Média do curso de Turismo em Évora

TeknoPT

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2021
Boas malta alguém me sabe dizer se as médias vão baixar este ano no curso de turismo? Eu queria ir para Évora mas a minha média final deu 12,5 e o último colocado do ano passado foi 12,9, porém vou repetir o exame de português na segunda fase. Outra coisa, posso me inscrever na universidade com a nota do exame do ano passado e se não entrar posso entrar com a nota que tiver no exame de português que irei fazer na segunda fase este ano?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boas malta alguém me sabe dizer se as médias vão baixar este ano no curso de turismo? Eu queria ir para Évora mas a minha média final deu 12,5 e o último colocado do ano passado foi 12,9, porém vou repetir o exame de português na segunda fase. Outra coisa, posso me inscrever na universidade com a nota do exame do ano passado e se não entrar posso entrar com a nota que tiver no exame de português que irei fazer na segunda fase este ano?
Olá! É difícil prever como serão as médias este ano, uma vez que estas dependem:

1) das características dos candidatos (média interna + prova de ingresso)
2) da tendência das notas das provasde ingresso do curso (ou seja, as notas dos exames das provas de ingresso ajudam a prever parcialmente com que notas na PI os candidatos do ponto 1) poderão concorrer)
3) dos candidatos em específico a esse curso/ da procura desse curso e instituição em específico.

Quando saírem as notas dos exames, eventualmente pode dar uma ideia das notas da prova de ingresso mas 1) não é um indicador tão linear, 2) não nos dá acesso às médias internas e 3) não nos dá acesso a que cursos aquelas notas vão candidatar-se.

Portanto, eu diria muito humildemente que ninguém pode propriamente resolver o teu dilema. Porém, estando tu a poucas décimas do último colocado do ano passado, eu diria que vale sempre a pena colocares esse curso na 1a opção.

A nota de candidatura é sempre feita com o cálculo automático da tua melhor prova de ingresso. Se o teu exame do ano passado for a melhor PI que tiveres, é esse que vai ser utilizado (desde que seja PI dp curso ao qual concorres).

Caso não entres nesta tua 1a opção, sugiro que concorras a outras opções, mais "ao teu alcance"/ que te interesses e que te matricules, uma vez que na 2a fase tens sempre menos vagas e ficando noutro curso (na mesma instituição, por exemplo), no final do 1° ano poderias fazer mudança de curso para Turismo, isto caso não entrasses nas 2a fase. Podes concorrer na 2a fase com o exame da 2a fase que vais realizar, sim, caso a nota deste seja superior às restantes PI que fizeste.

Alguma dúvida, dispõe! Boa sorte.

• Like
Reactions: Diana Valença

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Tenho mais uma duvida se sobrarem vagas no curso posso entrar com a media mais baixa a do curso?
Se sobrarem vagas para a 2a fase, os candidatos são seriados pelas suas notas. Pode acontecer a nota ser mais baixa e entrares, mas nem sempre isso ocorre. A nota do último colocado não é determinante, ou seja, é só um valor representativo da última pessoa a ocupar a última vaga, portanto, pode ser possível se conseguires ocupar a vaga (ou seja, se, seriando os candidatos, a tua nota ocupa a vaga, não sei se me faço entender).

• Like
Reactions: Diana Valença

TeknoPT

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2021
Eu consigo fazer um exame da segunda fase sem ter ido a primeira? Queria ir fazer a segunda fase do exame de geografia porém não fui a primeira, posso ir fazer?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu consigo fazer um exame da segunda fase sem ter ido a primeira? Queria ir fazer a segunda fase do exame de geografia porém não fui a primeira, posso ir fazer?
Não, só poderias fazer se o exame de Geografia tivesse coincidido com outro exame que fosses fazer no mesmo dia.

• Like
Reactions: TeknoPT