Médias e candidatos | Preconceito em relação aos cursos com médias mais baixas

Cursos com médias mais altas = candidatos mais inteligentes

• Total voters
    111
  • Poll closed .

Dan007

Membro
Matrícula
18 Maio 2018
Boa noite!

Acabo o secundário este ano e sempre quis discutir este tema no fórum.
Como já ouvi (demasiadas vezes) a associação feita entre médias altas-gente inteligente-excelente curso, gostava de saber a vossa opinião em relação a este tópico. Acham que é mesmo assim? Já foram alvos de algum tipo de preconceito na forma de frases como: "podias ter entrado num curso melhor", "nesse curso qualquer um entra"? Acham que há quem vá para a faculdade "just because"?

Última edição:

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa noite!

Acabo o secundário este ano(LH) e sempre quis discutir este tema no fórum.
Long story short: Em princípio devo acabar o secundário com uma média entre os 16-17, mas o curso que me interessa mais (e que tenho nota para entrar) é o que tem a média mais baixa de toda a faculdade(12-13), e a maior parte dos licenciados neste curso segue o ensino.
Como já ouvi (demasiadas vezes) a associação feita entre médias altas-gente inteligente-excelente curso, gostava de saber a vossa opinião em relação a este tópico. Acham que é mesmo assim? Já foram alvos de algum tipo de preconceito na forma de frases como: "podias ter entrado num curso melhor", "nesse curso qualquer um entra"? Acham que há quem vá para a faculdade "just because"?
É Filosofia? :P (gosto de adivinhar ahah) Antropologia?

Pode haver preconceitos, mas porque é que isso há de te influenciar? :)
Há gente que vai para a faculdade só porque sim, sim. E que não tem grande média e portanto vai parar onde consegue, e não onde quer. Mas acho que até há uma 'vantagem' em cursos em que há muita discrepância de notas entre os alunos (assumindo, e isto é um grande salto que nem sempre se concretiza, que as notas lá dentro também serão díspares): é que se fores bom aluno, vais dar mais nas vistas. Ando num curso desses de médias altas, com muitos bons alunos, e são poucos os que sistematicamente se distinguem aos olhos dos professores.... Há uns que têm melhores notas do que outros, claro, but nobody looks twice. Um excelente aluno num curso que não está tão 'habituado' a tal tem mais acesso a bolsas, carreiras docentes, enfim, oportunidades. Acho eu, pelo menos :p

Ivan

Membro
Matrícula
30 Abril 2016
Curso
Engenharia Informática
Este tópico faz-me lembrar este artigo do Uniarea relacionado com universidades privadas:
Sim, estudo numa privada, e então? | Uniarea

Quando te perguntarem o que estudas e fizerem uma careta estranha basta dizeres:
"Sim, estudo Geografia, e então?"

No final de contas estás a tirar uma licenciatura que tem o mesmo grau de qualificação que qualquer outra. Boa sorte!

• Like
Reactions: Dan007

Dan007

Membro
Matrícula
18 Maio 2018
Bom artigo!
Sim, claro. No final do dia, acho que o que devia importar mais é sentirmos que estamos a estudar algo que gostamos e não algo que nos foi "imposto".

• Like
Reactions: Matiilderocha14

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Ciências e tecnologias 12º
Olá! Acabei este ano o 10° ano em ciências e tecnologias, e estou decidido a escolher psicologia na faculdade. Ouvi imensas vezes "Psicologia? Mas consegues algo melhor! Tens a certeza que não queres pensar melhor?" Nesses casos, eu apenas sorrio e respondo calmamente "Não. É isto que eu quero". Acho que existe um enorme preconceito em relação a diversos cursos, e um curso ter média baixa não é, no meu entender, sinónimo de falta de inteligência. O curso que queres (já li acima que é geografia) não é de todo melhor ou pior que nenhum outro: é a tua escolha. Apesar de tudo o que já ouvi, não penso em mudar e só me dá mais força saber que há gente que não acredita no sucesso. Concluindo, o meu conselho (sei que ainda não posso falar muito... Afinal ainda vou para o segundo ano do secundário) é não te deixes ir abaixo por comentários desses, acredita e acima de tudo luta pelo teu sonho

Dan007

Membro
Matrícula
18 Maio 2018
Olá! Acabei este ano o 10° ano em ciências e tecnologias, e estou decidido a escolher psicologia na faculdade. Ouvi imensas vezes "Psicologia? Mas consegues algo melhor! Tens a certeza que não queres pensar melhor?" Nesses casos, eu apenas sorrio e respondo calmamente "Não. É isto que eu quero". Acho que existe um enorme preconceito em relação a diversos cursos, e um curso ter média baixa não é, no meu entender, sinónimo de falta de inteligência. O curso que queres (já li acima que é geografia) não é de todo melhor ou pior que nenhum outro: é a tua escolha. Apesar de tudo o que já ouvi, não penso em mudar e só me dá mais força saber que há gente que não acredita no sucesso. Concluindo, o meu conselho (sei que ainda não posso falar muito... Afinal ainda vou para o segundo ano do secundário) é não te deixes ir abaixo por comentários desses, acredita e acima de tudo luta pelo teu sonho
Nah, comigo está tudo bem. Se fosse abaixo por comentários alheios, penso que não duraria muito tempo a viver em sociedade. Porém, dá "comichão" quando se ouve x e y, e comparações entre cursos completamente distintos. Por exemplo, quando generalizam (generalizações são um perigo) que um aluno só foi para..sei lá, Medicina Dentária ou Enfermagem pois não teve média para entrar em Medicina. Primeiro, se x aluno faz isso, é porque sabe o que está a fazer, até pode fazer melhorias nos exames nacionais e entrar em Medicina, pode até adorar o curso em que ficou colocado e continuar lá! A maneira como dizem este tipo de coisas é que está incorreta. Dizem-no com uma conotação negativa, como se a desprezar os outros cursos e a desvalorizar o percurso escolar dos alunos.
A vida dá muitas voltas. X pessoa vai para N curso, acaba por não gostar, muda, ou gosta, concluí, e acaba a trabalhar numa área diferente.

Em relação ao teu caso, acho muito bem que sigas o que queres. No final de contas, és tu quem vai estudar para algo que queres fazer para a tua vida. Go for it! Muito boa sorte durante o secundário!

• Like
Reactions: CFab

CFab

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2018
Curso
Ciências e tecnologias 12º
Nah, comigo está tudo bem. Se fosse abaixo por comentários alheios, penso que não duraria muito tempo a viver em sociedade. Porém, dá "comichão" quando se ouve x e y, e comparações entre cursos completamente distintos. Por exemplo, quando generalizam (generalizações são um perigo) que um aluno só foi para..sei lá, Medicina Dentária ou Enfermagem pois não teve média para entrar em Medicina. Primeiro, se x aluno faz isso, é porque sabe o que está a fazer, até pode fazer melhorias nos exames nacionais e entrar em Medicina, pode até adorar o curso em que ficou colocado e continuar lá! A maneira como dizem este tipo de coisas é que está incorreta. Dizem-no com uma conotação negativa, como se a desprezar os outros cursos e a desvalorizar o percurso escolar dos alunos.
A vida dá muitas voltas. X pessoa vai para N curso, acaba por não gostar, muda, ou gosta, concluí, e acaba a trabalhar numa área diferente.

Em relação ao teu caso, acho muito bem que sigas o que queres. No final de contas, és tu quem vai estudar para algo que queres fazer para a tua vida. Go for it! Muito boa sorte durante o secundário!
Exato, concordo com tudo isso! Obrigado e boa sorte para ti também!!

• Like
Reactions: Dan007

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
A ler estas opiniões sinto-me tentado para estudar engenharia civil e não outra de "renome".
Somos dois tambem sofri muito preconceito de pessoas, principalmente dos meus pais, a dizer que vais para o desemprego ou que vais ganhar mal (este fim de semana, por exemplo) no futuro, mas se foi isto que quis, vou para isto kkkkk...

EDIT: Ja preenchi a minha candidatura e pus la engenharia civil na FEUP em primeiro... CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

Dan007

Membro
Matrícula
18 Maio 2018
Somos dois tambem sofri muito preconceito de pessoas, principalmente dos meus pais, a dizer que vais para o desemprego ou que vais ganhar mal (este fim de semana, por exemplo) no futuro, mas se foi isto que quis, vou para isto kkkkk...

EDIT: Ja preenchi a minha candidatura e pus la engenharia civil na FEUP em primeiro... CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
Boa! Espero que entres e que tenhas muito sucesso.

Última edição:

DeltaX

Membro
Matrícula
25 Junho 2018
Boa noite!

Acabo o secundário este ano(LH) e sempre quis discutir este tema no fórum.
Long story short: Em princípio devo acabar o secundário com uma média entre os 16-17, mas o curso que me interessa mais (e que tenho nota para entrar) é o que tem a média mais baixa de toda a faculdade(12-13), e a maior parte dos licenciados neste curso segue o ensino.

É Filosofia? :p (gosto de adivinhar ahah) Antropologia?

Pode haver preconceitos, mas porque é que isso há de te influenciar? :)
Há gente que vai para a faculdade só porque sim, sim. E que não tem grande média e portanto vai parar onde consegue, e não onde quer. Mas acho que até há uma 'vantagem' em cursos em que há muita discrepância de notas entre os alunos (assumindo, e isto é um grande salto que nem sempre se concretiza, que as notas lá dentro também serão díspares): é que se fores bom aluno, vais dar mais nas vistas. Ando num curso desses de médias altas, com muitos bons alunos, e são poucos os que sistematicamente se distinguem aos olhos dos professores.... Há uns que têm melhores notas do que outros, claro, but nobody looks twice. Um excelente aluno num curso que não está tão 'habituado' a tal tem mais acesso a bolsas, carreiras docentes, enfim, oportunidades. Acho eu, pelo menos :p
Vocês por acaso têm alguma aversão à língua portuguesa? Desculpem mas substituírem termos em inglês, havendo equivalentes em português é PAROLICE. A sério, demonstram um complexo de inferioridade tremendo. Um perfeito provincianismo:laughing:

Dan007

Membro
Matrícula
18 Maio 2018
Parece-me que talvez te tenha ofendido - apesar de não saber bem como.
Vocês por acaso têm alguma aversão à língua portuguesa? Desculpem mas substituírem termos em inglês, havendo equivalentes em português é PAROLICE. A sério, demonstram um complexo de inferioridade tremendo. Um perfeito provincianismo:laughing:

Última edição:

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Vá vá vá, menos ódio e mais tolerância, pode ser? É que isso faz mal ao coração...

DeltaX

Membro
Matrícula
25 Junho 2018
O que faz mal é português a falar estrangeiro em Portugal, porque tem vergonha de ser português :)

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A minha situação é algo semelhante à tua. Quando entrei no secundário, comecei a meter na cabeça que ia para Tradução porque gostava de línguas. Ao mesmo tempo, durante três anos explorei a área do teatro e o destaque e interesse na área foi-se acentuando. Mas insistia na Tradução porque era o único curso com média razoável e que servia de tampão para não ir para Direito (a minha média de secundário está próxima dos 19 valores e aqui em casa gostavam de me impingir Direito). Cheguei mesmo a dizer que queria Teatro e queria as realizar os pré-requisitos para a ESTC mas a minha mãe não me deixou porque tinha medo que eu passasse e optasse pelo óbvio :V curiosamente, os meus profs sempre apoiaram os meus gostos, por isso nesse aspeto sinto-me feliz.
Há uns tempos sentei-me a almoçar com a família e disse "vou para Estudos Artísticos na FLUL" e nem se discutiu mais. No início, ficaram apreensivos mas depois de verem o plano de estudos, ficaram convencidos de que era o curso que me faria feliz estudar.
Estudem o que vos faça feliz ;)

O que faz mal é português a falar estrangeiro em Portugal, porque tem vergonha de ser português :)
Não vejo o problema de usar expressões estrangeiras, especialmente num contexto informal como é o fórum.

DeltaX

Membro
Matrícula
25 Junho 2018
Não tem a ver com informalidade, tem a ver com prezar-se.

Se eu fosse um japonês a falar com um japonês, porque raio hei de falar alemão?

Este tipo de atitudes são mal vistas fora do país, mostram provincianismo bacoco.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Não tem a ver com informalidade, tem a ver com prezar-se.

Se eu fosse um japonês a falar com um japonês, porque raio hei de falar alemão?

Este tipo de atitudes são mal vistas fora do país, mostram provincianismo bacoco.
Na verdade, as expressões, especialmente as expressões inglesas são usadas em múltiplas línguas. Não tem nada a ver com prezar-se, mostra apenas o reflexo do mundo globalizado em que vivemos. Para respeitar a lindíssima língua portuguesa não precisamos cair no extremismo ;) mas creio que não é essa a discussão deste tópico

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Notas e médias para Candidatura ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
G Recalculo das médias Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
ritapireees Previsão médias 2020/21 Candidatos 2020/2021 4
C Medicina veterinária médias Recursos Naturais 2
howlingmad2001 Médias dos exames nacionais Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Médias do curso de História FLUL Candidatos 2020/2021 3
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
A Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 17
J Previsão médias acesso 2020/2021 Candidatos 2020/2021 82
joaopaulocstf Médias Ensino Secundário 10
M Médias para Mestrados Ensino Superior 18
Sofia Mota Rodrigues Pressão e Ansiedade devido às médias Ensino Secundário 0
D Colocações e médias Concurso Nacional e Locais - Público 3
João_Melo332 Médias dos seguintes cursos Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Médias IST Candidatos 2019/2020 3
MpMarcovichPt UAlg Médias Ualg Universidade do Algarve 4
Beatriz Wenceslau Ajuda na realização das médias para os exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
S Católica Médias Comunicação Visual, UCP Universidade Católica Portuguesa 0
Zé Baptista Previsões Médias 2019/2020 Candidatos 2019/2020 413
A Médias 2ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
C Aumentar Médias Ensino Secundário 22
L Validade de médias do ensino do secundário Ensino Secundário 1
R Compara Cursos, Médias e Universidades Ensino Superior 0
G Acabei o Ensino Recorrente e não tenho médias para entrar. Ensino Superior 2
gui5000 Apostas para as médias de Medicina | 2018 Candidatos 2018/2019 55
marina c médias enfermagem este ano? com os exames lindos da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 0
Angelzz Medicina - Médias 2018/2019 - Colocações e discussão Saúde 1376
A IST Médias no IST Universidade de Lisboa 9
Joana1234 Medicina: O stress das médias Saúde 24
D Privado - informações sobre médias Concursos Institucionais – Privado 9
O Médias do Ensino Secundário Ensino Secundário 48
T Como funciona as médias do 10 e 11 anos Ensino Secundário 1
Pedro Foreman Previsões médias 2018/2019 Candidatos 2018/2019 1127
R Informações erradas sobre médias? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Inês Fogageira Previsão médias - Línguas e Relações Internacionais 2017 Humanidades, Secretariado e Tradução 4
gui5000 Apostas para as médias de Medicina | 2017 Geral 353
D Engenharias - Previsão de médias 2017/2018 Tecnologias 14
Marco Esperança Previsões médias 2017/2018 Candidatos 2017/2018 886
M Provas de Ingresso -Médias Concurso Nacional e Locais - Público 5
D Medicina - Médias 2017/2018 - Colocações e discussão Saúde 1571
sobral98 Médias de engenharia 2017/2018 Tecnologias 84
Ana Noronha Médias Concurso Nacional e Locais - Público 2
Pilar Resende Médias 2ªfase Economia/Gestão Lisboa Concurso Nacional e Locais - Público 4
B Médias - 2ª Fase de Candidaturas Concurso Nacional e Locais - Público 39
João Abílio Rodrigues Apostas para as médias de Engenharia Informática |2016 Tecnologias 22
Francisco Santos 18 Economia/Gestão/Etc. - Previsões médias 2016/2017 Ciências Económicas e Empresariais 42
T NOVASBE Previsão de médias 2016/2017 NovaSBE Universidade Nova de Lisboa 2
LordKelvin [Apagados] Apostas para as médias de Medicina | 2016 Arquivo 11
gui5000 Apostas para as médias de Medicina | 2016 Geral 156
Carlos Luz Médias engenharias 2016/2017 Concurso Nacional e Locais - Público 102