Média baixa do secundário

laoxnwodnwosn

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2023
Estou a entrar em desespero pois a minha média do secundário está abaixo do que pretendo, o meu objetivo era entrar no curso de geologia numa universidade do porto ou psicologia, (no porto também), mas este numa Universidade privada... O único problema é que a minha média (supondo que chegue ao 14 no exame de português, contando apenas se só queira entrar em psicologia) ronda os 13 o que não é bom. Mesmo que tente fazer melhoria a minha média não vai subir muito. As únicas disciplinas que eu poderia fazer essa melhoria seria a biologia (média de 11 do 10° e 11° ano) e o português (13 média de 10°-12° ano), pois a matemática e a física e química não iria conseguir melhorar, nem quero pois tive bastantes dificuldades nessas disciplinas no 10 e 11° (média de 11 a matemática e 10 a fisica e quimica). O que posso fazer? Candidato me na mesma e tento a minha sorte? Á outra opção? Não tenho disciplinas por fazer e assim que acabe o 12° duvido que vá ficar alguma para trás.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Estou a entrar em desespero pois a minha média do secundário está abaixo do que pretendo, o meu objetivo era entrar no curso de geologia numa universidade do porto ou psicologia, (no porto também), mas este numa Universidade privada... O único problema é que a minha média (supondo que chegue ao 14 no exame de português, contando apenas se só queira entrar em psicologia) ronda os 13 o que não é bom. Mesmo que tente fazer melhoria a minha média não vai subir muito. As únicas disciplinas que eu poderia fazer essa melhoria seria a biologia (média de 11 do 10° e 11° ano) e o português (13 média de 10°-12° ano), pois a matemática e a física e química não iria conseguir melhorar, nem quero pois tive bastantes dificuldades nessas disciplinas no 10 e 11° (média de 11 a matemática e 10 a fisica e quimica). O que posso fazer? Candidato me na mesma e tento a minha sorte? Á outra opção? Não tenho disciplinas por fazer e assim que acabe o 12° duvido que vá ficar alguma para trás.
Olá! Uma via alternativa é entrares num curso mais acessível para ti e no final do ano lectivo (final do 1º ano) tentares entrar num dos cursos que ambicionas por mudança par instituição/curso. Parece-me ser a única via onde possas entrar sem envolver teres de ir a melhorias, mas pressupõe que estejas um ano potencialmente fora dos cursos que gostarias mais.

• Like
Reactions: laoxnwodnwosn

laoxnwodnwosn

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2023
Olá! Uma via alternativa é entrares num curso mais acessível para ti e no final do ano lectivo (final do 1º ano) tentares entrar num dos cursos que ambicionas por mudança par instituição/curso. Parece-me ser a única via onde possas entrar sem envolver teres de ir a melhorias, mas pressupõe que estejas um ano potencialmente fora dos cursos que gostarias mais.
Obrigada e como isso funciona? Mas na tua opinião o que farias no meu lugar, optavas pelo quê, melhoria? (Desculpa tar a ser chata só que eu preciso de pensar nisto antes que o 12°ano acabe)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada e como isso funciona? Mas na tua opinião o que farias no meu lugar, optavas pelo quê, melhoria? (Desculpa tar a ser chata só que eu preciso de pensar nisto antes que o 12°ano acabe)
É um concurso especial institucional (portanto tem calendário próprio, mas costima decorrer no final do ano lectivo e é pago; os valores também costumam variar, especialmente entre público e privado, mas no público costuma ficar entre os 50-60 euros). Também tem vagas próprias (por norma, o número de vagas é cerca de 10% das que existem para o concurso nacional/institucional, mas tem muito menos candidatos). Os critérios de seriação tens de consultar no site da própria instituição (pesquisando concurso mudança par instituição/curso + nome da instituição que te interessa), mas por norma contam-te no mínimo a prova de ingresso e média do secundário, assim como outros critérios que tens mesmo de consultar porque podem variar entre instituições. Como tens menos candidatos e muitas vezes os mesmos estão em condições semelhantes a ti, as médias podem ser maos baixas que no concurso nacional. Dito isto, o que eu faria:

1) se a minha média estivesse próxima das do concurso nacional/institucional, talvez optasse por fazer algumas melhorias (não mais do que umas 2 disciplinas) e tentaria apostar quase tudo na(s) prova(s) de ingresso, tentando tirar um resultado alto na prova de ingresso, especialmente se a prova de ingresso contar 50% da nota. Imagina que tinhas 136 de média de secundário e conseguias 176 na prova de ingresso: dá 156,0 de nota de candidatura. Se a tua média está neste tipo de situação, tentaria em primeiro lugar tirar o máximo partido da prova de ingresso.
2) Se a minha média estivesse muito próxima, descartaria fazer as melhorias a outras disciplinas e concentrava-me só nas provas de ingresso, para tentar subir tanto quanto possível a nota de candidatura. Lembrando, claro, que não é impossível que um estudante se saia melhor no exame nacional do que na disciplina, mas é preciso algum trabalho consistente.
3) Independentemente dos resultados, candidatar-me ia a esses cursos e colocaria nas outras opções cursos em que acharia mais provável entrar. Assim, se não calhasse no curso que queria poderia inscrever-me noutro curso, passar pela experiência e eventualmente no final do ano tentar entrar pela mudança de curso.

Ainda te resta bastante tempo, então sinceramente recomendo que prepares bem as provas de ingresso e tentes pensar que a tua nota de candidatura não é só definida pela média do secundário, portanto, tens hipóteses, os exames não têm de ser uma experiência aterradora e é preciso alguma confiança e trabalho. Boa sorte!