Média de entrada para mestrado em Psicologia.

Lazarski

Membro
Matrícula
18 Fevereiro 2022
Boa noite! Sou aluno de terceiro ano da licenciatura em Psicologia. Queria entrar para mestrado em psicologia clínica, mas estou preocupado porque a minha média neste momento é de 14,3. Fiz voluntariado e fui trabalhador estudante durante toda a duração do curso (até já trabalhava antes) no atendimento ao público. Não sei se o meu currículo será suficiente para compensar a minha média que não parece muito alta...alguém tem alguma informação?
Obrigado!

Olá.

Cada universidade fixa os seus próprios critérios nos concursos de ingresso nos mestrados, pelo que sem saber a que universidade te pretendes candidatar é impossível aconselhar-te. Na FPCEUP, por exemplo, não interessa o currículo (excepto para desempate), apenas a média e a instituição onde essa média foi obtida.

• Like
Reactions: davis

Boa noite! Sou aluno de terceiro ano da licenciatura em Psicologia. Queria entrar para mestrado em psicologia clínica, mas estou preocupado porque a minha média neste momento é de 14,3. Fiz voluntariado e fui trabalhador estudante durante toda a duração do curso (até já trabalhava antes) no atendimento ao público. Não sei se o meu currículo será suficiente para compensar a minha média que não parece muito alta...alguém tem alguma informação?
Obrigado!
Tudo depende do número de vagas do mestrado e dos candidatos que se vão candidatar nesse ano a esse mesmo mestrado. Eu diria que uma média de 14 está dentro do tipo de notas "relativamente comuns", pelo que pode acontecer conseguires entrar, tudo depende se consegues preencher a vaga ou se há outros candidatos com médias muito melhores. Alunos com notas muito altas têm maior segurança de acreditar que conseguem entrar, à partida, mas não significa que tu não consigas. Dado que é um factor que não consegues controlar muito mais, eu diria para tentares o melhor este ano e não pensares demasiado nas "médias" porque é um factor imprevisível. O que podes fazer é além desse mestrado ou concorreres a outros sítios ou considerares candidatura também para um outro mestrado que te possa interessar. Podes também verificar se nos critérios consideram outros factores - por exemplo, há mestrados que avaliam a carta de motivação ao curso e se a tua carta for bem cotada, isso dá-te uma chance melhor de que quem não tenha conseguido escrever uma carta assim tão boa.

• Like
Reactions: sigis and davis