Média de 16,6 no 10ºano e quero ir para medicina! Ainda consigo?

tomaspiressss

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2019
Bem.. sou um aluno muito aplicado. Estudo todos os dias, tenho sempre a matéria organizada e sei que sei bem o que estudo. Acabei o meu 10º ano com média de 16,6 e quero entrar em medicina, mas esta média não chega.
Os meus professores dizem que tinha média de +18 se não stressa-se tanto durante os testes. Podem me ajudar nestas duvidas? o que fazer no próximo ano? Vou conseguir? E a ansiedade?

Bem.. sou um aluno muito aplicado. Estudo todos os dias, tenho sempre a matéria organizada e sei que sei bem o que estudo. Acabei o meu 10º ano com média de 16,6 e quero entrar em medicina, mas esta média não chega.
Os meus professores dizem que tinha média de +18 se não stressa-se tanto durante os testes. Podem me ajudar nestas duvidas? o que fazer no próximo ano? Vou conseguir? E a ansiedade?
Se parte do teu problema é o stress, precisas de te acalmar, pensa assim, tu dás o teu melhor, se não for à 1ª, é a 2ª, não podes é desistir. Com a tua média, estás num bom caminho, para o ano tens de tentar tirar o melhor que conseguires para subires a média e continuar a trabalhar e a fazer exercícios para entrares no curso que queres, seja medicina ou outro qualquer. Ainda te falta dois anos, e no 12º, com as disciplinas anuais, a tua média soube, no geral, mais um pouco.

Eu tentei solucionar isso este ano dessa forma, mas não consigo. As minhas notas no último período subiram muito contudo quando sai a nota final fiquei a sentir me injustiçado. Não sei se é importante referir mas a minha escola e os meus professores são muito exigentes e tenho medo de no próximo ano não melhor o que tenho de melhorar

Se achas que os professores são muito exigentes podes tentar mudar de escola. Para medicina as provas de ingresso contam 50% então o mais importante é ter boas notas nos exames. Agora vais para o 11º que é o ano mais difícil tens de te organizar bem, se a tua escola tiver psicologa podes pedir ajuda para ligar com o stress. Boa sorte!

• Like
Reactions: ascd
Eu tentei solucionar isso este ano dessa forma, mas não consigo. As minhas notas no último período subiram muito contudo quando sai a nota final fiquei a sentir me injustiçado. Não sei se é importante referir mas a minha escola e os meus professores são muito exigentes e tenho medo de no próximo ano não melhor o que tenho de melhorar
Estás a sofrer por antecipação, é importante pensar no futuro, mas não vale a pena estares a ter medo do que não sabes ainda. E os teus professores serem exigentes é bom, se não tiveres as notas que queres, estás bem preparado para fazer melhoria por exame. E teres melhorado no 3º período é um sinal que estás a ultrapassar a ansiedade.

Obrigada desde já pelas respostas. Para além disso é difícil mesmo se a minha média subir imenso(19) com a média do 10 entrar em medicina..!?!? Sinto me injusticado porque sei o que falo e as minhas notas não refletem o que sei nem o que aprendi.
Post automatically merged:

O 11 é mais difícil? Os meus professores fizeram me que como já nos habituámos ao ritmo torna se mais fácil e por exemplo fq é um seguimento da última matéria do 10, que por acaso foi a que gostei mais e tirei melhor nota. A maior parte dos meus colegas sobe bastante a média no 11...

Obrigada desde já pelas respostas. Para além disso é difícil mesmo se a minha média subir imenso(19) com a média do 10 entrar em medicina..!?!? Sinto me injusticado porque sei o que falo e as minhas notas não refletem o que sei nem o que aprendi.
Se a tua média subir tanto e as notas dos exames não mudarem muito da média, entras em qualquer curso, nem que faças uma melhoria ou outra. E percebo o teu sentido de injustiça.

O 11 é mais difícil? Os meus professores fizeram me que como já nos habituámos ao ritmo torna se mais fácil e por exemplo fq é um seguimento da última matéria do 10, que por acaso foi a que gostei mais e tirei melhor nota. A maior parte dos meus colegas sobe bastante a média no 11...
Depende de pessoa para pessoa, eu pessoalmente achei um pouco mais puxado, mas nada de especial, e se maior parte dos teus colegas sobe, na tua escola, é um ponto a teu favor.

Toda agente me diz que sou aluno para tirar por exemplo 19 a matemática, 18 a fq , 20 a biologia... só espero que co siga isso pra o ano. Alguma solução para combater a ansiedade e o stress? Eu sinto que o meu futuro depende daquilo e “panico “

Toda agente me diz que sou aluno para tirar por exemplo 19 a matemática, 18 a fq , 20 a biologia... só espero que co siga isso pra o ano. Alguma solução para combater a ansiedade e o stress? Eu sinto que o meu futuro depende daquilo e “panico “
Infelizmente, esse é o sentimento transversal à maioria, mas o teu futuro não depende totalmente de 3 anos, aqui no fórum, existe um monte de gente que, ou parou um ano, ou entrou para outro curso e depois mudou para o que queria, ou tirou um curso completo, trabalhou e agora quer fazer outra coisa. Se é o que queres fazer, não desistas, que vais conseguir algum dia ou pode ser que até goste da alternativa que escolheste no meio do caminho. Para combater a ansiedade podes sempre pedir ajuda professional ou aprender a viver com ela, pode ser que para o ano já não te sintas assim tão stressado, pelo que percebi no 3º período estavas a fazer progressos.

É normal a tua média ser mais baixa no 10º ano. Nos anos seguintes se continuares a trabalhar da mesma forma como trabalhaste no 3º período acredita q vais conseguir uma boa média interna. Começa a estudar desde cedo para os exames nacionais, pois ter uma média interna boa não serve de nada quando os teus exames ficam à quem do esperado. No meu caso só não entrei em medicina à primeira devido aos exames nacionais, contudo este ano estou no primeiro ano de Medicina Dentária (com cadeiras muito semelhantes a medicina e é o curso em Lisboa q dá mais equivalências principalmente para a FMUL) e estou a repetir as 3 provas de ingresso. Posso dizer-te que até agora tanto a faculdade como os exames (ainda só realizei o de FQ) estão a correr bem. Sei que pode parecer um pesadelo não entrar à primeira (e acredita o meu problema tb eram os nervos), mas ainda bem q optei por n ficar parada e isso ajudou-me a ter a bagagem tanto emocional como racional para conseguir repetir os exames. Ainda falta muito tempo, n penses q n vais conseguir mas sim q farás tudo para alcançares o teu objetivo e, caso não entres à primeira, não é o fim do mundo, conheço muitas pessoas q só entraram à segunda e até à terceira! Boa sorte, pensamento positivo e tudo vai correr bem!

Última edição:
  • Like
Reactions: Edgar H
É normal a tua média ser mais baixa no 10º ano. Nos anos seguintes se continuares a trabalhar da mesma forma como trabalhaste no 3º período acredita q vais conseguir uma boa média interna. Começa a estudar desde cedo para os exames nacionais, pois ter uma média interna boa não serve de nada quando os teus exames ficam à quem do esperado. No meu caso só não entrei em medicina à primeira devido aos exames nacionais, contudo este ano estou no primeiro ano de Medicina Dentária (com cadeiras muito semelhantes a medicina e é o curso em Lisboa q dá mais equivalências principalmente para a FMUL) e estou a repetir as 3 provas de ingresso. Posso dizer-te que até agora tanto a faculdade como os exames (ainda só realizei o de FQ) estão a correr bem. Sei que pode parecer um pesadelo não entrar à primeira (e acredita o meu problema tb eram os nervos), mas ainda bem q optei por n ficar parada e isso ajudou-me a ter a bagagem tanto emocional como racional para conseguir repetir os exames. Ainda falta muito tempo, n penses q n vais conseguir mas sim q farás tudo para alcançares o teu objetivo e, caso não entres à primeira, não é o fim do mundo, conheço muitas pessoas q só entraram à segunda e até à terceira! Boa sorte, pensamento positivo e tudo vai correr bem!

Obrigada pela ajuda! Nunca ter problemas com a ansiedade? Será mesmo que vou conseguir ter média no próximo ano?

Obrigada pela ajuda! Nunca ter problemas com a ansiedade? Será mesmo que vou conseguir ter média no próximo ano?
Era o 1º ano de secundário, vais ultrapassar e se continuares a esforçar-me, hás de melhorar.

Se tens assim tanta ansiedade, podes sempre tentar marcar uma consulta com o teu médico de família ou falar com o psicólogo da tua escola. Talvez te possam ajudar. 🙂

• Like
Reactions: Edgar H
Olá! 😇
Eu já passei pela mesma situação que tu (até "pior" ahah). Acabei o meu 10º ano com 16 de média e guess what... terminei o secundário com 18,25 🥳
O segredo é perseverança!! Continua a estudar afincadamente e vais ver que essas notas subirão! 🤩 E começa a estudar cedo para os exames que contam 50% (e podem sempre aumentar a tua nota interna) 🤓

Quanto à ansiedade... eu costumo ouvir sons da natureza no youtube 🤗 (tipo pássaros, mar etc..) quando me sinto mais ansiosa, e bebo sempre um cházinho para reforçar. Podes sempre experimentar para ver se resulta também contigo eheh 😝

Keep the good work! 😎 Espero ter ajudado de alguma forma 😇

Olha eu acabei agora mesmo 11º Ano. Eu sou da área de LH e desde já aviso que a carga horária aumentou e parecia muito mais exigente. O problema mesmo é manusear o tempo em condições. Eu era daquele tipo de estudante que estudava ao acaso e o máximo que estudei antes de um teste foi para os exames com meses de antecedência. Aconselho-te a estares a par de TODAS as datas de entregas de trabalhos e de testes e não deixares nada para a última. Eu ficava naquela do "mais logo" e as vezes encontrava-me a fazer diretas para estudar ou fazer trabalhos o que não é nada saúdavel ou produtivo.

Também sofro disso nos testes... e até durante as aulas, sou uma pessoa extremamente nervosa e maior parte dos professores já notaram isso. Chegando mesmo, até falar com outros professores e colocando isso na informação das notas intercalares. Para além do estudo que claramente tenho que aumentar, eu também tenho que procurar acalmar-me mais porque isso influencia MUITO o resultado de um teste. No exame eu fui a pessoa mais serena de sempre porque sabia que tinha feito o meu melhor naquela altura, não tive resultados nada por ai além mas foi o que eu achava qe ia ter e fiquei "satisfeito" com os mesmos.

Haverás de conseguir entrar para medicina! Apenas foca-te no teu trabalho e em teres breaks de vez em quando, estuda, pergunta aos professores, falam com outras pessoas da tua turma ou até de outra turma, pega os pontos fortes de cada um (se tiveres dúvidas em algumas coisas) e usa isso para tua vantagem, ajudando também os outros!

Olá! 😇
Eu já passei pela mesma situação que tu (até "pior" ahah). Acabei o meu 10º ano com 16 de média e guess what... terminei o secundário com 18,25 🥳
O segredo é perseverança!! Continua a estudar afincadamente e vais ver que essas notas subirão! 🤩 E começa a estudar cedo para os exames que contam 50% (e podem sempre aumentar a tua nota interna) 🤓

Quanto à ansiedade... eu costumo ouvir sons da natureza no youtube 🤗 (tipo pássaros, mar etc..) quando me sinto mais ansiosa, e bebo sempre um cházinho para reforçar. Podes sempre experimentar para ver se resulta também contigo eheh 😝

Keep the good work! 😎 Espero ter ajudado de alguma forma 😇

Obrigada... já agora, em que curso estás?

• Like
Reactions: MoonChild