Média Ensino Recorrente

catarinahe

Membro Caloiro
Matrícula
6 Dezembro 2020
Boa noite.

Estou um pouco confusa com a média do ensino recorrente...

Terminei o meu secundário oficialmente em 2020 via ensino recorrente em Linguas e Humanidades, no entanto a minha média foi muito fraca devido ao meu percurso no início do secundário e agora gostaria de melhorar essa média para me candidatar à universidade. Posto isto e como o curso que gostaria de seguir é na área da saúde estou a ponderar repetir novamente o secundário em ciências e tecnologias. Isto leva-me à seguinte questão: caso realise um 2º secundário no ensino recorrente apenas vai contar para a minha média os 4 exames nacionais que realizar? Posso ter 10 nas disciplinas todas do secundário e depois 20 nos 4 exames nacionais que irei terminar o secundário com média de 20? Deixo abaixo o pequeno excerto que encontrei em vários sites até agora e que criou em mim esta dúvida.

"No caso dos alunos que hajam concluído um curso de nível secundário, atual ou extinto, tenham ingressado em ano letivo posterior em curso científico-humanístico do ensino recorrente e pretendam prosseguir estudos no ensino superior, a CFCEPE corresponde à média aritmética simples, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200 pontos, das classificações dos quatro exames finais nacionais referidos, da seguinte forma:

CFCEPE = M

Sendo:
CFCEPE – classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos

M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200"

Agradeço qualquer esclarecimento :)

Solução
Isto leva-me à seguinte questão: caso realise um 2º secundário no ensino recorrente apenas vai contar para a minha média os 4 exames nacionais que realizar?
Posso ter 10 nas disciplinas todas do secundário e depois 20 nos 4 exames nacionais que irei terminar o secundário com média de 20?
Olá.
Sim, é isso.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Isto leva-me à seguinte questão: caso realise um 2º secundário no ensino recorrente apenas vai contar para a minha média os 4 exames nacionais que realizar?
Posso ter 10 nas disciplinas todas do secundário e depois 20 nos 4 exames nacionais que irei terminar o secundário com média de 20?
Olá.
Sim, é isso.

Solução

Tininha30

Membro
Matrícula
28 Julho 2021
Olá.
Sim, é isso.
Desculpa estar a ser chata, mas estou mesmo muito confusa com a informação. A minha situação é idêntica à descrita em cima, sendo que já é o meu segundo curso secundário, a média não é só os 4 exames? Pensava que as regras excepcionais só se aplicavam a quem estava a frequentar um curso secundário pela primeira vez…

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Tininha30

Membro
Matrícula
28 Julho 2021
Obrigada pelo esclarecimento. Então, visto que a média conta, que soluções tenho para subir a
média de acesso ao ensino superior este ano? Eu inscrevi-me no recorrente para poder fazer os exames nacionais como média de acesso ao ensino superior e se este ano não contam não me serve de nada o recorrente. A minha média interna do recorrente não me sobe muito, isto porque devido às equivalências que tive que fazer do meu antigo curso secundário, muitas notas mantêm-se baixas… Há possibilidade de fazer exame para substituir a nota de acesso dessas disciplinas?
Obrigada e peço desculpa por isto tudo, mas estou mesmo desanimada 😔

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigada pelo esclarecimento. Então, visto que a média conta, que soluções tenho para subir a
média de acesso ao ensino superior este ano? Eu inscrevi-me no recorrente para poder fazer os exames nacionais como média de acesso ao ensino superior e se este ano não contam não me serve de nada o recorrente. A minha média interna do recorrente não me sobe muito, isto porque devido às equivalências que tive que fazer do meu antigo curso secundário, muitas notas mantêm-se baixas… Há possibilidade de fazer exame para substituir a nota de acesso dessas disciplinas?
Obrigada e peço desculpa por isto tudo, mas estou mesmo desanimada 😔
Olá.
Sim, podes fazer melhoria por exame nacional.

• Like
Reactions: helenarr

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mesmo que as disciplinas em que tive equivalência, que são as que quero melhorar, sejam do meu curso de 2010? Obrigada mais uma vez!
Pois, nesse caso, dada a distância temporal, pode ser mais difícil. Independentemente disso, nas disciplinas que não sofreram alterações de programa devia ser possível.

Tininha30

Membro
Matrícula
28 Julho 2021
Infelizmente penso que já alteraram de código. Isto é super injusto. Não nos permitem inscrever nas disciplinas que já temos concluídas do outro curso, pois a equivalência é obrigatória. No entanto, para melhorias já não podemos fazer porque já mudaram o programa.
Não temos direito a uma segunda oportunidade, ou acertas aos 18 anos, ou então corres o risco de nunca mais poder mudar.
Nem sei o que diga. Era suposto estas excepções do covid serem benéficas para todos os casos, mas em casos como o meu só veio prejudicar.
Além disso, não percebo como é que as regras não são definidas no início do ano lectivo, tinha poupado bastante €. Enfim.

• Like
Reactions: helenarr