Média - Educação Física conta?

João R. Campos

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2018
Também acho profundamente injusto e até a meu ver estúpido Ed. Física contar para a média, infelizmente se for para haver uma mudança certamente não te afetará.
Digo isto pois neste minestério não vão mudar, até porque foram eles que colocaram assim. Desculpa não te dar boas notícias.
Espero que consigas a melhor média possível!
Post automatically merged:

Eu por exemplo por mais que me esforce não consigo ser boa e em termos de fisico sou saudável. Isso é muito relativo. Mas se a ti não prejudica melhor. Mas no caso dela (como no meu se eu não fosse do último ano em que não conta, ano vigente) prejudica e pode ser por causa de uma disciplina que em nada afeta se és ou não um bom profissonal, na maioria das áreas (como no caso dela medicina). Por isso a meu ver deveria ser facultativo a fim de não prejudicar.

Isso do por mais que me esforce não consigo é pura treta. Até parece que eles pedem resultados de atletas olímpicos. Para isso também era "ah e tal por mais que me esforce não consigo ser bom/boa a matemática", vamos lá retirar esta disciplina.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Isso do por mais que me esforce não consigo é pura treta. Até parece que eles pedem resultados de atletas olímpicos. Para isso também era "ah e tal por mais que me esforce não consigo ser bom/boa a matemática", vamos lá retirar esta disciplina.
Não é pura treta não... Claro que muitos alunos não vão obter um bom desempenho durante a tarefa proposta no entanto, por vezes, mesmo não conseguindo executar o exercício da melhor forma possível, tento fazer e não vejo que me valorizem por isso, muito sinceramente...
O problema não é a disciplina, mas sim o modo como fazem as avaliações uma vez que quase que estabelecem um termo de comparação entre alunos em vez de analisar cada um individualmente. Eu obedeço às regras do jogo e executo corretamente um passe, por exemplo, mas depois tiro uma nota miserável quando comparado com alguém que joga a modalidade X extra-aula. Ou seja, muitos professores importam-se mais com o modo "Pro" de se jogar do que propriamente o que se faz ou não de forma correta!

R. Claudia R.P.

Membro Caloiro
Matrícula
14 Outubro 2017
Curso
Ciências e Tecnologia
Nem vou começar com discussões estúpidas. Por exemplo ou tens coordenação motora ou não tens. Tens a tua opinião mas a meu ver ser um bom profissional não tem nada que ver cim ser bom a ed física. Respeito mas tb não venhas com tretas pois se tu consegues muito bem mas eu sempre fiz o melhor e sempre tive notas relativamente baixas a disciplina. Quem gosta é e bom diz que deve contar quem tem dificuldades diz que não. Podes julgar me mas não é ser boa a futebol ou a andebol que me vai fazer melhor médica, juíza, advogada, qq profissão excepto claro ligadas ao desporto. Não digo esquecer ou anular a disciplina mas não contar e nota para o meu caso tanto faz se conta ou não pois para mim graças a Deus não conta

Não é pura treta não... Claro que muitos alunos não vão obter um bom desempenho durante a tarefa proposta no entanto, por vezes, mesmo não conseguindo executar o exercício da melhor forma possível, tento fazer e não vejo que me valorizem por isso, muito sinceramente...
O problema não é a disciplina, mas sim o modo como fazem as avaliações uma vez que quase que estabelecem um termo de comparação entre alunos em vez de analisar cada um individualmente. Eu obedeço às regras do jogo e executo corretamente um passe, por exemplo, mas depois tiro uma nota miserável quando comparado com alguém que joga a modalidade X extra-aula. Ou seja, muitos professores importam-se mais com o modo "Pro" de se jogar do que propriamente o que se faz ou não de forma correta!
Concordo contigo sempre me esforcei e fiz o melhor e nunca tive boa nota à disciplina e a meu ver não é ser bom a ef que vai influenciar ser bom ou não na minha profissão

• Like
Reactions: Lara Seguro

Lara Seguro

Membro
Matrícula
15 Março 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Repara que este argumento pode ser usado em relação a qualquer disciplina. Nem toda a gente tem a mesma facilidade a Matemática, Português, Filosofia, Biologia, Desenho, ...
Nesse caso então Matemática é opcional caso vás para humanidades, Biologia igualmente, e desenho o mesmo.

Então, eu vou repetir uma parte da tua frase, eu por mais que me esforce não consigo aguentar 8 minutos seguidos a correr, é um teste de resistência e caso não corras estás lixado, aqui não consigo fazer nada quanto a isso, o meu corpo impede-me, agora, matemática é apenas estudar, não consegues estudar educação física. E estamos a falar do secundário, onde podes escolher ter ou não a matemática, como referiste, não vais para economia sendo que és mau aluno a matemática por exemplo.

Deixa me entao dizer que o teu discurso todo se baseia na tese de hipotese de o ensino secundario ter uma avaliaçao correta e justa em tudo é que filosofia num curso de ciencias em muitas e muitas escolas ou é so decorar as perguntas e respostas(excpeto exame) ou entao copiar de cabulas porque,como nao é uma disciplina de exame, os professores estao na boa. Eu compreendo que muita gente nao queira e outras tantas que queiram. O mais justo entao seria as pessoas escolherem. Assim o máximo seria a desculpa de Á ele subiu a media com educação física. e ai a resposta seria : Podias ter escolhido para média tambem...Como tu podes, por exemplo, em alguns cursos escolher( vai a melhor) prova de ingresso e ás vezes há alunos que fizeram as 3 e outros só uma. Isto a titulo de exemplo. O ensino nunca vai ser perfeito, infelizmente.
Ora enganas-te, filosofia é sim uma disciplina de exame. E filosofia é necessário, primeiramente para argumentação, para te ajudar a argumentar e a mostrar a tua tese, e depois filosofia tu CONSEGUES estudar, educação física NÃO DÁ para estudar. Ou nasces a ser bom a correr, ou então boa sorte que conta para média.

Disseste que nem toda a gente tem a mesma aptidão para Educação Física; isso é verdade. Do mesmo modo, nem toda a gente tem a mesma aptidão para aprender uma língua estrangeira. Isso significa que a língua estrangeira que faz parte da componente comum dos cursos científico-humanísticos deve deixar de contar para a média (ou deve passar a contar apenas para a média de quem entra num curso de letras/línguas)?

O que quis dizer foi que, independentemente da posição que se defenda, o argumento que fizeste não é um bom argumento. Há uma diferença de aptidões entre praticamente todos os alunos do ensino secundário; uns têm mais jeito para uma coisa, outros para outra. Não podemos simplesmente deixar de contabilizar as notas de certas disciplinas apenas porque nem toda a gente tem o mesmo jeito para elas.

Só para clarificar a minha posição, vou colar aqui alguns dos meus comentários no fórum sobre este assunto:
  • "O objectivo [da disciplina de Educação Física] deveria ser dar aos alunos uma formação (...) física/desportiva básica. Os critérios de avaliação deveriam então ser concebidos de modo a que virtualmente qualquer aluno pudesse obter, com o esforço necessário, uma boa classificação (como deveria acontecer com as outras disciplinas)."
  • "A disciplina chama-se "Educação Física". Não se chama "vamos ver quem corre mais depressa ou marca mais golos". Eu acho que uma disciplina de EF justa, equilibrada e apropriada pode perfeitamente contar para média sem prejudicar ninguém. Na maioria das escolas, não acho que seja essa a EF que existe."
  • "Acho que EF faz sentido desde que se estabeleçam objectivos atingíveis pela generalidade da população estudantil. Qualquer pessoa consegue aprender a fazer um passe de forma tecnicamente correcta em voleibol, nem toda a gente consegue ser atleta profissional nesta modalidade. O objectivo de EF deve ser o primeiro, não o segundo."
Mas língua estrangeira dá para estudar, EF não, e o que é que EF tem a haver para um curso de Línguas e Humanidades por exemplo? A língua estrangeira sim, porque a língua estrangeira leva-te a algum lado, um bom profissional deve de saber falar mais línguas, e não é saber chutar uma bola.

Sem qualquer tipo de dúvida!
A EF é, sem dúvida, como qualquer outra disciplina. A pensar assim, alguém que não precisasse de matemática também não devia ter a disciplina a contar para a média.
Vocês estão numa fase em que precisam de perceber que não podem haver facilitismos. Tal como baixa a média para uns, aumenta para outros, como qualquer disciplina. Para além disso, EF promove competências que muitas outras não são capazes. É preciso valorizar muito mais esta disciplina e é pena que isto ainda seja uma questão... W
Mas se não precisas de matemática então para que vão para economia ou Ciências? Quem tem Línguas não tem matemática, a não ser que seja MACS e é opcional.

Sem qualquer tipo de dúvida!
A EF é, sem dúvida, como qualquer outra disciplina. A pensar assim, alguém que não precisasse de matemática também não devia ter a disciplina a contar para a média.
Vocês estão numa fase em que precisam de perceber que não podem haver facilitismos. Tal como baixa a média para uns, aumenta para outros, como qualquer disciplina. Para além disso, EF promove competências que muitas outras não são capazes. É preciso valorizar muito mais esta disciplina e é pena que isto ainda seja uma questão... W
Não haver facilitismo é quase desmaiar no meio do chão por estar me a esforçar por correr? Porque preciso de uma boa média para o secundário? Acho que não.

Última edição:
  • Like
Reactions: R. Claudia R.P.

superstar

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Boa noite! Acabei o secundário no ano passado e este ano vou me candidatar novamente! Poderiam-me dizer se a educação física já conta para mim este ano?

• Like
Reactions: Tattiana2001
Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Gestão da distribuição e da logística
Instituição
IPS
Boa noite! Acabei o secundário no ano passado e este ano vou me candidatar novamente! Poderiam-me dizer se a educação física já conta para mim este ano?
Boa noite,
Sim educação física já conta para média.

superstar

Membro
Matrícula
12 Novembro 2018
Mas como eu já terminei o secundário, e já tenho a minha média “intacta”, não sei se conta?! Tens 100% certeza?!

Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Gestão da distribuição e da logística
Instituição
IPS
Mas como eu já terminei o secundário, e já tenho a minha média “intacta”, não sei se conta?! Tens 100% certeza?!
é assim vais fazer secundário de novo? É que se fores começar do 0, sim conta.
Desde este ano que conta, tenho uma amiga que repetiu 10º ano e a média passou a contar, mesmo que ela já tivesse feito 1 vez

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Aplicam-se as regras de quando terminaste o secundário, ou seja, para ti EF nunca contará para a média. :)

Tresloucada

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2019
Bom dia! Estou no 11°ano prestes a passar a passar para o 12°ano. Quando entrei para o 10 ano a nota de educação física não contava para a a média mas no ano seguinte passou a contar. Por exemplo eventualmente se tiver que ficar mais um ano a fazer melhorias a nota de e.f. passa a contar para a média?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Tresloucada
Bom dia! Estou no 11°ano prestes a passar a passar para o 12°ano. Quando entrei para o 10 ano a nota de educação física não contava para a a média mas no ano seguinte passou a contar. Por exemplo eventualmente se tiver que ficar mais um ano a fazer melhorias a nota de e.f. passa a contar para a média?
Se chumbares a alguma disciplina passaria a contar, porque ficarias integrada nessa reforma. Se concluíres o secundário e ficares apenas a assistir as disciplinas para melhorar pelo exame continuaria tudo na mesma.

abctan

Membro
Matrícula
24 Agosto 2019
Boa tarde, eu entrei para o 10º ano no ano de 2017/2018 (ano em que ainda não contava para a média) e acabei por repetir, desta forma fiz todas as disciplinas este ano mas anulei ed. física e fiquei com a nota que tive no ano anterior. A minha questão é, se conta para a minha média ou não? Porque se contar vai descer imenso e eu estou super preocupada neste momento...

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde, eu entrei para o 10º ano no ano de 2017/2018 (ano em que ainda não contava para a média) e acabei por repetir, desta forma fiz todas as disciplinas este ano mas anulei ed. física e fiquei com a nota que tive no ano anterior. A minha questão é, se conta para a minha média ou não? Porque se contar vai descer imenso e eu estou super preocupada neste momento...

Pelas minhas contas (posso estar enganado) só vai contar para quem acabar o secundário no ano letivo de 2020/2021.

• Like
Reactions: abctan

Daniel F.Soares

Membro Veterano
Matrícula
25 Maio 2018
Curso
História
Instituição
FLUP
Tal como o Gonçalo disse, penso que só conte para quem termina em 2020/2021. Se repetiste o 10°, contar-te-á

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boa tarde! Quem já está no 12 ano pode usar a nota de educação física para a média?

Se não estou em erro só conta para quem acabar o 12° no próximo ano letivo.

• Like
Reactions: 0Mariana0