Médias das notas dos Exames Nacionais da 1ª fase 2022

Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 661 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Foram registadas 267 108 inscrições na 1.a fase dos exames finais nacionais, tendo sido realizadas 207 057 provas, o que corresponde a cerca de 77,5% das inscrições.

Entre as 24 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Biologia e Geologia (702), com 39 138 provas, logo seguida por Português (639), com 35 159 provas, Matemática A (635), com 34 367 provas e Física e Química A (715), com 32 853 provas.

Tendo em consideração os exames finais nacionais com um número de alunos superior a 2500, aqueles que apresentaram uma classificação média mais elevada foram: o Inglês (550), com 148 pontos; o Desenho A, com 141 pontos; a História A (623) e a História da Cultura e das Artes (724), com 123 pontos.

Em termos de variação, há mais descidas que subidas, mas não há uma tendência geral, como aconteceu em 2020 com grandes subidas, ou em 2021 com descidas generalizadas. A diminuição de perguntas opcionais poderá ajudar a explicar a maior tendência para descidas. Nesse sentido, e fazendo o pódio das maiores subidas:
🥇 Espanhol (iniciação), com uma subida de 20 pontos.
🥈 Física e Química A, com uma subida de 19 pontos.
🥉 Literatura Portuguesa fecha o pódio com uma subida de 15 pontos.

No sentido contrário, e fazendo o pódio das maiores descidas:
🥇 Português Língua Não Materna, com uma descida de 42 pontos.
🥈 Mandarim (iniciação), com uma descida de 22 pontos.
🥉 Geometria Descritiva A fecha o pódio com uma descida de 20 pontos.

Se tivessemos excluído exames realizados por poucos alunos, como é o caso dos dois primeiros da última lista (um foi realizado por apenas 10 alunos e outro por apenas 15 alunos), entrariam na lista das maiores descidas:
🎖️ Biologia e Geologia + Matemática B, com descidas de 12 pontos,
🎖️ Português + Filosofia + Alemão, com descidas de 11 pontos.

Exame1º Fase 20221º Fase 2021Variação 2021-20221º Fase 2020
138 Português Língua Segunda115119- 4123
639 Português109120- 11120
839 Português Língua Não Materna115157- 42 🥇 (descidas)162
547 Espanhol (iniciação)159139+ 20 🥇(subidas)160
847 Espanhol (continuação)129135- 6146
517 Francês145149- 4151
714 Filosofia111122- 11130
715 Física e Química A11798+ 19 🥈 (subidas)132
732 Latim A126136- 10118
623 História A123129- 6134
723 História B128116+ 12145
719 Geografia A116107+ 9136
724 História da Cultura e das Artes123126- 3139
635 Matemática A119106+ 13133
735 Matemática B89101- 12 🎖️ (4º descidas)120
835 Matemática Aplic. às Ciências Soc105107- 295
706 Desenho A141138+ 3147
848 Mandarim (iniciação)145167- 22 🥈 (descidas)169
702 Biologia e Geologia108120- 12 🎖️ (4º descidas)140
712 Economia A118122- 4126
501 Alemão147158- 11161
550 Inglês148149- 1150
708 Geometria Descritiva A104124- 20 🥉 (descidas)112
734 Literatura Portuguesa120105+ 15 🥉 (subidas)112

Anexos em baixo:
  • Resultados de Exames da 1a Fase, por disciplina
  • Distribuições de Classificações das Provas Escritas

Attachments

• enes_hmlg2022_F1_resumo.pdf
    99.1 KB · Visitas: 834
  • enes_hmlg2022_F1_distrib_escritas.pdf
    167.7 KB · Visitas: 984

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Muito obrigado, mas tenho outra questão. Se entrar em segunda opção em física na FCUL, como nos dois cursos o primeiro ano são praticamente as mesmas cadeiras, seria possível fazer transferência para a EFT e também como é que essa transferência funcionaria?
É possível mudares de curso via mudança par instituição/curso, desde que tenhas as provas de ingresso que o curso pede, o que se verifica no teu caso. No entanto, as vagas são muito poucas quando comparado com o Concurso Nacional de Acesso e mesmo tendo praticamente as mesmas cadeiras, a creditação das mesmas é decidida pelo director de curso de EFT, pelo que não é garantido que as cadeiras, por terem a mesma designação tenham atribuição de equivalência (seria necessário avaliares também os programas das uc's e comparares). Esse concurso é institucional e no final do ano lectivo, por altura do verão. Cada instituição tem calendarização própria e os documentos necessários estão discriminados do site do IST. Dado que tens uma média próxima do último colocado, se não calhares na 1ª opção, eu recomendaria para o ano repetires alguns exames de forma a subires a tua nota de candidatura - além de que podes concorrer a este concurso e ao nacional em simultâneo (creio que o IST tem em conta a média das UC's feitas em licenciatura, então terias de ter o cuidado de tirar bons resultados). Creio também que a mesma instituição costuma colocar os editais da mudança de curso no site, então podes sempre ver mais ou menos qual é a tendência dos alunos que entram por essa via.

Boa sorte!

ariana so mais uma duvida, é possivel pedir tranferencia de curso que e gestão do turismo, para outro que é comercio e negocios interncionais?
Olá! Sim, é possível desde que tenhas feito as provas de ingresso pedidas pelo curso.

joao fariaa

Membro
Matrícula
20 Julho 2022
É possível mudares de curso via mudança par instituição/curso, desde que tenhas as provas de ingresso que o curso pede, o que se verifica no teu caso. No entanto, as vagas são muito poucas quando comparado com o Concurso Nacional de Acesso e mesmo tendo praticamente as mesmas cadeiras, a creditação das mesmas é decidida pelo director de curso de EFT, pelo que não é garantido que as cadeiras, por terem a mesma designação tenham atribuição de equivalência (seria necessário avaliares também os programas das uc's e comparares). Esse concurso é institucional e no final do ano lectivo, por altura do verão. Cada instituição tem calendarização própria e os documentos necessários estão discriminados do site do IST. Dado que tens uma média próxima do último colocado, se não calhares na 1ª opção, eu recomendaria para o ano repetires alguns exames de forma a subires a tua nota de candidatura - além de que podes concorrer a este concurso e ao nacional em simultâneo (creio que o IST tem em conta a média das UC's feitas em licenciatura, então terias de ter o cuidado de tirar bons resultados). Creio também que a mesma instituição costuma colocar os editais da mudança de curso no site, então podes sempre ver mais ou menos qual é a tendência dos alunos que entram por essa via.

Boa sorte!

Olá! Sim, é possível desde que tenhas feito as provas de ingresso pedidas pelo curso.
mas preciso de ter as 3 provas de ingresso que pede ou basta uma ?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Dioigo

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2022
Malta, qual destas acham mais possível entrar? Para o curso de engenharia e ciência de dados a minha média dá 136.5. O curso que eu preferia entrar seria o de engenharia e ciência de dados, mas eu penso que não vá ser possível entrar uma vez que é um curso novo com tendência para a média subir de forma exponencial. Já engenharia informática, não faço mesmo ideia de como a média se ira portar. Eu prefiro o outro mas não quer dizer que nao goste de engenharia informática. A minha pergunta é também, que curso meter como primeira opção? Eu preferia entrar em engenharia e ciência de dados, mas nao acho muito possível, e se colocar esta em primeira opção, perco a oportunidade de colocar engenharia informática em primeira opção com preferência regional? O que acham? Estou meio perdido, obrigado! Ver anexo 23306Ver anexo 23305
Ola!!,nesse curso de que falas, qual é o intuito de aprendizagem e quais as saidas que podes ter?
Post automatically merged:

Olá, alguem me pode explicar o que se aprende no curso de engenharia eletrotecnica e de computadores?

Matrícula
15 Dezembro 2017
Curso
Geografia
Instituição
IGOT
ola. acham que as medias referentes a geografia iram subir? estou com a mesma media que o ultimo classificado do ano passado no curso que queria entrar, acham que a media ira subir ou descer?
olá, acho que vão descer, visto que o ano passado foi usado o exame de 2020, onde as notas foram muito elevadas. este ano vai ser usado o exame de 2021, onde as notas baixaram.

brunacosta03

Membro Veterano
Matrícula
7 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
mas vai ser uma minoria, provavelmente sem impacto suficiente para aumentar as médias
Discordo. Muita gente está a repetir exames, principalmente matemática A (para cursos como medicina, engenharias, etc). Por isso sim, vai fazer diferença. Muita gente aqui já disse que estava a usar exames de 2020, além de que há pessoas que estão a mudar de curso e podem voltar a usar os exames.

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Jogos digitais e Multimédia
Discordo. Muita gente está a repetir exames, principalmente matemática A (para cursos como medicina, engenharias, etc). Por isso sim, vai fazer diferença. Muita gente aqui já disse que estava a usar exames de 2020, além de que há pessoas que estão a mudar de curso e podem voltar a usar os exames.
achas que os cursos que pedem matemática 16 (ou sejá mt a e b) vão descer ou subir? visto que não é estritamente mat a e o exame de b foi o pior de todos

Matrícula
15 Dezembro 2017
Curso
Geografia
Instituição
IGOT
estava a falar de geografia...

brunacosta03

Membro Veterano
Matrícula
7 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
estava a falar de geografia...
Eu sei, mas qualquer curso pode usar exames de 2020 e a forma como falaste pareceu invalidar isso. Claro que há cursos com "menos procura" depois de 2 anos, mas não podes invalidar essa opção.
Post automatically merged:

achas que os cursos que pedem matemática 16 (ou sejá mt a e b) vão descer ou subir? visto que não é estritamente mat a e o exame de b foi o pior de todos
Depende se tiver outras provas de ingresso e do curso em si. A maioria dos estudantes (em ensino secundário regular) opta por Matemática A, por isso acho que vão utilizar mais A do que B (obviamente com várias exceções). Eu acho que cursos que só peçam matemática são capazes de subir, mas não mais do que algumas décimas.

• Like
Reactions: Ana Sim

brunacosta03

Membro Veterano
Matrícula
7 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
este curso pode também desenho e geometria descritiva, o último colocado teve 149.7 e a minha média está a 153.6, tenho medo que seja uma pouca margem agora que dizes isso, o que achas? realmente peço desculpa fazer este tipo de pergunta e sei que não é correto porém estamos todos muito nervosos;-;
Não peças desculpa, eu sei como é porque estive no mesmo o ano passado onde os exames de 2020 continuaram a ser usados e abusados nas candidaturas :). Assumo que o curso pede apenas uma das opções. Geografia e Desenho A tiveram uma subida este ano enquanto Geometria Descritiva teve uma descida bastante acentuada. Acho difícil prever, se dependesse dos exames deste ano acho que o certo seria manter já que GD teve uma descida de 20 pontos e nem toda a gente fez os 3 exames. Em geral acho que as médias se vão manter ou subir umas décimas, mas improvável ser uma subida de várias décimas.

Acho que devias relaxar e aproveitar as férias, tens uma margem minimamente confortável e ficares a pensar nisto só te vai deixar mais nervosa.

• Like
Reactions: Ana Sim

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Jogos digitais e Multimédia
Não peças desculpa, eu sei como é porque estive no mesmo o ano passado onde os exames de 2020 continuaram a ser usados e abusados nas candidaturas :). Assumo que o curso pede apenas uma das opções. Geografia e Desenho A tiveram uma subida este ano enquanto Geometria Descritiva teve uma descida bastante acentuada. Acho difícil prever, se dependesse dos exames deste ano acho que o certo seria manter já que GD teve uma descida de 20 pontos e nem toda a gente fez os 3 exames. Em geral acho que as médias se vão manter ou subir umas décimas, mas improvável ser uma subida de várias décimas.

Acho que devias relaxar e aproveitar as férias, tens uma margem minimamente confortável e ficares a pensar nisto só te vai deixar mais nervosa.
muito obrigada pela tua análise, sim realmente é 1 de 3 exames que pede . vou tentar não ficar nervosa :) thank you!

Marta Flávio

Membro
Matrícula
12 Abril 2020
Tive 14,6 no exame de História e o curso de História na FLUL está a pedir 15,4. Acham que ainda há chance? 🤣
Tenho outras opções em mente que também gosto muito mas pronto é a tal ansiedade de querer entrar na 1ª opção...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Tive 14,6 no exame de História e o curso de História na FLUL está a pedir 15,4. Acham que ainda há chance? 🤣
Tenho outras opções em mente que também gosto muito mas pronto é a tal ansiedade de querer entrar na 1ª opção...
Olá, Marta! Não sei que nota de candidatura tens, então é difícil prever. Se for 146,0 por aí, vai ser bastante difícil porque é um pouco improvável o curso descer tantas décimas. Em alternativa, eu recomendaria que experimentasses colocar outros cursos da FLUL nas opções - candidatas-te na mesma na 2ª fase, possa ser que se não conseguires agora, consigas na 2ª. Se mesmo assim não conseguires, diria para não te preocupares demasiado porque se entrares noutro curso da FLUL, a mudança de curso no final do 1º ano é um procedimento comum e os alunos que já frequentam a FLUL costumam conseguir mudar de curso. Já assisti a vários casos de alunos que não tinham média para o curso que realmente queriam e no ano a seguir conseguiram mudar. Boa sorte 🤗

Marta Flávio

Membro
Matrícula
12 Abril 2020
Olá, Marta! Não sei que nota de candidatura tens, então é difícil prever. Se for 146,0 por aí, vai ser bastante difícil porque é um pouco improvável o curso descer tantas décimas. Em alternativa, eu recomendaria que experimentasses colocar outros cursos da FLUL nas opções - candidatas-te na mesma na 2ª fase, possa ser que se não conseguires agora, consigas na 2ª. Se mesmo assim não conseguires, diria para não te preocupares demasiado porque se entrares noutro curso da FLUL, a mudança de curso no final do 1º ano é um procedimento comum e os alunos que já frequentam a FLUL costumam conseguir mudar de curso. Já assisti a vários casos de alunos que não tinham média para o curso que realmente queriam e no ano a seguir conseguiram mudar. Boa sorte 🤗
Olá Ariana! Eu fiz um curso fora do regular então só tenho a prova de ingresso como candidatura. É mesmo só o 14,6 haha! Mas sim eu tenho arqueologia (que está a pedir 14,1) em mente que pelo que vi das cadeiras também é espetacular e acho que vou adorar, embora já tenha pensado em eventualmente fazer transferência. Obrigada pela dica!

• Fabulous
Reactions: Ariana_

cunhaaa

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2022
Olá a todos, acham que Eng. Informática vai subir muito? tenho média de 170 e a nota do ultimo colocado no ano passado foi de 165. O único exame que é pedido é o de MAT A.

catarinascruz

Membro
Matrícula
7 Novembro 2019
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Juntamente com dois amigos meus, decidimos criar este grupo de wpp para que futuros caloiros da fmup possam entrar, conversar entre si e tirarem possíveis dúvidas ou curiosidades que tenham sobre a faculdade! Acabamos agora o 1° ano, mas o sentimento de dúvida e receio que vocês têm ainda está muito presente em nós! Sintam-se mesmo à vontade para falar lá quando quiserem! Boa sorte a todos 🫶 caloiros fmup 22/23

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
Olá a todos, acham que Eng. Informática vai subir muito? tenho média de 170 e a nota do ultimo colocado no ano passado foi de 165.
Acho difícil a média subir tanto, mas difícil não é impossível. Se a média variasse exactamente proporcionalmente à média do exame, subiria 6.5 (mas não varia exactamente proporcionalmente). Diria que tens boa chance de entrar, mas vale a pena pensares numa 2ª opção caso não entres.