Média - Ensino Recorrente

João Diogo

Membro Veterano
Matrícula
11 Março 2015
Alguém me pode ilucidar como é que eu faço a média do curso do ensino recorrente para me candidatar ao ensino superior? Muito obrigado!

Olá @João Diogo , bem-vindo ao fórum! :)
A tua Classificação Final de Curso para Efeito de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é: CFCEPE = (7CFC+3M)/10 com:
  • CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
  • M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200
Tens de realizar estes 4 exames como autoproposto:
  1. Exame Nacional de Português;
  2. Exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente;
  3. Exames de duas disciplinas bienais da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos, ou, em alternativa, de uma destas disciplinas bienais e de Filosofia (714) da componente de formação geral.

Última edição:
Autoproposto? Isso quer dizer que os exames de Português, Física e química, matemática A, biologia e geologia que fiz no ensino diurno não contam???:(:confused:

Autoproposto? Isso quer dizer que os exames de Português, Física e química, matemática A, biologia e geologia que fiz no ensino diurno não contam???:(:confused:

Os exames que já fizeste contam, sim, e podem ser usados nessa componente. ;)

Os exames que já fizeste contam, sim, e podem ser usados nessa componente. ;)
So mais um pergunta. Eu vou fazer o exame de biologia e geologia para melhorar a nota da prova de ingresso. Automaticamente aumenta a média de final de curso se tirar uma nota melhor? Muito obrigado! Obrigado pelo bom trabalho! ;)

• Like
Reactions: 0Mariana0
  • Like
Reactions: João Diogo
Boa Tarde, eu estou na escola cooperativa do Laranjeiro e estou a acabar a Física e Química. A minha média é feita com a fórmula do ensino recorrente? E eu já fiz os 4 exames que sou obrigado a fazer. Posso usar exames da 2 fase para a fórmula do ensino recorrente? E se na média dos 4 exames(os 30%) posso ter menos de 9.5? E na fórmula final é que tenho que ter mais de 9.5 ou igual a 9.5. É que não percebi esta frase no site-> A classificação de cada um dos exames a utilizar para efeito do cálculo da CFCEPE pode ser inferior a 95 pontos (9,5 valores), desde que o resultado final da fórmula seja igual ou superior a 95 pontos.

Desculpe chatear mas estou mesmo com dúvidas. Obrigado

Olá @Fábio Lopes , bem-vindo ao fórum! :)
A minha média é feita com a fórmula do ensino recorrente?
Se estás num curso do ensino recorrente, sim.
Posso usar exames da 2 fase para a fórmula do ensino recorrente?
Diria que sim, o Guia Geral de Exames não exclui essa possibilidade.
E se na média dos 4 exames(os 30%) posso ter menos de 9.5? E na fórmula final é que tenho que ter mais de 9.5 ou igual a 9.5.É que não percebi esta frase no site-> A classificação de cada um dos exames a utilizar para efeito do cálculo da CFCEPE pode ser inferior a 95 pontos (9,5 valores), desde que o resultado final da fórmula seja igual ou superior a 95 pontos.
Como o Guia Geral de Exames 2015 refere, não há nota mínima para a média dos 4 exames, mas sim para o cálculo final da CFCEPE.

Então eu posso dar o meu exemplo? Eu estou acabar agora na Páscoa a física e química na cooperativa e fico com o secundário concluído e vou novamente a exames para tentar subir notas. Mas dá o caso que fico com as notas que tenho do ano de 2014. Eu na média dos 70% já tenho 9.5 certo. Na média dos 30% a média dá 9.2 pois 6.1(exame de português)+7.5(exame de f.q)+11.6(exame de bio)+11.9(exame de matemática da 2 fase) dá média de 9.2 fazendo estes 9.2x0.30 dá 2.8 que a somar aos 9.5 fico com média de secundário 12.3? É isto certo? Posso ter nega na média dos exames desde que tenha mais > de 9.5 na média final. Obrigado por tudo

@Fábio Lopes , se esses 9,5 já são os 70% da tua classificação do curso, é isso, sim.

Tenho uma dúvida, essa fórmula é do ensino recorrente, mas depende das universidades e das suas percentagens?
Por ex: eu quero me candidatar à universidade Y e a percentagem é de 50% media / 50% prova de ingresso, a minha média é feita x 0,50 e não por 0,70 ou não?
Não sei se me estou a fazer entender...Obrigada

Tenho uma dúvida, essa fórmula é do ensino recorrente, mas depende das universidades e das suas percentagens?
Por ex: eu quero me candidatar à universidade Y e a percentagem é de 50% media / 50% prova de ingresso, a minha média é feita x 0,50 e não por 0,70 ou não?
Não sei se me estou a fazer entender...Obrigada
Não sou o melhor para te responder mas se és do ensino recorrente a tua média do secundário é feita na fórmula que está ai em cima 0.70(notas das disciplinas sem exame)+0.30(média dos 4 exames) essa nota final vai ser x0.50(mas isso depende de faculdade para faculdade). Há faculdades que pedem 60% secundário 40% nota do exame.

Não sou o melhor para te responder mas se és do ensino recorrente a tua média do secundário é feita na fórmula que está ai em cima 0.70(notas das disciplinas sem exame)+0.30(média dos 4 exames) essa nota final vai ser x0.50(mas isso depende de faculdade para faculdade). Há faculdades que pedem 60% secundário 40% nota do exame.

É isto mesmo sim, a CFCEPE vai ser o que coloquialmente se chama por "média do secundário".

Boa noite, há bocado estive com amigos meus a falar sobre o exame e disseram que na ficha de inscrição teria de colocar, onde pergunta se é para melhoria no secundário, a resposta sim. No entanto eu realizei a ficha de inscrição na secretaria da minha escola e disseram que só era para colocar sim no ponto 3.7 ( Prosseguimento de Estudos) e 3.8( Provas de Ingresso). A minha questão é, devo ir à secretaria da minha escola e pedir para mudarem? Tenho de colocar sim, no ponto 3.6, "para melhoria do ensino secundário"? Neste caso o exame que vou fazer é inserido nesta conversa do ensino recorrente, e vou fazer o de Biologia e Geologia para usar como prova de ingresso no ensino superior. Muito obrigado.

• Like
Reactions: helenarr
@João Diogo , a disciplina faz parte do teu plano de estudos? Ou seja, tiveste essa disciplina no teu curso do recorrente?

Eu fi-la de dia, acabei com média de 11! Mas fiz equivalência e tenho-a como feita no recorrente, sim!

Nesse caso devias ter posto "sim" para melhoria do diploma. No entanto, continuas a poder melhorar a disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior, já que essa forma é independente desse campo.

Nesse caso devias ter posto "sim" para melhoria do diploma. No entanto, continuas a poder melhorar a disciplina para efeitos de acesso ao ensino superior, já que essa forma é independente desse campo.
E ainda posso mudar isso? Eu já preenchi e mandei o ingresso :/