Média de acesso ao ensino superior e preferência regional

nina05

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2020
Olá! Eu recentemente acabei o 12º ano em CT e estava nos meus planos seguir com o curso de Enfermagem. A minha média interna é de 15,4 mas tenho um problema visto que refiz o exame de Biologia e Geologia duas vezes e o resultado foi, e será, inferior ao que eu realmente preciso. No ano passado, a minha nota do exame foi de 10,4 e a deste ano, conforme a minha analise pelos critérios terei somente 10,8. Certo que para a escola que me vou candidatar a nota interna conta 65% e a do exame 35% e ainda tenho preferência regional. A minha duvida é mesmo saber como é que nestes casos a preferencia regional funciona, mesmo tendo uma média inferior à necessária para entrar no curso eu consigo "entrar" ou nem por isso?
Claro que vou sempre repetir o exame na segunda fase porque não perco nada, mas desse modo já não poderei usufruir da preferência regional.

Obrigada!

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
A preferência regional reserva uma % de vagas para alunos das determinadas zonas. Essas vagas serão preenchidas mesmo que no contingente geral a média fosse maior. Resumindo, mesmo que tenhas média inferior à do último colocado no contingente geral, poderás ter chance de entrar pela preferência regional.
Post automatically merged:

Deixo o exemplo da Escola Superior do Porto.

A média no contingente geral foi de 172.5, enquanto houve gente que entrou por preferência regional com 165.0.

nina05

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2020
A preferência regional reserva uma % de vagas para alunos das determinadas zonas. Essas vagas serão preenchidas mesmo que no contingente geral a média fosse maior. Resumindo, mesmo que tenhas média inferior à do último colocado no contingente geral, poderás ter chance de entrar pela preferência regional.
Post automatically merged:

Deixo o exemplo da Escola Superior do Porto.

A média no contingente geral foi de 172.5, enquanto houve gente que entrou por preferência regional com 165.0.
Obrigada!!
E como é que funcionam as candidaturas? Eu posso candidatar-me duas vezes para a mesma instituição nas duas fases, isto é, posso concorrer com a primeira fase com a nota "má" para ter a preferência regional e depois se tiver uma nota melhorzinha com a segunda fase? Ou só posso concorrer uma vez?

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Podes concorrer em ambas as fases.

cianobact

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2022
Há como aceder à % de vagas que uma determinada instituição reserva para a preferência regional? Estou a tentar aceder aos dados da UTAD e não encontro em lado nenhum.

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Há como aceder à % de vagas que uma determinada instituição reserva para a preferência regional? Estou a tentar aceder aos dados da UTAD e não encontro em lado nenhum.
Acho que os dados só serão apresentados aquando das candidaturas. Estive ontem a ver e realmente não via as percentagens.