Média interna e externa

ines_nunes4

Membro Caloiro
Matrícula
2 Novembro 2020
Boa tarde, eu entrei no ensino superior em setembro de 2019 e este ano decidi mudar de curso mas não consegui entrar na faculdade que queria.

Assim sendo tenho algumas questões:
  • Se eu repetir o exame de português e conseguir subir, muda-me a nota do secundário?
  • Ao realizar o exame de economia por externo (não tive economia no secundário), também altera a minha nota do secundário?

Caso mudar, é necessário pedir novo comprovativo do secundário com a nota final? Ou a nota do secundário mantém-se a mesma? Devo é pedir uma nova ficha ENES depois com as notas novas certo?

Muito obrigada!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde, eu entrei no ensino superior em setembro de 2019 e este ano decidi mudar de curso mas não consegui entrar na faculdade que queria.

Assim sendo tenho algumas questões:
  • Se eu repetir o exame de português e conseguir subir, muda-me a nota do secundário?
  • Ao realizar o exame de economia por externo (não tive economia no secundário), também altera a minha nota do secundário?

Caso mudar, é necessário pedir novo comprovativo do secundário com a nota final? Ou a nota do secundário mantém-se a mesma? Devo é pedir uma nova ficha ENES depois com as notas novas certo?

Muito obrigada!
1) A tua nota do secundário poderá mudar se as melhorias através dos exames nacionais regressarem, mas o impacto que tem na tua média do secundário não deverá ser enorme e passo a explicar:

Imagina que acabaste o secundário com média de 150 (15 valores). A Português tinhas acabado a disciplina com 15. Vais em 2021 a exame de tiras 17. A tua nota final a Português, se houverem melhorias através dos exames, passa a ser 17. Obviamente, isto tem impacto na tua nota do secundário, mas imagina que em todas as outras disciplinas (sete ou oito, se não estou em erro) tinhas também 15 valores. Se a tua nota final a PT passasse a ser 17, a tua média final do secundário ficaria 152,2. Subirias pouco mais do que duas décimas. Portanto, a nível da média do secundário em si, se só vais a exame a uma disciplina, só podes esperar o aumento de umas décimas, à partida.

A tua nota de candidatura, essa sim, poderá mudar bastante, uma vez que é composta pela tua média do secundário (suponhamos, com a subida para 152), mais a prova de ingresso. Se for 50/50 daria 161,0 de nota de candidatura. Portanto, é tentares pensar se vale a pena apostares só em Português ou se deverias arriscar mais alguma melhoria, porventura de algum outro exame que sirva de prova de ingresso para o curso e instituição que pretendes.

2) Não, esse exame só poderá servir como prova de ingresso, não conta para nenhuma das tuas disciplinas do secundário.

Já não podes pedir um novo certificado do secundário, porque é impossível melhorar para diploma depois de decorrido 1 ano após a conclusão da disciplina. No entanto, isso não importa, porque a melhoria que te interessa é a melhoria para efeitos de acesso ao ensino superior, portanto, sim, basta que peças a ficha ENES.

• Like
Reactions: ines_nunes4
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Luísa Abegão Média interna com EF Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Qual é a vossa média interna? 2020/2021 Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Melhorar a média interna depois de um ano na faculdade Concurso Nacional e Locais - Público 1
M SE FIZER EXAME CONTA PARA A MÉDIA INTERNA DA DISCIPLINA? 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
C Média interna em 2021 Concurso Nacional e Locais - Público 33
E Dúvida melhoria de média interna Ensino Secundário 3
MiguelLouro Cálculo média interna Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
jpnaximento Dúvida sobre a média interna e exames! Ensino Secundário 1
J Se fizer exame como externo, conta para a minha média interna, tendo em conta que nunca tive a disciplina? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
íris sobral fbaup - pré requisitos/contagem da média Ensino Superior - Geral 1
A Como posso subir a média Ensino Secundário 1
M Média de candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Média secundário 2017 conta para acesso ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 9
R Média para direito Concurso Nacional e Locais - Público 2
D Questões quanto ao cálculo da média com pré-requisitos, mudanças de instituição e concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
iSofia r Dúvida sobre exame e média Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
D Média para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
howlingmad2001 Média de acesso (subida) Concurso Nacional e Locais - Público 1
0 Será que tenho média suficiente? Concurso Nacional e Locais - Público 4
E Cálculo de média no 3°período Ensino Secundário 2
H Média do 10 ano Ensino Secundário 4
A Média para entrar em Engenharia Física. Concurso Nacional e Locais - Público 1
Rafaelsantos011 Equivalência de média Ensino Secundário 1
diogo_ribeiro21 Que opções tenho para subir uma média baixíssima? Ensino Secundário 4
Manuel Guerreiro Média final 11.º ano Ensino Secundário 3
A Média secundário como autoproposto Ensino Secundário 1
S Cálculo da média Ensino Secundário 1
M Média Concurso Nacional e Locais - Público 6
M Média do secundário em ensino profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Média insuficiente Ensino Superior - Geral 1
R Média para Psicologia na Católica de Lisboa Ciências Sociais e Serviços 1
G A minha média será suficiente para o curso que quero? Ensino Secundário 8
T Subir a média Ensino Secundário 1
M Entrar em medicina mas sem média Ensino Superior - Geral 2
L Candidatura e média Concursos e Regimes Especiais 1
jdiniscardoso Até que média consigo entrar numa universidade privada? Ensino Superior - Geral 3
CarlaSR Média de exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
A Média Psicológia Concurso Nacional e Locais - Público 1
tscmc00 Como subir drasticamente a média. Ensino Secundário 10
howlingmad2001 Será a minha média calculada com um método “diferente”? Ensino Secundário 2
F Importância da frequência/média na mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
SciencesInês Média EDF Ensino Secundário 0
1 Como calcular a média de secundário Ensino Secundário 2
C Exames 2020 e média da disciplina Ensino Secundário 1
C Média Insuficiente Ensino Secundário 2
A Mudança de curso e de universidade sem média do secundário Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
O Subir média de Português para 19/20 Ensino Secundário 4
Masses Melhoria de média de 2007/2008 Ensino Secundário 22
D Cálculo de média final de licenciatura Ensino Superior - Geral 1
I Acham que dá para subir a média no 2º semestre do 11º ano? Ensino Secundário 4