Média - Educação Física conta?

brod56

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Educação física avalia pura e simplesmente a capacidade dos alunos de praticar certas atividades ou modalidades, mais nada. Não faz sentido que tal disciplina conte para a entrada na Universidade (a não ser como é óbvio em cursos virados para a prática desportiva).
Claro que disciplinas como Português ou Filosofia podem não ser consideradas como fundamentais para a entrada de um aluno de ciências (por exemplo) na Universidade, mas estas disciplinas avaliam competências intelectuais e humanísticas bem como uma adaptação a diversos tópicos (coisa com a qual vamos ter de lidar no mundo de trabalho), percebe-se portanto que estas discplinas contem para a média.
Não se percebe no entando que a minha capacidade de jogar futebol ou voleiból ou mesmo o número de flexões ou abdominais que sou capaz de realizar contem para a minha entrada num curso que depende meramente das minhas capacidades intelectuais.
Educação física devia ser uma disciplina com o simples objetivo de encourajar a prática desportiva (coisa que aliás acho de momento não ser o fóco principal mas isso é outro assunto...).

Em relação à autora do post que parece bastante preocupada com a contagem de educação física para a média: lembra-te que não sabemos como é que as médias de entrada na Universidade vão variar, algumas vão subir outras vão descer, por isso tem calma e faz o teu melhor que de certeza que serás capaz de entrar no curso que queres (até porque cerca de 50% da média de entrada vai depender dos exames que realizares).
Se formos por esse princípio, porque é que o meu conhecimento de temas filosóficos conta para a média de entrada num curso de engenharia?
Educação Física faz parte da carga horária de todos os cursos do secundário e como tal faz sentido que conte para alguma coisa. Ver gente lá a passear, literalmente, só porque não conta para a média é muito triste.
 

Samukas

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Bioquímica
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Fui da última fornada em que esta disciplina não contou para a média final (felizmente).
Acho que este assunto já foi suficientemente exposto e dou o meu quase total apoio aos que acima afirmaram que a nota de Educação Física não deveria contar para a média final. Disse "quase total" porque a tal desvantagem que, em geral, falamos aconteceria também se fosse uma decisão individual, basta pensar um pouco com casos hipotéticos.
Como já disse a colegas meus nestas conversas sobre a medida implementada para os que entraram este ano: "Absolutamente estúpido!".


Em relação a esta mensagem:
Se formos por esse princípio, porque é que o meu conhecimento de temas filosóficos conta para a média de entrada num curso de engenharia?
Educação Física faz parte da carga horária de todos os cursos do secundário e como tal faz sentido que conte para alguma coisa. Ver gente lá a passear, literalmente, só porque não conta para a média é muito triste.
Digo que concordo contigo em relação à última frase, o de só estar ali a brincar já que não conta para média, isso realmente não devia acontecer (cabe ao professor impor a importância desta disciplina e avaliar RIGOROSAMENTE os alunos conforme o seu empenho, dando avaliação negativa caso este dito trabalho não exista. Não esquecer que não conta para a média mas conta para chumbar e as faltas são registadas.
Mas agora não vamos comparar o papel que uma disciplina que desenvolve a nossa capacidade cognitiva (Filosofia neste caso como disseste), com o papel de Educação Física que é importante mas não é por teres grandes notas nesta disciplina que vais entrar numa empresa melhor e ter um melhor emprego (pelo menos acho). Filosofia pode nem ser importante a nível teórico especificamente num curso de ciências, mas o trabalho que nos exige a nível de pensar, escrever e conseguir argumentar prepara-nos para o mercado de trabalho (como tenho vindo a reparar).
Não quero com isto esquecer a importância da atividade física e o papel da escola ao promover o desporto, no entanto, isto não deveria interferir com as capacidades cognitivas do aluno (algo que acontece se a nota de Educação Física contar para a média final).
 

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
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23 Agosto 2016
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Engenharia dos juros
Instituição
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Fui da última fornada em que esta disciplina não contou para a média final (felizmente).
Acho que este assunto já foi suficientemente exposto e dou o meu quase total apoio aos que acima afirmaram que a nota de Educação Física não deveria contar para a média final. Disse "quase total" porque a tal desvantagem que, em geral, falamos aconteceria também se fosse uma decisão individual, basta pensar um pouco com casos hipotéticos.
Como já disse a colegas meus nestas conversas sobre a medida implementada para os que entraram este ano: "Absolutamente estúpido!".


Em relação a esta mensagem:


Digo que concordo contigo em relação à última frase, o de só estar ali a brincar já que não conta para média, isso realmente não devia acontecer (cabe ao professor impor a importância desta disciplina e avaliar RIGOROSAMENTE os alunos conforme o seu empenho, dando avaliação negativa caso este dito trabalho não exista. Não esquecer que não conta para a média mas conta para chumbar e as faltas são registadas.
Mas agora não vamos comparar o papel que uma disciplina que desenvolve a nossa capacidade cognitiva (Filosofia neste caso como disseste), com o papel de Educação Física que é importante mas não é por teres grandes notas nesta disciplina que vais entrar numa empresa melhor e ter um melhor emprego (pelo menos acho). Filosofia pode nem ser importante a nível teórico especificamente num curso de ciências, mas o trabalho que nos exige a nível de pensar, escrever e conseguir argumentar prepara-nos para o mercado de trabalho (como tenho vindo a reparar).
Não quero com isto esquecer a importância da atividade física e o papel da escola ao promover o desporto, no entanto, isto não deveria interferir com as capacidades cognitivas do aluno (algo que acontece se a nota de Educação Física contar para a média final).
Deixa que discorde contigo na parte da filosofia. Nisso que referiste está o Português. Abstendo me de se educação física conta ou não dado ser bom a "desporto" mas a meu ver filosofia também não serve para nada pela logica que muitos querem seguir. Ou então por exemplo biologia. Não estou a comparar literalmente as coisas. Quanto a Capacidade cognitiva não é bem assim até porque tens estudos sobre atividade física(Sei que educação física não é a mesma coisa mas fazeres coisas diferentes tipo futebol e andebol ou ginástica ajuda nas capacidades.) Teres grande nota a filosofia também não te ajuda a entrar em nenhuma empresa mas a seguir corrigiste.
 

Fargo

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Engenharia Física Tecnológica
Se formos por esse princípio, porque é que o meu conhecimento de temas filosóficos conta para a média de entrada num curso de engenharia?
Educação Física faz parte da carga horária de todos os cursos do secundário e como tal faz sentido que conte para alguma coisa. Ver gente lá a passear, literalmente, só porque não conta para a média é muito triste.
Porque a adaptação a novos temas fora da nossa área de conforto é importante de forma a estarmos preparados para o mundo real e para o mundo de trabalho. Além de ser algo que depende essencialmente de esforço e trabalho.
Sim, educação física deveria servir para encourajar os jovens a ter uma prática desportiva que lhes permitisse manter um estilo de vida saudável. Invés disso focamos-nos numa avaliação de uma tonelada de modalidades desportivas como o futebol e o andebol que agora aparentemente vão ser equiparadas a àreas que requerem apenas trabalho cognitivo como matemática/filosofia/português/etc.
 

Jéssica Pinto

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Na minha opinião, Educação Física deve contar para a média. Tenho média a rondar os 19 valores e tive 17/18 a Educação Física (logo prejudicar-me-ia) mas na minha opinião a condição física é também essencial na formação de uma pessoa e consequentemente faz sentido contar para a universidade.
O que não faz sentido é o modo de avaliação ridículo da disciplina. Seja por ser assente em dias fixos de avaliação (quando a avaliação podia e devia ser contínua), seja por serem beneficiados os gajos que jogam não sei onde ou as meninas mais bonitas, seja por os professores não fazerem/ensinarem metade do que lhes compete (atenção que falo da maioria dos casos, sei que há bons profissionais), alguma coisa está mal nesta disciplina.
Fica então a minha opinião - Educação Física deve contar para a média mas devem ser feitos ajustes muito profundos no seu modelo de avaliação para a tornar mais justa.
Em relação ao caso da @Lara Seguro, terás mesmo de te conformar. Vais ver que não é um bicho de sete cabeças e que se deres o teu melhor, como com certeza darás, o teu esforço será valorizado. Boa sorte.
Devia ser opcional. Caso concorresses a curso na área do desporto, contava. Caso contrário, não faz sentido.
Ser opcional é o mais justo. Nem todos têm a mesma facilidade à disciplina que tu, correcto?
 
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Alfa

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Devia ser opcional. Caso concorresses a curso na área do desporto, contava. Caso contrário, não faz sentido.
Ser opcional é o mais justo. Nem todos têm a mesma facilidade à disciplina que tu, correcto?
Repara que este argumento pode ser usado em relação a qualquer disciplina. Nem toda a gente tem a mesma facilidade a Matemática, Português, Filosofia, Biologia, Desenho, ...
 

brod56

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Porque a adaptação a novos temas fora da nossa área de conforto é importante de forma a estarmos preparados para o mundo real e para o mundo de trabalho. Além de ser algo que depende essencialmente de esforço e trabalho.
Sim, educação física deveria servir para encourajar os jovens a ter uma prática desportiva que lhes permitisse manter um estilo de vida saudável. Invés disso focamos-nos numa avaliação de uma tonelada de modalidades desportivas como o futebol e o andebol que agora aparentemente vão ser equiparadas a àreas que requerem apenas trabalho cognitivo como matemática/filosofia/português/etc.
Pela minha experiência, Filosofia é infelizmente uma disciplina puramente teórica, é só copiar e colar a matéria. Raciocínio quase nulo.
Já vi que estou em minoria, dei apenas a minha honesta opinião, sendo que até me prejudicaria como tive oportunidade de referir acima.
 
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Samukas

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Hum...

Deixa que discorde contigo na parte da filosofia. Nisso que referiste está o Português. Abstendo me de se educação física conta ou não dado ser bom a "desporto" mas a meu ver filosofia também não serve para nada pela logica que muitos querem seguir. Ou então por exemplo biologia. Não estou a comparar literalmente as coisas. Quanto a Capacidade cognitiva não é bem assim até porque tens estudos sobre atividade física(Sei que educação física não é a mesma coisa mas fazeres coisas diferentes tipo futebol e andebol ou ginástica ajuda nas capacidades.) Teres grande nota a filosofia também não te ajuda a entrar em nenhuma empresa mas a seguir corrigiste.
Não disseste mentira nenhuma.
Educação Física, ou melhor, atividade física (já que uma não implia outra necessariamente), melhoram a nossa saúde mental também, mas isso não implica ter boa nota nessa disciplina, ou seja, posso ser um 0 nos elementos de avaliação mas dedicar-me ao ciclismo e praticá-lo regularmente (i.e., praticar exercício físico) cabe a cada um querer-se exercitar.

Português e Filosofia são disciplinas muito amiguinhas, não existe uma sem outra praticamente, mas em Português não aprendes, necessariamente, a argumentar ou a pensar, em Filosofia, com todos aqueles ensaios filosóficos que temos de escrever, com a própria matéria do que é o argumentar, e mesmo com o pensamento que nos é exigido para entendermos certos conceitos melhora o teu perfil para arranjares trabalho, pois desenvolves capacidades comunicativas (algo que acho que vai ser ainfa mais essencial no futuro).
Imagina-te, agora, num curso superior ligado à área de ciências, uma engenharia, ou algo ligado com a Biologia, de que forma achas que ficarias melhor preparado para esse curso, se tivesses uma disciplina (ou mais) que pudesses retirar (por achares inútil para o teu curso) qual seria?
Eu deixo a minha resposta convicta que seria Educação Física, é importante, mas não para aquele curso que quero seguir. *Não estou a dizer para retirar mas sim para não contar para a média*
Agora vou exagerar mas não queria ir para um laboratório de ranking mais baixo do que um de melhor nome apenas porque não consigo fazer bem a cambalhota atrás nem dar um chuto numa bola.

Penso eu...
 

Fargo

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Engenharia Física Tecnológica
Pela minha experiência, Filosofia é infelizmente uma disciplina puramente teórica, é só copiar e colar a matéria. Raciocínio quase nulo.
Já vi que estou em minoria, dei apenas a minha honesta opinião, sendo que até me prejudicaria como tive oportunidade de referir acima.
Filosofia é uma disciplina puramente teórica sem dúvida mas copiar e colar matéria está longe de ser uma forma efetiva de tirar boa nota (pelo menos essa foi a minha experiência de filosofia). Nesta disciplina era necessário entender bem os conceitos e temas abordados e depois sermos capazes de os explicar no contexto de uma pergunta que podia ser muito específica o que implica bastante racíocinio a meu ver.

Calma rapaz não há problema nenhum, cada um tem direito a ter a sua opinião, só decidi responder porque gosto de partilhar ideias, não tenho qualquer intenção de perseguir-te ou algo do género xD
 

Luís Todo Bom

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Hum...



Não disseste mentira nenhuma.
Educação Física, ou melhor, atividade física (já que uma não implia outra necessariamente), melhoram a nossa saúde mental também, mas isso não implica ter boa nota nessa disciplina, ou seja, posso ser um 0 nos elementos de avaliação mas dedicar-me ao ciclismo e praticá-lo regularmente (i.e., praticar exercício físico) cabe a cada um querer-se exercitar.

Português e Filosofia são disciplinas muito amiguinhas, não existe uma sem outra praticamente, mas em Português não aprendes, necessariamente, a argumentar ou a pensar, em Filosofia, com todos aqueles ensaios filosóficos que temos de escrever, com a própria matéria do que é o argumentar, e mesmo com o pensamento que nos é exigido para entendermos certos conceitos melhora o teu perfil para arranjares trabalho, pois desenvolves capacidades comunicativas (algo que acho que vai ser ainfa mais essencial no futuro).
Imagina-te, agora, num curso superior ligado à área de ciências, uma engenharia, ou algo ligado com a Biologia, de que forma achas que ficarias melhor preparado para esse curso, se tivesses uma disciplina (ou mais) que pudesses retirar (por achares inútil para o teu curso) qual seria?
Eu deixo a minha resposta convicta que seria Educação Física, é importante, mas não para aquele curso que quero seguir. *Não estou a dizer para retirar mas sim para não contar para a média*
Agora vou exagerar mas não queria ir para um laboratório de ranking mais baixo do que um de melhor nome apenas porque não consigo fazer bem a cambalhota atrás nem dar um chuto numa bola.

Penso eu...
Deixa me entao dizer que o teu discurso todo se baseia na tese de hipotese de o ensino secundario ter uma avaliaçao correta e justa em tudo é que filosofia num curso de ciencias em muitas e muitas escolas ou é so decorar as perguntas e respostas(excpeto exame) ou entao copiar de cabulas porque,como nao é uma disciplina de exame, os professores estao na boa. Eu compreendo que muita gente nao queira e outras tantas que queiram. O mais justo entao seria as pessoas escolherem. Assim o máximo seria a desculpa de Á ele subiu a media com educação física. e ai a resposta seria : Podias ter escolhido para média tambem...Como tu podes, por exemplo, em alguns cursos escolher( vai a melhor) prova de ingresso e ás vezes há alunos que fizeram as 3 e outros só uma. Isto a titulo de exemplo. O ensino nunca vai ser perfeito, infelizmente.
 

Jéssica Pinto

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Repara que este argumento pode ser usado em relação a qualquer disciplina. Nem toda a gente tem a mesma facilidade a Matemática, Português, Filosofia, Biologia, Desenho, ...
Percebo o que queres dizer mas visto que educação física está presente em todas as áreas, sejam elas ciências, humanidades, artes, etc., tens a oportunidade de “escolher”, não literalmente, as disciplinas que referiste – à exceção de português, e maior parte dos casos, matemática.
Portanto, acho que não se aplica assim tão bem como dizes.
 

Alfa

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Percebo o que queres dizer mas visto que educação física está presente em todas as áreas, sejam elas ciências, humanidades, artes, etc., tens a oportunidade de “escolher”, não literalmente, as disciplinas que referiste – à exceção de português, e maior parte dos casos, matemática.
Portanto, acho que não se aplica assim tão bem como dizes.
Então podemos pelo menos equiparar Educação Física a Português, Filosofia e à disciplina de língua estrangeira, que são as que formam a componente comum dos cursos científico-humanísticos. O argumento continua a aplicar-se a estas.
 

Jéssica Pinto

Membro Dux
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Línguas, Literaturas e Culturas
Então podemos pelo menos equiparar Educação Física a Português, Filosofia e à disciplina de língua estrangeira, que são as que formam a componente comum dos cursos científico-humanísticos. O argumento continua a aplicar-se a estas.
Continua a aplicar-se sim, tens razão, mas não na totalidade - acabando tu de referir os possíveis casos.
 

Alfa

#pdralfa 🌈
Especialista
Matemática
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2 Agosto 2015
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Continua a aplicar-se sim, tens razão, mas não na totalidade - acabando tu de referir os possíveis casos.
Disseste que nem toda a gente tem a mesma aptidão para Educação Física; isso é verdade. Do mesmo modo, nem toda a gente tem a mesma aptidão para aprender uma língua estrangeira. Isso significa que a língua estrangeira que faz parte da componente comum dos cursos científico-humanísticos deve deixar de contar para a média (ou deve passar a contar apenas para a média de quem entra num curso de letras/línguas)?

O que quis dizer foi que, independentemente da posição que se defenda, o argumento que fizeste não é um bom argumento. Há uma diferença de aptidões entre praticamente todos os alunos do ensino secundário; uns têm mais jeito para uma coisa, outros para outra. Não podemos simplesmente deixar de contabilizar as notas de certas disciplinas apenas porque nem toda a gente tem o mesmo jeito para elas.

Só para clarificar a minha posição, vou colar aqui alguns dos meus comentários no fórum sobre este assunto:
  • "O objectivo [da disciplina de Educação Física] deveria ser dar aos alunos uma formação (...) física/desportiva básica. Os critérios de avaliação deveriam então ser concebidos de modo a que virtualmente qualquer aluno pudesse obter, com o esforço necessário, uma boa classificação (como deveria acontecer com as outras disciplinas)."
  • "A disciplina chama-se "Educação Física". Não se chama "vamos ver quem corre mais depressa ou marca mais golos". Eu acho que uma disciplina de EF justa, equilibrada e apropriada pode perfeitamente contar para média sem prejudicar ninguém. Na maioria das escolas, não acho que seja essa a EF que existe."
  • "Acho que EF faz sentido desde que se estabeleçam objectivos atingíveis pela generalidade da população estudantil. Qualquer pessoa consegue aprender a fazer um passe de forma tecnicamente correcta em voleibol, nem toda a gente consegue ser atleta profissional nesta modalidade. O objectivo de EF deve ser o primeiro, não o segundo."
 

RSofia

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Repara que este argumento pode ser usado em relação a qualquer disciplina. Nem toda a gente tem a mesma facilidade a Matemática, Português, Filosofia, Biologia, Desenho, ...
Sem qualquer tipo de dúvida!
A EF é, sem dúvida, como qualquer outra disciplina. A pensar assim, alguém que não precisasse de matemática também não devia ter a disciplina a contar para a média.
Vocês estão numa fase em que precisam de perceber que não podem haver facilitismos. Tal como baixa a média para uns, aumenta para outros, como qualquer disciplina. Para além disso, EF promove competências que muitas outras não são capazes. É preciso valorizar muito mais esta disciplina e é pena que isto ainda seja uma questão... W
 

João R. Campos

Membro Caloiro
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8 Outubro 2018
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Eu no secundário era gordinho, e consegui acabar com 18 a EF. Quanto ao comentário original a dizer que ficava mal disposta no vai e vém, eu quando fazia um sprint de 100 metros também ficava super mal disposto. Porque? Porque a condição fisica que tinha era horrível. Ao longo do ano treinei e o professor foi vendo a minha evolução e empenho.
 

RuiPedro135

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Porque a adaptação a novos temas fora da nossa área de conforto é importante de forma a estarmos preparados para o mundo real e para o mundo de trabalho. Além de ser algo que depende essencialmente de esforço e trabalho.
Sim, educação física deveria servir para encourajar os jovens a ter uma prática desportiva que lhes permitisse manter um estilo de vida saudável. Invés disso focamos-nos numa avaliação de uma tonelada de modalidades desportivas como o futebol e o andebol que agora aparentemente vão ser equiparadas a àreas que requerem apenas trabalho cognitivo como matemática/filosofia/português/etc.
Assim como dizes que a filosofia serve para te adaptares a novos temas, e que tem por base essencialmente esforço e trabalho, conseguiste descrever também Educação Física, visto que para ti (e para muitos) será também um desafio a superar e que com esforço e trabalho se consegue uma boa nota.
Quando eu entrei para a faculdade, a nota de EF não contava para a nota, e a opinião geral das pessoas é que devia de contar, começando pela atitude que algumas das pessoas tinham (que era uma autêntica treta, visto que não contava), etc...

Resumindo, acho que EF é como qualquer outra disciplina, se perderes um bocado todos os dias a estudar/praticar, consegues facilmente uma boa nota.
 

epilifOD

Membro Caloiro
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Caros, nem sei por onde começar, eu não só acho que Educação Física devia contar para a média como devia contar mais. Quem normalmente se queixa de que não devia contar são pessoas que querem ir para medicina (embora não sejam os únicos), o que acho irónico, porque são as pessoas que vão aprender sobre saúde e irão ser responsáveis por influenciar positivamente a sociedade para que sejam criados e mantidos hábitos saudáveis. Ironia à parte, o argumento de que a Educação Física não tem a ver com o mental é tão absurda como tentar fazer elevações num supino, conseguia-se encher uma biblioteca com a literatura que documenta e descreve os efeitos benéficos, não só para o corpo como para a mente, de exercício físico regular. A diferença é que para alguns é mais fácil pegar num livro do que num alter, embora ambos requeiram esforço, alguns nascem mais dotados para a actividade física, é verdade, mas alguns também nascem mais dotados para a actividade mental. A verdade é que se alguém não entrar para a área que queria não é por causa de Educação Física, é porque as vagas que havia a preencher foram preenchidas por pessoas que são globalmente melhores em todas as modalidades que vocês, assumindo que todos são avaliados com os mesmo parâmetros. Querem ir para medicina? Então não peguem só nos livros, desafiem o vosso corpo, comam bem, durmam bem e instiguem bons hábitos.
 

p.reis8

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Eu acho que deva contar para a média. Para ter boa nota a esta disciplina exige competências diferentes, as "físicas", mas também relacionais, que sentado numa sala de aula a olhar para o quadro em silêncio não se usa Pessoalmente e olhando em retrospectiva, agradeço que Educação Física exista porque as competências que me transmitiu têm sido muito úteis, e que conte para a média, porque infelizmente as pessoas só se esforçam para algo que possa influenciar as suas notas. Olhem que no futuro não é saber calcular um limite ou saber as datas da segunda guerra mundial que vos vai safar, mas sim saber relacionar-se com as outras pessoas e constantemente esforçar-se por aprender algo que não se saiba fazer ou não se domina.

E antes que o digam, eu já estou na universidade, a minha média com educação física era mais baixa mas mesmo assim insisto em que ela deva contar.
 

R. Claudia R.P.

Membro Caloiro
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14 Outubro 2017
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Ciências e Tecnologia
Eu ando no 10º ano, e já tinha conhecimento que Educação Física conta para a média. Basicamente isto é um desabafo, porque acho extremamente injusto Educação Física contar para média, sendo que muita gente tem problemas nessa disciplina, ainda se fosse uma disciplina opcional, mas não é. Concordo em termos educação física para estarmos na melhor forma física que nós conseguimos, não a que as notas exigem. Claramente que há pessoas que até "agradecem" o facto de contar, porque adoram correr e fazer exercício, não é que eu não goste, mas simplesmente não consigo! Só para terem ideia, eu precisava no vai vem de fazer 29 voltas para ter 10, ou seja 58 para ter 20, eu apenas fiz 14 voltas (devo ter tido uns 4,8), e com muito esforço, porque já estava mal disposta, sinceramente só de ter visto os outros correr já estava mal e ainda nem tinha feito volta nenhuma.
Acham que é possível virem a acabar com Educação Física a contar para média?
Eu preciso de uma média alta, para conseguir entrar em medicina, e Educação Física pode me arruinar a média! :persevere:
Também acho profundamente injusto e até a meu ver estúpido Ed. Física contar para a média, infelizmente se for para haver uma mudança certamente não te afetará.
Digo isto pois neste minestério não vão mudar, até porque foram eles que colocaram assim. Desculpa não te dar boas notícias.
Espero que consigas a melhor média possível!
Mensagem fundida automaticamente:

Eu acho que deva contar para a média. Para ter boa nota a esta disciplina exige competências diferentes, as "físicas", mas também relacionais, que sentado numa sala de aula a olhar para o quadro em silêncio não se usa Pessoalmente e olhando em retrospectiva, agradeço que Educação Física exista porque as competências que me transmitiu têm sido muito úteis, e que conte para a média, porque infelizmente as pessoas só se esforçam para algo que possa influenciar as suas notas. Olhem que no futuro não é saber calcular um limite ou saber as datas da segunda guerra mundial que vos vai safar, mas sim saber relacionar-se com as outras pessoas e constantemente esforçar-se por aprender algo que não se saiba fazer ou não se domina.

E antes que o digam, eu já estou na universidade, a minha média com educação física era mais baixa mas mesmo assim insisto em que ela deva contar.
Eu por exemplo por mais que me esforce não consigo ser boa e em termos de fisico sou saudável. Isso é muito relativo. Mas se a ti não prejudica melhor. Mas no caso dela (como no meu se eu não fosse do último ano em que não conta, ano vigente) prejudica e pode ser por causa de uma disciplina que em nada afeta se és ou não um bom profissonal, na maioria das áreas (como no caso dela medicina). Por isso a meu ver deveria ser facultativo a fim de não prejudicar.
 
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