Médias Engenharia Aeroespacial 2022/2023

RodrigoCC

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2022
Bom dia, qual das Universidades tem uma maior probabilidade de ter uma média superior no curso de Engenharia Aeroespacial? Aveiro ou Minho? Tendo em conta as outras engenharias e a comparação entre ambas as Universidades, seria de esperar que fosse o Minho certo? Mas o facto de ser um novo curso na UMinho pode não verificar-se isso? Eu queria ir para Aveiro mas a minha média está 2 décimas abaixo da mais baixa do ano passado... acham que conseguiria entrar?

Obrigado!

Os exames de matemática Matemática A e Física e Química ambos tiveram subidas nas médias. É improvável conseguires entrar em Aveiro, mas podes na mesma tentar, podes ser surpreendido.

É um pouco difícil de prever qual será a média do curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade do Minho, uma vez que é um curso novo tal como disseste. E, portanto, qualquer aluno se pode candidatar para tal. No entanto, sabemos que é um curso exigente e que normalmente os alunos com médias mais altas se candidatam a este curso. Além disso, é importante referir que a Universidade do Minho é escolhida por muita gente, principalmente por pessoal do Norte. E estes, agora têm a possibilidade de estar perto de casa, caso se candidatem para Engenharia Aeroespacial.

É improvável conseguires entrar em Aveiro, mas podes na mesma tentar, podes ser surpreendido
Não achas que a subida de 30 vagas para 45 faça com que a média vá descer?
No entanto, sabemos que é um curso exigente e que normalmente os alunos com médias mais altas se candidatam a este curso
Exatamente, daí eu dizer que a média será maior aí que em Aveiro...

Não achas que a subida de 30 vagas para 45 faça com que a média vá descer?
Só soube hoje dessa subida. De facto, é possível que resulte numa descida das médias, combinado com o facto de, como disse o Afonso, abrir o curso também no Minho, o que poderá resultar em estudantes que vivem mais a Norte deixarem de se candidatar a Aveiro a favor do Minho.
Há muitos factores a considerar, fazer uma previsão definitiva é difícil. Estás perto o suficiente para valer a pena tentar, o resto é tudo especulação, até porque há sempre um factor imprevisível: a média interna dos candidatos.

Última edição:
Pois ok muito obrigado! Mas ainda assim há uma grande probabilidade de entrar ou no Minho ou em Aveiro certo?

Eu não sei se é grande, mas que há uma probabilidade, isso há.

Quando dizes duas décimas, dizes duas décimas propriamente, ou seja, 000.2, ou estás a fazer como já vi alguns fazerem e chamar décimas ao que, na realidade, são unidades (002.0)?

Quando uma pessoa se candidata a um curso assim com tão pouca margem de erro, há sempre, até saírem os resultados, bastante incerteza. É normal sentires este desejo de querer saber já se entras ou não entras, mas a realidade é que, até saírem os resultados, ninguém sabe. Nem vale a pena convenceres-te de que vais entrar, nem de que não vais entrar. É esperar e ver.

A minha média é 184,2 e a média do curso em si é 186,4 então sim, 2 unidades então...
Então estás mais longe que eu achava. Como é lógico, quanto mais longe estiveres, menos provável é entrares, especialmente com subidas nas médias dos exames. Por outro lado, temos a subida do número de vagas e abertura de outro curso semelhante que devem levar a uma descida. Só esperando e vendo.

• Like
Reactions: guilhermehenriques