Médias das notas dos Exames Nacionais da 1ª fase 2021

 
Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 647 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Foram registadas 248 136 inscrições na 1.a fase dos exames finais nacionais, tendo sido realizadas 204 368 provas, o que corresponde a cerca de 82,4% das inscrições.

Entre as 24 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Biologia e Geologia (702), com 36 517 provas, logo seguida por Português (639), com 34 318 provas, Matemática A (635), com 34 124 provas e Física e Química A (715), com 32 802 provas.

Tendo em consideração as disciplinas com um número de alunos superior a 2500, aquelas que apresentaram uma classificação média mais elevada foram: o Inglês (550), com 149 pontos; o Desenho A, com 138 pontos; e a História A (623), com 129 pontos.

Em termos de variação, a tendência geral foi para descidas, contrariando as grandes subidas do ano 2020. Nesse sentido, e fazendo o pódio das maiores descidas:
🥇 Física e Química A, com uma grande descida de 34 pontos.
🥈 Geografia A e História B empatam com uma descida de 29 pontos.
🥉 Matemática A fecha o pódio com uma descida de 27 pontos.




Exame1º Fase 20211º Fase 2020Variação 2020-20211ª Fase 2019
138 Português Língua Segunda119123- 4128 / 95
639 Português120120=118 / 87
839 Português Língua Não Materna157162- 5153 / 129
547 Espanhol (iniciação)139160- 21136 / 121
847 Espanhol (continuação)135146- 11-
517 Francês149151- 2 113 / 108
714 Filosofia122130- 8 98 / 83
715 Física e Química A98132- 34 🥇 100 / 85
732 Latim A136118+ 18107 / 83
623 História A129134- 5104 / 80
723 História B116145- 29 🥈125 / 96
719 Geografia A107136- 29 🥈103 / 86
724 História da Cultura e das Artes126139- 13119 / 100
635 Matemática A106133- 27 🥉115 / 66
735 Matemática B101120- 19146 / 98
835 Matemática Aplic. às Ciências Soc10795+ 12110 / 81
706 Desenho A138147- 9138 / 128
848 Mandarim (iniciação)167169- 2-
702 Biologia e Geologia120140- 20 107 / 87
712 Economia A122126- 4120 / 95
501 Alemão158161- 3 129 / 134
550 Inglês149150- 1123 / 135
708 Geometria Descritiva A124112+ 12135 / 87
734 Literatura Portuguesa105112- 7108 / 88

Anexos em baixo:
  • Resultados de Exames da 1a Fase, por disciplina
  • Distribuições de Classificações das Provas Escritas
 

Attachments

  • enes_hmlg2021_F1_resumo.pdf
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Olá!
Alguém sabe até quando temos de entregar o pedido de reapreciação dos exames? É até quinta-feira, ou até sexta-feira desta semana?
Obrigada!
Olá!
Depende de quando recebeste a cópia do exame. A partir do momento que a recebes tens 48h para fazer o pedido (segundo a senhora da secretaria em quem eu não confio mas que desta vez creio ser verdade)
 
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Olá!
Depende de quando recebeste a cópia do exame. A partir do momento que a recebes tens 48h para fazer o pedido (segundo a senhora da secretaria em quem eu não confio mas que desta vez creio ser verdade)
Eu recebi a cópia do exame hoje, se entregar a reapreciação na quinta ainda vou a tempo certo?
 
Como posso pedir a cópia do exame? É preciso pagar ou é so pedir? E depois preciso de devolver ou?
 
Eu recebi a cópia do exame hoje, se entregar a reapreciação na quinta ainda vou a tempo certo?
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Penso que sim. Eu também fui buscar os exames hoje e disseram-me que tinha 48h (ou seja quarta e quinta)
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Como posso pedir a cópia do exame? É preciso pagar ou é so pedir? E depois preciso de devolver ou?
PAGAS O VALOR DE UM RIM, não vais devolver. Mas não sei se ainda podes pedir… 😶
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Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 647 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Foram registadas 248 136 inscrições na 1.a fase dos exames finais nacionais, tendo sido realizadas 204 368 provas, o que corresponde a cerca de 82,4% das inscrições.

Entre as 24 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Biologia e Geologia (702), com 36 517 provas, logo seguida por Português (639), com 34 318 provas, Matemática A (635), com 34 124 provas e Física e Química A (715), com 32 802 provas.

Tendo em consideração as disciplinas com um número de alunos superior a 2500, aquelas que apresentaram uma classificação média mais elevada foram: o Inglês (550), com 149 pontos; o Desenho A, com 138 pontos; e a História A (623), com 129 pontos.

Em termos de variação, a tendência geral foi para descidas, contrariando as grandes subidas do ano 2020. Nesse sentido, e fazendo o pódio das maiores descidas:
🥇 Física e Química A, com uma grande descida de 34 pontos.
🥈 Geografia A e História B empatam com uma descida de 29 pontos.
🥉 Matemática A fecha o pódio com uma descida de 27 pontos.




Exame1º Fase 20211º Fase 2020Variação 2020-20211ª Fase 2019
138 Português Língua Segunda119123- 4128 / 95
639 Português120120=118 / 87
839 Português Língua Não Materna157162- 5153 / 129
547 Espanhol (iniciação)139160- 21136 / 121
847 Espanhol (continuação)135146- 11-
517 Francês149151- 2 113 / 108
714 Filosofia122130- 8 98 / 83
715 Física e Química A98132- 34 🥇 100 / 85
732 Latim A136118+ 18107 / 83
623 História A129134- 5104 / 80
723 História B116145- 29 🥈125 / 96
719 Geografia A107136- 29 🥈103 / 86
724 História da Cultura e das Artes126139- 13119 / 100
635 Matemática A106133- 27 🥉115 / 66
735 Matemática B101120- 19146 / 98
835 Matemática Aplic. às Ciências Soc10795+ 12110 / 81
706 Desenho A138147- 9138 / 128
848 Mandarim (iniciação)167169- 2-
702 Biologia e Geologia120140- 20 107 / 87
712 Economia A122126- 4120 / 95
501 Alemão158161- 3 129 / 134
550 Inglês149150- 1123 / 135
708 Geometria Descritiva A124112+ 12135 / 87
734 Literatura Portuguesa105112- 7108 / 88

Anexos em baixo:
  • Resultados de Exames da 1a Fase, por disciplina
  • Distribuições de Classificações das Provas Escritas
Sabem como obter os dados estatisticos de anos anteriores de eng. Informática na Nova? Deixaram de estar disponiveis no site da DGES.
 
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olá, alguém me consegue dizer como posso calcular a minha nota de candidatura?
obrigado ;)
 
Boa tarde, há fichas ENES de algumas escolas a sairem mal. Estão a considerar as notas dos exames nacionais do ano passado como melhorias as notas internas. Ora pelo que me explicaram na minha escola este erro não é geral, pelo que podem existir injustiças e alunos a concorrer com fichas erradas porque as escolas não reportam o erro, ficando assim em vantagem em relação aos outros.
Penso que a situação já foi reportada ao ministério, mas acho que temos o dever de avisar todos os alunos que se vão candidatar este ano e tentar resolver o erro.
Obrigada
 
Olá @Rita Mendes25
Boa tarde, há fichas ENES de algumas escolas a sairem mal. Estão a considerar as notas dos exames nacionais do ano passado como melhorias as notas internas. Ora pelo que me explicaram na minha escola este erro não é geral, pelo que podem existir injustiças e alunos a concorrer com fichas erradas porque as escolas não reportam o erro, ficando assim em vantagem em relação aos outros.
Penso que a situação já foi reportada ao ministério, mas acho que temos o dever de avisar todos os alunos que se vão candidatar este ano e tentar resolver o erro.
Obrigada
Não me parece que seja um "erro". Na verdade com a nova lei das melhorias ficou omisso o que aconteceria aos alunos que realizaram exames no ano passado e poderiam ter melhorado as notas caso não tivesse proibido as melhorias.

Efetivamente, as melhorias para efeitos de acesso são aplicadas automaticamente pelo sistema em todos os exames que aparecerem como válidos na ficha ENES, pelo que não fico surpreendido que o sistema assuma que exames realizados em 2020 devem ser considerados como melhorias da CFD e entrar na média do secundário...
 
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Olá @Rita Mendes25

Não me parece que seja um "erro". Na verdade com a nova lei das melhorias ficou omisso o que aconteceria aos alunos que realizaram exames no ano passado e poderiam ter melhorado as notas caso não tivesse proibido as melhorias.

Efetivamente, as melhorias para efeitos de acesso são aplicadas automaticamente pelo sistema em todos os exames que aparecerem como válidos na ficha ENES, pelo que não fico surpreendido que o sistema assuma que exames realizados em 2020 devem ser considerados como melhorias da CFD e entrar na média do secundário...
No ano passado, eu estava no 12º ano e fiz o exame de matemática A, obtendo uma nota de 19,5. Esta nota vai então contar alguma coisa para a minha média interna de matemática ou era só para os alunos que já tinham acabado o 12º ano e repetiram?
 
No ano passado, eu estava no 12º ano e fiz o exame de matemática A, obtendo uma nota de 19,5. Esta nota vai então contar alguma coisa para a minha média interna de matemática ou era só para os alunos que já tinham acabado o 12º ano e repetiram?
Devia contar? Não.

Se o sistema está a contar? Parece que sim.
 
É um dos 2 documentos anexados na publicação inicial.

No ano em que entrei no superior a média do exame de matemática era 5,9 valores. E existiam outros 7 exames com média negativa. 😅 Para o IAVE ter um exame com 98 não é propriamente baixo.
A diferença que em anos anteriores todos tinham que fazer exame para concluir o secundário, este ano e o ano passado, os exames são só para o acesso ao ensino superior, logo só quem quer concorrer com estes exames têm a obrigatoriedadede de fazê-los, logo tendo em conta este pormenor, as notas foram muito baixas.
 
A diferença que em anos anteriores todos tinham que fazer exame para concluir o secundário, este ano e o ano passado, os exames são só para o acesso ao ensino superior, logo só quem quer concorrer com estes exames têm a obrigatoriedadede de fazê-los, logo tendo em conta este pormenor, as notas foram muito baixas.
Tem razão, mas não foram só esses alunos que foram a exame. Regra geral, sim, mas ainda tem 1) alunos que foram fazer o exame para conclusão da disciplina porque chumbaram/anularam e 2) alunos que foram fazer exame de melhoria, sem que a disciplina fizesse parte do grupo das provas de ingresso. E mais alguns casos de alunos que se inscreveram no exame ainda sem saber se vão usar aquela PI ou não, então podem estar a concentrar-se noutros exames ou exames que já tenham dos anos anteriores. Dito isto, sim, é verdade que este ano não tivemos obrigatoriedade dos exames nacionais, mas não é completamente verídico que só foram a exame os alunos que queriam aquela PI.

Além disso, acho que se confunde o ir a exame às PI com ser um aluno com notas muito boas. Uma coisa não implica necessariamente a outra, pelo que, mesmo que os alunos estejam a ir a exames que querem usar para ingresso, não significa que podem ser alunos com notas mais medianas. Os resultados são só estupidamente baixos quando comparados com 2020. Em si mesmos, parecem estar dentro do expectável, especialmente tendo em consideração que os alunos que foram a exames de bienais/trienais pela primeira vez passaram praticamente os anos mais importantes da aprendizagem em cenário de pandemia e confinamento o que, até certo ponto, poderá ter afectado a aprendizagem.
 
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Tem razão, mas não foram só esses alunos que foram a exame. Regra geral, sim, mas ainda tem 1) alunos que foram fazer o exame para conclusão da disciplina porque chumbaram/anularam e 2) alunos que foram fazer exame de melhoria, sem que a disciplina fizesse parte do grupo das provas de ingresso. E mais alguns casos de alunos que se inscreveram no exame ainda sem saber se vão usar aquela PI ou não, então podem estar a concentrar-se noutros exames ou exames que já tenham dos anos anteriores. Dito isto, sim, é verdade que este ano não tivemos obrigatoriedade dos exames nacionais, mas não é completamente verídico que só foram a exame os alunos que queriam aquela PI.

Além disso, acho que se confunde o ir a exame às PI com ser um aluno com notas muito boas. Uma coisa não implica necessariamente a outra, pelo que, mesmo que os alunos estejam a ir a exames que querem usar para ingresso, não significa que podem ser alunos com notas mais medianas. Os resultados são só estupidamente baixos quando comparados com 2020. Em si mesmos, parecem estar dentro do expectável, especialmente tendo em consideração que os alunos que foram a exames de bienais/trienais pela primeira vez passaram praticamente os anos mais importantes da aprendizagem em cenário de pandemia e confinamento o que, até certo ponto, poderá ter afectado a aprendizagem.
Não diria melhor! Muita gente desiste da prova de ingresso entre o período em que se inscreve e a data do próprio exame... acabam por achar que não vale a pena. Muita gente faltou, até, mas outros tantos foram só naquela de "ver no que dá", o que acaba por impactar a média.

Mas também não nos podemos esquecer que agora temos aquelas x perguntas não obrigatórias nos exames. De umas 5, só contam as melhores 3, e isso também é uma boa ajuda que não se tinha nos outros anos.
 
Olá, bom dia, fui hoje buscar a ficha enes e quando olho para a nota das disciplinas que fiz como externa, elas não mexeram, tinha subido de um 13 para um 17, supostamente, quando me inscrevi para o exame diziam que os exames iam contar para melhoria de nota interna mas na escola disseram-me que receberam um e-mail do ministério da educação à uma semana a dizer que afinal já não dava para fazer melhoria da nota interna, queria saber se é possível mudarem a lei depois dos exames serem feitos, ou mesmo que assim seja porque é que eu não vi em lado nenhum a disserem que afinal já não contava para a média interna? É que eu paguei um exame, estudei para o exame a pensar que dava para melhorar e depois chega a altura e nada, obrigada
 
Mas também não nos podemos esquecer que agora temos aquelas x perguntas não obrigatórias nos exames. De umas 5, só contam as melhores 3, e isso também é uma boa ajuda que não se tinha nos outros anos.
Mas essa estruturação não causa uma subida de pontos nos exames dos alunos, impede é uma descida maior. Ainda assim, os exames têm um número muito significativo de questões obrigatórias - basta os alunos falharem bastante nessas que as perguntas opcionais acabam por não ter um impacto decisivo. Particularmente no caso de FQ, os alunos tinham 16 questões obrigatórias, a valerem 160 pontos. Depois tinham 8 questões, das quais teriam que responder a 4/seriam cotadas as 4 melhores, a valerem 10 pontos cada - sendo que destas questões todas elas eram escolha múltipla, o que é muito relevante porque deixa apenas a opção de que o aluno ou tem 10 pontos ou tem 0. Basta que o alunos falhe 5 escolhas múltiplas e já perdeu 1 valor dos 4 que conseguiria obter das opcionais.

Aliás, esta tendência dos exames nacionais optarem por um significativo número de questões de escolha múltipla a valerem mais do que em anos anteriores só tem vindo a confirmar que pode causar bastante instabilidade nas notas dos alunos consoante os anos. Se a escolha múltipla for relativamente fácil, isso facilmente poderá traduzir-se em subidas de notas. Se calharem escolhas múltiplas mais difíceis, as notas facilmente caem. Na minha humilde opinião, não é o melhor equilíbrio na avaliação dos alunos e acho que o peso final é que prejudicam mais do que ajudam, na maioria dos casos, porque em questões com vários passos/alíneas de avaliação, os alunos mais raramente têm a classificação de 0 pontos.
Olá, bom dia, fui hoje buscar a ficha enes e quando olho para a nota das disciplinas que fiz como externa, elas não mexeram, tinha subido de um 13 para um 17, supostamente, quando me inscrevi para o exame diziam que os exames iam contar para melhoria de nota interna mas na escola disseram-me que receberam um e-mail do ministério da educação à uma semana a dizer que afinal já não dava para fazer melhoria da nota interna, queria saber se é possível mudarem a lei depois dos exames serem feitos, ou mesmo que assim seja porque é que eu não vi em lado nenhum a disserem que afinal já não contava para a média interna? É que eu paguei um exame, estudei para o exame a pensar que dava para melhorar e depois chega a altura e nada, obrigada
Olá, Marta! A melhoria para efeitos de acesso ao ensino superior existiu efectivamente este ano, mas tens que ter em atenção que tinha que ser feita em disciplinas que mantivessem o mesmo programa e código de exame. Se calhar o exame que foste fazer foi um destes casos, ou o programa mudou ou foste fazer exame de Inglês e Inglês é uma bienal que só podes melhorar até ao ano a seguir à sua conclusão. Findo esse ano, não consegues mais alterar essa nota. De qualquer das formas, mesmo que pertenças a um destes casos não acho que foi em vão de todo o tempo que investiste no exame: mesmo que não tenha impacto na tua média interna (na verdade, apesar de teres subido imenso, se esta foi a única nota a alterar, ias subir 2 décimas), o verdadeiro impacto que podes ter neste momento é esse 17 de prova de ingresso.

Boa sorte!