Média - Ensino Recorrente

E aí, se eu melhorar no exame sobe a média da prova de ingresso, a média dos 4 exames e a média das disciplinas do curso?

Esse campo é apenas para a melhoria da componente da Classificação Final da Disciplina que entra na classificação final do curso do ensino recorrente.

• Like
Reactions: helenarr
Tenho uma dúvida novamente. Eu fiz o exame de Português em 2012, esse exame ainda conta para a média dos 4 exames? É que estive a ler o decreto e diz isto "Para o cálculo da CFCEPE dos cursos científico-humanísticos do ensino recorrente, mantêm-se válidos os exames finais nacionais correspondentes aos programas curriculares, homologados no âmbito do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março, realizados desde o ano letivo de 2005/2006." Obrigado

Como está aí escrito @Fábio Lopes , no teu caso e para esses feitos o teu exame é válido, sim. ;)

Olá @davis :)
Como é que eu sei quanto é que os exames contam na média da universidade?
Vejo pessoas a falarem de valer 40%,50%... Qual a maneira de saber?

Obrigada

Olá @Susana Pereira , bem-vinda ao fórum! :)
Os valores definitivos deste ano só estarão disponíveis no Guia da Candidatura 2015, que será divulgado mais à frente. Mas podes guiar-te pelos valores do ano passado que podes consultar aqui no Guia da Candidatura 2014 que está aqui:
http://uniarea.com/acesso/concurso-nacional/

Boa noite, sei que já foi respondido aqui mas gostaria de saber se já se sabe ou se saiu algum artigo novo em que na média dos 4 exames poderia usar por exemplo 3 exames da 1a fase e 1 exame da 2a fase ou se sou obrigado a usar os 4 da 1a fase?.

Obrigado

boa noite, eu sou de Artes e escolhi MatematicaB em vez de historia da cultura das artes. Eu estou a pensar em ir para o IADE mas estou a acabar matematica b de 11ano por modulos capitalizaveis para ter o 12 ano completo. O IADE so pede desenho, hca ou geometria. Eu preciso de fazer o exame de matematica na mesma para ter 4 exames feitos com nota superior a 95 ? Eu ja o tinha feito uma vez mas tirei 80 é necessario fazer exame na mesma, mesmo que nao seja pedido como prova de ingresso ? Disseram me que eu ao fazer por modulos capitalizaveis era para ter o 12 ano feito mas ouvi dizer que tenho de ter 4 exames na mesma

Olá @Raquel Ribeiro , bem-vinda ao fórum! :)
Para acederes ao ensino superior com o ensino recorrente precisas de realizar efetivamente 4 exames obrigatórios, que entrarão na tua nota de curso para efeitos de acesso ao ensino superior:
A tua Classificação Final de Curso para Efeito de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é: CFCEPE = (7CFC+3M)/10 com:
  • CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
  • M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200
Tens de realizar estes 4 exames como autoproposto:
  1. Exame Nacional de Português;
  2. Exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente;
  3. Exames de duas disciplinas bienais da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos.
Esses 4 exames podem incluir já os que precises como provas de ingresso.

Para acederes ao ensino superior com o ensino recorrente precisas de realizar efetivamente 4 exames obrigatórios, que entrarão na tua nota de curso para efeitos de acesso ao ensino superior:

Eu agora estou em ensino recorrente a fazer matematica porque eu anulei matematica no ensino diurno mas fui a exame e fiquei com o 8 a matematica que foi o que tirei no exame nacional, de resto passei a portugues, desenho e geometria . Mas o meu exame de matematica ainda esta dentro da validade visto que o fiz em 2013. Se eu quero entrar com a prova de ingresso de Desenho preciso de fazer o exame de matematica outra vez ? é que matematica nao esta na lista de provas de ingresso ..

ou seja se eu ja fiz o exame de matematica B no ano anterior mesmo que tenha tirado valor inferior a 95 nao preciso de fazer outra vez ? Eu tou a fazer em ensino recorrente so mesmo para a ter feita.. e o meu receio é ter de fazer o exame e ser obrigada tirar positiva para concorrer a faculdade

ou seja se eu ja fiz o exame de matematica B no ano anterior mesmo que tenha tirado valor inferior a 95 nao preciso de fazer outra vez ?
A nota de cada um dos exames a utilizar para efeito do cálculo da CFCEPE pode ser negativa, desde que o resultado final da fórmula seja igual ou superior a 9,5 valores. Tem só em atenção que, como diz em cima, deves realizar o "exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente."