Alô! Eu diria que a procura de casa depende do teu caso... Dou-te aqui alguns cenários que me vieram à cabeça. Supondo que entras na 2ª opção:
Situações em que diria para procurares:
- Se ponderas matricular-te e frequentar as aulas até saberes os resultados da 2ª fase e se pretendes ficar lá caso não entres na 2ª fase (porque precisas dela a curto e, eventualmente, a longo prazo) -> implica que procures casa no sítio da 2ª opção e, durante o período de espera, que procures casa no sítio da 1ª opção, just in case
- Se as tuas opções forem todas no mesmo local, mas para cursos diferentes -> o máximo que te pode acontecer é encontrares casa numa zona que não seja vantajosa para as duas opções, mas acabas por ter casa de qualquer das formas
- Se não tens noção dos preços, da qualidade ou das zonas para onde poderás ir, mesmo que só queiras entrar em 2ª opção -> para depois estares bem informada acerca dos teus locais de preferência, mesmo que a quantidade de quartos disponíveis esteja reduzida
Situações em que não diria necessariamente para procurares, mas que não deixa de ser boa ideia procurar:
- Se as tuas opções são em sítios diferentes e ponderas matricular-te apenas para garantir um ano na faculdade nessa 2ª opção, mas sem ires às aulas até saber a decisão da 2ª fase. Ou seja, se só vais frequentar as aulas depois de saber realmente a decisão da 2ª fase -> podes não procurar já e guardar a chatice para depois consoante a disponibilidade dos quartos, mas também podes ir já procurando para ter uma noção e fazer contrato apenas depois dos resultados da 2ª fase. Também podes procurar casa, fazer contrato para a zona do curso de 2ª opção, apenas por conforto. É muito variável!
Aposto que há outros casos, mas estes são os mais comuns e dos quais me lembrei agora.
Em qualquer dos casos, diria para te manteres atenta aos locais online onde vão anunciando essas vagas nos quartos e apartamentos, para ires dando umas voltas nos locais e guardando os números etc etc.
As entradas este ano devem ser mais difíceis de prever e convém estares minimamente preparada tanto para um choque negativo como para um choque positivo! Lembra-te que a tua entrada não depende única e exclusivamente das tuas notas em exame, mas também da nota de interna e ainda das notas dos outros e das opções dos outros!