Média e Nota de Último Colocado

catnoites

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2016
Curso
Ciências da Saúde
Instituição
Universidade de Lisboa
Olá, estou no 12º ano de CT e estou com algumas dúvidas em relação a que tipo de curso me candidatar. Neste momento as minhas notas mais altas são a Português, Inglês e Filosofia e a minha pior disciplina é Matemática e estou com uma média de 15,5 mais coisa, menos coisa. As áreas que mais me cativam são mesmo as biologias, neurociências, investigação, etc (apesar de também gostar de artes) e estava a considerar candidatar-me a algo como Biologia Celular e Molecular na FCT se os próximos meses correrem bem.
A minha pergunta é se é muito arriscado entrar num curso com nota de último colocado tão próxima da minha própria média, especialmente no meu caso em que tenho melhor notas a disciplinas que nem importam para o curso, será que tenho capacidade e mérito para lá estar e fazer o curso com boas notas ou vai ser demais para mim?

Olá @catnoites
A minha pergunta é se é muito arriscado entrar num curso com nota de último colocado tão próxima da minha própria média, especialmente no meu caso em que tenho melhor notas a disciplinas que nem importam para o curso, será que tenho capacidade e mérito para lá estar e fazer o curso com boas notas ou vai ser demais para mim?
Não sei se estás à espera da resposta de alguém desse curso, mas vou-te responder de uma forma genérica do que conheço em alguns cursos superiores. A média de entrada dos alunos não diz necessariamente muito sobre a preparação e o conhecimento que esses alunos trazem do ensino secundário. É comum veres os alunos que entram com as melhores médias no curso acabarem como alunos "normais" e alunos que até foram dos últimos colocados a terem as melhores notas. E depois ainda nada disto diz sobre o sucesso profissional desses mesmos alunos. Conheço vários casos de alunos com médias mediocres no superior que acabam com mais propostas de emprego que o melhor aluno do curso. Com isto quero dizer-te que o sucesso é medido por muito mais do que médias, não te foques obsessivamente nisso. :wink:

Olá @catnoites

Não sei se estás à espera da resposta de alguém desse curso, mas vou-te responder de uma forma genérica do que conheço em alguns cursos superiores. A média de entrada dos alunos não diz necessariamente muito sobre a preparação e o conhecimento que esses alunos trazem do ensino secundário. É comum veres os alunos que entram com as melhores médias no curso acabarem como alunos "normais" e alunos que até foram dos últimos colocados a terem as melhores notas. E depois ainda nada disto diz sobre o sucesso profissional desses mesmos alunos. Conheço vários casos de alunos com médias mediocres no superior que acabam com mais propostas de emprego que o melhor aluno do curso. Com isto quero dizer-te que o sucesso é medido por muito mais do que médias, não te foques obsessivamente nisso. :wink:

Obrigada pela resposta, já estou um pouco mais otimista!

• Like
Reactions: davis
Peço desculpa de me intrometer. Mas o otimismo é mesmo a chave. Se entrar na Universidade que tenciono serei, sem dúvida, um dos últimos colocados da tabela. Já passei por lá, e vi notas de 4 e 5 em alunos que entraram todos com pelo menos nota de candidatura de 16. Por isso o davis está certo! Força, dá o teu melhor, acredita que vais conseguir, isso aumentará imenso as tuas hipótessses de sucesso! :)

Olá @catnoites, não resisti a juntar-me a este fórum, apenas para te responder (não foi só por esta razão eheh, já era assídua mas nunca tinha criado conta)! Estou neste momento no primeiro ano de Biologia Celular e Molecular na FCT, e o que te posso dizer é que a média não é tudo, como já aqui foi dito! Posso dizer por experiência própria que apesar de ter entrado com 16,7 no curso a minha nota no exame de Biologia e Geologia foi 14, e o exame de Matemática é que me possibilitou entrar com tal nota. O que quero dizer é que apesar de ter aquela nota não quer de todo dizer que não tinha capacidades para entrar no curso, o que se verificou no primeiro semestre :) Não interessa ser o último ou o primeiro, interessa é entrar naquilo que desejas!! Se precisares de mais alguma coisa, estarei por aqui ;)

Olá @catnoites, não resisti a juntar-me a este fórum, apenas para te responder (não foi só por esta razão eheh, já era assídua mas nunca tinha criado conta)! Estou neste momento no primeiro ano de Biologia Celular e Molecular na FCT, e o que te posso dizer é que a média não é tudo, como já aqui foi dito! Posso dizer por experiência própria que apesar de ter entrado com 16,7 no curso a minha nota no exame de Biologia e Geologia foi 14, e o exame de Matemática é que me possibilitou entrar com tal nota. O que quero dizer é que apesar de ter aquela nota não quer de todo dizer que não tinha capacidades para entrar no curso, o que se verificou no primeiro semestre :) Não interessa ser o último ou o primeiro, interessa é entrar naquilo que desejas!! Se precisares de mais alguma coisa, estarei por aqui ;)

Não diria mais.
Acho que, por mais difícil que possa vir a ser a universidade, os nervos do "entro/não entro" chegam a ser ainda piores.
Uma vez que se entra, penso que se ficará um pouco mais calmo para trabalhar a sério e fazer o nosso melhor. :)

Não diria mais.
Acho que, por mais difícil que possa vir a ser a universidade, os nervos do "entro/não entro" chegam a ser ainda piores.
Uma vez que se entra, penso que se ficará um pouco mais calmo para trabalhar a sério e fazer o nosso melhor. :)

Ao ler isto, acho que me vi um bocadinho forçada a responder. Eu estou a passar exatamente pelo mesmo, frequento o 12º ano e o facto de este ser o ano decisivo está a dar cabo de mim. Penso entrar em Bioquimica ou Farmácia, ainda nao decidi bem. No entanto ao ler este post, achei interessante o curso de biologia molecular da FCT. Alguém me pode falar um bocadinho mais sobre ele e dizer em que consiste? Obrigada! ;)

• Like
Reactions: catnoites
Olá

Vejo-me na posição de responder à tua questão uma vez que fui das últimas a entrar no curso que frequento.
Também como tu tinha receio de não conseguir acompanhar os meus colegas ou até de não ter as mesmas capacidades. Contudo, as minhas preocupações não se realizaram, antes pelo contrário, encontro-me bem acima da média dos meus colegas.

A razão? O empenho. Não é a tua nota de entrada ou as tuas "grandes" ou "pequenas" capacidades que determinam as tuas notas no ensino superior.
Espero ter ajudado.

@Catrdias Olá!! Como já disse estou neste momento a frequentar o primeiro ano de Biologia Celular e Molecular e ainda me encontro a "descobrir" o mesmo eheh É um curso com diversas saídas profissionais, e podes encontrar todas as informações e mais algumas no sector do curso no site da FCT. Traduzindo mais ao menos as informações que estão lá, posso dizer por experiência própria, que no primeiro ano apenas existe uma cadeira "específica" de Biologia, sendo que no segundo ano é que existem mais cadeiras relacionadas directamente com a área, como biologia celular, microbiologia, biologia vegetal, etc. Temos várias cadeiras de química, física e até informática, o que parece um pouco estranho à primeira. Relativamente por exemplo ao ambiente da FCT só tenho a dizer bem!!
Não sei se respondi exactamente ao que querias porque há muito para dizer, mas espero ter ajudado em algo ;)

Última edição:
  • Like
Olá, estou no 12º ano de CT e estou com algumas dúvidas em relação a que tipo de curso me candidatar. Neste momento as minhas notas mais altas são a Português, Inglês e Filosofia e a minha pior disciplina é Matemática e estou com uma média de 15,5 mais coisa, menos coisa. As áreas que mais me cativam são mesmo as biologias, neurociências, investigação, etc (apesar de também gostar de artes) e estava a considerar candidatar-me a algo como Biologia Celular e Molecular na FCT se os próximos meses correrem bem.

Olá @catnoites

A nota do último colocado não é indicador nenhum de que essa pessoa não tem capacidades para estar no curso. Em primeiro lugar, essa nota todos os anos se altera, o que também não faz do curso melhor ou pior a cada ano que passa. Tem exclusivamente a ver com número de vagas e com as médias dos alunos que se candidatam nesse ano. Pode variar imenso.

Em segundo lugar e para te deixar mais otimista, gostava de te contar a história da minha turma no geral. Estou em pós-laboral (isto é, estudo de noite) e não sei se já ouviste ou não dizer mas de facto as notas de candidatura de pós-laboral costumam ser mais baixas. No meu curso, a nota do último colocado no diurno foi de 14,7 e a de pós-laboral 13,8. Quase um valor de diferença. No entanto, e com o 1º semestre do curso terminado, pude reparar que no geral as notas do diurno foram consideravelmente mais baixas que as da minha turma, em pós-laboral. Com isto quero dizer que a tua média de entrada não faz com que tenhas mais ou menos probabilidades de ter sucesso no curso!

Em terceiro lugar queria também falar-te de um curso pelo qual estive interessada durante uns tempos, no meu 12º, o ano passado. Estudos Gerais, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Não sei se existe em alguma outra faculdade, mas é uma questão de procurares. Como falaste no teu gosto por ciências e artes, achei que este curso se podia enquadrar no que tu querias. Permite-te escolher de entre várias disciplinas e conjugares várias áreas diferentes, inclusive Artes e Ciências. Tens aulas tanto na de Letras como na de Ciências e até mesmo na de Artes. Deixo-te aqui o site para veres melhor e, se quiseres, manda-me uma mensagem porque conheço uma rapariga do curso que é capaz de te saber esclarecer melhor que eu.

http://www.letras.ulisboa.pt/pt/documentos/cursos/licenciaturas/23-estudos-gerais-brochura/file

Creio ainda que aqui no Uniarea és capaz de encontrar artigos de opinião ou mesmo posts sobre o curso, tenho ideia que cheguei a ver. Qualquer coisa diz. Boa sorte!

• Like
Reactions: davis and M.Samina
Olá, catnoites. Olha, não sei se já consideraste essa hipótese, mas se gostas de biologias, neurociências, investigação, etc. o meu curso, Ciências Bioanalíticas também pode ser provavelmente uma boa opção para ti. Também temos Biologia Celular e Molecular, por exemplo. :) De qualquer forma, boa sorte e um dia excelente!

• Like
Obrigada a todos pelas respostas, estou um pouquinho mais descansada assim! Tenho visitado este site imensas vezes nos últimos tempos e acho que valeu mesmo a pena inscrever-me para tirar estas dúvidas visto que até podem ajudar outros para além de mim! Quaisquer mais informações que queiram dar sobre cursos nestas áreas serão muito bem-vindos mesmo, obrigada!

Fico contente por ter podido ajudar! Boa sorte com tudo! Se houver mais alguma coisa em específico que queiras saber, está à vontade para perguntar.

• Like
Reactions: Filipa Rabaldo
Boa noite. Alguém me pode informar onde posso obter a média para concurso a direito pós-laboral, já que não encontro em lado nenhum. obrigado

Já agora outra dúvida. Há alguma maneira de ver as restantes médias que entraram no curso? a média do ultimo colocado é por regra mais alta ou mais baixa que as restantes?Obrigado

Já agora outra dúvida. Há alguma maneira de ver as restantes médias que entraram no curso? a média do ultimo colocado é por regra mais alta ou mais baixa que as restantes?Obrigado
Sim, é possível ver a média de todos os alunos que entraram aqui:
Colocações 2015 - Concurso Nacional de Acesso

A nota do último colocado é a nota do último aluno que ficou colocado nesse curso através do contingente geral de acesso. Pode existir alunos com médias de entrada mais baixas, mas serão necessariamente através de contingentes especiais:
Contingentes | Uniarea

Olá, estou aqui com esta duvida relativamente à diferença entre "nota de candidatura" e "nota de candidatura do último colocado pelo contigente geral"... e em qual nota me devo basear para ter uma noção da média necessária para entrar em determinado curso. Alguém consegue explicar de forma clara a diferença entre esses dois aspetos? Obrigado pela atenção ! 8382

Olá, estou aqui com esta duvida relativamente à diferença entre "nota de candidatura" e "nota de candidatura do último colocado pelo contigente geral"... e em qual nota me devo basear para ter uma noção da média necessária para entrar em determinado curso. Alguém consegue explicar de forma clara a diferença entre esses dois aspetos? Obrigado pela atenção ! Ver anexo 8382
Deves guiar-te pela nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral. Ou seja, toda a gente que colocou esse curso como opção e tinha média superior a essa entrou (exceto se tiver ficado colocada em opções anteriores).
A outra que referes é apenas a média das notas de candidatura, o que tem pouco interesse para ti.

• Like
Reactions: Jbertes