Média - Ensino Recorrente

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E aí, se eu melhorar no exame sobe a média da prova de ingresso, a média dos 4 exames e a média das disciplinas do curso?

Esse campo é apenas para a melhoria da componente da Classificação Final da Disciplina que entra na classificação final do curso do ensino recorrente.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: helenarr

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Fábio Lopes

Membro
Matrícula
12 Março 2015
Tenho uma dúvida novamente. Eu fiz o exame de Português em 2012, esse exame ainda conta para a média dos 4 exames? É que estive a ler o decreto e diz isto "Para o cálculo da CFCEPE dos cursos científico-humanísticos do ensino recorrente, mantêm-se válidos os exames finais nacionais correspondentes aos programas curriculares, homologados no âmbito do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março, realizados desde o ano letivo de 2005/2006." Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como está aí escrito @Fábio Lopes , no teu caso e para esses feitos o teu exame é válido, sim. ;)

Susana Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
14 Abril 2015
Olá @davis :)
Como é que eu sei quanto é que os exames contam na média da universidade?
Vejo pessoas a falarem de valer 40%,50%... Qual a maneira de saber?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Susana Pereira , bem-vinda ao fórum! :)
Os valores definitivos deste ano só estarão disponíveis no Guia da Candidatura 2015, que será divulgado mais à frente. Mas podes guiar-te pelos valores do ano passado que podes consultar aqui no Guia da Candidatura 2014 que está aqui:
http://uniarea.com/acesso/concurso-nacional/

António Francisco

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEnfC
Boa noite, sei que já foi respondido aqui mas gostaria de saber se já se sabe ou se saiu algum artigo novo em que na média dos 4 exames poderia usar por exemplo 3 exames da 1a fase e 1 exame da 2a fase ou se sou obrigado a usar os 4 da 1a fase?.

Obrigado

Raquel Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2015
boa noite, eu sou de Artes e escolhi MatematicaB em vez de historia da cultura das artes. Eu estou a pensar em ir para o IADE mas estou a acabar matematica b de 11ano por modulos capitalizaveis para ter o 12 ano completo. O IADE so pede desenho, hca ou geometria. Eu preciso de fazer o exame de matematica na mesma para ter 4 exames feitos com nota superior a 95 ? Eu ja o tinha feito uma vez mas tirei 80 é necessario fazer exame na mesma, mesmo que nao seja pedido como prova de ingresso ? Disseram me que eu ao fazer por modulos capitalizaveis era para ter o 12 ano feito mas ouvi dizer que tenho de ter 4 exames na mesma

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Raquel Ribeiro , bem-vinda ao fórum! :)
Para acederes ao ensino superior com o ensino recorrente precisas de realizar efetivamente 4 exames obrigatórios, que entrarão na tua nota de curso para efeitos de acesso ao ensino superior:
A tua Classificação Final de Curso para Efeito de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é: CFCEPE = (7CFC+3M)/10 com:
  • CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
  • M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200
Tens de realizar estes 4 exames como autoproposto:
  1. Exame Nacional de Português;
  2. Exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente;
  3. Exames de duas disciplinas bienais da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos.
Esses 4 exames podem incluir já os que precises como provas de ingresso.

Raquel Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2015
Para acederes ao ensino superior com o ensino recorrente precisas de realizar efetivamente 4 exames obrigatórios, que entrarão na tua nota de curso para efeitos de acesso ao ensino superior:

Eu agora estou em ensino recorrente a fazer matematica porque eu anulei matematica no ensino diurno mas fui a exame e fiquei com o 8 a matematica que foi o que tirei no exame nacional, de resto passei a portugues, desenho e geometria . Mas o meu exame de matematica ainda esta dentro da validade visto que o fiz em 2013. Se eu quero entrar com a prova de ingresso de Desenho preciso de fazer o exame de matematica outra vez ? é que matematica nao esta na lista de provas de ingresso ..

Raquel Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2015

ou seja se eu ja fiz o exame de matematica B no ano anterior mesmo que tenha tirado valor inferior a 95 nao preciso de fazer outra vez ? Eu tou a fazer em ensino recorrente so mesmo para a ter feita.. e o meu receio é ter de fazer o exame e ser obrigada tirar positiva para concorrer a faculdade

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
ou seja se eu ja fiz o exame de matematica B no ano anterior mesmo que tenha tirado valor inferior a 95 nao preciso de fazer outra vez ?
A nota de cada um dos exames a utilizar para efeito do cálculo da CFCEPE pode ser negativa, desde que o resultado final da fórmula seja igual ou superior a 9,5 valores. Tem só em atenção que, como diz em cima, deves realizar o "exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente."