Média - Educação Física conta?

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Boas. Estou atualmente a estudar eng fisica na UM e pretendo mudar de curso sendo q a minha unica opção é concorrer pelo concurso nacional de acesso.
Na minha altura ed.fisica nao contava para média. Qd este ano concorrer, ed fisica vai entrar nas minhas contas?
Não.

manuela alexandre

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2018
Boa noite, alguém me sabe dizer se educação fisica este ano já conta para a média do secundário?
Já pesquisei e oficialmente não encontrei nada a não ser noticias de debate no parlamento, mas acho que não chegou a ser aprovado pelo governo.

Matrícula
28 Agosto 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Vou entrar neste ano letivo de 2018/2019 para o 10° ano, se tudo correr bem acabo o secundário no ano letivo de 2020/2021 será que a nota de educação física vai contar para a média ?

D

Deleted member 24639

Guest
Vou entrar neste ano letivo de 2018/2019 para o 10° ano, se tudo correr bem acabo o secundário no ano letivo de 2020/2021 será que a nota de educação vai contar para a média ?
Penso que sim.
A não ser que a legislação seja alterada outra vez, nesse período de tempo.

Editado por um moderador:

Elio

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2018
Boa tarde. Agradecia se alguém me pudesse informar se a disciplina de Educação Física conta para apurar a média final do 10.º ano. Obrigado.

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Boa tarde. Agradecia se alguém me pudesse informar se a disciplina de Educação Física conta para apurar a média final do 10.º ano. Obrigado.
A média no 10º ano não importa, o que importa é a média final do secundário (com todas as notas finais de todas as disciplinas). E sim, para quem entra este ano no 10º Educação física conta para a média

• Like
Reactions: Bremer Pereira

leonoralmeida

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2018
Na entrada pra universidade, a média não se faz com as médias dos anos, mas com as médias das disciplinas (não se me percebeste). E sim, ef conta para quem está a iniciar o 10 ano agora (incluindo para mim:worried:).

Bom ano pra ti.:smiley:

Elio

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2018
A média no 10º ano não importa, o que importa é a média final do secundário (com todas as notas finais de todas as disciplinas). E sim, para quem entra este ano no 10º Educação física conta para a média
Obrigado Marco.. é só por uma questão de prémio de mérito. è que a minha filha sem EF tem média para prémio; com EF não atinge a média

Lara Seguro

Membro
Matrícula
15 Março 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Eu ando no 10º ano, e já tinha conhecimento que Educação Física conta para a média. Basicamente isto é um desabafo, porque acho extremamente injusto Educação Física contar para média, sendo que muita gente tem problemas nessa disciplina, ainda se fosse uma disciplina opcional, mas não é. Concordo em termos educação física para estarmos na melhor forma física que nós conseguimos, não a que as notas exigem. Claramente que há pessoas que até "agradecem" o facto de contar, porque adoram correr e fazer exercício, não é que eu não goste, mas simplesmente não consigo! Só para terem ideia, eu precisava no vai vem de fazer 29 voltas para ter 10, ou seja 58 para ter 20, eu apenas fiz 14 voltas (devo ter tido uns 4,8), e com muito esforço, porque já estava mal disposta, sinceramente só de ter visto os outros correr já estava mal e ainda nem tinha feito volta nenhuma.
Acham que é possível virem a acabar com Educação Física a contar para média?
Eu preciso de uma média alta, para conseguir entrar em medicina, e Educação Física pode me arruinar a média! :persevere:

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Eles não devem voltar atrás na decisão, pelo menos não para quem entrou este ano no 10º. Para os que estão no 11º/12º Educação Física continua a não contar, mas para quem está agora no 10º não parece que haja outra escolha... :/

Lara Seguro

Membro
Matrícula
15 Março 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Eles não devem voltar atrás na decisão, pelo menos não para quem entrou este ano no 10º. Para os que estão no 11º/12º Educação Física continua a não contar, mas para quem está agora no 10º não parece que haja outra escolha... :/
Infelizmente :(

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
🔜 Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Estou muito preocupado também... Há quem defenda que é uma disciplina como todas as outras e, como tal, deverá contar para a média. No entanto, assumindo o que os professores dizem sempre, ao defender que a Ed.Física é uma disciplina que pretende dar-nos mais liberdade e tirar-nos do stress das aulas ditas "normais" não me parece que seja uma disciplina adequada para contar para a média tendo em conta as exigências.
Enquanto que nas outras disciplinas basta aplicares-te um pouco e estudar diariamente, EF (na minha opiniao) não é bem assim... Há determinadas coisas que tu precisas mesmo de ter jeito, e já nem falo de modalidades novas... Porque basicamente é sempre a mesma coisa e por essa razão, ou tens jeito ou não tens... Eu por exemplo, tiro altas notas nos testes teóricos mas na pratica sou um desastre porque simplesmente não tenho jeito. Sei fazer as coisas normalmente mas não sou nenhum PRO e, sinceramente, parece-me que a grande maioria dos professores de E.F valorizam sempre os mesmos "desportistas" da turma que são federados em determinadas equipas de futebol/andebol, what ever e deixam os outros um pouco de parte porque não são experts e fazem as coisas normalmente de uma forma mais simplista!
Mas enfim! É a minha opinião.

Lara Seguro

Membro
Matrícula
15 Março 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Estou muito preocupado também... Há quem defenda que é uma disciplina como todas as outras e, como tal, deverá contar para a média. No entanto, assumindo o que os professores dizem sempre, ao defender que a Ed.Física é uma disciplina que pretende dar-nos mais liberdade e tirar-nos do stress das aulas ditas "normais" não me parece que seja uma disciplina adequada para contar para a média tendo em conta as exigências.
Enquanto que nas outras disciplinas basta aplicares-te um pouco e estudar diariamente, EF (na minha opiniao) não é bem assim... Há determinadas coisas que tu precisas mesmo de ter jeito, e já nem falo de modalidades novas... Porque basicamente é sempre a mesma coisa e por essa razão, ou tens jeito ou não tens... Eu por exemplo, tiro altas notas nos testes teóricos mas na pratica sou um desastre porque simplesmente não tenho jeito. Sei fazer as coisas normalmente mas não sou nenhum PRO e, sinceramente, parece-me que a grande maioria dos professores de E.F valorizam sempre os mesmos "desportistas" da turma que são federados em determinadas equipas de futebol/andebol, what ever e deixam os outros um pouco de parte porque não são experts e fazem as coisas normalmente de uma forma mais simplista!
Mas enfim! É a minha opinião.
O problema é que não me tira do stress, ainda fico mais stressada! Exato, eles muitas vezes em vez de prestarem mais atenção e tentar ajudar quem tem dificuldade, eles olham para os prós, e os outros colocam apenas a nota que tiveram nas avaliações, e em vez de ensinarem e tentarem ajudar, eles apenas olham, diz que é para fazer assim ou assado, e pronto, desenrasca-te. Acho estúpido... :/

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
🔜 Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
O problema é que não me tira do stress, ainda fico mais stressada! Exato, eles muitas vezes em vez de prestarem mais atenção e tentar ajudar quem tem dificuldade, eles olham para os prós, e os outros colocam apenas a nota que tiveram nas avaliações, e em vez de ensinarem e tentarem ajudar, eles apenas olham, diz que é para fazer assim ou assado, e pronto, desenrasca-te. Acho estúpido... :/
As avaliações em Educação Física têm sido e continuam a ser extremamente rudimentares. Enquanto os professores não decidirem tratar todos os alunos de igual forma, sem considerar o que cada um faz extra-aula (o aluno X joga futebol, isso não é para ali chamado) nunca vão haver notas minimamente justas à disciplina.
Sempre fui avaliado como que num grau de comparação com os craques do futebol (ou de qualquer outra modalidade) e tudo mais. Dá-se demasiada importância às típicas modalidades modinha como o futebol, por exemplo.
Esta disciplina deveria passar a ser opcional no ensino secundário, ou neste caso, deveria ser possível no mínimo optar se pretendes que ela conte para a média ou não. Porque se EF pretende desenvolver competências a nível de talentos (sim porque é preciso ter talento na área do desporto) existem muitas mais áreas, que pela lógica, também deveriam ser implementadas como a Música e a representação. No 10º ano os alunos têm maturidade para fazer as suas escolhas (falo por mim) e como tal, o foco deve ser a possibilidade de entrar no curso que pretendemos. As disciplinas "base" chegam e sobram para contarem para a média... A meu ver, é estúpido Educação Física entrar!

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Infelizmente :(
Tinha ideia que no ano passado já começou a contar para 10º e 11º. Até me lembro de comentar que eu tinha tido sorte por não contar para mim (estava no 12º), mas não tenho a certeza se foi mesmo assim. Mas realmente acho que devia ser opcional, ou seja, os alunos que estavam interessados em seguir uma área que tivesse a ver com desporto tinham E.F a contar para média, os outros não... Isso pode impedir alguém de entrar no curso que realmente gosta.

brod56

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Curso
Eng. Informática
Instituição
FEUP
Na minha opinião, Educação Física deve contar para a média. Tenho média a rondar os 19 valores e tive 17/18 a Educação Física (logo prejudicar-me-ia) mas na minha opinião a condição física é também essencial na formação de uma pessoa e consequentemente faz sentido contar para a universidade.
O que não faz sentido é o modo de avaliação ridículo da disciplina. Seja por ser assente em dias fixos de avaliação (quando a avaliação podia e devia ser contínua), seja por serem beneficiados os gajos que jogam não sei onde ou as meninas mais bonitas, seja por os professores não fazerem/ensinarem metade do que lhes compete (atenção que falo da maioria dos casos, sei que há bons profissionais), alguma coisa está mal nesta disciplina.
Fica então a minha opinião - Educação Física deve contar para a média mas devem ser feitos ajustes muito profundos no seu modelo de avaliação para a tornar mais justa.
Em relação ao caso da @Lara Seguro, terás mesmo de te conformar. Vais ver que não é um bicho de sete cabeças e que se deres o teu melhor, como com certeza darás, o teu esforço será valorizado. Boa sorte.

Lara Seguro

Membro
Matrícula
15 Março 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Na minha opinião, Educação Física deve contar para a média. Tenho média a rondar os 19 valores e tive 17/18 a Educação Física (logo prejudicar-me-ia) mas na minha opinião a condição física é também essencial na formação de uma pessoa e consequentemente faz sentido contar para a universidade.
O que não faz sentido é o modo de avaliação ridículo da disciplina. Seja por ser assente em dias fixos de avaliação (quando a avaliação podia e devia ser contínua), seja por serem beneficiados os gajos que jogam não sei onde ou as meninas mais bonitas, seja por os professores não fazerem/ensinarem metade do que lhes compete (atenção que falo da maioria dos casos, sei que há bons profissionais), alguma coisa está mal nesta disciplina.
Fica então a minha opinião - Educação Física deve contar para a média mas devem ser feitos ajustes muito profundos no seu modelo de avaliação para a tornar mais justa.
Em relação ao caso da @Lara Seguro, terás mesmo de te conformar. Vais ver que não é um bicho de sete cabeças e que se deres o teu melhor, como com certeza darás, o teu esforço será valorizado. Boa sorte.
Sim, mas a tu consegues um bom valor a educação física, 17 ou 18, quem me dera! O pior é que dou o meu máximo e mesmo assim não consigo muito!
Post automatically merged:

Opção de utilização da nota de Educação Física, para a média de acesso ao ensino superior, a partir deste ano letivo também está aqui esta.

Última edição:

Fargo

Membro Veterano
Matrícula
4 Junho 2017
Curso
Engenharia Física Tecnológica

Educação física avalia pura e simplesmente a capacidade dos alunos de praticar certas atividades ou modalidades, mais nada. Não faz sentido que tal disciplina conte para a entrada na Universidade (a não ser como é óbvio em cursos virados para a prática desportiva).
Claro que disciplinas como Português ou Filosofia podem não ser consideradas como fundamentais para a entrada de um aluno de ciências (por exemplo) na Universidade, mas estas disciplinas avaliam competências intelectuais e humanísticas bem como uma adaptação a diversos tópicos (coisa com a qual vamos ter de lidar no mundo de trabalho), percebe-se portanto que estas discplinas contem para a média.
Não se percebe no entando que a minha capacidade de jogar futebol ou voleiból ou mesmo o número de flexões ou abdominais que sou capaz de realizar contem para a minha entrada num curso que depende meramente das minhas capacidades intelectuais.
Educação física devia ser uma disciplina com o simples objetivo de encourajar a prática desportiva (coisa que aliás acho de momento não ser o foco principal mas isso é outro assunto...).

Em relação à autora do post que parece bastante preocupada com a contagem de educação física para a média: lembra-te que não sabemos como é que as médias de entrada na Universidade vão variar, algumas vão subir outras vão descer, por isso tem calma e faz o teu melhor que de certeza que serás capaz de entrar no curso que queres (até porque cerca de 50% da média de entrada vai depender dos exames que realizares).

Última edição: