Média Ensino Recorrente

catarinahe

Membro Caloiro
Matrícula
6 Dezembro 2020
Boa noite.

Estou um pouco confusa com a média do ensino recorrente...

Terminei o meu secundário oficialmente em 2020 via ensino recorrente em Linguas e Humanidades, no entanto a minha média foi muito fraca devido ao meu percurso no início do secundário e agora gostaria de melhorar essa média para me candidatar à universidade. Posto isto e como o curso que gostaria de seguir é na área da saúde estou a ponderar repetir novamente o secundário em ciências e tecnologias. Isto leva-me à seguinte questão: caso realise um 2º secundário no ensino recorrente apenas vai contar para a minha média os 4 exames nacionais que realizar? Posso ter 10 nas disciplinas todas do secundário e depois 20 nos 4 exames nacionais que irei terminar o secundário com média de 20? Deixo abaixo o pequeno excerto que encontrei em vários sites até agora e que criou em mim esta dúvida.

"No caso dos alunos que hajam concluído um curso de nível secundário, atual ou extinto, tenham ingressado em ano letivo posterior em curso científico-humanístico do ensino recorrente e pretendam prosseguir estudos no ensino superior, a CFCEPE corresponde à média aritmética simples, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200 pontos, das classificações dos quatro exames finais nacionais referidos, da seguinte forma:

CFCEPE = M

Sendo:
CFCEPE – classificação final de curso para efeito de prosseguimento de estudos

M – média aritmética simples dos 4 exames nacionais, arredondada às unidades, na escala de 0 a 200"

Agradeço qualquer esclarecimento :)

Solução
Isto leva-me à seguinte questão: caso realise um 2º secundário no ensino recorrente apenas vai contar para a minha média os 4 exames nacionais que realizar?
Posso ter 10 nas disciplinas todas do secundário e depois 20 nos 4 exames nacionais que irei terminar o secundário com média de 20?
Olá.
Sim, é isso.
Isto leva-me à seguinte questão: caso realise um 2º secundário no ensino recorrente apenas vai contar para a minha média os 4 exames nacionais que realizar?
Posso ter 10 nas disciplinas todas do secundário e depois 20 nos 4 exames nacionais que irei terminar o secundário com média de 20?
Olá.
Sim, é isso.

Solução
Olá.
Sim, é isso.
Desculpa estar a ser chata, mas estou mesmo muito confusa com a informação. A minha situação é idêntica à descrita em cima, sendo que já é o meu segundo curso secundário, a média não é só os 4 exames? Pensava que as regras excepcionais só se aplicavam a quem estava a frequentar um curso secundário pela primeira vez…

Obrigada pelo esclarecimento. Então, visto que a média conta, que soluções tenho para subir a
média de acesso ao ensino superior este ano? Eu inscrevi-me no recorrente para poder fazer os exames nacionais como média de acesso ao ensino superior e se este ano não contam não me serve de nada o recorrente. A minha média interna do recorrente não me sobe muito, isto porque devido às equivalências que tive que fazer do meu antigo curso secundário, muitas notas mantêm-se baixas… Há possibilidade de fazer exame para substituir a nota de acesso dessas disciplinas?
Obrigada e peço desculpa por isto tudo, mas estou mesmo desanimada 😔

Obrigada pelo esclarecimento. Então, visto que a média conta, que soluções tenho para subir a
média de acesso ao ensino superior este ano? Eu inscrevi-me no recorrente para poder fazer os exames nacionais como média de acesso ao ensino superior e se este ano não contam não me serve de nada o recorrente. A minha média interna do recorrente não me sobe muito, isto porque devido às equivalências que tive que fazer do meu antigo curso secundário, muitas notas mantêm-se baixas… Há possibilidade de fazer exame para substituir a nota de acesso dessas disciplinas?
Obrigada e peço desculpa por isto tudo, mas estou mesmo desanimada 😔
Olá.
Sim, podes fazer melhoria por exame nacional.

• Like
Reactions: helenarr
Mesmo que as disciplinas em que tive equivalência, que são as que quero melhorar, sejam do meu curso de 2010? Obrigada mais uma vez!
Pois, nesse caso, dada a distância temporal, pode ser mais difícil. Independentemente disso, nas disciplinas que não sofreram alterações de programa devia ser possível.

Infelizmente penso que já alteraram de código. Isto é super injusto. Não nos permitem inscrever nas disciplinas que já temos concluídas do outro curso, pois a equivalência é obrigatória. No entanto, para melhorias já não podemos fazer porque já mudaram o programa.
Não temos direito a uma segunda oportunidade, ou acertas aos 18 anos, ou então corres o risco de nunca mais poder mudar.
Nem sei o que diga. Era suposto estas excepções do covid serem benéficas para todos os casos, mas em casos como o meu só veio prejudicar.
Além disso, não percebo como é que as regras não são definidas no início do ano lectivo, tinha poupado bastante €. Enfim.

• Like
Reactions: helenarr