Médias das notas dos Exames Nacionais da 1ª fase 2022

Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 661 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Foram registadas 267 108 inscrições na 1.a fase dos exames finais nacionais, tendo sido realizadas 207 057 provas, o que corresponde a cerca de 77,5% das inscrições.

Entre as 24 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Biologia e Geologia (702), com 39 138 provas, logo seguida por Português (639), com 35 159 provas, Matemática A (635), com 34 367 provas e Física e Química A (715), com 32 853 provas.

Tendo em consideração os exames finais nacionais com um número de alunos superior a 2500, aqueles que apresentaram uma classificação média mais elevada foram: o Inglês (550), com 148 pontos; o Desenho A, com 141 pontos; a História A (623) e a História da Cultura e das Artes (724), com 123 pontos.

Em termos de variação, há mais descidas que subidas, mas não há uma tendência geral, como aconteceu em 2020 com grandes subidas, ou em 2021 com descidas generalizadas. A diminuição de perguntas opcionais poderá ajudar a explicar a maior tendência para descidas. Nesse sentido, e fazendo o pódio das maiores subidas:
🥇 Espanhol (iniciação), com uma subida de 20 pontos.
🥈 Física e Química A, com uma subida de 19 pontos.
🥉 Literatura Portuguesa fecha o pódio com uma subida de 15 pontos.

No sentido contrário, e fazendo o pódio das maiores descidas:
🥇 Português Língua Não Materna, com uma descida de 42 pontos.
🥈 Mandarim (iniciação), com uma descida de 22 pontos.
🥉 Geometria Descritiva A fecha o pódio com uma descida de 20 pontos.

Se tivessemos excluído exames realizados por poucos alunos, como é o caso dos dois primeiros da última lista (um foi realizado por apenas 10 alunos e outro por apenas 15 alunos), entrariam na lista das maiores descidas:
🎖️ Biologia e Geologia + Matemática B, com descidas de 12 pontos,
🎖️ Português + Filosofia + Alemão, com descidas de 11 pontos.

Exame1º Fase 20221º Fase 2021Variação 2021-20221º Fase 2020
138 Português Língua Segunda115119- 4123
639 Português109120- 11120
839 Português Língua Não Materna115157- 42 🥇 (descidas)162
547 Espanhol (iniciação)159139+ 20 🥇(subidas)160
847 Espanhol (continuação)129135- 6146
517 Francês145149- 4151
714 Filosofia111122- 11130
715 Física e Química A11798+ 19 🥈 (subidas)132
732 Latim A126136- 10118
623 História A123129- 6134
723 História B128116+ 12145
719 Geografia A116107+ 9136
724 História da Cultura e das Artes123126- 3139
635 Matemática A119106+ 13133
735 Matemática B89101- 12 🎖️ (4º descidas)120
835 Matemática Aplic. às Ciências Soc105107- 295
706 Desenho A141138+ 3147
848 Mandarim (iniciação)145167- 22 🥈 (descidas)169
702 Biologia e Geologia108120- 12 🎖️ (4º descidas)140
712 Economia A118122- 4126
501 Alemão147158- 11161
550 Inglês148149- 1150
708 Geometria Descritiva A104124- 20 🥉 (descidas)112
734 Literatura Portuguesa120105+ 15 🥉 (subidas)112

Anexos em baixo:
  • Resultados de Exames da 1a Fase, por disciplina
  • Distribuições de Classificações das Provas Escritas

Attachments

Olá Ariana! Eu fiz um curso fora do regular então só tenho a prova de ingresso como candidatura. É mesmo só o 14,6 haha! Mas sim eu tenho arqueologia (que está a pedir 14,1) em mente que pelo que vi das cadeiras também é espetacular e acho que vou adorar, embora já tenha pensado em eventualmente fazer transferência. Obrigada pela dica!
Olá! Vou só fazer a minha ação de marketing e portanto recomendo que não excluas a FCSH das tuas opções de História e Arqueologia, porque, sem tentar ser mauzinho, a FCSH tem um ensino mais moderno e variado e menos virado para os ensinamentos clássicos :)

Olá! Vou só fazer a minha ação de marketing e portanto recomendo que não excluas a FCSH das tuas opções de História e Arqueologia, porque, sem tentar ser mauzinho, a FCSH tem um ensino mais moderno e variado e menos virado para os ensinamentos clássicos :)
Olá :) sim eu tenho tanto história e Arqueologia como opções na NOVA FCSH. As opções por ordem de preferência são as seguintes tendo em conta o 14,6 no meu exame:
1. História (fcsh) o que é muito improvável porque pede 16,4
2. História (flul) que só mesmo por um milagre também porque pede 15,4.
3. Arqueologia (flul) que ainda há hipótese de entrar
4. Arqueologia (fcsh) que também ainda há hipótese
5. História e Arqueologia na universidade de Évora que há grande hipótese.
6. Património Cultural na Universidade de Évora que é mesmo quase garantido.

Vou candidatar-me a bioquímica na FCUL acham que a média desce ou tem tendência para subir, tendo em conta que as provas de ingresso são biologia, matemática e físico-química?

Estive a ver as notas do ano passado e parece-me que apesar da descida dos exames isso praticamente nao se notou nos cursos, inclusive se fizermos a media dos colocados entre todos os cursos (usei os dados do guia da DGES), a media das provas de ingresso foi de 155,9 o ano passado e 155,6 em 2020. So nos cursos que pedem Matematica A como prova de ingresso houve alguma descida (159 para 152,8).
Alem disso, a media de candidatura tambem aumentou tanto a nivel global (155 para 158) como nos cursos que pedem Mat A (159,2 para 159,9).

Como e que a media de candidatura aumentou se os exames desceram? Notas internas.
A media do secundario entre os colocados de todos os cursos em 2019 e 2020 foi de 151,5 e 154,2, respetivamente. No ano passado? 160.

Nao sei como estao as notas internas este ano, mas provavelmente vao ser um fator mais decisivo que os proprios exames. Outros dois fatores que ha que relembrar sao a distribuicao das medias dos exames este ano, e o facto de que quem terminou o secundario no ano passado ainda tinha os exames de FQ e BG feitos em 2020, o que ja nao acontece.

Estive a ver as notas do ano passado e parece-me que apesar da descida dos exames isso praticamente nao se notou nos cursos, inclusive se fizermos a media dos colocados entre todos os cursos (usei os dados do guia da DGES), a media das provas de ingresso foi de 155,9 o ano passado e 155,6 em 2020. So nos cursos que pedem Matematica A como prova de ingresso houve alguma descida (159 para 152,8).
Alem disso, a media de candidatura tambem aumentou tanto a nivel global (155 para 158) como nos cursos que pedem Mat A (159,2 para 159,9).

Como e que a media de candidatura aumentou se os exames desceram? Notas internas.
A media do secundario entre os colocados de todos os cursos em 2019 e 2020 foi de 151,5 e 154,2, respetivamente. No ano passado? 160.

Nao sei como estao as notas internas este ano, mas provavelmente vao ser um fator mais decisivo que os proprios exames. Outros dois fatores que ha que relembrar sao a distribuicao das medias dos exames este ano, e o facto de que quem terminou o secundario no ano passado ainda tinha os exames de FQ e BG feitos em 2020, o que ja nao acontece.
Os exames de 2020 ainda estão a user usados este ano, só para o ano é que ficam inválidos.

Nao sei como estao as notas internas este ano, mas provavelmente vao ser um fator mais decisivo que os proprios exames. Outros dois fatores que ha que relembrar sao a distribuicao das medias dos exames este ano, e o facto de que quem terminou o secundario no ano passado ainda tinha os exames de FQ e BG feitos em 2020, o que ja nao acontece

As médias subiram em 2021 face a 2020 porque não houve realmente uma grande diferença na dificuldade dos exames, à exceção dos exames de matemática e fq. A descida da média nos cursos de engenharias e afins que pedem somente o exame de mat é fácil de perceber; este ano, visto que a nota mais comum foi 18 valores, nesses cursos que pedem apenas o exame de mat duvido que a média desça pois, bem como falaste, existirá uma diferença significativa no que toca as médias internas (uma vez que quem se candidata este ano ao ensino superior fez basicamente o secundário todo em regime online e especial). No que diz respeito a cursos que pedem exames de pt, hist, fil, geo (exames de línguas), as médias irão descer sem dúvida alguma, e por um simples motivo: a média do exame de português baixou imenso, não só o valor em si (109 em 2022 face a 120 em 2021 e 2020) mas porque o número de pessoas a terem notas altas (16-20) reduziu mais de metade, e em 2021 isso não aconteceu havendo números bastante próximos de 2020. Face a história, as médias baixaram também mas não tanto como pt porém este ano haverá menos pessoas a candidatarem se com o exame de 2020 onde se não me engano a nota mais alta foram 18 valores. A filosofia, a grande mudança será que as pessoas que se candidataram em 2021 fizeram (grande parte) o exame em 2020, e as que irão concorrer este ano irão utilizar o exame de 2021 que teve também uma média mais baixa. Tem uma rapariga aqui nos comentários que diz que as médias vão subir devido aos exames de 2020 porque haverão pessoas que irão utilizar esses exames ainda, ora, de facto existirão pessoas que vão utilizar os exames de 2020 em 2022 mas vai ser um número mt reduzido; se considerarmos que cerca de metade dos candidatos do ano passado utilizaram os exames do ano passado, este ano será um número extremamente menor porque as pessoas que fizeram os exames de 11 ano (fq, bg, fil, geo) já utilizam os exames de 2021 e não de 2020 como aconteceu o ano passado. Por isso, as pessoas que utilizarão os exames de 2020 este ano são uma minoria e nada influenciarão nas médias deste ano. Porém existe o fator médias internas, que muitas delas estão inflacionadas por isso é de esperar um "recorde" nesse aspeto. À exceção de cursos que pedem somente o exame de mat, que os valores vão se manter mais décima menos décima, todos os outros vão baixar

• Like
Reactions: MiguelSop
As médias internas vão subir ainda mais?
Duvido que subam mais do que 2020 e 2021.
Post automatically merged:

Claro, mas muito mais residual
Depende, vi várias pessoas aqui a dizer que ainda vão usar os exames de 2020 porque não entraram por causa de matemática (e este ano foi um dos exames mais fáceis, o que vai inflacionar os candidatos com os exames de 2020), além de que outras querem mudar de curso da faculdade e podem continuar a usá-los. Mas sim, não vai ser a maioria, mas ainda acho que vai ser uma boa parte.

Duvido que subam mais do que 2020 e 2021.
Post automatically merged:

Depende, vi várias pessoas aqui a dizer que ainda vão usar os exames de 2020 porque não entraram por causa de matemática (e este ano foi um dos exames mais fáceis, o que vai inflacionar os candidatos com os exames de 2020), além de que outras querem mudar de curso da faculdade e podem continuar a usá-los. Mas sim, não vai ser a maioria, mas ainda acho que vai ser uma boa parte.
Exames e notas internas são duas variáveis separadas, duvido muito que as notas internas subam ainda mais, ou seja, mesmo que os exames subam um pouco (no caso da matemática), as notas vão se manter no mesmo ou descer.

Encontrei isto no Discord: Notas

Exames e notas internas são duas variáveis separadas, duvido muito que as notas internas subam ainda mais, ou seja, mesmo que os exames subam um pouco (no caso da matemática), as notas vão se manter no mesmo ou descer.

Encontrei isto no Discord: Notas
Sim, a minha segunda mensagem foi sobre o número de candidatos com exames de 2020 ser baixo, em momento algum disse que eram variáveis conjuntas.

Vale ressaltar também que quem vai utilizar os exames de 2020 e 2021 pode ter tido as notas internas inflacionadas (já que isso aconteceu por causa do regime online).

• Like
Reactions: MiguelSop
Olá :) sim eu tenho tanto história e Arqueologia como opções na NOVA FCSH. As opções por ordem de preferência são as seguintes tendo em conta o 14,6 no meu exame:
1. História (fcsh) o que é muito improvável porque pede 16,4
2. História (flul) que só mesmo por um milagre também porque pede 15,4.
3. Arqueologia (flul) que ainda há hipótese de entrar
4. Arqueologia (fcsh) que também ainda há hipótese
5. História e Arqueologia na universidade de Évora que há grande hipótese.
6. Património Cultural na Universidade de Évora que é mesmo quase garantido.
Um conselho a respeito da Arqueologia. Se tiveres mais interesse em antiguidade clássica e tardia + medieval, flul é uma boa opção então, contudo, se tiveres interesse em balizas temporais que n se concentrem apenas aí, tens a FCSH que dispõe de pre/proto-historia, medieval cristão e mulcumano, idade moderna, contemporânea e industrial. Sendo o curso por si só construído por ordem cronologica afim de deteres todos os conhecimentos possíveis abrangendo uma grande área de estudo. Além disso, tens a componente de estágio ao longo do curso todo, seja escavação ou laboratório, onde aprendes desde o teu primeiro ano a trabalhar na área e a entrar em contacto com os materiais e as estruturas

Um conselho a respeito da Arqueologia. Se tiveres mais interesse em antiguidade clássica e tardia + medieval, flul é uma boa opção então, contudo, se tiveres interesse em balizas temporais que n se concentrem apenas aí, tens a FCSH que dispõe de pre/proto-historia, medieval cristão e mulcumano, idade moderna, contemporânea e industrial. Sendo o curso por si só construído por ordem cronologica afim de deteres todos os conhecimentos possíveis abrangendo uma grande área de estudo. Além disso, tens a componente de estágio ao longo do curso todo, seja escavação ou laboratório, onde aprendes desde o teu primeiro ano a trabalhar na área e a entrar em contacto com os materiais e as estruturas
Por acaso esclareceste uma enorme dúvida que eu tinha porque eu estava extremamente indecisa entre arqueologia na fcsh ou na flul justamente por causa do meu interesse em antiguidade clássica e idade média. Tive bastante tempo a comparar as cadeiras de ambas as faculdades. História contemporânea não é muito o meu forte. Acho que fiz a escolha certa com a flul na terceira opção. Obrigada pelo conselho!

• Like
Reactions: Ariana_
Boa tarde, qual das Universidades tem uma maior probabilidade de ter uma média superior no curso de Engenharia Aeroespacial? Aveiro ou Minho? Tendo em conta as outras engenharias e a comparação entre ambas as Universidades, seria de esperar que fosse o Minho certo? Mas o facto de ser um novo curso na UMinho pode nao se verificar isso? Eu queria ir para Aveiro mas a minha média está 2 décimas abaixo da mais baixa do ano passado... acham que conseguiria entrar?

Boa noite, quero candidatar-me na Esmad, eles pedem as provas de ingresso de Geometria Descritiva A, Desenho A ou História e Cultura das Artes. A média do último colocado na primeira fase do ano passado foi de 154.7, acham que as médias vão descer por causa da grande descida que geometria teve? A minha média é de 150.6 para entrar...