts e não posso deixar de mencionar o que irei dizer, uma vez que novamente aconteceu algo semelhante ao que aconteceu no jogo passado, desta vez com algumas agravantes. O que fez escalar o conflito foi o Marco estar muito confiante de que a Andreia era da Máfia. Obviamente, um erro grande, mas claro que o Marco não tinha como saber. Porém, estava aí também a chave da resolução do conflicto:
Os assassinatos que tinham ocorrido (um fail e a morte do davis) deveriam ser considerados a prioridade da análise dos textos. O Marco não fez isto, porque se tivesse feito, chegaria à conclusão que existem 0 indícios que apontem para a Andreia. Se estivesse focado no texto, poderia concluir que, mesmo que considerasse a actividade da Andreia suspeita, deveria ter mais suspeitas acerca das pessoas que tivessem pistas no texto.
O texto da morte do davis indiciava coisas de Informática, essencialmente, o que fechava a decisão em três ou quatro pessoas. Ainda foram rebuscar pistas para o Alfa, que poderiam ter o mínimo sentido, embora fizesse muito mais sentido ser: o Marco, o Bruno ou o David. Ora, sabendo o Marco que ele era inocente, só restavam 2 opções e ele nunca quis analisar por aí, aliás até disse ao Bruno para votar na Andreia porque #somosdomesmocurso. E depois deu likes nos posts do Bruno e do David a suspeitarem da Andreia e/ou Alfa.
Já estavam os dois a discutir e a desconfiarem um do outro, porque a Andreia começou a ser acusada por mais pessoas por não querer fazer roleclaim e a posição defensiva do Marco fez com que não acreditassem nele, mesmo tendo feito roleclaim.
Por último, além da posição mega defensiva e acusação forte na Andreia, sem mostrar partes do texto, mostra que o jogo chegou a um ponto muito pouco racional: sim, a Andreia podia ser da Máfia, mas não podia ter assassinado o davis, não era razoável. Acusar uma pessoa com truques baseados na “análise psicológica” tem tudo para dar errado. O Marco até me enviou mensagens a falar nesta história da análise psicológica dele dizia que a Andreia não era da Town, 100% certezas. E pronto, se esta história tivesse continuado na irracionalidade, tinham morrido os dois em dias consecutivos e talvez os assassinos escapassem por mais tempo. (In)felizmente, os jogadores resolveram não pegar na estratégia da psicologia e só voltaram a essas conversas no final do jogo (quando a acusação para o Nemo/Alfa era baseada na inteligência deles, sendo que nenhum tem ligações à cidade do Porto. Até eu fiquei mindfucked). @Anónimo 5555 excelente intuição inicial, com uma quase auto-destruição da Town no final do jogo. Acontece, mas confesso que foi divertido ver que o jogo estava tão renhido.
Bem, agora um comentário mais individual para os restantes jogadores sobre este jogo (e que as minhas palavras não sejam mal-interpretadas, é só uma vista de olhos por quem esteve a observar o que cada um fez):
@Gonçalo Santos Silva –Conseguiste ser identificado pela Máfia sem te matarem e mantiveste-te fora das suspeitas durante um longo período de tempo, embora fosses também uma pessoa do Porto e teres dado hammer no Rarael, ao contrário do Júlio :^) Correu mal teres tentado matar o Nemo. A morte da Alexandra foi a jogada ideal. Novamente, a win esteve quase entre ti e o Júlio ou a Town. Y’all praise @Rarael por ser o morto mais útil de sempre. O roleclaim que fizeste foi denunciativo, uma vez que o verdadeiro role estava em jogo, ups :’(
@Alexandra S. – Apesar das investigações falhadas, foste eliminada já para o final do jogo, o que mostra que o Cop passou bastante despercebido (investigações falhadas, ups :’( )
@NemoExNihilo – A maior protecção foi a de Satanás, :^), que resolveu avisar da sua ausência. Primeiramente, porque sabia que a justificação era válida e não gosto de modkills gratuitos, muito menos queria que o jogo ficasse baseado num “ah X não está presente, logo, é ele o mafioso que quer passar despercebido”. Ainda que isso seja uma vantagem para a Máfia culpar, o objectivo do jogo é divertirem-se com os textos. Se o Anónimo continuasse vivo, provavelmente íamos ter mais 308257 kills protegidas. É um feito.
@David1154 – Vi ontem o GIF do bebé a chorar porque quase conseguiram no lynch. Sim, de facto, estavam muito perto e depois resolveram que não queriam esperar pelo Nemo e queria, partir para o lynch. Aí, a tua postura poderia ter mudado. Passo a explicar: Era mais conveniente que desses lynch no Bruno Rosendo (e ele esteve mais do que uma vez perto disso). Sei que a Máfia não quer perder os seus elementos, mas teres tentado protegê-lo acabou por terminar contigo, sendo que, embora o Roleblocker seja um poder útil, quando se sabe os papéis relevantes, tu tinhas absorvido a habilidade de enviar um sonho e uma kill individual (ou seja a Máfia, caso tu estivesses vivo, teria essas duas habilidades, sendo que era provável que fosses apanhado no dia seguinte, pelo que terias que optar qual das acções seria mais útil). Por exemplo, teres a capacidade de enviar um sonho a outra pessoa permitiria potencialmente enviares o papel de alguém ao Gonçalo, que já acreditavam com certeza suficiente que era o traidor e talvez tivessem chegado a alguns alvos mais cedo. Caso fizesses 2 kills, provavelmente ias a lynch no dia seguinte, mas levavas duas pessoas contigo, o que era satisfatória numa fase em que tinham várias suspeitas em ti.
@Mr. Pancakes – Foi uma pena o Marco ter ficado absorvido na discussão com a Andreia, porque se não fosse ele a dar o hammer, provavelmente poderiam ter conversado durante mais tempo e poderias ter questionado de forma a que ele não dissesse que não recebeu nada. Ele recebeu um texto, não estava era a lembrar-se porque estava mais focado na luta na lama, perdoem-me a expressão. Fora isso, usaste a tua habilidade sem enviar sonhos a mafiosos. Se o Rosendo não tivesse dado roleblock, o Alfa ficaria a saber que o Rafael é um Restless Spirit (que pode ser de qualquer alinhamento), mas não quereria matá-lo, uma vez que, ao pesquisar o role, chegaria à conclusão que, caso seja Máfia, era mais conveniente tentar apanhar os outros, uma vez que o Rarael teria o poder de voto, que torna-o quase um jogador imortal.
@Andreia C. – Já comentei contigo a conspiração satânica com o teu role, I’m sorryyyyy :^) O teu poder só seria útil para impedir o recrutamento de um Mentee (que provavelmente até teria funcionado, uma vez que tu até visitaste o Panquecas mais do que uma vez!). Fora isso, a partir do momento em que a Sofia_R morreu, ficaste basicamente um vanilla townie. O objectivo é um pouco isso, é preciso algum equilíbrio de poderes activos e passivos para que o jogo não seja excessivamente swingy sem justificação.
@davis – Percebo perfeitamente que o jogo ainda não tenha ficado muito claro. É normal, aliás, muitos jogos de Máfia são feitos com os jogadores completamente às escuras sobre os roles que estão em jogo. Eu escrevo bastante texto, há tipologias de jogo muito mais focadas na discussão dos jogadores em si e sem pistas sobre os assassinos. Por ser uma mecânica um bocado vaga e a maioria dos jogadores não estar ainda familiarizado o suficiente para conjecturar o que pode estar em jogo, prefiro que exista um mix. Grande pontaria na abertura de caixinhas.
@disruptedmind – Mais uma vez, não escrevi uma única pista sobre ti. Bom guess de que poderia haver um Usurper em jogo, era precisamente isso que planeava e por isso é que não coloquei um Usurper em jogo. Sendo o role conhecido, é muito menos interessante colocá-lo em jogo, pelo que coloquei um Roleblocker e um Traidor.
@Sofia_R – Já fiz comentários sobre o papel de Mentor e creio não restar mais alguma coisa a dizer; tentaste pensar nas tuas opções e ias recrutar uma pessoa que fez roleclaim, que era uma jogada minimamente plausível, uma vez que o Mr. Pancakes parecia credível.
@Alfa – Gostei do raciocínio dedutivo, mesmo quando as pistas não eram as verdadeiras. Pareceu-me que foste das pessoas que mais razoavelmente interpretou textos, sem forçar demasiado as ideias. No final, com uma pequena conspiração sobe as jogadas que o Nemo faria :^) Nesse ponto do jogo, era implausível que o assassino não fosse uma pessoa do Porto, mas não cheguei a dar conta se achavam que o Nemo era assassino ou se estavam a pensar que seria alguma coisa relacionada a roles da 3rd Party.
@Rarael – Ri-me assim que sorteei os papéis. Pensei cá para comigo “wow, o Rafael ficou com o papel mais adequado” = o Rafael esquece-se sempre dos jogos e aparece poucas vezes, portanto, ele já é o Spirit do Restless Spirit. Fora de brincadeiras, foi um papel que se mostrou de utilidade suprema no endgame.
@Anónimo 5555 – Também já comentei por aí. Intuição on point nos primeiros tiros. Se o David e o Bruno fossem Profissionais, tinhas levado os 3 elementos. Obviamente que coloquei as pessoas com categorias diferentes para este poder ser limitado e para que chegassem à conclusão de que as categorias não eram indicativas das facções. Construir setups envolve este tipo de cálculos e estou contente por ter sido equilibrado. Felizmente para a Town, não consumaste a autodestruição.
@Bruno Rosendo – Também já conversei contigo bastante sobre os jogos. O block no Mr. Pancakes foi uma decisão muito acertada, a kill nele não sei até que ponto foi. Se tens o poder de inutilizar uma pessoa que desconfias do roleclaim ser verdadeiro, poderiam ter arriscado matar outro jogador (com o objectivo de chegarem ao Cop) e continuar a bloquear o Mr. Pancakes. A partir do momento em que ele revelou o papel dele, o roleblock sobrepõe-se à acção do mesmo, ou seja, sabendo o role dele, poderiam continuar até ao final da vida do Rosendo em jogo a dar roleblock, fazendo com que o Mr. Pancakes valesse o mesmo que um vanilla townie. Also, Chester Park foi criativo, ri-me.
@Júlio Ribeiro – Também já comentei contigo. O teu jogo foi muito pro-town, quando o Jester quereria o mais rápido possível parecer scummier. Quando quiseste realmente jogar como Jester, acabaste por ser descoberto e a alternativa final era só mesmo a Jester + Máfia win. O meu conselho, quando descobrem o vosso role, é tentarem mesmo pesquisar sobre ele. Sendo o Jester um role comum ao Town of Salem, há imensos guides sobre tácticas possíveis, caso não saibam muito bem porque via optar. Jester em endgame é muito perigoso, porque a entrega da Máfia pareceu pouco convincente. O Jester quererá sempre ser dos primeiros a ser lynchado.
Mais uma vez, um obrigado do fundo do coração por alinharem nas minhas brincadeiras e por se divertirem comigo. Obrigada pelo jogo e pelas conversas paralelas que de vez em quando travam com Satanás, eu gosto :> Vou deixar em spoiler as restantes pistas e referências e com esta mensagem me despeço deste 2º jogo. Tenho planos para o futuro dos Máfias, mas creio que tenho novidades conjuntas com uma outra pessoa que quer organizar um novo joguinho aqui pelo Uniarea. Fiquem atentos ❤
dia caloroso, não só pelo terrível sol eminente – foto de perfil do David, ele próprio utilizou pistas semelhantes quando jogo DN.
Cordeirinhos trancados com medo da possível morte, confissões e sonhos com algum interesse. – Acções do Nemo, poder do Alfa e do Mr. Pancakes.
Desencostando-se da parede – novamente, paredes, a referências favorita do Rosendo.
força titânica – Attack on Titan, de facto. Eu sabia que ele e o Rarael viam e que o Gonçalo comentou que ainda não viu, pelo que pareceu-me suficiente para mencionar e lançar a dúvida.
gostava muito de caminhar sozinho, pela avenida dos sonhos destruídos ou lá o que era – referência vaga à música Boulevard of Broken Dreams, dos Green Day, a banda da vítima.
mau portal – Bad Gateway. Decidi meter gateway como portal.
Dia 4
Texto do lynch:
mesmo sabendo que estava na mira de assassinos vingativos e de oráculos de Delfos. – Referência ao facto do David ter sido alvo pelo Anónimo 5555 e o Mr. Pancakes, tendo absorvido os seus poderes.
nova técnica de encostar à parede – era um engodo para ficarem na dúvida do significado.
acertaram na medicação – referência a que nem todos os profissionais estão na mesma equipa. Ora, nesta altura tínhamos já o disrupted e o Marco mortos, pelo que, se ainda sobraram profissionais e existia um Backup Doctor, significa que existe um Doctor na Town e alguém com “propósitos malévolos” seria o indício de que ainda resta um Profissional alinhado com outra facção, a Máfia.
Erwin – RIP Erwin, personagem de Attack on Titan, mas que podia ser outro nome, visto que há outros senhores no mundo com o nome de Erwin :^) Neste caso, era mesmo a personagem que, enfim, nem comento, mas chorei no episódio :’(
Arreganhando a tacha – Expressão do Norte, googlada.
quando esta pensava que estaria a fazer o necessário. – Para dar a entender que a acção do Pancakes não correu bem (na verdade, ele foi bloqueado).
Não adiantava um grosso – Outra expressão googlada. O objectivo era dividir as pistas entre a possibilidade de ser o Rosendo e/ou o Rarael.
É uma pena, Mr. Pancakes.
Mantendo-se fiel aos seus princípios, Orzabal regressa ao seu esconderijo, sentindo-se vitorios@. – Esta frase tinha uma referência oculta na sequência das frases. Com o Rosendo colocou que se mudou para Penafiel, eu dividi a palavra e fiz uma frase com a palavra pena e uma frase com a palavra fiel. Não esperava que isto fosse propriamente detectado, mas gosto sempre de colocar alguma coisa que seja mais difícil. O @ era pelo simples facto de que a personagem era feminina e o jogador masculino, só estava para confundir e incitar a discussão.
tinham-se esquecido dos ecos iniciais de traição – Nunca mais voltaram a falar na possibilidade do Traitor.
podiam estar muito perto de descobrir a verdade tenebrosa que ecoava em rumores. – Referência ao facto da Alexandra ter investigado o Gonçalo e ter morrido, isto era apenas para referência póstuma.
recordou-se da Invicta e dos tempos de estudante – oh, como ansiava terminar a sua missão e fugir dali! – o facto do Gonçalo estudar no Porto e a frase significava que Urie estava a lembrar-se dos tempos em que estudava, pensando que queria acabar o jogo (missão) para poder fugir do Sanatório. Eu sabia que isto tinha várias interpretações, nunca pensei que pensassem no Rarael por isso. Foi giro.
Sentia-se agora motivado para escrever o seu pecado, não uma tragédia. – I Write Sins, Not Tragedies – música dos Panic! At the Disco
Penta---- - Mais uma pista com múltiplas interpretações. Por um lado, queria que pensassem no penta como referência ao Júlio, por um lado, embora o Gonçalo também tenha participado em conversas sobre futebol; Os travessões, porém, queriam indicar que a palavra não estava completa. Na verdade, queria referir-me aos Pentatonix, grupo que o Gonçalo várias vezes referiu ser fã e que também foi comentado por alguns jogadores, como a Andreia, se não estou em erro.
Esperemos que não seja obra de uma força da espiritualidade. – Isto tem dois níveis de interpretação. No primeiro nível, santos, como o Nemo referiu. Num segundo nível, a foto de perfil do Gonçalo é de uma personagem que foi comentada há poucos dias no Diário, chamada Karma. O karma é uma força de espiritualidade, também. Este segundo nível era mais rebuscado
Post automatically merged:
A Noite 6, com a ausência de mortes, deixou-me inclinada apenas para referenciar a presença de um Jester em jogo. Nada mais.
No Dia 7, acabei por incentivar a um no lynch, uma vez que a discussão parecia ter chegado a um beco sem saída e mais uma morte significaria mais pistas, o que seria um consenso entre os jogadores presentes.
A imagem do relógio é uma referência ao significado do título do álbum dos Linkin Park, Minutes to Midnight. Essencialmente, queria que tentassem interpretar que estaria alguém em jogo com um título associado a esta banda.
Novamente as referências ao Penta é sobre os Pentatonix. As letras deixadas no corpo do Alfa foram baralhadas, mas referem-se à escala pentatónica, ou escala penta, como é conhecida na música. As letras são precisamente dessa escala. Baralhei-as porque se as metesse por ordem, chegariam facilmente a isto e, novamente, esforcei-me para que as referências não fossem “óbvias”.
Aliás, neste ponto do jogo, estranhei como é que não suspeitaram logo quando o Gonçalo deu hammer num lynch ao Rarael. Não ficaram atentos a isso e depois ele lynchou a Andreia e bye bye.
Na Noite 8, referi um "Eles que interpretem pistas, tonix" - Tonix de Pentatonix e porque acidentalmente googlei Tonix e é uma empresa farmacêutica, ri-me.
Pronto, o final do jogo ficaria decidido, dependendo da rapidez do Jester e do Restless Spirit. O outcome é o conhecido. Foi um bom jogo, gostei muito da imprevisibilidade do mesmo e da forma como cada vez mais há jogadores a pesquisar, a conjecturar e a tentar usar as suas habilidades de acordo com isso, não dependendo demasiado do roleclaim. Sinto-me satisfeita com tudo isso, os meus parabéns a todos os que estiveram cá para a diversão!
Com a paz restaurada, o Sanatório entrará em obras, por tempo indefinido. Quem sabe quando regressa a 3ª Edição?
@Gonçalo Santos Silva –Conseguiste ser identificado pela Máfia sem te matarem e mantiveste-te fora das suspeitas durante um longo período de tempo, embora fosses também uma pessoa do Porto e teres dado hammer no Rarael, ao contrário do Júlio :^) Correu mal teres tentado matar o Nemo. A morte da Alexandra foi a jogada ideal. Novamente, a win esteve quase entre ti e o Júlio ou a Town. Y’all praise @Rarael por ser o morto mais útil de sempre. O roleclaim que fizeste foi denunciativo, uma vez que o verdadeiro role estava em jogo, ups :’(
Nunca pensei que o Nemo fosse um doctor dopado na própria medicação
O roleclaim foi um roleclaim de desespero Estava a1 voto de ser lynchado por isso foi naquela do "se der errado, deu, whatever"
@Rarael – Ri-me assim que sorteei os papéis. Pensei cá para comigo “wow, o Rafael ficou com o papel mais adequado” = o Rafael esquece-se sempre dos jogos e aparece poucas vezes, portanto, ele já é o Spirit do Restless Spirit. Fora de brincadeiras, foi um papel que se mostrou de utilidade suprema no endgame.
Se o Júlio não fosse Júlio e não estivesse dormir àquelas horas da noite, ele tinha dado a vitória à Máfia, uma vez que ele próprio disse que ia lynchar o Nemo. E dava a vitória à Máfia sem o Jester ganhar
Era mesmo Máfia win só, porque o Júlio estava a dizer que desconfiava mais do Nemo e não se lembrou da condição de vitória dele, ele teria de te convencer a votares nele e não no Nemo. É tão caridoso que oferece a vitória
Desculpa lá, mas, além de, à partida, ser logo suspeito, a partir do momento em que começaste a responder com evasivas, deu logo para perceber que estavas a tentar aldrabar...
@NemoExNihilo – A maior protecção foi a de Satanás, :^), que resolveu avisar da sua ausência. Primeiramente, porque sabia que a justificação era válida e não gosto de modkills gratuitos, muito menos queria que o jogo ficasse baseado num “ah X não está presente, logo, é ele o mafioso que quer passar despercebido”. Ainda que isso seja uma vantagem para a Máfia culpar, o objectivo do jogo é divertirem-se com os textos. Se o Anónimo continuasse vivo, provavelmente íamos ter mais 308257 kills protegidas. É um feito.
Ó imperatriz da narração, bem o sei e bem o lamento, e só me posso oferecer para me rojar por todos os pavimentos daqui até ao Alentejo em resposta a tão magnânima atitude, que só poderá vir de uma entidade divina e não do submundo, se permitis que junte ao anterior pecado da minha ausência a blasfémia de vos contradizer...
Nunca pensei que o Nemo fosse um doctor dopado na própria medicação
O roleclaim foi um roleclaim de desespero Estava a1 voto de ser lynchado por isso foi naquela do "se der errado, deu, whatever"
Gostei do raciocínio dedutivo, mesmo quando as pistas não eram as verdadeiras. Pareceu-me que foste das pessoas que mais razoavelmente interpretou textos, sem forçar demasiado as ideias. No final, com uma pequena conspiração sobe as jogadas que o Nemo faria :^) Nesse ponto do jogo, era implausível que o assassino não fosse uma pessoa do Porto, mas não cheguei a dar conta se achavam que o Nemo era assassino ou se estavam a pensar que seria alguma coisa relacionada a roles da 3rd Party.
Sobre o Nemo, achei que podia ser algo relacionado com um third party, precisamente por causa da pista do Porto.
Mas confesso que o que me levou mais a pensar no Nemo foi a jogada do Júlio. Foi de tal maneira tresloucada que me ocorreu logo que pudesse ser uma estratégia do Nemo, somehow. Lamento, Nemo....
Tenho planos para o futuro dos Máfias, mas creio que tenho novidades conjuntas com uma outra pessoa que quer organizar um novo joguinho aqui pelo Uniarea. Fiquem atentos ❤
Sobre o Nemo, achei que podia ser algo relacionado com um third party, precisamente por causa da pista do Porto.
Mas confesso que o que me levou mais a pensar no Nemo foi a jogada do Júlio. Foi de tal maneira tresloucada que me ocorreu logo que pudesse ser uma estratégia do Nemo, somehow. Lamento, Nemo....
Vou tomar isso como um elogio e não uma ofensa, e diria que não é de todo um raciocínio errado, porque eu bem seria capaz de uma loucura dessas.
Se bem que, provavelmente, talvez o tivesse feito mais cedo e não tanto para o fim, para não ser tão óbvio que se tratava de uma jogada desesperada. E, se pudesse, tinha mais alguém a dizer que era mafioso, só para aumentar a confusão.)
Porque não desconfiavas de mim (ou se desconfiavas, estavas mais virado para outros), that's all. Pensei que eventualmente pudesses matar alguém e, inconscientemente, ajudar-me a ganhar Só te matei na última noite porque fiquei com a sensação de que já estava a ser muito óbvio e joguei pelo seguro.
Tiveste sorte porque se não me matasses, eu matava-te por um erro da satan.
" Eia, desculpa lá mas estarias a atrasar imenso o jogo. Literalmente tens um texto da morte do Alfa, já tentaste atirar no Nemo e não funcionou, restam-te 2 outras pessoas xD "
Quando satan disse isto, eu reparei logo que ela estava a falar de ti e do júlio. Eu acabei por não votar porque satan estava com pressa e tu me tinhas matado mas se tivesse já não ia votar no nemo graças a satan.
Tiveste sorte porque se não me matasses, eu matava-te por um erro da satan.
" Eia, desculpa lá mas estarias a atrasar imenso o jogo. Literalmente tens um texto da morte do Alfa, já tentaste atirar no Nemo e não funcionou, restam-te 2 outras pessoas xD "
Quando satan disse isto, eu reparei logo que ela estava a falar de ti e do júlio. Eu acabei por não votar porque satan estava com pressa e tu me tinhas matado mas se tivesse já não ia votar no nemo graças a satan.
Não foi um erro, a kill faccional da Máfia sobrepõe-se à tua kill, pelo que, ao seres o alvo escolhido, podias escolher qualquer alvo, que não ia acontecer nada. Expliquei-te isto, para que fique claro que não houve nenhum erro, eu revelei o que tinha a dizer por não fazer absolutamente diferença alguma, uma vez que o Nemo tinha-se protegido e a tua morte era inevitável. Existem regras de ordem de acções, Satan seguiu as regras sem falhar
Antes gostava imenso de pinguins e de golfinhos. A partir do momento em que descobri quem me levou desta para melhor, só gosto dos últimos referidos :(
Também já conversei contigo bastante sobre os jogos. O block no Mr. Pancakes foi uma decisão muito acertada, a kill nele não sei até que ponto foi. Se tens o poder de inutilizar uma pessoa que desconfias do roleclaim ser verdadeiro, poderiam ter arriscado matar outro jogador (com o objectivo de chegarem ao Cop) e continuar a bloquear o Mr. Pancakes. A partir do momento em que ele revelou o papel dele, o roleblock sobrepõe-se à acção do mesmo, ou seja, sabendo o role dele, poderiam continuar até ao final da vida do Rosendo em jogo a dar roleblock, fazendo com que o Mr. Pancakes valesse o mesmo que um vanilla townie. Also, Chester Park foi criativo, ri-me.
Eu decidi também matar o Pancakes porque estava a ir pelo caminho do "estão-me a incriminar", e o pancakes estava a duvidar de mim mesmo depois do David morrer. Correu mal, mas esse era o plano e foi por isso que matei o Pancakes
Eu aqui tentei manter a postura que tinha do "não quero matar alguém inocente". Penso que se tivesse dado lynch ao Bruno e usasse a kill que tinha absorvido, ia com certeza a lynch no dia seguinte, pois o @Alfa já sabia o meu papel e o @Anónimo 5555 podia revelar que me tentou matar, logo, só poderia ser eu o mafioso. Optei por manter o no lynch e ver se pegava (foi quase ) pois aí podia assumir a kill como máfia e usar a kill absorvida, protegendo assim o Bruno e ganhando mais uma noite. Caso tivesse dado lynch ao Bruno e não usasse a kill extra, ia ser morto na mesma pois iriam surgir ainda mais pistas contra mim. Penso que o Bruno naquele momento, tinha mais capacidades de salvação (até porque podia não conseguir usar a kill extra visto que só era utilizável contra profissionais).
Pessoalmente achei esta edição mais interessante e mais divertida que a anterior, apesar de não gostar muito de ser mafioso . No que toca às pistas, penso que tinham sim ambiguidade e talvez se o @disruptedmind não tivesse sido morto logo na primeira noite (apesar de achar que ele se expôs muito e se tentou defender demasiado) tivéssemos capacidade de ganhar. Por isso, acho que foi um jogo equilibrado, estás de parabéns @Ariana_
Não foi um erro, a kill faccional da Máfia sobrepõe-se à tua kill, pelo que, ao seres o alvo escolhido, podias escolher qualquer alvo, que não ia acontecer nada. Expliquei-te isto, para que fique claro que não houve nenhum erro, eu revelei o que tinha a dizer por não fazer absolutamente diferença alguma, uma vez que o Nemo tinha-se protegido e a tua morte era inevitável. Existem regras de ordem de acções, Satan seguiu as regras sem falhar
Não tem a ver com ordem cronológica e eu expliquei-te nas mps. Existe uma Golden Rule que é: a kill faccional da Máfia sobrepõe-se às outras kills, salvo raras excepções, que não era o teu caso. Mesmo que tivesses enviado de imediato que querias matar o Gonçalo, assim que ele decidisse a tua morte (poderiam ser horas depois da tua mp), a tua kill não iria ocorrer. Eu expliquei-te isto na mensagem que enviei.
Já agora, antes que comecem com a conspiração das minhas mps. Os timings neste jogo são maioritariamente irrelevantes. A minha demora na resposta a algumas acções foi ora por eu não estar presente, ou por estar à espera da tomada de decisão do Roleblocker. Para referência futura: eu poderei demorar o tempo que quiser, fazendo-vos crer que existe ou não existe roleblocker. Pronto, mais alguma dúvida do funcionamento da mecânica de jogo, já sabem a quem perguntar
Não tem a ver com ordem cronológica e eu expliquei-te nas mps. Existe uma Golden Rule que é: a kill faccional da Máfia sobrepõe-se às outras kills, salvo raras excepções, que não era o teu caso. Mesmo que tivesses enviado de imediato que querias matar o Gonçalo, assim que ele decidisse a tua morte (poderiam ser horas depois da tua mp), a tua kill não iria ocorrer. Eu expliquei-te isto na mensagem que enviei.
Já agora, antes que comecem com a conspiração das minhas mps. Os timings neste jogo são maioritariamente irrelevantes. A minha demora na resposta a algumas acções foi ora por eu não estar presente, ou por estar à espera da tomada de decisão do Roleblocker. Para referência futura: eu poderei demorar o tempo que quiser, fazendo-vos crer que existe ou não existe roleblocker. Pronto, mais alguma dúvida do funcionamento da mecânica de jogo, já sabem a quem perguntar
Não sei se me fiz entender mas não é esse o erro. Eu isso tinha entendido. O erro foi tu me teres dito que era entre duas pessoas e eu deduzi logo a exclusão do nemo quando eu ia matá-lo. Se isso se concretizou ou não é irrelevante
Não sei se me fiz entender mas não é esse o erro. Eu isso tinha entendido. O erro foi tu me teres dito que era entre duas pessoas e eu deduzi logo a exclusão do nemo quando eu ia matá-lo. Se isso se concretizou ou não é irrelevante
Mas não foi um erro, eu escrevi isso sabendo que já estavas morto. Não foi um erro porque foi uma revelação em privado e, caso tentasses comunicar com outros jogadores essa informação, a vitória da Town iria por água abaixo, porque eu própria anularia a vitória. Pode não parecer, mas parte do que digo em conversas com os meus jogadores é também um teste Não foste o único jogador com quem tive conversas em privado, curiosamente, és o único que quer revelar as minhas conversas Nenhuma das conversas que tive comprometia o resultado do jogo, no entanto, visto que jogadores mortos não podem falar e novamente, caso algum jogador tentasse comunicar com outros para passar alguma informação relevante, a vitória é anulada. Ainda além disso, a pessoa que sobrava da Town era o Nemo, que já tinha dito que iria votar no Gonçalo com 100% certezas no Dia anterior. O Rarael foi atrás por ter entendido o que se tinha passado e entre o Júlio e o Gonçalo, o Gonçalo parecia mais Máfia que a tanga do Júlio.
A informação que te dei era absolutamente irrelevante para o resultado do jogo e não foi nenhum erro, foi consciente do que ia acontecer. E disse-o porque queria que tentasses decidir em quem disparar, mesmo que eu já soubesse que não ia dar em nada, porque normalmente os mods dos máfias pedem as acções todas. Depois respondeste que me ias responder na tarde ou manhã do dia de hoje e eu não quis alongar um jogo sem motivo, que seca. Desisti da ideia de mandares a a tua acção e contei-te que ela seria anulada pela Golden Rule e que as pistas do Porto só podiam ser para 2 pessoas, olhem que novidade ilícita. Queria só mesmo testar até que ponto ias disparar outra vez no Nemo, pela piada, sem pistas nenhumas.
Ainda outra coisa: eu não tinha obrigatoriedade de dizer se os teus disparos acertavam ou não. Isso fui eu que decidi fazer ao setup, para não te deixar demasiado tempo na dúvida. Isto para demonstrar que há mecânicas de jogo que podem variar, de acordo com o mod. Aceito que indiquem erros reais meus, mas não aceito que finjam erros que não existiram, eu posso perfeitamente revelar o que bem entender aos jogadores mortos. E eles só têm de cumprir o que está fixado nas regras Aliás, o Bruno Rosendo, por exemplo, depois do lynch dele esteve a conversar comigo e eu contei-lhe várias coisas e tenho 200% certezas que ele não disse nada. É assim que se passa no teste :]
Fora isso, agradecia que os meus jogadores não revelassem as conversas privadas que têm ou não têm comigo, isso são os segredinhos do submundo Espero que finalmente isto esteja esclarecido, mas para a próxima vez serei menos benevolente nas revelações e não respondo ao que quer que seja
Mas não foi um erro, eu escrevi isso sabendo que já estavas morto. Não foi um erro porque foi uma revelação em privado e, caso tentasses comunicar com outros jogadores essa informação, a vitória da Town iria por água abaixo, porque eu própria anularia a vitória. Pode não parecer, mas parte do que digo em conversas com os meus jogadores é também um teste Não foste o único jogador com quem tive conversas em privado, curiosamente, és o único que quer revelar as minhas conversas Nenhuma das conversas que tive comprometia o resultado do jogo, no entanto, visto que jogadores mortos não podem falar e novamente, caso algum jogador tentasse comunicar com outros para passar alguma informação relevante, a vitória é anulada. Ainda além disso, a pessoa que sobrava da Town era o Nemo, que já tinha dito que iria votar no Gonçalo com 100% certezas no Dia anterior. O Rarael foi atrás por ter entendido o que se tinha passado e entre o Júlio e o Gonçalo, o Gonçalo parecia mais Máfia que a tanga do Júlio.
A informação que te dei era absolutamente irrelevante para o resultado do jogo e não foi nenhum erro, foi consciente do que ia acontecer. E disse-o porque queria que tentasses decidir em quem disparar, mesmo que eu já soubesse que não ia dar em nada, porque normalmente os mods dos máfias pedem as acções todas. Depois respondeste que me ias responder na tarde ou manhã do dia de hoje e eu não quis alongar um jogo sem motivo, que seca. Desisti da ideia de mandares a a tua acção e contei-te que ela seria anulada pela Golden Rule e que as pistas do Porto só podiam ser para 2 pessoas, olhem que novidade ilícita. Queria só mesmo testar até que ponto ias disparar outra vez no Nemo, pela piada, sem pistas nenhumas.
Ainda outra coisa: eu não tinha obrigatoriedade de dizer se os teus disparos acertavam ou não. Isso fui eu que decidi fazer ao setup, para não te deixar demasiado tempo na dúvida. Isto para demonstrar que há mecânicas de jogo que podem variar, de acordo com o mod. Aceito que indiquem erros reais meus, mas não aceito que finjam erros que não existiram, eu posso perfeitamente revelar o que bem entender aos jogadores mortos. E eles só têm de cumprir o que está fixado nas regras Aliás, o Bruno Rosendo, por exemplo, depois do lynch dele esteve a conversar comigo e eu contei-lhe várias coisas e tenho 200% certezas que ele não disse nada. É assim que se passa no teste :]
Fora isso, agradecia que os meus jogadores não revelassem as conversas privadas que têm ou não têm comigo, isso são os segredinhos do submundo Espero que finalmente isto esteja esclarecido, mas para a próxima vez serei menos benevolente nas revelações e não respondo ao que quer que seja
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.