Média para direito

Roberto2005

Membro
Matrícula
28 Janeiro 2021
Boa tarde eu neste momento encontro-me no 11 ano e gostava de seguir direito no ensino superior mas as médias de 2020 são todas 17/16,9/16,5 e fazendo as contas e algumas previsões estou a pensar acabar o secundário com média de 16 e a universidade que quero o último colocado em 2020 teve 17 sendo assim acham que vale a pena concorrer com a minha média para um curso que o último colocado de 2020 teve 17? Nos exames não espero tirar grandes notas mas pode acontecer, e sou da madeira não sei se o contigente pode ajudar em algo. O que fariam no meu lugar?

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Quase em Direito
Instituição
FDUP ou UCP
Boa tarde eu neste momento encontro-me no 11 ano e gostava de seguir direito no ensino superior mas as médias de 2020 são todas 17/16,9/16,5 e fazendo as contas e algumas previsões estou a pensar acabar o secundário com média de 16 e a universidade que quero o último colocado em 2020 teve 17 sendo assim acham que vale a pena concorrer com a minha média para um curso que o último colocado de 2020 teve 17? Nos exames não espero tirar grandes notas mas pode acontecer, e sou da madeira não sei se o contigente pode ajudar em algo. O que fariam no meu lugar?
Olá.
Primeiro ainda tens um ano completo pela frente, ano esse em que normalmente quase todos os alunos sobem as notas por causa das disciplinas opcionais (e os professores até ajudam em certos casos)
Depois com os exames, com bastante esforço e organização consegues tirar uma boa nota.
Penso que podes até acabar o secundário com uma média superior a 17, tens é que te esforçar e acreditar nas tuas capacidades.
Quanto ao contingente não percebo muito disso, por isso não te consigo ajudar nesse aspeto.
Mais alguma dúvida diz!

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Se não entras este ano, não vale muita a pena olhar para as médias de 2020 que subiram bastante por causa da pandemia. Nesta altura é bastante difícil ter uma previsão para este ano e mais difícil é para 2022/2023, basta voltar a contar 30% dos exames para a nota interna da disciplina que baralha isto tudo e como em princípio os alunos que entrem na faculdade em 2022 fizeram o 10º e o 11º online (e ainda não se sabe o 12º) pode variar bastante.
Dito isto só quero deixar alguns detalhes:
- Quando se fala em médias, é a média do último candidato que entrou. Pode acontecer um curso com notas altas num determinado ano ter pouca gente querer entrar e vice-versa. A média pode descer porque o exame correu mal a toda a gente ou porque aumentaram o número de vagas e se acontecer o contrário, em princípio, as médias sobem, entre outros fatores.
- O contingente especial da Madeira significa que há 3,5% de vagas que ficam reservadas para quem estudou na Madeira. Imagina que o curso tem 200 vagas, 7 são para madeirenses. Há 10 candidatos, entram os 7 primeiros com melhores notas e os outros 3 vão automaticamente para o contingente geral. Se houver 5 candidatos entram todos, independentemente da nota de candidatura (claro que a média tem de ser mais de 9,5 e têm de ter as PI que pedem). Não perdes nada em tentar ir pelo contingente. Acho importante que leias bem isto, pessoalmente fiquei confusa com a parte dos cursos em que podes concorrer, tenta pesquisar Candidatos Oriundos das Regiões Autónomas da Madeira | DGES
- Podes colocar 6 opções de cursos em que gostarias de entrar. De momento há 5 universidades públicas a lecionar direito Acesso ao Ensino Superior 2021 - Índices de Cursos (por curso e instituição) ainda te sobra uma opção. Isto pressupondo que é indiferente o sítio do país em que ficas, mas tem em atenção que os planos curriculares são diferentes de faculdade para faculdade e por vezes de ano para ano.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
F Qual é a média para entrar na faculdade de direito? Quais médias preciso ter no 10º e 11º ano? Concurso Nacional e Locais - Público 1
N Cálculo da média para efeitos de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
B Média de curso profissional (tecnológico de planos próprios) para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
C Média de licenciatura suficiente para mestrado? Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 2
MBSM Dúvida na média de notas/exames para concurso acesso ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
byersfloweracc acabei o 10°ano com média de 16. será que dá para medicina? Ensino Secundário 2
P Média secundário 2017 conta para acesso ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 9
D Média para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Média para entrar em Engenharia Física. Concurso Nacional e Locais - Público 1
diogo_ribeiro21 Que opções tenho para subir uma média baixíssima? Ensino Secundário 4
R Média para Psicologia na Católica de Lisboa Ciências Sociais e Serviços 1
G A minha média será suficiente para o curso que quero? Ensino Secundário 8
M SE FIZER EXAME CONTA PARA A MÉDIA INTERNA DA DISCIPLINA? 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
O Subir média de Português para 19/20 Ensino Secundário 4
I Acham que dá para subir a média no 2º semestre do 11º ano? Ensino Secundário 4
J É possível pedir mudança de curso e ao mesmo tempo voltar a fazer os exames nacionais para melhorar a média? Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
N EMRC conta para a média final? Ensino Secundário 2
I Posso ir para um curso sem ter média atualmente? Ensino Secundário 29
D Média para acesso ao ensino superior para quem terminou antes de 2018/2019 Concurso Nacional e Locais - Público 2
O Aumentar média de 17 para 19 Ensino Secundário 8
D Média do secundário para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Receio que a média das universidades aumentem e não consiga concorrer para o ano. Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 4
M média para medicina.... help Ensino Secundário 2
N Qual a média para estudar MEDICINA no UK e nos EUA? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Se fizer exame como externo, conta para a minha média interna, tendo em conta que nunca tive a disciplina? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
José Pedro Carvalho Exames externos a disciplinas fora do meu plano curricular contam para média do secundário? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Melhoria da média para efeitos de Diploma Ensino Secundário 6
S Não tenho média para medicina e não sei o que seguir Saúde 17
R Média requerida para realização dos exames nacionais. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T UA Há mais bolsas de mérito para além daquela para quem tem média igual/superior a 17,5? Universidade de Aveiro 2
marcolop3s Vale a pena um ctesp mesmo quando há média para licenciatura? Ensino Superior - Geral 1
G Quais as disciplinas de escolha mais "fáceis" no 12ºano para aumentar a média (Curso de Ciências e Tecnologias). Ensino Secundário 24
T Média de 16,6 no 10ºano e quero ir para medicina! Ainda consigo? Ensino Secundário 28
J Tenho 13.4 de média no 10º ano mas quero ir para medicina e tenho medo de não ter média! Ensino Secundário 67
B Quero ir para medicina mas não tenho média! Saúde 88
Lara Seguro Petição para a média de Educação Física ser opcional Ensino Secundário 25
Arthur Silva Importância da média para emprego - Engenharia Informática Ensino Superior - Geral 7
S Média para Ensino superior Ensino Superior - Geral 5
I Não tenho média para entrar no curso que pretendia. Ajuda! Ciências Económicas e Empresariais 1
G UA Bolsa para alunos com média superior a 175 - Como funciona? Universidade de Aveiro 7
P Cálculo de média para Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 26
Leonor Silveira Educação física a contar para a média (2018/2019) Ensino Secundário 17
P Média de licenciatura para concorrer para mestrado Ciências Económicas e Empresariais 4
B Média de secundário para efeitos de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 4
P Sem média para o curso que quero. Ensino Superior - Geral 9
R Católica Média para comunicação social na Católica de Lisboa Universidade Católica Portuguesa 0
Ricardo_TC Cálculo da média Ensino Profissional para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 105
sam_mukka É possivel tornar uma média negativa do 10º para boa / muito boa no 11º ? Ensino Secundário 4
T Conselhos para alguém que quer subir drasticamente a média Ensino Secundário 61