Média do secundário

Ana Catarinaa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2015
Sou aluna de Humanidades do 12 ano. Atualmente as minhas disciplinas são História A, Português, Geografia C, Francês C, Ed. Física. Contudo, o ano passado concluí disciplinas que já não tenho este ano: Filosofia, Francês A e Geografia A. As minhas dúvidas são: com que disciplinas é que tenho de fazer a média? Somente com as que tenho no 12 ano ou com todas as que já tive? E como é que se faz a média final?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ana Catarinaa
A tua média do secundário é composta pela média das Classificações Finais das Disciplinas (CFD) de todas as disciplinas que tiveste no ensino secundário, à excepção de educação física. Ou seja, primeiro calculas a média de cada disciplina, incluindo o exame nacional nas que ele existe e é obrigatório, e depois é que fazes a média do secundário.

Ana Catarinaa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2015
Olá @Ana Catarinaa
A tua média do secundário é composta pela média das Classificações Finais das Disciplinas (CFD) de todas as disciplinas que tiveste no ensino secundário, à excepção de educação física. Ou seja, primeiro calculas a média de cada disciplina, incluindo o exame nacional nas que ele existe e é obrigatório, e depois é que fazes a média do secundário.
Então para a minha média final do secundário vão contar as notas finais de: Geografia A, Filosofia, Inglês, Francês A, Português, Historia A, Geografia C e Francês C, correto ?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Contam todas as notas finais das disciplinas que fizerem parte do teu plano de estudos atual. Fizeste alguma mudança ou disciplinas extras?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
@Ana Catarinaa nesse caso é como referi, é calculares as classificações finais de todas as disciplinas e fazeres a média dessas classificações.

marina moraes

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2015
ola, gostava de fazer uma pergunta, na verdade e uma duvida. Sou brasileira e fiz equivalência no Porto com valor de 13. Ano passado fiz exame nacional de biologia e geologia e minha nota foi de 87, na 1 fase. pedi informações e disseram-me que não daria para entrar no curso que eu queria. Como se faz esse calculo? no final qual foi minha nota? Agradeço o retorno =)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @marina moraes , bem-vinda ao fórum! :)
O problema esteve relacionado com a tua nota no exame nacional que realizaste. Para poderes utilizar um exame nacional como prova de ingresso no concurso nacional de acesso precisas de ter pelo menos 9,5 valores ou 95 pontos.

Ruimartins

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2015
olá
eu já estou no primeiro ano de faculdade mas vou me candidatar novamente, mas não sei se a nota de educação física vai fazer parta da media para candidatura.
se alguém me poder ajudar, obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ruimartins bem-vindo ao fórum! :)
Como já concluíste o secundário, educação física continua a contar para a tua média.

marina moraes

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2015
Obrigado, mas então em que essa nota da equivalência me serve? Pq vi que é 50% nota do secundário e 50% nota de prova de ingresso. Isso me faz uma confusão =(

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Precisas da equivalência do secundário para os primeiros 50% da nota do secundário. Os outros 50% são relativos às provas de ingresso, que são satisfeitos através de exames nacionais onde tens de ter pelo menos 9,5 valores.

marina moraes

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2015
huuumm ok. Então para candidatar-me em algum curso, na prova de ingresso preciso de no mínimo 95 pontos. disseram-me uma vez que somava a nota do secundário com a nota de ingresso e dai tinha o valor total, por isso não percebia muito bem, agradeço imenso =)

Ruimartins

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2015
ola
eu já conclui o ensino secundário mas vou repetir o exame de físico química mas tenho uma duvida. Se eu for a exame e tirar uma nota superior a nota com que eu fiquei a disciplina, a nota do exame passa a ser a nota da disciplina ?
obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: Ruimartins

Paulo Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2015
Boa tarde

Gostava de obter a vossa ajuda. Tenho um filho de 16 anos que está a terminar o 11 anos, ciências, e ainda ninguém me esclareceu convenientemente as regras para apurar as médias de acesso ao ensino superior. Assim pergunto:

A média do secundário é a média aritmética simples das médias do 10, 11 e 12?
Quanto às disciplinas de CFQ e Biologia do 11, contará a nota final da avaliação contínua em 70% e 30% da nota do exame. Quanto aos 30% do exame, contará a melhor nota obtida nas duas fases (se ele realizar exame na primeira e segunda fase)? Por exemplo, se fizer biologia na primeíra e segunda fase, e se as notas forem, p.e. 10 e 15 obtida na primeira e segunda fase, respectivamente, a conta que ponderará em 30% na nota final da disciplina é a obtida na segunda fase, ou seja os 15?
No 12 ano, os exames também vão ponderar em 30% a nota final interna da disciplina?

Agora dando o exemplo daquilo que o meu filho pretende, que é engenharia física, sendo que as disciplinas específicas são matemática e física, e os critérios de entrada são, 50% média do secundário e 50% nota nas disciplinas de física e matemática.

Como devo calcular a média de ingresso:

50% a média aritmética simples das notas finais do 10, 11 e 12 ano
e
25% nota do exame CFQ do 11 ano
25% nota do exame de matemática do 12

Será assim?

E quanto às notas do exames. Imagine se que a melhor nota dos exames em CFQ e Matemática são as notas dos exames realizados na segunda fase. Ele pode a uma candidatura de primeira fase, utilizando as notas dos exames de segunda fase.

Peço desculpa por ser uma questão tão longa e aparentemente confusa. Mas infelizmente já tive as respostas mais diversas e díspares, o que não me permitiu concluir sequer o que é considerado.

Muito obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Paulo Rodrigues , bem vindo ao fórum! :)
A média do secundário é a média aritmética simples das médias do 10, 11 e 12?
Não. A média do secundário é a média das Classificações Finais das Disciplinas (CFD), ou seja, uma disciplina de um ano tem tanto peso na média do secundário como uma disciplina de 2 ou mesmo 3 anos.
Quanto às disciplinas de CFQ e Biologia do 11, contará a nota final da avaliação contínua em 70% e 30% da nota do exame. Quanto aos 30% do exame, contará a melhor nota obtida nas duas fases (se ele realizar exame na primeira e segunda fase)? Por exemplo, se fizer biologia na primeíra e segunda fase, e se as notas forem, p.e. 10 e 15 obtida na primeira e segunda fase, respectivamente, a conta que ponderará em 30% na nota final da disciplina é a obtida na segunda fase, ou seja os 15?
Considerando que ele está no 11º, sim, contará para o cálculo da Classificação Final da Disciplina a melhor nota que ele obtiver nos exames nacionais entre as duas fases de exame. Quando ele estiver no 12º será um pouco diferente, já que para efeitos de candidatura ao ensino superior será considerada a nota do exame que ele realizar na primeira fase de exames na primeira fase de candidaturas obrigatoriamente.
No 12 ano, os exames também vão ponderar em 30% a nota final interna da disciplina?
Se está a referir-se às disciplinas que ele tem de 11º, e partindo do pressuposto que quando estiver no 12º já as concluiu, ao voltar a fazer o exame nacional será um aluno externo. Isto significa que o exame não pondera nesses 30% e contará para efeitos de melhoria da disciplina a 100%. Ou seja, melhora a Classificação Final da Disciplina, caso a nota do exame nacional seja superior a essa mesma classificação.
Agora dando o exemplo daquilo que o meu filho pretende, que é engenharia física, sendo que as disciplinas específicas são matemática e física, e os critérios de entrada são, 50% média do secundário e 50% nota nas disciplinas de física e matemática.

Como devo calcular a média de ingresso:

50% a média aritmética simples das notas finais do 10, 11 e 12 ano
e
25% nota do exame CFQ do 11 ano
25% nota do exame de matemática do 12

Será assim?
É isso, excepto a parte do cálculo da média do secundário que é realizada como expliquei no início.
E quanto às notas do exames. Imagine se que a melhor nota dos exames em CFQ e Matemática são as notas dos exames realizados na segunda fase. Ele pode a uma candidatura de primeira fase, utilizando as notas dos exames de segunda fase.
Não pode. Na primeira fase de candidaturas só podem ser utilizados como prova de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Exames realizados na segunda fase de exames só servem como prova de ingresso na segunda e terceira fases de candidaturas.

Paulo Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2015
Olá @Paulo Rodrigues , bem vindo ao fórum! :)

Não. A média do secundário é a média das Classificações Finais das Disciplinas (CFD), ou seja, uma disciplina de um ano tem tanto peso na média do secundário como uma disciplina de 2 ou mesmo 3 anos.

Considerando que ele está no 11º, sim, contará para o cálculo da Classificação Final da Disciplina a melhor nota que ele obtiver nos exames nacionais entre as duas fases de exame. Quando ele estiver no 12º será um pouco diferente, já que para efeitos de candidatura ao ensino superior será considerada a nota do exame que ele realizar na primeira fase de exames na primeira fase de candidaturas obrigatoriamente.

Se está a referir-se às disciplinas que ele tem de 11º, e partindo do pressuposto que quando estiver no 12º já as concluiu, ao voltar a fazer o exame nacional será um aluno externo. Isto significa que o exame não pondera nesses 30% e contará para efeitos de melhoria da disciplina a 100%. Ou seja, melhora a Classificação Final da Disciplina, caso a nota do exame nacional seja superior a essa mesma classificação.

É isso, excepto a parte do cálculo da média do secundário que é realizada como expliquei no início.

Não pode. Na primeira fase de candidaturas só podem ser utilizados como prova de ingresso exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. Exames realizados na segunda fase de exames só servem como prova de ingresso na segunda e terceira fases de candidaturas.
----------------------
Antes de mais, o meu obrigado.

Ainda assim, e desculpe me o abuso, esclareça me o seguinte sff:

Media secundário

Imaginemos que o meu filho tinha (só utilizo 3 disciplinas para facilitar o raciocínio)

10 ano
Português 16 valores
Matemática 15 valores
CFQ 14

Media 10 ano, 15 valores

11 ano

Português 10 valores
Matemática 10 valores
CFQ 10 valores

Media 11 ano, 10 valores

12 ano

Português 11 valores
Química 11 valores
Matemática 11 valores

Media 12 ano, 11 valores

Media secundário: (15+10+11)/3

É assim?

Quanto ao impacto dos exames das disciplinas do 12 ano, imaginemos:

Matemática 12 ano
Nota final disciplina na escola 10
Nota exame 15
Nota 12 ano (10x0,7)+(15x0,3)?

Quanto aos exames. Vejamos o caso da candidatura para engenharia física que pede a específica de física e matemática. Primeiro, presumo que quando referem apenas física que na realidade se referem à nota do exame de CFQ do 11 ano. Certo?

Agora, imaginemos que ele se candidata à primeira fase de candidaturas. Contará a nota de exame do 11 ano de CFQ obtida na primeira fase e a nota de matemática do exame do 12 ano obtida na primeira fase? Aqui a dúvida, é se em relação à nota do exame de CFQ, e sem prejuízo de se candidatar à primeira fase de candidaturas, se pode considerar a melhor nota obtida numa das duas fases dos exames de CFQ do 11 ano? Ou seja a regra de correlação das fases aplica se aos exames do 11 ano e 12 ano, ou só aos exames do 12 ano?

As minhas desculpas pelo abuso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Media secundário

Imaginemos que o meu filho tinha (só utilizo 3 disciplinas para facilitar o raciocínio)

10 ano
Português 16 valores
Matemática 15 valores
CFQ 14

Media 10 ano, 15 valores

11 ano

Português 10 valores
Matemática 10 valores
CFQ 10 valores

Media 11 ano, 10 valores

12 ano

Português 11 valores
Química 11 valores
Matemática 11 valores

Media 12 ano, 11 valores

Media secundário: (15+10+11)/3

É assim?

Quanto ao impacto dos exames das disciplinas do 12 ano, imaginemos:

Matemática 12 ano
Nota final disciplina na escola 10
Nota exame 15
Nota 12 ano (10x0,7)+(15x0,3)?

Não, nem num caso nem no outro. Tem de começar por calcular a Classificação Final da Disciplina (CFD) de cada uma das disciplinas. Em disciplinas que possuam exame nacional CFD = Classificação Interna Final (CIF) * 70% + nota do exame nacional * 30%, nas outras CFD = CIF. E por sua vez, a Classificação Interna Final é igual à média das notas da disciplina nos vários anos que ela decorre.

Para as disciplinas que dá como exemplo:

Português e Matemática:
Começar por calcular a CIF que é a média da nota do 10º, 11º e 12º anos. Logo CIF = (16 + 10 + 11)/3 = 12 valores.
Depois calcular a CFD, em que é necessário a nota do exame nacional e que valerá os tais 30%. Para facilitar este cálculo poderá ser utilizada a seguinte tabela: http://uniarea.com/exames/com-que-nota-fico-a-disciplina-considerando-o-exame-ve-aqui/

Para Física e Química é igual, mas na CIF apenas entra a nota do 10º e 11º anos.

Para Química de 12º, com é uma disciplina anual sem exame nacional, CFD = CIF = nota da disciplina no 12º ano.

A média do secundário é depois uma média das CFDs de cada uma das disciplinas, Matemática, Português, Física e Química, Química, etc. Não é considerada uma média por ano letivo.

Quanto aos exames. Vejamos o caso da candidatura para engenharia física que pede a específica de física e matemática. Primeiro, presumo que quando referem apenas física que na realidade se referem à nota do exame de CFQ do 11 ano. Certo?
A prova de ingresso pedida deverá ser a 07 Física e Química satisfeita pelo exame nacional de Física e Química A, não existe nenhuma prova de ingresso que seja só "física" (Ver: Provas de ingresso: http://uniarea.com/acesso/provas-de-ingresso/ )

Agora, imaginemos que ele se candidata à primeira fase de candidaturas. Contará a nota de exame do 11 ano de CFQ obtida na primeira fase e a nota de matemática do exame do 12 ano obtida na primeira fase? Aqui a dúvida, é se em relação à nota do exame de CFQ, e sem prejuízo de se candidatar à primeira fase de candidaturas, se pode considerar a melhor nota obtida numa das duas fases dos exames de CFQ do 11 ano? Ou seja a regra de correlação das fases aplica se aos exames do 11 ano e 12 ano, ou só aos exames do 12 ano?
É preciso separar a utilização dos exames como prova de ingresso e a utilização dos exames para o cálculo da CFD e para efeitos de melhoria.
Para efeitos de prova de ingresso na primeira fase de candidaturas só podem ser utilizados exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. No caso da candidatura deste ano, exames realizados em 2015, 2014 e 2013.
Já para efeitos de cálculo da CFD, na primeira fase de candidaturas poderá considerar o melhor exame que tenha realizado no ano anterior para o cálculo da CFD. No caso dos exames serem realizados no mesmo ano da candidatura, apenas podem ser considerados exames realizados na primeira fase de exames.

• Like
Reactions: JoanaLima

Paulo Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2015
Não, nem num caso nem no outro. Tem de começar por calcular a Classificação Final da Disciplina (CFD) de cada uma das disciplinas. Em disciplinas que possuam exame nacional CFD = Classificação Interna Final (CIF) * 70% + nota do exame nacional * 30%, nas outras CFD = CIF. E por sua vez, a Classificação Interna Final é igual à média das notas da disciplina nos vários anos que ela decorre.

Para as disciplinas que dá como exemplo:

Português e Matemática:
Começar por calcular a CIF que é a média da nota do 10º, 11º e 12º anos. Logo CIF = (16 + 10 + 11)/3 = 12 valores.
Depois calcular a CFD, em que é necessário a nota do exame nacional e que valerá os tais 30%. Para facilitar este cálculo poderá ser utilizada a seguinte tabela: http://uniarea.com/exames/com-que-nota-fico-a-disciplina-considerando-o-exame-ve-aqui/

Para Física e Química é igual, mas na CIF apenas entra a nota do 10º e 11º anos.

Para Química de 12º, com é uma disciplina anual sem exame nacional, CFD = CIF = nota da disciplina no 12º ano.

A média do secundário é depois uma média das CFDs de cada uma das disciplinas, Matemática, Português, Física e Química, Química, etc. Não é considerada uma média por ano letivo.

A prova de ingresso pedida deverá ser a 07 Física e Química satisfeita pelo exame nacional de Física e Química A, não existe nenhuma prova de ingresso que seja só "física" (Ver: Provas de ingresso: http://uniarea.com/acesso/provas-de-ingresso/ )

É preciso separar a utilização dos exames como prova de ingresso e a utilização dos exames para o cálculo da CFD e para efeitos de melhoria.
Para efeitos de prova de ingresso na primeira fase de candidaturas só podem ser utilizados exames nacionais realizados nas primeiras fases de exames. No caso da candidatura deste ano, exames realizados em 2015, 2014 e 2013.
Já para efeitos de cálculo da CFD, na primeira fase de candidaturas poderá considerar o melhor exame que tenha realizado no ano anterior para o cálculo da CFD. No caso dos exames serem realizados no mesmo ano da candidatura, apenas podem ser considerados exames realizados na primeira fase de exames.
-------------------

Muito obrigado, mais uma vez.

Só quero ter a certeza que percebi em relação ao cálculo da média do secundário. Vamos considerar este exemplo para simplificar:

10 ano

Matemática 10 valores
Cfq 15 valores
Português 12 valores

11 ano

Matemática 10 valores
Cfq 5 valores
Português 12 valores

12 ano

Matemática 10 valores
Física 15 valores
Química 20 valores
Português 12 valores

Assim, teríamos:

Média matemática 10 valores
Media cfq 10 valores
Media português 12 valores
Media química 20 valores
Media física 15 valores

Media secundário: (10+10+12+20+15)/5=13,4

É assim? Por exemplo, a disciplina de um ano, como é o caso de química não faz média com CFQ do 10 e 11 ?

Agradeço lhe mais uma vez